ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meu primeiro Longbow Take-down de madeira

Ir para baixo 
+3
Uller
elisonj
fabiomic
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 16, 2017 4:34 pm

Boa tarde Elcio

As "arruelas" são sim de inox e foram feitas por um amigo torneiro. ACHO que aqui no fórum há uma pessoa que vende mas, não sei dizer quem. Com a palavra os experientes do fórum.

Para fixar a porca fiz o seguinte: furei na medida do parafuso (6mm) atravessando o riser, na parte de trás fiz um furo até o meio do riser na medida da porca (no meu caso 10mm). Importante que a porca entre bem justa no furo. Use o parafuso para "puxar" a porca. No furo coloque um "batoque" de madeira para tampar o furo mas, deixe espaço para o parafuso entrar na porca. Se a madeira for macia não funcionará e a porca vai girar em falso.

Há no mercado uma porca travante mas, na minha cidade não encontrei.

Abração a todos



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 17, 2017 12:01 pm

Bom dia a todos

As lâminas em fibra estão quase prontas, falta somente colar o nock tip (acho que é esse o nome) e fazer os furos.

A fibra de vidro é boa de trabalhar mas, faz uma poeira infernal, mesmo cortando as lâminas utilizando água para refrigerar a serra e não levantar poeira. O lixamento fiz com lixas secas e foi um poeirão hehe. Nas fotos se vê o piso molhado, bom a Dna Encrenca me fez lavar o quintal inteirinho he he.

Infelizmente não são tão bonitas como as de madeira mas, são mais fáceis de fazer. As lâminas de madeira exige que as peças sejam bem paralelas não admitindo nenhuma variação na espessura. Como as máquinas que tenho acesso são para serviço pesado não consigo a precisão necessária nas peças.

Partir agora para a finalização do riser, ajustes e montagem para ver como o "trem" ficou.

Abraço a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 17, 2017 12:51 pm

Bom trabalho Cláudio.
Mas você ainda tem as de madeira, certo!? Você pode testa-las também.
Inclusive se achar que estão fracas, pode acrescentar mais uma camada de fibra.
Normalmente laminas de madeira e fibra, dão arcos mais velozes.
Ir para o topo Ir para baixo
Uller




Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/03/2014

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 17, 2017 1:14 pm

Estarei acompanhando. Parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 17, 2017 1:29 pm

Obrigado Sandro e Uller

As lâminas de madeira terão que passar por um trabalho bem cuidadoso, não desisti delas totalmente mas, ficarão " de castigo" por um tempo hehe.

Abração
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 22, 2017 12:49 pm

Boa tarde a todos

Riser quase em sua forma final. Falta muita lixa e alguns ajustes para ficar na mesma medida das lâminas mas, quase lá.

O roxinho é super duro e difícil de lixar. Já trabalhei com várias madeiras, inclusive pau-brasil e o roxinho é ainda mais difícil de trabalhar que o pau-brasil.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 24, 2017 1:07 pm

Boa tarde a todos

Riser sendo envernizado.

Pensem em uma madeira difícil de lixar, da próxima (se houver) vou usar óleo que é resistente, dura e mais fácil de lixar hehe.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 24, 2017 4:23 pm

Boa tarde a todos

Arco montado porém, ainda falta uma boa corda e o rise mais umas demãos de verniz.

40.3 libras em 28 polegadas, bem dentro do desejado.

Ficou muito bom e rápido, amanhã se tudo correr bem faço um pequeno vídeo demostrando o arco.

Abraço a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 24, 2017 6:53 pm

Salve salve a todos

Acabou por não ser de madeira como inicialmente eu desejei mas, as lâminas de fibra me agradaram muito, são ágeis e voltam sempre,  exatamente, a mesma posição, são leves e bem "macias" para puxar. Uma particularidade interessante é que: se ficarem leves pode-se adicionar camadas de fibra à lâmina de forma muito fácil, algo impossível para lâminas de madeira.

Na foto estou com 28 polegadas de puxada. Para minha estatura e força está bem confortável, consigo manter a puxada sem dificuldade pelo tempo necessário. Veremos com muitos tiros como meu corpo reage.

As lâminas ficaram bem simétricas e a puxada bem confortável. O arco tem 66" de comprimento sem encordoar e 40,3 libras à 28". A corda ainda é uma improvisada, farei uma nova. Falta, além da corda, mais demãos de verniz no riser, colagem do couro entre o riser e as lâminas e no rest.

Não reparem a postura ainda não sei atirar ok.

Abraço a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 24, 2017 8:55 pm

Meus parabéns Cláudio!!!

Ficou muito bonito o arco, realmente ele parece está bem afinado.
Faça um filme dele atirando pra gente ver!
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 27, 2017 9:26 am

Bom dia a todos

Conforme prometi fiz um pequeno vídeo do arco em ação. Os tiros foram dados por dois escoteiros que, assim como eu, não tem nenhuma experiência com arcos. Achei interessante mostrar o vídeo deles atirando pois, são jovens de 13 anos que conseguem atirar com o arco com 40 libras, obvio que mais tiros ficaria cansativo.
A "disputa" era para quem conseguia atirar a flecha mais longe, por isso, estavam atirando para cima formando uma grande parábola.

Abraço a todos

Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 28, 2017 9:48 am

Cláudio...fiquei com uma dúvida aqui.
Se puder, tire uma foto do arco sem a corda.
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 28, 2017 10:56 am

Bom dia a todos

Fotos sem a corda, qual sua dúvida Sandro?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Abraço a todos

Claudio
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 28, 2017 3:43 pm

Na verdade Cláudio, eu achei bem estranho aqueles garotos puxarem um arco de 40# tão fácil.
Aí me veio a dúvida de como ficou o seu arco, pois deduzo que ele esteja com uma rampa de potencia muito
desiquilibrada, ele estaria fraco no começo da puxada e somente no final com 28" que ele estaria com 40#.
Assim o arco fica forte na ancoragem, mas não acelera bem a flecha, pois logo que deixa a ancoragem a
potencia despenca.
Se aceitar uma sugestão, diminua o angulo de apoio das lâminas no riser, de forma que as pontas das lâminas
ultrapassem o riser, isto é, olhando ele de lado, voce vai ver as pontas a frente do riser.
Voce pode aplainar o riser ou colocar uma cunha para testar.
Se as laminas tivessem ficado mais curvas, talvez não precisassem.
Faz um teste e depois diz as suas impressões.
É só sugestão...seu arco já está show!
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 31, 2017 1:00 pm

Boa tarde a todos

Sandro, como os meninos são pequenos é normal que suas envergaduras sejam menores e, consequentemente, a puxada também.  Veja que o peso do arco é de 40 libras em uma puxada de 28 polegadas, quanto menor a puxada menor será, obviamente, o peso do arco. Eu não medi o peso do arco em outras puxadas que não a de 28" (minha puxada).

Modificar o ângulo do riser, que neste caso deste é de 10º, implica em aumentar o peso do arco porém, o peso de 40 libras está bastante satisfatório para minha puxada.
Eu atirei uma flecha de alumínio (pesada, feita por mim) à, mais ou menos, 100 metros. A parábola ficou acentuada. Atirei com o arco inclinado para cima em torno de 45º.

Falando do riser.

Como o verniz aplicado no riser não ficou bom, pois, apareceu uma infinidade de pequenas bolhas, refiz tudo novamente. Retirei o verniz ruim, lixei, apliquei seladora e envernizei com verniz melhor.

A aplicação de verniz que deu errado era um verniz em spray. A preguiça de tirar o compressor do lugar, limpar o revólver depois da aplicação e a lata de spray olhando para mim é motivo suficiente para usar o spray mesmo he he.
Tintas e vernizes, de uma forma geral, são péssimos quando são em spray, são extremamente práticos mas.....

Fotos do riser com a nova aplicação de verniz.

Abraço a todos[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
J_Claudio

J_Claudio


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/02/2017
Idade : 61

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 01, 2017 11:28 am

Bom dia a todos

Arco finalmente pronto, refiz o verniz do riser que não ficou bom e colei o rest de couro.

Abraço a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 01, 2017 11:15 pm

Parabéns Cláudio...está muito bonito!
Vai se divertir muito com ele...com certeza!
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 07, 2017 3:11 pm

Parabéns, Claudio pelo excelente resultado.
E obrigado também pelo esclarecimento quanto às porcas de fixação das lâminas.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio EFM




Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/04/2017

Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jul 03, 2017 2:25 pm

Parabéns pelo arco, e por mostrar, falar do processo tb. Ajuda muito quem está construindo o primeiro arco!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro Longbow Take-down de madeira   Meu primeiro Longbow Take-down de madeira - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu primeiro Longbow Take-down de madeira
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Meu primeiro longbow -
» Primeiro Longbow Fail :''-(
» Longbow - Qual madeira é melhor
» Longbow: rachar ou serrar madeira?
» Longbow - Madeira + Fibra de vidro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: