ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meu primeiro Riser para um Take Down

Ir para baixo 
+2
aimar
elisonj
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSeg Nov 09, 2015 7:59 pm

Boa noite a todos eu fiz o meu primeiro riser  de peroba de um molde da internet , ainda nao acabei de lixar  lixei ate a grana 200 de lixa ,  agora quero fazer as laminas para  dar andamento no arco, aqui entao as minhas duvidas , de qual material eu faço essas laminas , tendo em vista que eu tenho aqui laminas de kombi da mais larga, tenho 2 mts de tecido de fibra de vidro, 1 metro de fibra de carbono, 400 grs de cola epoxi(araldite) e 1 kg de resina isoftalica rigida ( e tenho a disposição em uma marcenaria aqui perto laminas de no minimo de 4mm de espessura ele tem marfim ipê ) entao gostaria da opiniao de voces  tanto para opinar  em relação ao riser , e tanto me ajudar a  confeccionar uma lamina mais adequada com os materiais que disponho aqui!!!
e sobre medidas tambem , eu tenho 29" de puxada  e esse riser mede 50 cm gostaria de saber  o comprimento dessas laminas!!
obrigado e agradeço desde já!!







[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por AdrianoFerro em Seg Nov 09, 2015 9:22 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSeg Nov 09, 2015 8:25 pm

Esqueci de mencionar, ja li e reli quase todos os topicos do faça voce mesmo e ainda continuo indeciso!! só gostaria de que alguem me mostrasse um caminho para começar , que depois eu tento ir sozinho!!! kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeTer Nov 10, 2015 9:44 am

Dae Adriano, blz?

Bom.. Acho que antes de ir pra medidas ou modo de fazer, vc tem que se decidir o caminho que vai seguir...
tipo, pelo que vc disse, vc tem material para seguir nas duas linhas:
Você pode fazer um arco de molas OU um arco laminado com fibra e madeira.

Em nível de praticidade, o de mola vai ser bem mais rápido e simples de ser feito, mas a qualidade do material seria bem inferior. Já pra montar um arco laminado, vc vai ter muitissíssimo mais trabalho, mas a qualidade será bem melhor.

Resumindo as etapas

No arco de mola: vc vai ter que cortar ambas com o mesmo tamanho; furar; montar os nocks; envergar; parafusar no arco.

No arco laminado: vc vai ter que cortar as madeiras em laminas; laminar a fibra de vidro/carbono; conseguir um molde; fazer uma cunha para ir entre as laminas; colar todas as camadas de madeiras e fibras no molde; dar o formato da lâmina; furar; parafusar no riser.

Basicamente isso... a partir do momento que vc se decidir, aí é ir atrás de fazer cada uma das etapas... Wink

Qualquer coisa, estamos aí....

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeTer Nov 10, 2015 12:32 pm

Olá obrigado pela atenção, eu estou decidido em fazer   laminado de fibra com madeira mesmo!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Nov 13, 2015 7:38 pm

boa noite a todos , como o Elison me deu umas dicas optei por fazer laminado de madeir ae fibra  entao ja providenciei laminas de madeira  consegui umas 10 laminas de garapa e umas 4 de guatambu todas com mais de 1 mt cada uma tudo isso foi por 20 reais axei barato pois elas estao  lem lineares bom acabamento sem sinais de serra todas com 3,5 mm e estou com mais uma duvida , as laminas tem q ser proporcionais ao riser ou posso fazer longa ou curta ao meu criterio levando em conta que o riser mede 49 cm!! agradeço desde já abraço a todos!!!



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeTer Nov 17, 2015 9:46 am

Dae garoto! blz?

As laminas podem variar de tamanho sim... mas geralmente com isso a curvatura varia também.
Quanto mais curto o arco, a tendencia é a curvatura ser mais longa pra evitar stack curto ( sensação de que o arco trava ).

Quanto as laminas, estão bem bacanas... mas ainda meio grossas... 3.5mm é quase o dobro do que elas deveriam ter para um recurvo, por exemplo.
Pra longs estaria até numa boa espessura, mas se vc for querer um recurvo, o ideal é que estejam aí na faixa de 2mm.
A menos que vc use uma lamina só... daria pra fazer também, por exemplo, taperando essa lamina até uns 1.5mm na ponta e usando apenas ela como lamina principal.
Consegue montar alguma bugiganga pra taperar ela?

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Nov 20, 2015 12:30 pm

Vish ,ai ta o problema nen sei como fazer algo para taperar ela , e se eu utilizar duas dessas laminas de 3,5 ficaria muito groso e pesado a puxada ??? pois eu estava pensando em usar 2 dessas mais 1 de fibra de vidro , e se eu usar 1 dessas de madeira e 2 de fibra de cada lado tambem daria certo?? caso eu nao consiga taperar??
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Nov 20, 2015 4:55 pm

1 dessa de 3.5mm + fibra de vidro já ficaria bem pesado.
Dá pra fazer sem taperar sim... só não digo que vai ficar a mesma coisa... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Nov 20, 2015 7:52 pm

Vou fazer com 1 lamina de madeira de 3,5 + FV e ver como fica voce disse que nao fica a mesma coisa, mas voce se refere a que precisamente ? No desempenho das laminas na hora da puxada ? eu gostaria de fazer algo para taperar só que os topicos relacioados que encontrei deve ser antigos pois as fotos nao aparecem mais ai fico meio que sem "referencia" para começar algo!! Obrigado Elison pela atenção!!!! Esta sendo de grande ajuda suas dicas!!!! O forum é bem rico em tutoriais e dicas e macetes , só que ja tem muita coisa antiga como cite acima topicos desatualizados com fotos que nao aparecem mais e links quebrados mas isso é normal , vamo indo com o q tem !!! abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Nov 20, 2015 7:54 pm

daria certo eu taperar mesmo que pouca coisa no maximo 1mm a menos com uma prancheta e uma lixa??
tipo prendo a lamina em uma mesa e vou passando a lixa para afinar a lamina sei que fica bem irregular mesmo tomando cuidado e medindo com paquimetro mas , no momento é a unica coias q veio na cabeça pois nao tenho acesso a maquinario como serra circular!! que ja daria para fazer!!
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQui Dez 10, 2015 9:46 pm

seguinte , dei continuidade a contrução do arco,
curvei as laminas de guatambu de 3,5 mm de espessura , colei uma camada de 1 mm de fibra de vidro e apenas uma camada de fibra de carbono para fins esteticos  mas acredito que deu uma reforçada, ah e tem a cunha tambem no meio disso tudo ai ai eu afinei as pontas lateralmente pois nao tenho com taperar as laminas , enfim ficou legal , uma das laminas deu um leve limb twist mas a corda mesmo assim ficou no centro da janela gostei do resultado, mas a minha tristeza foi quando medi a puxada com uma balança e deu somente 22 lb axei  muito  fraco porem ja esta tudo feito ja, até os nock tips, entao a unica forma de eu deixar mais potente o arco foi de colar uma lamina de fibra de vidro na parte de tras da lamina ou algumas camadas de tecido de FV direto na lamina com resina epoxi!!! alguem me de uma luz!!! obrigado desde já!!



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQui Dez 10, 2015 9:47 pm

OBS : ainda nao colei nada para reforçar , foi só uma ideia que eu tive!!!
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Dez 11, 2015 12:42 pm

Alguem???
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQui Dez 17, 2015 9:11 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][img]
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQui Dez 17, 2015 9:18 pm

É nao esperei, alguem se pronunciar  para dar alguma dica, mas enfim terminei o arco  sei que ficou alguns detalhes que podiam serem melhorados, mas acredito que por ser meu primeiro arco e eu nao ter tantas ferramentas diponiveis  acredito que ficou um bom trabalho de inicio, acredito que as informações  e dicas obtidas aqui valem mais que muitas ferramentas especiais, me dediquei muito nele tentei caprichar o maximo possivel e esta ai o resultado
eu fiz um reforço de fibra de vidro e a potencia aumentou um pouco passou para 28 libras de potencia!! Bom ta ai o resultado , meu proximo vai ser um longbow
Agradeço ao Elison pelas dicas que voce me deu foram muito aproveitadas!!
abraço a todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Dez 18, 2015 10:27 am

O sistema do forum deve estar meio bugado. Só recebi o email de atualização desse tópico hoje... não tinha visto que vc tinha postado fotos e questionamentos.

Aparentemente ficou bem bom... tem umas coisinhas que dá pra ajustar, mas por ser o primeiro, já dá pra ficar bem contente.

Daria pra por o reforço na barriga do arco sim... faz com fibra de vidro e resina mesmo, uma camada de 1mm já vai aumentar um bocado a potencia dele...

Do resto, Parabéns!
A tendencia é ir melhorando nos próximos, e vc já começou super-bem. Wink

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Dez 18, 2015 12:26 pm

obrigado pelos elogios e pelas dicas abraço!!!
Ir para o topo Ir para baixo
aimar




Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/03/2012

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQui Jan 07, 2016 11:14 pm

Parabéns pelo belo arco Adriano! Para o primeiro trabalho ficou show.
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSex Jan 08, 2016 5:48 pm

muito obrigado pelo elogio, sei que esse que eu fiz tem muito a melhorar, mas fiquei satisfeito pelo resultado e esta me proporcionando horas de diversão, e vamo que vamo q a pratica leva a perfeição , se Deus quiser os proximos serão muito melhores!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jgoulard

jgoulard


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 44
Localização : Brasil

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSeg Fev 15, 2016 10:21 am

Gostei muito do resultado do seu arco. Ficou muito bom!

Poderia colocar (ou me indicar algum tutorial) com mais detalhes de como fazer as lâminas?
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeTer Fev 16, 2016 7:45 pm

ola jgoulard , eu segui esse tutorial em partes

porem usei só tecido de FV e fiz bem fino pois usei madeira junto , acredito que umas 10 camadas de tecido de FV ja daria uma espessura legal para fazer junto com a madeira, e para colar a lamina depois de pronta na madeira usei araldite 24h , e eu fiz a lamina de FV reta , na verdade eu usei as dicas sobre a resina e como laminar , qualquer coisa estamos ai , nao sei quase nada , mas o q eu puder ajudar eu ajudo abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jgoulard

jgoulard


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 44
Localização : Brasil

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeQua Fev 17, 2016 8:08 am

Obrigado! Vou assistir...

Sabe me dizer por quanto (R$) saiu as suas lâminas?
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo G




Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/02/2016

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSáb Fev 27, 2016 12:45 pm

Parabéns Adriano !
Por ser seu primeiro arco, acho que ficou bem legal, estou começando a coletar informações para me aventurar na  fabricação do meu primeiro arco, e gostei muito do seu trabalho, tanto que já me decidi por tentar fazer um arco parecido com o seu .
Obrigado Adriano por compartilhar suas ideias e dúvidas, e obrigado a todos os veteranos do fórum que  compartilham suas experiencias e conhecimentos fornecendo assim muita informação para inciantes como eu se aventurarem na arte.
Ir para o topo Ir para baixo
jrdjango

jrdjango


Mensagens : 62
Data de inscrição : 08/04/2013
Idade : 44
Localização : São João do Triunfo / PR

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSeg Fev 29, 2016 1:42 pm

AdrianoFerro escreveu:
É nao esperei, alguem se pronunciar  para dar alguma dica, mas enfim terminei o arco  sei que ficou alguns detalhes que podiam serem melhorados, mas acredito que por ser meu primeiro arco e eu nao ter tantas ferramentas diponiveis  acredito que ficou um bom trabalho de inicio, acredito que as informações  e dicas obtidas aqui valem mais que muitas ferramentas especiais, me dediquei muito nele tentei caprichar o maximo possivel e esta ai o resultado
eu fiz um reforço de fibra de vidro e a potencia aumentou um pouco passou para 28 libras de potencia!! Bom ta ai o resultado , meu proximo vai ser um longbow
Agradeço ao Elison pelas dicas que voce me deu foram muito aproveitadas!!
abraço a todos!!

Parabéns! Gostei das fotos de seu arco, parece que ficou legal por ser um primeiro arco!

Sucesso...
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitimeSeg Fev 29, 2016 10:52 pm

ola jgoulard desculpe pela demora para responder , eu gastei uns 90 reais com resina +FV+FC+ muito araldite 24 h
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu primeiro Riser para um Take Down Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Riser para um Take Down   Meu primeiro Riser para um Take Down Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu primeiro Riser para um Take Down
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Riser feito em Ypê (primeiro riser que faço)
» Meu primeiro riser
» Meu primeiro riser com micarta
» Primeiro Riser ou quase...
» meu primeiro riser e arco recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: