ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tipos de pedra para afiar

Ir para baixo 
+2
jorge_wiendl
Lincoln
6 participantes
AutorMensagem
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 6:28 am

Depois de detonar uma tramontina fazendo flechas, percebi a necessidade de ter facas mais adequadas. Se vou ter facas boas, imaginei que preciso mantê-las afidas. Então procurei por pedras de afiar. Encontrei 2 tipos de pedra com diamante na superfície

A contínua

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E a interrompida

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Alguém saberia dizer qual a indicação de uso de cada tipo?

Encontrei também outros tipos de pedras. Umas pra usar com água, outras com óleo, e umas pedras conhecidas como pedra do Arkansas. Existe alguma indicação específica para cada tipo de pedra?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 10:36 am

Vixx! Lincoln, eu uso uma pedrinha bem basica da carborundum, uma lima diamantada (que pode trabalhar a seco) e uma trozobinha que serve pra retificar o fio feita de ceramica ultra-hiper-mega-dura.

Creio que o maior problema é mais a tecnica de afiar que o material em si! Vou ver se tiro umas fotas desse material e posto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 2:55 pm

lincoln eu acho que é bem como o jwiendl falo, é mais geito que material, eu nao vejo necessidade de comprar pedras caras e tem até amolador elétrico, meu pai com uma pedra comum de cozinha afia faca de passar manteiga da até barba com ela. rs
eu andei treinando muito tbm tem que pegar o jeito...
da uma olhado no video que vi ate por aqui nao sei se vc viu...
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeSex Mar 02, 2012 6:16 pm

Também possuo a mesma duvida Lincoln, se algum companheiro mais experiente poder ajudar, fico muito agradecido!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeSex Mar 02, 2012 10:35 pm

Olha Lincoln. Pra desbastes mais duros, quando uma faca é nova e vem com aquela afiação sem vergonha de fábrica, eu uso um afiador de vidia da Náutica, mas só se tiver preso em uma morsa e tem que saber dosar, senão deixa o fio todo ondulado. Pra poder dosar com esse afiador eu uso uma pedra da carborundum de duas faces, mas só no lado mais fino pois o mais grosso risca muito fundo e depois a faca vira um serrote, dá um trabalhão pra deixá-la bem afiada.
Depois eu uso uma pedra que comprei em um mercado e aqui se compra até bem barato, cerca de uns 20 reais e parece que é feita de arenito pois desagrega muito quando se estamos afiando com água ou óleo e, por último, pra dar aquele acabamento de aparar os cabelos do braço, eu uso uma super-dura de cerâmica que vem com o kit do meu canivete Victorinox que é fantástica. Mas vale lembrar que sempre se deve usar qualquer desses materiais com óleo pois senão o acabamento nunca será bom e o aço que fica impregnado nas pedras impede a afiação de dar o desbaste de forma correta.
Pra mim, se não tiver cortando os pelos do braço não tô contente nunca, se perceber que algo saiu errado, recomeço todo o processo do zero
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeSáb Mar 03, 2012 12:04 am

Lincoln,

Pelo que aprendi ate agora é que a aplicação depende da gramatura da pedra. Estas das fotos são adiamantadas, e os orifícios são para escoar o aço que sai da faca. Com uma pedra desta voce coloca um bom fio de campo. Eu tenho um jogo de afiar do tipo APEX ( chines na verdade, primo pobre da APEX) e no jogo vem 4 pedras de gramaturas 180 até 1500. As gramaturas mais baixas servem para construir o fio na faca, com a gramatura 800 eu dou uma suavizada e com a gramatura 1500 eu faço o polimento. A faca tirava pelo do braço quenem mantega. Para a minha navalha eu tenho uma pedra gramatura 12000, senão ela não faz a barba adequadamente, ela tem que tirar a barba sem força.

Para afiar os meus facões eu uso lima e dou um toque final com pedra 180. Enfim tudo vai depender da aplicação que voce dará a faca.

segue sistema apex



Video com o afiador adiamantado



Video com pedra



Mas ja te aviso, afiar facas vicia quenem arco e flecha. eu tive que parar de afiar as minhas porque meu braço esquerdo ja tava pelado kkk.

Forte abraço Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeSáb Mar 03, 2012 12:14 pm

KKKKKKK
Eu conheço bem essa estória.
A gente vai pegando gosto pela coisa e depois não pode nem descascar uma fruta que já quer afiar de novo a faca ou o canivete. É pra estar pronto pra qualquer parada e a qualquer momento.
Eheheheh
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitimeDom Mar 04, 2012 6:27 pm

É isso ai Sandro,

Faca boa e segura é faca bem afiada.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tipos de pedra para afiar Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de pedra para afiar   Tipos de pedra para afiar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tipos de pedra para afiar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Instruçoes para afiar facas
» Tipos de gatilhos para batestras
» tipos de miras para balestras
» Como afiar corretamente?
» Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: