ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dicas para novato em recurvos (para mim)

Ir para baixo 
+2
fabio carneloci
RafaelMorgan
6 participantes
AutorMensagem
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 4:13 pm

Olá pessoal,

Bom, vou adquirir hoje, através de uma troca, o recurvo takedown Hoyt Gamemaster II, do colega J.Matareli aqui do forum.

A maioria de vocês já me conhece, e sabe que entendo bem sobre arqueirismo no geral, mas como sou novato em recurvos, gostaria de receber todo tipo de dica que considerem útil.

Vou praticar tiro instintivo, para me aproximar da prática mais zen do esporte, na linha "become the arrow" Wink. No futuro, quando me mudar para um sítio, compro outro composto, para atirar a distâncias maiores, pois o target com composto perdeu um pouco de graça para mim.

Sei que o Hoyt Gamemaster não é lá um modelo de arco tradicional propriamente dito, mas é um excelente arco, com excelente acabamento e, apesar de parecer um pouco excêntrico para os tradicionalistas, pode ser usado como arco tradicional. Além disso, é takedown, o que aprecio muito, por ser ótimo para levar para viagens, acampamentos e caminhadas.

Minhas primeiras dúvidas são quanto a Brace Height. Como ela influencia o voo da flecha (ouvi dizer que pode-se regular quando a flecha bate torta para a direita ou esquerda com o brace height)? Existe mesmo um "sweet spot" entre as especificações do fabricante?

E o tiro instintivo? Qual o melhor método de "mirar"? A melhor técninca de segurar a corda? O melhor lugar para fazer o "nocking point"?

Outra coisa é que o arco é 55lbs 28". Com a minha puxada, e sabendo que esse arco geralmente é mais pesado do que o fabricante avisa, deve ficar entre 57/59lbs.

Por enquanto, vou usar minhas flechas Victory VAP 350, cortadas em 29,5", com pontas de 100gr. Acredito que ficarão um pouco "over spined". Tem como regular o arco para que ele atire de maneira decente com essa flechas, pelo menos até eu comprar outras?

Como vocês sabem, sou obcecado por regulagem de arcos. Conheço bem o processo em compostos, e os diversos métodos, como "paper tunning", "walk away tunning", etc... Gostaria que os colegas experientes em recurvos me ajudassem a conhecer os melhores métodos para tirar o máximo da performance deste recurvo.

Bom, por enquanto é isso, pessoal. Agradeço desde já a ajuda dos amigos.

Um abração,

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 4:37 pm

OXEEEE , adimito que estranhei o topco ao ver Laughing rsrsrsrs
mais um no clube dos recurvos/tradicionais/instintivos , te adianto que isso é visiante vc vai querer mais de um arco recurvo para atirar .

vc tem intenção de caçar rafael ? pois com uma libragem dessa vc não vai atirar por muito tempo e os tiros não serão tão prazerosos , por mais que vc esteja acostumado com composto , 60lbs no recurvo demora um tempo para acostumar .
uma coisa que senti diferença , foi apos trocar as venes das minha flechas de carbono por penas naturais , como o arco tradicional não possue rest as venes plasticas acabavão tocando no descanso da flecha e com o tempo elas comesarão a enrrugar , talves o snipe da flecha não estava correta (mais ela estava dentro das especificações de libragem do arco) , mais depois de trocar para penas naturais o atrito diminuir e a precisão melhorou .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 4:52 pm

Bem vindo ao lado negro da força Twisted Evil Twisted Evil

Quando for para o campo com o arco novo, garanto que a primeira coisa que você vai pensar é "como esse treco é leve".

Vejamos algumas informações sobre recurvos:
- Ao contrário dos compostos, a alça de mira não vai melhorar seus scores no início.
- Back tension é obrigatório! (caso contrário o braço vai tremer igual vara verde, em full draw)
- Vai precisar criar referências para manter a puxada do mesmo tamanho. (recurvo não tem parede)
- Com fingers release é mais difícil acertar o X 3 vezes seguidas, mesmo a 18 metros. (treinar a largada)
- Let-off? O que é isso?
- 55lbs é pesado pra começar. Precisa ajustar vários ítens da postura em full draw, e o peso vai fazer você largar antes da hora, bem como fazer você tremer.

O brace height influencia no tamanho do power stroke. Quanto menor o brace, maior o power stroke, maior a energia armazenada, maior a velocidade da flecha. Os fabricantes geralmente indicam uma faixa (+- 1") de ajuste do brace. Porém, mexer no brace muda o ângulo que a flecha faz com o riser. Aumentar o brace faz as flechas desviarem para direita (rabeta virada para esquerda), ficam mais moles. Diminuir o brace faz o contrário. O lance é encontrar esse sweet spot.

Não existe melhor método para atirar sem alça de mira. Vários arqueiros são bem sucedidos usando métodos completamente diferentes. Eu estou investindo no método que tem nesse livro [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem uma série de DVDs, Masters of the Barebow, que mostra outros métodos.

Como as flechas vão ficar overspined (precisa ver o quanto), bota o brace no máximo e as pontas mais pesadas que tiver. Tem um programinha que ajuda no cálculo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Outra coisa é que as vanes podem bater no riser e desviar as flechas.

O método que eu uso para regular as flechas é o bareshaft tuning. Que é atirar hastes sem fletching. Sem o fletching as flechas não estabilizam e acentuam bastante erros no spine dinâmico. É só mexer nas regulagens até as flechas sem penas entrarem retinhas na almofada. A mesma coisa para a altura do nocking point. Lembrando que com fingers release o nocking point fica um pouco elevado.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 5:41 pm

Olá pessoal,

Fábio, Não vou caçar. Vou apenas matar uns balões e latinhas por aí. Wink

Por incrível que pareça, acho que devido ao fato que pratico o esporte há bastante tempo, estou achando o arco muito macio para atirar. Não achei pessado não. Claro que, em alguns dias, estarei ainda mais adaptado.

Estou usando flechas com vanes mesmo, pois o arco veio com o rest estilo "flipper" bacaninha da Hoyt. Bem simples, mas eficiente.

Lincoln,

Não pretendo usar mira, apesar do arco ter vindo com uma, que colocarei para venda aqui semana que vem.

Sempre usei back tension, acho que por isso não tenho tido dificuldades em utilizar esse arco. Estou achando uma delícia, na verdade, apesar de sentir bem a musculatura.

Estou usando uma "tab" para atirar. Nunca tinha usado, mas estou achando legal.

Já reparei aqui, quando aumentei o BH para 8", que minhas flechas corrigiram e estão batendo retas. Já dei uns tirinhos com "bare shafts" e estão com a rabeta só um pouquinho para a direita.

No geral, estou até grupando bem, duns 10 metros de distância (comecei atirando de perto, claro. Não quero perder flechas.)

Outra dúvida, pessoal. O arco veio com uma corda flemish bacaninha. Como é que eu guardo a corda para que, depois que eu ajustar o BH, a corda permaneça sempre com o mesmo número de voltas?

Um abração pessoal, valeu pelas dicas! Wink

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 5:49 pm

Eu nunca entendi como guardar a corda de um arco takedown. Dizem que tem que amarrar as pontas. Tenho que ver alguém fazendo pra aprender.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 5:51 pm

Rafael, rabeiras para a direita flechas duras, se tiver pontas mais pesadas seria uma possibilidade

nunca saia fora da margem do brace especificado pelo fabricante, isso danifica as laminas

sobre a corda vc faz o seguinte, passe um "anel" dentro do outro e volte, dando um aperto (não sei se me fiz entender) mas assim vc não perde nenhuma volta

bons tiros e bem vindo ao clube, tiro instintivo é indescritível
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 6:07 pm

Valeu mamute!

O BH do Gamemaster II fica entre 7/8". Estou atirando com 7.5", mas se bobear ainda aumento para 8".

Essa da corda eu não sabia. Valeu! Vou fazer isso, pq ficar regulando comprimento de corda toda hora é foca.

Um abração,

Rafa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 6:22 pm

pode colocar em 8" tranquilamente q fica show

em recurvo´, pode ser mania minha, mas sempre fico no limite superior do brace, a não ser q precise de algum ajustezinho para "acertar" o spine da flecha, mas é sempre o último item q altero
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 6:32 pm

Então, para ajustar minhas flechas, que estão batendo com a rabeta para a direita, eu aumento o BH, correto?

Vou ver se assim eu corrijo um pouco o spine.

Outra coisa, vejo nos vídeos de tiro instintivo, que vários arqueiros mal fazem a ancoragem e já disparam. O ponto de ancoragem do arco recurvo instintivo é diferente do composto, ou é o mesmo?

Valeu demais! Smile

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 6:40 pm

sobre os estilos do Lincoln ele responde, eu nunca estudei muito sobre isso, o meu é o instintivo puro, eu olho o alvo e atiro, é muito rápido, no máximo 3 segundos ancorado, leva um tempo para começar a acertar, mas é interessante q depois de um tempo, mesmo mudando as distâncias na segunda ou terceira flecha eu já acerto próximo da pinta. Uma coisa q sempre notei é q a maioria dos arqueiros iinstintivos inclinam a cabeça para frente "buscando" a corda, isso diminui bastante o comprimento da ancoragem

vc vai ver como é gostoso acertar na pinta, mesmo a 15 metros, acertar uma tampinha de refrigerante é algo indescritível
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 7:02 pm

Hahaha! Pois é, já estou mesmo, naturalmente, movendo a cabeça um pouco para frente para ancorar melhor! Wink

Já estou fazendo uns grupos bem decentes. Esse ano-novo eu vou pro mato, aí lá eu vou ter a oportunidade de sentir melhor o arco, com certeza.

O que estou reparando aqui é que quanto menos tempo eu ancoro, mais eu acerto! Isso é muito legal.

A proposta zen é justamente essa; Não pensar; ser a flecha.

Valeu Mamute!

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 8:11 pm

Rafael, aplicando o método Jack the Ripper (por partes):

1- Que eu saiba o brace altera apenas marginalmente o spine dinâmico da flecha. Mas essa é uma questão meio controversa (cada um diz uma coisa) e o melhor jeito é experimentando. Pessoalmente eu ajusto o BH para que o arco produza o menor barulho possível (desperdiça menos energia sob a forma de ruído). O ajuste mais significativo do spine dinâmico é dado mexendo na potência do arco (mesmo assim, numa faixa limitada) mas pelo que vi em algumas fotos essa não é uma opção desse seu arco. Minha sugestão: compre umas Platinum Plus da Easton.

2- Você pretende colocar um button? Ele ajuda um pouco a atenuar problemas com spine dinâmico (mas não faz milagres). Acho que dá para colocar um sem perder muito do purismo. Wink

3- Ponto positivo de usar uma flecha overspined: você vai saber quando seu tiro não foi lá essas coisas. Wink

4- A Easton tem um bom guia para regular o arco aqui. Existe também o Archer's Reference. Ambos são clássicos, embora o segundo tenha um viés para target. De qualquer modo, eu não me preocuparia muito com ajustes finos do arco, apenas center shot, ajuste da altura do nocking point e aí trabalhe na regulagem da pecinha entre o grip e a corda.

Quando eu comecei a fazer o curso de tiro, eles ensinavam o tiro instintivo puro (mudou em anos recentes por indicação da FITA). Na festa de fim de ano da escolal houve uma competição interna e pude matar saudades. Se eu parar com o target, com certeza vai ser o estilo que vou adotar. Só não entendo o porquê de buscar a corda com a cabeça (considerando a ancoragem na altura da boca, um dedo acima e dois abaixo da flecha). Eu acho que isso é um vício a ser evitado mas nunca atirei instintivamente com arcos de grande potência, portanto pode ser um ajuste necessário nessa condição. Entretanto a idéia de não ficar muito tempo ancorado faz muito sentido (afinal é tiro instintivo) e pensar (e mirar) muito realmente atrapalha o tiro.

Finalmente, se você gosta de ler sobre o assunto, recomendo o livro "Instinctive Archery Insights" do Jay Kidwell, que tem um enfoque mais psicológico (o cara é literalmente PhD).

Abs.

Elder.

Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 8:25 pm

Olá Elder,

Obrigado pelas dicas!

Pelo que eu pude testar aqui, quando aumentei o BH, as flechas estão batendo praticamente retas. Sei que não é o ideal, mas já da para brincar, até eu comprar flechas adequadas.

Você conhece algum link pelo qual possa baixar o "Instinctive Archery Insights" na internet, em PDF?

Um abraço,

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 8:30 pm

Não conheço mas é um livro barato.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 9:05 pm

Esse tiro que não se faz ancoragem é conhecido como "snap shot". É útil para a prática do speed shooting, onde o arqueiro dispara o maior número de flechas em menor tempo. O recordista mundial é um húngaro, o Lajos Kassai, com 12 flechas em 17,8 segundos. Entretanto, é necessário muito treino para obter bons resultados, a precisão fica meio prejudicada para a maioria de nós. É também comum ver esse tipo de tiro quando o arco é mais pesado do que as capacidades físicas do arqueiro.

Eu prefiro investir antes em técnicas mais precisas. Melhorar minha postura. É tanta coisa pra fazer em pouco tempo... que depois da largada sempre percebo que esqueci de fazer algo direito. Atualmente levo cerca de 5 a 8 segundos ancorado até ajustar completamente a postura e me sentir pronto para fazer a largada. Preciso baixar esse tempo para poder pegar arcos mais pesados.

Mesmo com arcos bem simples, podemos aprimorar bastante a técnica de tiro. Tudo que se aplica aos outros tipos de arco também vale para o arco tradicional sem alça de mira. Byron Ferguson faz um protesto em seu livro, pois muitos arqueiros experientes esquecem o que sabem quando botam a mão num arco tradicional; e dizem que não é possível atirar bem, é somente uma brincadeira... Dá pra levar a sério sim, e dá pra ser bem preciso. Eu gosto de ver o vídeo abaixo. A técnica do cara é totalmente diferente da que eu uso, mas é muito bem trabalhada e consistente.

Ir para o topo Ir para baixo
Guaraci Fiorini F. Neto

Guaraci Fiorini F. Neto


Mensagens : 781
Data de inscrição : 18/11/2010
Idade : 44

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 9:42 am

Bem-vindo ao lado negro da força!

Não tenho nada a acrescentar ao que os amigos disseram. Tenho a convicção que arco tradicional é simplicidade. Ajusto a corda no intervalo de brace recomendado pelo fabricante, compro as flechas na faixa de spine indicada para o peso da puxada e fogo na boneca! O negócio é treinar bastante, o que não é muito difícil se você tiver tempo, pois a brincadeira vicia de verdade.

Bons tiros!
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitimeQua Dez 28, 2011 10:55 am

Lincoln,

Essa técnica de snap shot é bem legal. Valeu pelo toque. Mais para frente, vou praticá-la, com certeza.

Estou me dando muito bem com o Gamemaster. Esse arco me surpreendeu. Apesar de ter a libragem pesada, é bem macio para puxar, porém, ancorar mais do que 2 segundos é difícil. Como estou bem acostumado com o esporte, e já tenho uma técnica e postura bem desenvolvidas, tenho certeza que é só uma questão de adaptação de musculatura.

No entando, mesmo com o composto, nunca gostei de ancorar por mais de 3 segundos. Meu tempo natural de ancoragem sempre ficou entre 2 a 3 segundos mesmo.

Guaraci,

Apesar das flechas estarem um pouco over spined, consegui ajustar o arco bem para elas.

Ao contrário do que os colegas me disseram, as flechas ficaram mais ajustadas com o BH em 7", ou seja, na menor configuração. Isso faz muito sentido, já que quanto menor o BH, mais rápido é o tiro; coisa qu aprendi nos compostos.

As flechas de spine 350 ficam perfeitas para arcos compostos entre 55 e 60 lbs. Como meu recurvo é de 55lbs, colocando o BH menor, o spine ficou próximo.

Estou adorando esse lado do esporte. Vou dar muitos disparos esse feriado e treinar bastante. Logo logo estartei fazendo uns "trick shots" bacanas!

Um abraço a todos e feliz 2012!

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Conteúdo patrocinado





Dicas para novato em recurvos (para mim) Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para novato em recurvos (para mim)   Dicas para novato em recurvos (para mim) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas para novato em recurvos (para mim)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para Manutenção de Recurvos de Madeira TD?
» Dicas para equipamentos Recurvos Olimpico 2013
» Arco Composto para novato (DUVIDA para aquisicao)
» Dicas para arco para canhoto
» Ajuda para um novato.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: