ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como afiar corretamente?

Ir para baixo 
+7
Volpato
Andrius Louis
eschimidt
wpurgatto
diegosm
Jean Roos
majordbs
11 participantes
AutorMensagem
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSex Dez 16, 2011 12:45 am

Crio esse topico para que os amigos mais experientes possam nos indicar como afiar corretamente nossas facas?
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSex Dez 16, 2011 12:56 am

Essa é uma duvida minha também, pois já achei na internet muitos jeitos diferentes de afiar facas, algumas muito difíceis mais eu gostaria de saber como afiar com uma pedra normal, como se eu estivesse fazendo churrasco na casa de um amigo por exemplo... de forma fácil...
Ir para o topo Ir para baixo
diegosm

diegosm


Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSex Dez 16, 2011 1:42 pm

Boa tarde pessoal,

A um bom tempo eu havia visto na tv ensinando como amolar, cuidar, guardar, enfim, axei um tanto quanto interessante e comecei a usar em casa nos churrascos e só tive alegria, pois minhas facas estão ótimas.

Depois de muita pesquisa consegui encontrar o vídeo.



Espero que as dicas sirva para os amigos.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSáb Dez 17, 2011 9:39 am

Tem este texto aqui também:
Como Afiar Corretamente Suas Facas
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSáb Dez 17, 2011 10:21 am

Uso uma lixadeira e depois a pedra para afinar o corte.
Cada 2 meses
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Corte tipo navalha!   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 9:17 pm



majordbs escreveu:
Crio esse topico para que os amigos mais experientes possam nos indicar como afiar corretamente nossas facas?

Encontrei no Youtube uma maneira de afiar a faca, testei e realmente funciona, o corte fica igual navalha, um perigo para os mais inexperientes. O segredo está em passar a faca depois de afiada na pedra em uma peça de couro. Veja o video. faça e depois comente, é realmente impressionante.

Ir para o topo Ir para baixo
Volpato

Volpato


Mensagens : 147
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 32
Localização : Mandaguacu - PR

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 7:52 am

Vou tentar ajudar...
Trabalhei dois anos em açougue, a gente primeiramente afiava com uma lima fina para comer as imperfeiçoes do fio, depois ia para pedra sempre lavando a pedra e a faca enquanto afia de 10 em 10 segundos para o pó que sai da pedra não riscar a faca...e depois quando esta bem afiada passava no fusil ou chaira(depende da regiao é o nome)....
cortava bife de coxão duro como se fosse manteiga....
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 8:25 am

Olá pessoal, bom dia.
Assisti os videos e pergunto:
Não existe um sistema ou uma ferramenta que se adapta a lixadeiras ou esmeril que faça esse serviço sem esse ritual todo ?
Pergunto isso porque eu afiava minhas brocas manualmente e era um processo não muito preciso. Nenhuma broca ficava igual à outra e as vezes havia necessidade de refazer o serviço. Com um equipamento que se adapta ao esmeril, hoje afia-se brocas de maneira bem profissional.
Como sou um curioso em Cutelaria, quem sabe algum colega especializado utilize um processo mais profissional, o mesmo ou parecido com os das afamadas Cutelarias.
Não acredito que estas cutelarias de grande porte utilizam um processo manual destes.
Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 8:40 am

a forma de afiar depende muito do tipo da lamina , não se afia uma faca tipo damasco cujo a o aço 1065 em sua composição com uma lima ou uma "chaila" , é mesma coisa que tentar afiar um aço inox em um bloco de aluminio .
minha forma de afiar é como a do ximitão tambem , eu primeiro passo a lixa (propria para ferro a mais fina que a no mercado) e depois acerto o fio na pedra ("branca" aquelas com porus super finos) isso para aço com dureza superior a chaila .
para facas de aço padrão de 1045 a baixo , e aço inox o procedimento é o mesmo mais ao inves de fazer o acabamento na pedra eu faço na chaila .
eu prefiro o afiamento na lixa pois é mais facil acertar o fio e desgasta menos a faca que nos demais procedimentos.

para afiar as pontas de caça "broadhead" nada melhor que uma lixa para isso , fica uma beleza .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 8:47 am

procuro algo assim ou superior a isso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Volpato

Volpato


Mensagens : 147
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 32
Localização : Mandaguacu - PR

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 8:51 am

fabio carneloci escreveu:
a forma de afiar depende muito do tipo da lamina , não se afia uma faca tipo damasco cujo a o aço 1065 em sua composição com uma lima ou uma "chaila" , é mesma coisa que tentar afiar um aço inox em um bloco de aluminio .
minha forma de afiar é como a do ximitão tambem , eu primeiro passo a lixa (propria para ferro a mais fina que a no mercado) e depois acerto o fio na pedra ("branca" aquelas com porus super finos) isso para aço com dureza superior a chaila .
para facas de aço padrão de 1045 a baixo , e aço inox o procedimento é o mesmo mais ao inves de fazer o acabamento na pedra eu faço na chaila .
eu prefiro o afiamento na lixa pois é mais facil acertar o fio e desgasta menos a faca que nos demais procedimentos.

para afiar as pontas de caça "broadhead" nada melhor que uma lixa para isso , fica uma beleza .
Concerteza a tipos, maneiras e diferentes formas dependendo de cada material....
as facas de açougue normalmente são de aço inox....
ae tem q saber qual materia da sua faca..
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 9:02 am

ovidiopena escreveu:
procuro algo assim ou superior a isso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


a não ovidiopena isso é para fio industrializados ai não tem graça rsrsrs isso é para vc usar nas facas da cozinha e não a que vc usa no campo , pesca , caça... sua faca deve ser afiada por vc mesmo essa é a emoção...
como no link que o wpurgatto postou tem deversos angulos para cada tipo de uso , isso vc não consegue com essa maquina .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 9:12 am

Quando a questão é afiar facas e pontas de caça, os americanos são obcecados. Existem todo tipo de parafernalha para conseguir o fio perfeito. Tem até chaira de diamante, dá pra qualquer tipo de aço. Eu acho interessante umas guias que eles usam para manter o ângulo na hora de afiar

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se você gosta das facas bem afiadas, os seu problemas acabaram. Tem uma loja só para isso [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeQui Jan 26, 2012 9:23 am

olha que beleza , boa lincoln....
goste dessa para acertar o angulo , vou comprar essa é mais algumas coisas rsrsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 2:30 pm





Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 10:52 am

Ir para o topo Ir para baixo
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 1:31 pm

Volpato escreveu:
Vou tentar ajudar...
Trabalhei dois anos em açougue, a gente primeiramente afiava com uma lima fina para comer as imperfeiçoes do fio, depois ia para pedra sempre lavando a pedra e a faca enquanto afia de 10 em 10 segundos para o pó que sai da pedra não riscar a faca...e depois quando esta bem afiada passava no fusil ou chaira(depende da regiao é o nome)....
cortava bife de coxão duro como se fosse manteiga....

Trabalhei em um frigorifico e a sua dica é valida... aqui chamamos de "chaira".. hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitimeSeg Abr 02, 2012 11:00 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Lansky Deluxe System.
Includes extra coarse hone, coarse hone, medium hone, fine hone, and ultra fine hone. Comes with precision multi-angle, flip-over knife clamp, sharpening hones on color coded finger grooved safety holders, one guide rod for each stone, specially formulated honing oil, and extra long knife clamp screws. Custom molded storage/carrying case. Includes easy to follow instructions.



Excelente produto, comprei por US $45.99 no Ebay, muito bom mesmo! Recomendo!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como afiar corretamente? Empty
MensagemAssunto: Re: Como afiar corretamente?   Como afiar corretamente? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como afiar corretamente?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como instalar corretamente inserts?
» Como Mirar corretamente , OLHOS E VISADA
» Instruçoes para afiar facas
» Tipos de pedra para afiar
» Retirando penas corretamente

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: