ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda para um novato.

Ir para baixo 
+2
Rafaelg
Luigi Darzé
6 participantes
AutorMensagem
Luigi Darzé

Luigi Darzé


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 25
Localização : BA

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 4:48 pm

Eae gente beleza? Meu nome é Luigi sou de Salvador BA . Sempre tive um interesse por arcos e esse ano finalmente vou adquirir um e começar a treinar! tenho 14 anos e curso o ensino fundamental então planejo treinar em sábados e domingos e a depender da situação, durante a semana. Queria aproveitar e pergunta ao pra vcs:
Eu juntei 2,300 reais e estou com vontade de comprar um arco recurvo da Velox. Li muitos tópicos do fórum e os que mais foram recomendados foram o Velox Alpha e o Velox Senior pórem eu estava olhando no site e tinha tbm o Velox Toledo ai eu pergunto: Com esse dinheiro não seria mais vantagem um Velox Toledo? Pretendo tbm comprar os protetores e uma quantidade boa de flechas. Segui os tutoriais do site para tirar minhas medidas e cheguei ao seguinte resultado:
Envergadura:1,72
Puxada:68,8 que em polegadas é 27
Altura do Queixo: 1,56
Altura: 1,78
Enfim... oque mais preciso medir antes de comprar meu arco e qual tipo de flecha e modelo de arco vcs acham q devo comprar? Eu vi agora tbm um Recurve Kiowa da BP mas sinceramente foi o arco q mais gostei. ele serve pra mim?
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 5:27 pm

Luigi tudo bem cara?
Bom, primeiro tente entender algumas coisas.
Você tem uma boa grana guardada, você pode comprar um arco bem legal com esse dinheiro!
Então vamos a escolha do seu arco.
Primeiro você precisa levar em conta algumas coisas.
Os arcos da velox são bons arcos, aqui no fórum existem varias indicações pra esses arcos pois o custo beneficio é bom, a maioria das pessoas chega aqui, diferente de você, com a seguinte pergunta "Tenho POUCA grana, qual arco comprar?". Nesses casos, as indicações acabam sempre caindo pro velox senior ou como agora temos novos fornecedores, o SF Optimo.
O seu caso é diferente pois você pode comprar um arco de melhor qualidade já de inicio.
Então me responda, você já atirou antes?
Comprar um arco mais caro e se arrepender depois não é legal!
Porém é difícil você encontrar alguém nesse fórum que ache isso possível! ( Afinal somos todos amantes do arco e flecha)
O meu caso foi o seguinte, comecei com um arco de qualidade igual ou talvez inferior ao velox senior, fiquei 1 ano com ele, me diverti muito e ganhei amor pelo arco e flecha.
Então conheci o fórum, comecei a entender mais do assunto, e hoje adivinha qual arco eu tenho? um KIOWA!
O arco é maravilhoso! Não tem como você comparar um kiowa com um velox senior, é como comparar carro de luxo com carro popular.
Uma coisa importante a levar em consideração:
A garantia da velox é de 5 anos.
A da bearpaw é de 30 anos.
O problema que você vai encontrar com o kiowa é que ele é um arco pequeno, a recomendação de uso dele é para arqueiros com puxada até 30 polegadas.
Por enquanto ele seria perfeito pra você, mas não da pra dizer com certeza que daqui uns anos você não vai passar dessa puxada.

Porém vamos supor que você cresça, sua puxada pode chegar até 30" que o arco ainda vai te servir perfeitamente. A unica coisa que você vai precisar mudar vão ser as flechas.
Por isso indico que você não compre muitas flechas, compre no máximo 6, na verdade pode ser até 3 se você tiver um bom lugar para treinar onde não vá perder.
A puxada do arqueiro sempre tende a aumentar um pouco devido ao treino a ao crescimento em si.
Uma outra questão é o peso do arco, mas tanto isso quanto as flechas é melhor que você escolha qual arco quer, assim podemos te indicar melhor esses dois últimos fatores.

Tem 2 tópicos aqui no forum falando do Kiowa, que foi o arco que você gostou.
Da uma olhada pra ver como o arco é.
Um deles é meu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E ou outro é do dbc785:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
leonardozanon

leonardozanon


Mensagens : 89
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 5:50 pm

Tem mais alguns detalhes pra levar em consideração.
Falando pela minha experiência pessoal, antes de ter o meu arco principal (um recurvo estilo olimpico) eu comprei dois arcos "errados", um pelo peso da puxada e outro pela qualidade. Acho que isso acontece bastante, principalmente no início, então antes de bater o martelo na compra pesquise, mas pesquise e leia MUITO a respeito do que vc quer... relatos pessoais contam mas também as informações tecnicas, reviews internacionais, vídeos, tudo que puder entender pra minimizar ou evitar a compra "errada".

Com o dinheiro que vc tem as opções são muito amplas (não vá de velox), vc precisa decidir o tipo de tiro e o tipo de arco pra gente poder opinar com mais clareza.
Uma dica é vc dar uma olhada nos classificados daqui, o Sandro Penzende sempre tem uns arcos legais anunciados... marcas bacanas pra recurvo são a Bear, PSE, Hoyt, Samick... eu indico essas.
Ir para o topo Ir para baixo
andrepimenta

andrepimenta


Mensagens : 253
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro/ RJ

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:04 pm

Olha, como tu pelo visto quer um recurvo... pegue um sf optimo+ e aprenda a atirar... com sua grana você pega ele, e ainda sobra pra pegar um melhor quando ele ficar fraco.
Outra vantagem de pegar ele, eh que como ele eh barato, caso você desista do arco e flecha não vai ter perdido muito dinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
Luigi Darzé

Luigi Darzé


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 25
Localização : BA

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:29 pm

Rafaelg escreveu:
Luigi tudo bem cara?
Bom, primeiro tente entender algumas coisas.
Você tem uma boa grana guardada, você pode comprar um arco bem legal com esse dinheiro!
Então vamos a escolha do seu arco.
Primeiro você precisa levar em conta algumas coisas.
Os arcos da velox são bons arcos, aqui no fórum existem varias indicações pra esses arcos pois o custo beneficio é bom, a maioria das pessoas chega aqui, diferente de você, com a seguinte pergunta "Tenho POUCA grana, qual arco comprar?". Nesses casos, as indicações acabam sempre caindo pro velox senior ou como agora temos novos fornecedores, o SF Optimo.
O seu caso é diferente pois você pode comprar um arco de melhor qualidade já de inicio.
Então me responda, você já atirou antes?
Comprar um arco mais caro e se arrepender depois não é legal!
Porém é difícil você encontrar alguém nesse fórum que ache isso possível! ( Afinal somos todos amantes do arco e flecha)
O meu caso foi o seguinte, comecei com um arco de qualidade igual ou talvez inferior ao velox senior, fiquei 1 ano com ele, me diverti muito e ganhei amor pelo arco e flecha.
Então conheci o fórum, comecei a entender mais do assunto, e hoje adivinha qual arco eu tenho? um KIOWA!
O arco é maravilhoso! Não tem como você comparar um kiowa com um velox senior, é como comparar carro de luxo com carro popular.
Uma coisa importante a levar em consideração:
A garantia da velox é de 5 anos.
A da bearpaw é de 30 anos.
O problema que você vai encontrar com o kiowa é que ele é um arco pequeno, a recomendação de uso dele é para arqueiros com puxada até 30 polegadas.
Por enquanto ele seria perfeito pra você, mas não da pra dizer com certeza que daqui uns anos você não vai passar dessa puxada.

Porém vamos supor que você cresça, sua puxada pode chegar até 30" que o arco ainda vai te servir perfeitamente. A unica coisa que você vai precisar mudar vão ser as flechas.
Por isso indico que você não compre muitas flechas, compre no máximo 6, na verdade pode ser até 3 se você tiver um bom lugar para treinar onde não vá perder.
A puxada do arqueiro sempre tende a aumentar um pouco devido ao treino a ao crescimento em si.
Uma outra questão é o peso do arco, mas tanto isso quanto as flechas é melhor que você escolha qual arco quer, assim podemos te indicar melhor esses dois últimos fatores.

Tem 2 tópicos aqui no forum falando do Kiowa, que foi o arco que você gostou.
Da uma olhada pra ver como o arco é.
Um deles é meu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E ou outro é do dbc785:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

leonardozanon escreveu:
Tem mais alguns detalhes pra levar em consideração.
Falando pela minha experiência pessoal, antes de ter o meu arco principal (um recurvo estilo olimpico) eu comprei dois arcos "errados", um pelo peso da puxada e outro pela qualidade. Acho que isso acontece bastante, principalmente no início, então antes de bater o martelo na compra pesquise, mas pesquise e leia MUITO a respeito do que vc quer... relatos pessoais contam mas também as informações tecnicas, reviews internacionais, vídeos, tudo que puder entender pra minimizar ou evitar a compra "errada".

Com o dinheiro que vc tem as opções são muito amplas (não vá de velox), vc precisa decidir o tipo de tiro e o tipo de arco pra gente poder opinar com mais clareza.
Uma dica é vc dar uma olhada nos classificados daqui, o Sandro Penzende sempre tem uns arcos legais anunciados... marcas bacanas pra recurvo são a Bear, PSE, Hoyt, Samick... eu indico essas.

andrepimenta escreveu:
Olha, como tu pelo visto quer um recurvo... pegue um sf optimo+ e aprenda a atirar... com sua grana você pega ele, e ainda sobra pra pegar um melhor quando ele ficar fraco.
Outra vantagem de pegar ele, eh que como ele eh barato, caso você desista do arco e flecha não vai ter perdido muito dinheiro

Primeiro obrigado mais uma vez a todos.
Sim, eu já atirei antes. Já fui para hotéis que tem um espaço destinado a curso de tiro com arco onde tomei umas aulinhas e tbm vou muito pro interior e lá tenho um amigo que atira e ele me deixa atirar as vezes.
Você falou em relação a minha puxada crescer , eu estava olhando agora pouco o site da Bearpaw e vi o Recurve Grizzly Hunter que em sua descrição vemos o seguinte: Um arco que une perfeitamente estética, performance e preço. Seu comprimento de 60" torna-se ideal até mesmo para arqueiros com puxada superior a 30", essas características únicas podem ser garantidas graças ao exepcional design de lâminas criado pela fábrica de arcos Bearpaw.
Esse arco poderia ser a solução do problema em relação a minha puxada crescer?
Eu gosto muito do esporte e quero praticar o unico porem é o espaço para treino que em Salvador não tem então treinaria mais em campos de futebol de terra ou em terrenos vazios.
Ir para o topo Ir para baixo
Luigi Darzé

Luigi Darzé


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 25
Localização : BA

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:39 pm

Pior que você tem razão , tenho crescido bastante e meus pais achão que eu passo de 30 ou fico então oque fazer? Comprar um de 30 ou um Maior?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:39 pm

Os amigos já te deram dicas valiosas.
Mas meu conselho pessoal é basicamente igual ao do andre, pega de início um SF optimo, só conversar com o megaseba aqui do fórum. Deixa eu te explicar porque: você tá começando a conhecer o esporte agora, pode ser que começa no recurvo e daqui um tempo percebe que sua praia é um long bow, ou um composto, ou um tradicional onepiece, ou um olímpico e por aí vai (isso se não desistir do esporte no meio do caminho kkkk)
Começando com um arco de baixo custo, mas de boa qualidade (muito melhor do que os recurvos da velox, pode ter certeza, e por preço equivalente) você aprende a atirar, conhece melhor o esporte, e depois que já se familiarizou, parte pra um de maior qualidade, dentro do estilo que escolher.
O kiowa é um excelente arco, lindo e de boa qualidade, mas não te recomendo começar com ele. Primeiro que ele é um short recurve, é mais difícil de dominar tanto o arco quanto a técnica, ainda mais pra quem nunca atirou. Segundo que o valor é um pouco alto (não estou dizendo que não valha o preço), mas se no meio do caminho perceber que não é isso que quer, vai ter desperdiçado grana. E por último, você é novo. Com 14 anos, vai ter dificuldade em conseguir aprender alguma coisa com um arco de mais de 30 libs, portanto teria que comprar um arco mais leve agora que com ctz mais tarde não iria te satisfazer plenamente.
Obviamente há exceções para tudo que eu disse, a escolha cabe a você. Te recomendo ler muito aqui no fórum antes de tomar sua decisão.
Ir para o topo Ir para baixo
Luigi Darzé

Luigi Darzé


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 25
Localização : BA

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:47 pm

Então galera, estou muito grato a todos que responderam e minha decisão vai ser começar com esse SF Optimo para inicio.Vou comprar 8 flechas porque no interior é bem fácil de perder e claro vou comprar os protetores.Com o resto da grana vou guarda-la em minha poupança para ir juntando com os 200 reais q ganho por mês e no futuro investirei em um novo arco que se adeque a meu nível depois de treinar bastante.
Agora só queria confirma se para vcs o SF Optimo é melhor que o Alpha da Velox e tbm o tipo de flecha.



Muito grato a todos e espero um dia poder atirar com todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:55 pm

Luigi Darzé escreveu:
Então galera, estou muito grato a todos que responderam e minha decisão vai ser começar com esse SF Optimo para inicio.Vou comprar 8 flechas porque no interior é bem fácil de perder e claro vou comprar os protetores.Com o resto da grana vou guarda-la em minha poupança para ir juntando com os 200 reais q ganho por mês e no futuro investirei em um novo arco que se adeque a meu nível depois de treinar bastante.
Agora só queria confirma se para vcs o SF Optimo é melhor que o Alpha da Velox e tbm o tipo de flecha.



Muito grato a todos e espero um dia poder atirar com todos.

Olá, posso te garantir que fez uma boa decisão.
Já vou adiantando, se realmente gostar do esporte, com certeza no futuro vai querer outro arco. E isso é perfeitamente normal. Dai a importância de se começar aos poucos, cada coisa na sua hora. Vai juntando seu dinheiro aí que com certeza no futuro ele será bem empregado kkkkkk
Sobre as flechas ideais, existem vários fatores envolvidos. Se optar por flechas de madeira, pode falar comigo kkkkk Mas na boa, o melhor é conversar com o megaseba mesmo que ele te orienta com certeza. Inclusive ele tem kits prontos com o arco, acessórios, flechas etc.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E quando receber seu arco, qualquer que seja, põe aqui pra gnt ver hehe

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Luigi Darzé

Luigi Darzé


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/04/2013
Idade : 25
Localização : BA

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 7:25 pm

Pode deixar vou postar sim Smile vou tentar falar com o megaseba aqui pra ver quanto fica obrigadão ae pessoal .
Já mandei uma mensagem para ele, mas me diz ae , qual potência e tamanho eu peço?
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 7:56 pm

Excelentes conselhos a galera te deu. Falaram o mesmo que eu falo sempre, nunca vai de entrada de arco caro o top. Começa com uma coisa mais basica, ve se esse tipo de equipamento e o que voce quer. So lembrando cuando falamos de recurvos, temos os olimpicos, os takedowns mais de caça, os one piece. Com eles temos ainda diferentes estilos de tiro ou seja por mais que voce escolheu um arco recurvo sera que vou gostar de tiro olipico? Minha praia vai ser instintivo?

Tem gente adepta a cada estilo, gente que pratica varios e todos tem seus pros e suas contras.. Mais o importante e voce descobrir o que voce quer.

Eu por exemplo atiro com recurvo olimpico, participo (bom participava trabalho esta me matando mais proximo mes volto) das competições oficiais da Fetarco-RJ e da CBTARCO. Adoro tiro olimpico... mais estou com muita vontade de ter um longbow so para brincar de vez emquando.. atirar pelo prazer de atirar e nao buscando resultado.
Esta nos meus planos tambem um composto kkkkkkkkkkkkkk no que puder vou atirar com todos mais e indudavel que por agora o olimpico e o que mais gosto.

Arco leva MUITO tempo de treino. Arcos pesados no incio e furada, so machuca não aprende a atirar. O melhor e pegar leve e ir com um arco basico eu comencei atirando com um OPtimus, depois comprei um SF Premium e atualmente tenho um win & win. Primeiro dia de aula e por uns 5 meses atirei com um arco de 24 libras, fui trocando e hoje atiro com 42. Demorei mais de 2 anos a chegar nisso. Ou seja com calma chega la!

O que voce juntou de $$$ guarda, compra uma coisa basica atira aprenda, e ai vai evoluindo em quanto isso tem muito tempo para fazer uma boa escolha.

Eu costumo falar que esse primeiro arco que fica parado quando compra o segundo e muito util. Voce pode emprestar para um amigo atirar com voce. Ai vai viciando mais 1 e + 1 +1 de aqui a pouco tem uma turma de gente atirando!

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 9:51 pm

Infelizmente eu não tive tempo de acompanhar melhor a conversa!
Só cheguei em casa agora, mas minha dica ia ser a mesma da galera!
Eu acho bem legal você começar dessa maneira.
Pra mim funcionou muito!
Quando coloquei o kiowa nas mãos pude sentir a diferença de uma coisa pra outra!
Com certeza você não vai se arrepender.
Só não esqueça que o arco e flecha exige muito treino.
Não vá pensar que, daqui dois meses, você não acerta na mosca porque o arco não é top.

Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 9:57 pm

Rafaelg escreveu:

Não vá pensar que, daqui dois meses, você não acerta na mosca porque o arco não é top.


EXATO, lembre que quem acerta o alvo e o arqueiro não o equipamento.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 11:09 pm

megaseba escreveu:
Rafaelg escreveu:

Não vá pensar que, daqui dois meses, você não acerta na mosca porque o arco não é top.


EXATO, lembre que quem acerta o alvo e o arqueiro não o equipamento.

Abs,

A única coisa a meu ver que é realmente necessária no equipamento pra acertar de maneira consistente, são flechas uniformes e balanceadas. O resto é resto.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitimeQui Abr 25, 2013 10:14 am

Bruno Garcia escreveu:
megaseba escreveu:
Rafaelg escreveu:

Não vá pensar que, daqui dois meses, você não acerta na mosca porque o arco não é top.


EXATO, lembre que quem acerta o alvo e o arqueiro não o equipamento.

Abs,

A única coisa a meu ver que é realmente necessária no equipamento pra acertar de maneira consistente, são flechas uniformes e balanceadas. O resto é resto.

Tudo ajuda com certeza. Uma lamina de carbono e 1000 veces superior a uma de madeira e fibra. Uma flecha ACE tem melhor voo que uma flecha mais simples de alumínio.
Mas arqueiro ruim com equipamento ruim e arqueiro ruim. Arqueiro ruim com equipamento bom continua sendo arqueiro ruim.
Arqueiro bom com equipamento ruim e bom arqueiro, com equipamento bom vira um excelente arqueiro.

No tiro com arco as duas coisas que mais influencia com certeza são as flechas, flechas boas, com spin correto, penas corretamente coladas e com tamanho acorde a flecha.
E segundo laminas, laminas boas e igual a vibração quase zero.

O resto é resto.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado





Ajuda para um novato. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para um novato.   Ajuda para um novato. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda para um novato.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sou novato! Ajuda para escolher arco RECURVO
» Novato ajuda na esolha
» Ajuda pro novato!!!
» Ajuda ao novato
» Arco Composto para novato (DUVIDA para aquisicao)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: