ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal

Ir para baixo 
+13
mancha solar
MURILLO
Azanias s.a
RafaelMorgan
Fly
Drakenzi
Selinton R. Pompeu
bitohc
josé lucas
manoel pedro farinha
Mamute-sc
Lincoln
jorge_wiendl
17 participantes
AutorMensagem
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Nov 18, 2011 9:43 am

Bom, uma das coisas mais dificeis em arqueria é a fabricação de flechas, não pela dificuldade em si, mas pela necessidade de se conseguir um lote homogeneo. Fabricar 1 flecha é até que razoavelmente facil, o complicado é conseguir um lote homogeneo ou pelo menos que "avue" aproximadamente igual.

Eu estava com algumas ripinhas dessa madeira (que não sei o nome, mas me falaram que poderia ser uma tal de caixeta) guardada em casa há aproximadamente 2 anos, secando de pé. Dai resolvi fazer algumas flechas com ela, mesmo não tendo nada a respeito. Como o pessoal gosta dessas coisas, resolvi (infelizmente depois de ter tirado os sarrafos) fotografar o processo. Infelizmente não posso garantir o resultado

Bom, mas antes algumas coisas que devemos pensar sobre flechas, suas principais caracteristicas são:

- Peso adequado, tanto ao arco como a finalidade
- Spine de acordo com o arco
- Durabilidade

Bom, as ripinhas foram tiradas de umas tabuas com 1x1cm x 32" (e da-lhe SI Evil or Very Mad ).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinhas tiradas com a serra-fita.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinhas e o Jjigzinho para arredonda-las

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinha colocada no jig, a partir dai usei apenas a raspilha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa pecinha de madeira no inicio do jig serve para que a flecha não deslize e acabe enchendo o saco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Já começando a ficar arredondada, o ideal é que voce pegue os 4 lados, transforme em 8, dai em 16 e dai em redondo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Praticamente redondo. Usei no proprio jig uma lixa grana 100 para arredondar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Serra tico-tico, e jig para alinhar o corte do insert na flecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Feito o talho na haste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Checagem do encaixe do insert na haste. O insert nesse caso é de placa de circuito impresso, mas pode ser de praticamente qualquer coisa, desde chifre até outras madeiras mais duras, e sua função é evitar que o local onde vai ficar o nock quebre devido as tensões da corda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vista superior do insert inserido na flecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Insert devidamente colado na haste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Usei um grampo desses de 1.99 para garantir a colagem.

Agora é só esperar, conforme o processo for progredindo eu vou postando aqui. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Nov 18, 2011 10:34 am

Muito legal! É sempre bom ver o lado artesanal do nosso esporte.

ps. Eu tou com vontade de iniciar um criação de perus pra conseguir as penas.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Nov 18, 2011 10:38 am

Lincoln escreveu:
Muito legal! É sempre bom ver o lado artesanal do nosso esporte.

ps. Eu tou com vontade de iniciar um criação de perus pra conseguir as penas.

Na verdade é para não infartar! Ocê precisa fazer alguma outra coisa que não seja ficar vendo tv e comendo pipoca...

Olha com uns 4 bichos ocê tem penas suficientes, não só coletando como tambem cortando as melhores... Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Nov 18, 2011 5:41 pm

valeu pela dica Jorge, mas acho q isso aí me infartaria isso sim Twisted Evil

quanto aos perus Lincoln, quando os amigos forem te visitar vc assa um também q fica muito bom Twisted Evil

brincadeiras a parte, eu morro de vontade de começar a fazer meus próprios arcos e flechas, acho isso fantástico e não vejo a hora de criar vergonha e começar
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeDom Nov 20, 2011 7:24 pm

ola jwiendl,essa madeira [caxeta] que aqui pra nos chamamos assim,e uma madeira muito macia,não sei se vai fica bom para fabricar flechas,se vc ja fez algumas...deve ter medido
o spine delas pra ver como fica...eu usei essa madeira pra fabricar os moldes dos arcos
laminados que pretendo fabricar.,a maneira que vc esta usando para dar forma redonda nas
flechas,deve ser bem demorado rsrsrsr.mas tudo bem vale a intenção parabens.no yuotube
tem um site:[4:50] AMBER MAKES ARROW SHAFTS.WMV, se ainda estiver la, de uma
olhada de como o cara faz as varetas....rapidinho, eu copiei e fiz no lugar do motor eletrico
estou usando a furadeira. fica uma blz.ai e so fazer acabamento e mergulhar as varetas no
vernis PU automotivo uma tres vezes e pronto e so montar..rssrsr, ok so esta faltando o
modelo da peça que tira o spine das flechas um cabarito seria bom???
Ir para o topo Ir para baixo
josé lucas

josé lucas


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/11/2011
Idade : 26
Localização : sorocaba

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 11:23 am

eu sempre quis fazer arcos e flechas! fica bem legal quando é bem feito! pirat
Ir para o topo Ir para baixo
bitohc

bitohc


Mensagens : 269
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Caibi

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 10:34 am

pena de ganso serve ?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 10:38 am

bitohc escreveu:
pena de ganso serve ?

Serve sim!
Ir para o topo Ir para baixo
Selinton R. Pompeu

Selinton R. Pompeu


Mensagens : 37
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 49
Localização : Matinhos - PR

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 1:55 pm

jwiendl escreveu:
Bom, uma das coisas mais dificeis em arqueria é a fabricação de flechas, não pela dificuldade em si, mas pela necessidade de se conseguir um lote homogeneo. Fabricar 1 flecha é até que razoavelmente facil, o complicado é conseguir um lote homogeneo ou pelo menos que "avue" aproximadamente igual.

Eu estava com algumas ripinhas dessa madeira (que não sei o nome, mas me falaram que poderia ser uma tal de caixeta) guardada em casa há aproximadamente 2 anos, secando de pé. Dai resolvi fazer algumas flechas com ela, mesmo não tendo nada a respeito. Como o pessoal gosta dessas coisas, resolvi (infelizmente depois de ter tirado os sarrafos) fotografar o processo. Infelizmente não posso garantir o resultado

Bom, mas antes algumas coisas que devemos pensar sobre flechas, suas principais caracteristicas são:

- Peso adequado, tanto ao arco como a finalidade
- Spine de acordo com o arco
- Durabilidade

Bom, as ripinhas foram tiradas de umas tabuas com 1x1cm x 32" (e da-lhe SI Evil or Very Mad ).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinhas tiradas com a serra-fita.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinhas e o Jjigzinho para arredonda-las

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ripinha colocada no jig, a partir dai usei apenas a raspilha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa pecinha de madeira no inicio do jig serve para que a flecha não deslize e acabe enchendo o saco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Já começando a ficar arredondada, o ideal é que voce pegue os 4 lados, transforme em 8, dai em 16 e dai em redondo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Praticamente redondo. Usei no proprio jig uma lixa grana 100 para arredondar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Serra tico-tico, e jig para alinhar o corte do insert na flecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Feito o talho na haste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Checagem do encaixe do insert na haste. O insert nesse caso é de placa de circuito impresso, mas pode ser de praticamente qualquer coisa, desde chifre até outras madeiras mais duras, e sua função é evitar que o local onde vai ficar o nock quebre devido as tensões da corda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vista superior do insert inserido na flecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Insert devidamente colado na haste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Usei um grampo desses de 1.99 para garantir a colagem.
Agora é só esperar, conforme o processo for progredindo eu vou postando aqui. Wink

Parabéns seu Jorge, mais uma vez dando uma aula na prática e com fotos, só espero que você não começe a cobrar pelas aulas Very Happy study Very Happy .

Quanto a madeira, se for caxeta mesmo, aqui os mais velhos faziam canoas, gamelas, copos tamancos etc, dizem que ela é muito boa porque na secagem não racha nem empena e é leve e fácil de trabalhar.


Ir para o topo Ir para baixo
Drakenzi

Drakenzi


Mensagens : 251
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 110
Localização : MS

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui maio 24, 2012 9:08 pm

a tal de caxeta é um tipo de ipê é a tabebuia cassioneides... se for que nem os parente tabebuia serratifolia - ipe amarelo do serrado- e o Tabebuia avellanedae -ipe roxo- é uma excelente madeira
Ir para o topo Ir para baixo
http://nawakum.blogspot.com
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui maio 24, 2012 9:22 pm

Caxeta é aquela usada pra fazer caixas para transporte de frutas.



abcs


Fly
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui maio 24, 2012 9:48 pm

Fly escreveu:
Caxeta é aquela usada pra fazer caixas para transporte de frutas.

Também conhecida como Marupá. É muito usada em palitos de fósforo também.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Azanias s.a

Azanias s.a


Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 49
Localização : Bauru SP

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex maio 25, 2012 9:05 am

KKKKKKK MADEIRAS A PARTE .....
CONSIDERO UM ARQUEIRO O HOMEM OU MULHER QUE CONSEGUE FAZER TDS SEU ITENS DO ARCO AS FLECHAS
SEI QUE MUITA GENTE VAI FICAR BRAVO COM ISSO MAIS É O QUE EU ACHO KKKKKKK
BOM TRABALHO JORGE ISSO ATE´PARECE DIFICIL MAIS NAO É DIFICIL E É UMA ÓTIMA TERAPIA OCUPACIONAL....
E MAIS VER OS ITENS QUE VC MESMO PRODUZIU FUNFANDO CERTINHO .....SATISFAÇAO COMPLETA
GOSTEI, SIMPLES E OBJETIVO
ABRÇ cheers cheers cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 11:21 am

caxeta e marupa , em minha região é a mesma coisa, elas do norte do Brasil, já usei a caxeta para fazer flechas ela é boa para arcos de baixa potencia.
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui Dez 13, 2012 3:07 pm

Alguém já tentou usar cavilhas de madeira e usar resina de poliéster no lugar do verniz?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui Dez 13, 2012 3:08 pm

mancha solar escreveu:
Alguém já tentou usar cavilhas de madeira e usar resina de poliéster no lugar do verniz?

Cavilha de madeira normalmente é de pau-marfim portanto muito pesada, bem como a resina de poliester.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrobrx

pedrobrx


Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/01/2012
Idade : 26
Localização : Ubá - MG

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeQui Dez 13, 2012 11:15 pm

Uai rapaz, não conhecia essa ferramenta ai pra arredondar as flechas não ! Como é o nome disso? Tem pra comprar em algum lugar?
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Dez 14, 2012 12:34 pm

Não entendi, quer dizer que não fica legal?
Ir para o topo Ir para baixo
André Franzon

André Franzon


Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/12/2012
Idade : 43
Localização : Curitiba

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Dez 21, 2012 9:45 am

Acho bem legal poder construir seus equipamentos, parabéns!

Estou confeccionando algumas flechas e minha principal dúvida é que as penas estão sendo destruídas quando atiro, será que é normal quando a flecha passa pelo arco ser arrancada?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Silva




Mensagens : 12
Data de inscrição : 10/12/2012

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Dez 21, 2012 10:25 am

acho que podemos melhorar esse seu "jig" Jorge...
podemos faze-lo corrediço e com uma furadeira com ponta de tupia fazer o arredondamento perfeito e rapido...
isso se vc não estiver "viajando" justamente no fabrico sem eletricidade... tipo sobrevivência.
qq coisa é só marcar que pensamos em algo.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeSex Dez 21, 2012 2:20 pm

André Franzon escreveu:
Acho bem legal poder construir seus equipamentos, parabéns!

Estou confeccionando algumas flechas e minha principal dúvida é que as penas estão sendo destruídas quando atiro, será que é normal quando a flecha passa pelo arco ser arrancada?

Pelo que eu que já aprendi sobre isso seria spine incorreto. Dá uma olhada nesses tópicos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pesquise por "spine" na busca e via entender mais sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitimeDom Dez 23, 2012 5:08 pm

Gente, pelo amor de Deus não passem resina de poliéster em flechas de madeira pois elas empenam ao secar, eu acabei de ter 21 flechas empenadas (tortas), vou tentar desentortar no fogo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal   Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flechas - Atendendo a pedidos e sem gardenal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A pedidos - Video
» A pedidos, nova seção
» Flechas de Madeira x Flechas de Alumíneo x Flechas de carbono
» Chegaram "parte" dos meus pedidos...depois de 50 dias...
» COTAÇÃO/PEDIDOS PARA COMPRA DE ARCOS E PRODUTOS FALCO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: