ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 cera para corda

Ir para baixo 
+35
TiagoMS
tallyst
Capra78
laloperera
KikoAlive
Ricardo Jabara
cinegeta
magu
Temujin
ovidiopena
mateusw
Vitorino
jaka
matos
Jean Roos
tucorj
gcrisostomo
giantorm
Lincoln
kinhoend
ian marcelo
kwe´Si
wilson.lelo
EVC
Henrique Junqueira Campos
MARCIO HOOD
montenegro
jorge_wiendl
mixuruca
fabio
joaosoter
RafaelMorgan
eschimidt
CALIL
Mamute-sc
39 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 12:19 pm

rosin ?


Última edição por ovidiopena em Sex Mar 30, 2012 1:38 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 12:21 pm

É pine resin. Escrevi errado. É resina de alguma árvore. Mas cera de abelha também é inflamável.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 12:23 pm

Como eu disse anteriormente, eu aplico a cera de abelha de forma solida, sem derreter. Se está certo, eu não sei.
A cera de abelha é bem sensivel ao calor, pode-se simplesmente esquentar uma frigideira em cima do fogão, encostar um 'tablete' de cera nela e instantaneamente ela já irá amolecer, depois, só aplicar na corda.
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 12:28 pm

Pine rosin é uma resina de pinho.




Última edição por ovidiopena em Sex Mar 30, 2012 1:38 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 3:35 pm

ovidiopena escreveu:
Olá Colegas,
Comprei um pouco de cera de abelhas que achei aqui na cidade.
A cera pura vem em barras e é bem dura.
Li em algum lugar que a cera que compramos tem uma base de parafina ou cera de abelhas, solvente e silicone.
Experimentei colocar silicone liquido vendido para painéis de carro com a cera de abelhas e, dosando, consigo uma consistência parecida com a cera vendida no comércio especializado em Arqueiria.
Vou testar.
Abraços.



Nao esqueca de nos contar o resultado ovidio...


abrass
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:39 pm

O "pine resin" é o que conhecemos aqui no Brasil como "breu".
A industria naval impermeabilizava os navios e cordas, etc com esta cera:






Última edição por ovidiopena em Sex Mar 30, 2012 1:39 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 9:59 am

Ovídio,

Isto aí é parecido com a fórmula de cera de depilação das muié Rolling Eyes Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing : cera de abelha + breu. Wink
Achei-a quando pesquisando por cera clarificada mas como fiquei em dúvida sobre o uso, desisti e continuei usando a cera natural mesmo.


Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 12:16 pm

Olá Temujin,

É provável. Esta fórmula deve ter uns 300 anos e pode ser adaptada para tudo pois é básica e só teve poucas variações. É de domínio público.
Abraços.



Última edição por ovidiopena em Sex Mar 30, 2012 1:40 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
magu

magu


Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 44
Localização : BH

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 12:16 pm

RafaelMorgan escreveu:
A maioria das ceras importadas são lubrificantes genéricos a base de silicone. O que os grandes fabricante de fibras para cordas (BCY, Brownell)fazem, é comprar uma grande quantidade desse material, embalar e etiquetar com seu nome. É possível achar ceras ou lubrificantes a base de silicone aqui no Brasil, em casas do tipo "mundo da resina", "casa da fibra de vidro", que são usados como desmoldantes de peças confeccionadas em fibra de vidro ou resina.

As fibras das cordas, por se tratarem de fibras poliméricas, possuem a micro-estrutura impermeável, portanto, esses condicionadores de cordas são apenas placebos. O lubrificante de silicone funciona muito bem, pois possui excelente penetração na corda, diminuindo o atrito entre as fibras e , consequentemente, aumentando sua vida útil.

Cera de abelha funciona sim, mas com eficiência bastante reduzida.

cara ja trabalhei fabricando pessas de resina essa essa cera q vc ta falando e chamada de vasilina industrial bom saber vo compra e passar na minha quad 400
Ir para o topo Ir para baixo
cinegeta

cinegeta


Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2012

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Shermans violin rosin   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 12:54 pm

Olá pessoal,

Será que cera para corda de arco de vilino pode ser usado? O Sherman´s violin rosin tem problema? E graxa de ganso?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 1:49 pm

cinegeta escreveu:
Olá pessoal,

Será que cera para corda de arco de vilino pode ser usado? O Sherman´s violin rosin tem problema? E graxa de ganso?

Obrigado.

Resina para corda de arco de violino não pode ser usada de jeito nenhum! Ela faz justamente o contrário, ao invés de lubrificar ela é extremamente abrasiva.

Na falta de cera própria, use cera de abelha mesmo.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 1:56 pm

RafaelMorgan escreveu:

Resina para corda de arco de violino não pode ser usada de jeito nenhum! Ela faz justamente o contrário, ao invés de lubrificar ela é extremamente abrasiva.

Na falta de cera própria, use cera de abelha mesmo.

Rafael.

Rafael affraid affraid affraid Shocked Shocked Shocked affraid affraid affraid você está atirando muito de recurvo instintivo heim

brincadeira, mas não podia perder essa What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 2:48 pm

Mamute-sc escreveu:
RafaelMorgan escreveu:

Resina para corda de arco de violino não pode ser usada de jeito nenhum! Ela faz justamente o contrário, ao invés de lubrificar ela é extremamente abrasiva.

Na falta de cera própria, use cera de abelha mesmo.

Rafael.

Rafael affraid affraid affraid Shocked Shocked Shocked affraid affraid affraid você está atirando muito de recurvo instintivo heim

brincadeira, mas não podia perder essa What a Face

Hahaha! Falei isso pq tem tanta gente aqui inventando alternativas malucas para a cera própria, que no final a cera de abelha acaba sendo melhor mesmo.

Também, estão dando importância demais para a cera. Toda a corda tem a vida útil limitada mesmo. Usando cera própria, parafina de vela ou cera de abelha, a diferença do prolongamento da vida da corda não será tão grande em relação ao uso de um tipo de cera ou outro.

Ainda mais com essa nova tecnologia de cordas que mistura o material GORE nas fibras, praticamente dispensando o uso de cera, pois o próprio material já é lubrificante.

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Ricardo Jabara

Ricardo Jabara


Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 66
Localização : Campos-RJ

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui maio 17, 2012 1:03 pm

RafaelMorgan será que posso utilizar vaselina sólida, dessas compradas em farmácia, quando não tiver o lubrificante específico? Estou falando em usar alternativamente, só quando não tiver a lubrificante especifico. Meu arco é um PSE Stinger 3G que comprei c/o Sandro. Ah, e a corda veio correta no cable slide, não veio como a Jean. Só dei umas 30 flechadas com ele, e não tenho essa fixação em lubrificar toda hora, então a minha pergunta é só por curiosidade mesmo, já que o Sandro me mandou o lubrificante, que assim que estiver na metade, mais ou menos, já vou tratando de comprar outro. Acho até que aqui no Fórum tem o colega Gian que pode conseguir. Antecipadamente agradeço a todos pelas dicas, sempre muito úteis.
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 2:11 pm

galera... ressuscitando o tópico... pq ainda tenho duvidas quanto a produtos específicos... vi este no mercado livre [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Alguém usa, ou já usou essa cera? Vale a pena???

Valeu!

opa... tinha um ponto final no link... foi mal... editado e corrigido.

Valeu


Última edição por KikoAlive em Qui Jun 14, 2012 4:22 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
laloperera

laloperera


Mensagens : 118
Data de inscrição : 16/07/2011
Idade : 50
Localização : florianopolis

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 3:08 pm

KikoAlive escreveu:
galera... ressuscitando o tópico... pq ainda tenho duvidas quanto a produtos específicos... vi este no mercado livre [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Alguém usa, ou já usou essa cera? Vale a pena???

Valeu!
no link aparece " essa pagina não existe " ou algo assim ,abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://gonzaguitar.multiply.com
Capra78




Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Alternativas   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeTer Jun 26, 2012 2:40 pm

Pessoal, e quanto ao uso da boa e velha MANTEIGA DE CACAU?
Eu roubei um tablete de manteiga de cacau com cera de abelha da minha vó (pra passar no cotovelo, calcanhar...) e tô usando pra lubrificar a corda!

E quanto ao uso da vaselina industrial para esta finalidade?

abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeTer Jun 26, 2012 4:01 pm

Capra, na minha opinião os produtos que você citou são adequados sim. Talvez uma mistura deles fique melhor ainda. Outros produtos que costuma-se misturar na cera são óleo mineral, glicerina, breu, cera de carnaúba, entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Jun 29, 2012 1:25 pm

entao eu tenho passado a cera de abelha mas os fiapinhos da corda ñ somem
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoMS

TiagoMS


Mensagens : 286
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 35
Localização : Salvador/Bahia

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Set 20, 2012 3:56 pm


E ai? O.o

Usa cera de abelha mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Set 20, 2012 4:47 pm

sim pode usar, ela vai ajudar a manter sua corda e ainda de uebra da um cheiro bom na corda What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoMS

TiagoMS


Mensagens : 286
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 35
Localização : Salvador/Bahia

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Set 20, 2012 5:01 pm

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

de boa, então eu passo 2 vezes por mes? (15 em 15)
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeQui Set 20, 2012 5:08 pm

TiagoMS escreveu:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

de boa, então eu passo 2 vezes por mes? (15 em 15)

kra se quiser usar cera de abelha lei este post

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
Jhaimilson

Jhaimilson


Mensagens : 60
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d' Oeste - SP

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Fev 08, 2013 9:36 pm

Revivendo o tópico e contribuindo um pouco...

Todos aplicam e tem dúvidas de qual tipo de lubrificante utilizar, se será cera, silicone, parafina, resina etc.
A resposta é muito simples, basta analisar a propriedade do material da corda, o nylon é um polímero sintético e utilizado praticamente em todos os arcos e balestras, logo nada mais simples do que aplicar silicone que é um lubrificante universal para polímeros, não se iludam em utilizar qualquer óleo e misturar, pois o óleo possui propriedades que corroem e ressecam materiais plásticos, existem óleos minerais específicos para lubrificação de polímeros.

A cera de abelha, carnaúba e demais lubrificantes aplicados em plásticos podem ser usados sem nenhum problema, claro que existem diferenças em todos os lubrificantes, alguns possuem maior aderência e viscosidade, mas a finalidade e propriedades são muito parecidas e podem ser usados para a mesma finalidade.

Portanto se o orçamento está baixo, aplique esses itens. A 3M fornece silicones em gel e aerosol de ótima qualidade, para saber se precisa lubrificar ou não, utilize dois sentidos que possuímos, o tato e a visão, assim será fácil saber se acorda precisa ou não ser lubrificada, vale ressaltar que o clima interfere diretamente na durabilidade da lubrificação, portanto deixe o arco em ambiente arejado, sem exposição a muito calor e umidade.

Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
lucasrpmoraes

lucasrpmoraes


Mensagens : 80
Data de inscrição : 14/01/2013
Localização : Salvador-BA

cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitimeSex Fev 08, 2013 10:21 pm

Jhaimilson escreveu:
Revivendo o tópico e contribuindo um pouco...

Todos aplicam e tem dúvidas de qual tipo de lubrificante utilizar, se será cera, silicone, parafina, resina etc.
A resposta é muito simples, basta analisar a propriedade do material da corda, o nylon é um polímero sintético e utilizado praticamente em todos os arcos e balestras, logo nada mais simples do que aplicar silicone que é um lubrificante universal para polímeros, não se iludam em utilizar qualquer óleo e misturar, pois o óleo possui propriedades que corroem e ressecam materiais plásticos, existem óleos minerais específicos para lubrificação de polímeros.

A cera de abelha, carnaúba e demais lubrificantes aplicados em plásticos podem ser usados sem nenhum problema, claro que existem diferenças em todos os lubrificantes, alguns possuem maior aderência e viscosidade, mas a finalidade e propriedades são muito parecidas e podem ser usados para a mesma finalidade.

Portanto se o orçamento está baixo, aplique esses itens. A 3M fornece silicones em gel e aerosol de ótima qualidade, para saber se precisa lubrificar ou não, utilize dois sentidos que possuímos, o tato e a visão, assim será fácil saber se acorda precisa ou não ser lubrificada, vale ressaltar que o clima interfere diretamente na durabilidade da lubrificação, portanto deixe o arco em ambiente arejado, sem exposição a muito calor e umidade.

Valeu

perfeito! valeu cara!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





cera para corda - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: cera para corda   cera para corda - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
cera para corda
Ir para o topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» balestra de 80llb
» Cera para corda
» Cera para a corda
» Cera para corda de arcos
» [DUVIDA] Modo correto de usar cera na corda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: