ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?

Ir para baixo 
+3
Fred
CALIL
giantorm
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 10:07 pm

Tomando como comparação, 2 arcos top, digamos os melhores de cada segmento, qual seria mais preciso?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 10:13 pm

Creio que o composto, pois tem o "alivio" no final da puxada, dando mais tempo pra apontar melhor... Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 10:26 pm

Mas eu vejo as roldanas como algo que dificulta a constância do tiro.

No tiro com armas, a precisão é dependente de o projétil sair sempre com a mesma velocidade do cano, além é claro, de uniformidade da forma do projétil e da perícia do atirador.

No caso dos recurvos, a lâmina tem sempre seu funcionamento uniforme, sem a interferência de giros das roldanas, atritos das cordas, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 11:02 pm

olha não sei muito bem pois os recurvos olímpicos tem uma boa precisão.

mas para nós meros mortais creio que o composto seria mais preciso, pois lhe poupa da força.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 11:06 pm

giantorm escreveu:
Mas eu vejo as roldanas como algo que dificulta a constância do tiro.

No tiro com armas, a precisão é dependente de o projétil sair sempre com a mesma velocidade do cano, além é claro, de uniformidade da forma do projétil e da perícia do atirador.

No caso dos recurvos, a lâmina tem sempre seu funcionamento uniforme, sem a interferência de giros das roldanas, atritos das cordas, etc.
Não concordo, pois se vc puxar 1mm a mais ou a menos terá diferença na velocidade e as roldanas trabalham sempre da mesma forma, pois elas tem um batente no fim do curso.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQua Out 06, 2010 11:30 pm

Realmente, isso é um ponto a ser levado em conta.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 9:19 am

Para atiçar mais a discussão:

O "10" (centro do alvo) dos alvos para arcos são diferentes do recurvo e do composto. O 10 dos compostos tem metade do tamanho do 10 do recurvo. Precisa falar mais?

O sistema de cames de um composto não torna o tiro menos constante, ao contrário, ele fornece ao arqueiro um batente além do qual ele não pode ser puxado. Se o aqueiro tiver uma forma correta de tiro (uma em que ele não tenha creep, ou seja, deixe a mão voltar levemente antes do tiro), seus tiros sempre serão constantes.

Contribuem ainda para a maior precisão do composto o uso de scope, peep sight e gatilho mecânico.

No recurvo, o recurso utilizado para garantir a constãncia do comprimento de puxada é o clicker. Para quem não o conhece, é uma mola instalada sobre o rest, e que a flecha passa por baixo. Quando o arqueiro puxa a corda, ele traz a flecha até bem próximo do ponto em que a flecha sairá debaixo da mola (ou, no jargão: vai clicar), e então completa a puxada usando a técnica do back tension. Ao ouvir o som do click, o arqueiro dispara a flecha.

Abraços,

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 11:21 am

Fred escreveu:
Para atiçar mais a discussão:

O "10" (centro do alvo) dos alvos para arcos são diferentes do recurvo e do composto. O 10 dos compostos tem metade do tamanho do 10 do recurvo. Precisa falar mais?

O sistema de cames de um composto não torna o tiro menos constante, ao contrário, ele fornece ao arqueiro um batente além do qual ele não pode ser puxado. Se o aqueiro tiver uma forma correta de tiro (uma em que ele não tenha creep, ou seja, deixe a mão voltar levemente antes do tiro), seus tiros sempre serão constantes.

Contribuem ainda para a maior precisão do composto o uso de scope, peep sight e gatilho mecânico.

No recurvo, o recurso utilizado para garantir a constãncia do comprimento de puxada é o clicker. Para quem não o conhece, é uma mola instalada sobre o rest, e que a flecha passa por baixo. Quando o arqueiro puxa a corda, ele traz a flecha até bem próximo do ponto em que a flecha sairá debaixo da mola (ou, no jargão: vai clicar), e então completa a puxada usando a técnica do back tension. Ao ouvir o som do click, o arqueiro dispara a flecha.

Abraços,

Fred
Matou a lebre...
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 1:53 pm

Tudo bem, o centro é menor, mas e as distâncias, são iguais?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 1:55 pm

Sim! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 5:33 pm

Nenhum dos dois. O que vale é o arqueiro.

O composto é mais rápido, portanto apresenta trajetória mais retilínea de voo de flecha. Isso ajuda muito. O let-off ajuda muito também a ter mais tempo para fazer a mira.

No geral, o composto é bem mais fácil de dominar do que o recurvo, o que o torna mais preciso a curto/médio prazo.

O recurvo é um bicho totalmente diferente, que exige bem mais técnica, portanto o atirador só adquire precisão depois de muito treino.

No final, o objetivo nas competições e sempre o mesmo: Atingir o X o maior número de vezes possível.

Tanto um atirador Pro de composto, quanto um atirador Pro de recurvo conseguem o mesmo objetivo.

É impossível fazer a comparação que você sugeriu.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 5:42 pm

tenho esse recorte a um tempo, deve ter sido escrito no ínício do comércio dos arcos com lâminas paralelas e do desenvolvimento das CAM, mas ajuda a iniciantes como eu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 5:57 pm

RafaelMorgan escreveu:
Nenhum dos dois. O que vale é o arqueiro.

O composto é mais rápido, portanto apresenta trajetória mais retilínea de voo de flecha. Isso ajuda muito. O let-off ajuda muito também a ter mais tempo para fazer a mira.

No geral, o composto é bem mais fácil de dominar do que o recurvo, o que o torna mais preciso a curto/médio prazo.

O recurvo é um bicho totalmente diferente, que exige bem mais técnica, portanto o atirador só adquire precisão depois de muito treino.

No final, o objetivo nas competições e sempre o mesmo: Atingir o X o maior número de vezes possível.

Tanto um atirador Pro de composto, quanto um atirador Pro de recurvo conseguem o mesmo objetivo.

É impossível fazer a comparação que você sugeriu.
De certa forma tem como comparar sim. Talvez não em competíções, mas por exemplo, dois arqueiros, com boa prática no tiro de precisão, um diz ao outro, vamos ver quem acerta aquela laranja, lá naquela árvore que está a uns 70m? No meu entender o composto levaria certa vantagem, sendo mais preciso. Correto?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 6:11 pm

Não. Não é correto de forma alguma. Vai depender do nível de experiência que cada arqueiro tem com seu estilo de arco. Se os dois forem Pro, a briga nem seria de quem acertaria a laranja a 70m, por que seria muito fácil para os dois. A briga seria para ver que acertaria exatamente no centro da laranja, o maior número de vezes possível.

Por exemplo, se pegarmos os dois campeões mundiais FITA de composto e recurvo,para competir a 90m, um contra o outro. Quem ganharia? Impossível de saber.

A verdade é que o composto é muito mais fácil de aprender e dominar. Qualquer um, com poucos meses de treino, já da bons tiros.

Com o recurvo é outra história. Podem passar-se anos até que uma pessoa domine um recurvo olímpico. Tanto é que os Pro do recurvo chamam os compostos de "Arcos com rodinhas", fazendo uma alusão às bicicletas de rodinhas, que são para principiantes.

No final, o recurvo é muito mais técnico e difícil de se aprender,mas depois que se aprende, um atirador de recurvo acerta qualquer coisa que um atirador de composto.

Todo mundo já deve ter visto este vídeo, mas vale a pena mostrar de novo, para encerrar a discussão!Haha!




Alguém aí do composto consegue mais precisão que esses caras? Alguém acerta um amendoim a 30 metros? Um ovo a 70 metros? Eu não, sinceramente.

Tudo depende mesmo é do talento do arqueiro.


Última edição por RafaelMorgan em Qui Out 07, 2010 6:26 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 6:23 pm

Mas então qual seria o motivo do centro do alvo composto ser da metade do tamanho do centro do alvo do recurvo?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 6:27 pm

Simples. Para aumentar o desafio técnico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 6:40 pm

RafaelMorgan escreveu:
Simples. Para aumentar o desafio técnico.
Mas pq só no composto?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 7:31 pm

porque no recurvo o desafio é o domínio da técnica (pelo que entendi)

a 30 metros eu nem enxergo a azeitona, quanto mais acertá-la kkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 7:32 pm

Por que os compostos, por serem mais potentes, apresentam trajetória de flecha mais retilínea. Para compensar essa facilidade, diminui-se o tamanho do alvo. Isso, no regulamento FITA, ou seja,não quer dizer se é certo ou errado.

Existem diversas outras associações, com diversos tamanhos de alvo e diversas regras diferentes, tanto para composto, quanto para recurvo.

Se você frequenta, ou já frequentou clubes de tiro com arco, verá que nem sempre é possível trocar o alvo. Quase sempre, os atiradores de composto e recurvo usam o mesmo alvo para treino. Onde costumava treinar, existiam grandes atiradores nas duas modalidades, e, na média, não havia diferença de score entre eles, atirando nas mesmas distâncias.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 7:40 pm

Nunca me canso de ver e nem de postar esse vídeo. E nem é arco composto.

Como eu disse depende do arqueiro e do equipamento, mas pra nós meros mortais acho que o composto nos dará mais precisão.

Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeQui Out 07, 2010 10:01 pm

CALIL escreveu:
Nunca me canso de ver e nem de postar esse vídeo. E nem é arco composto.

Como eu disse depende do arqueiro e do equipamento, mas pra nós meros mortais acho que o composto nos dará mais precisão.

Mas pelas legendas que tem no video dá pra entender como ele fez isso. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeSex Out 08, 2010 12:32 am

Me veio esta pergunta, pq neste domingo vai ter mais uma etapa do campeonato Catarinense de arco e flecha, em Floripa, e eu vou lá ver.

Então ultimamente estou um pouco na dúvida, entre composto ou recurvo. No Campeonato, pelo que percebi, sé tem recurvo.

Aparentemente o Rafael falou o que eu já esperava.

Que o composto demanda menos treino, pelas facilidades que sua construção oferece.

Vou ver se consigo conversar com o Fernando, presidente da federação, sobre os campeonatos, se só vai ter de recurvos, eu eles pretendem fazer de compostos tbm.

Gostaria de poder ter os 2, mas falta dinheiro e tempo para um, imagina para dois.

O arco recurvo, vejo como mais técnica, mais disciplina, onde o arco com certeza influencia, mas principalmente onde o arqueiro tem muito mais influência no tiro perfeito.

O arco composto, é mais bonito, chama mais a atenção, é mais potente, tbm precisa de treino e disciplina, mas no final será a qualidade do arco que fará maior diferença.

Gostei muito de atirar com o meu recurvo, apesar de não ser um top. Gostaria de atirar com um composto antes de decidir.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Modalidade   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeSex Out 08, 2010 7:49 am

Em SC falta gente para formar uma equipe de composto, eu ja fui la 2 vezes onde participei de uma etapa e me classifiquei em primeiro na categoria, se for ingressar Gian, opte pelo composto para dar uma força pro pessoal q esta querendo entrar para o composto, esse ano andei muito sem tpo e nao pude participar de mais etapas no catariense mas ano q vem quero ver se entro com força, gde abç a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeSex Out 08, 2010 11:11 am

Pode comprar um composto que não irá se arrepender! A evolução com o composto é mais rápida, o que tira a frustração da equação, além de ser mais barato. Os arcos e equipamentos olímpicos de qualidade são caríssimos! De qualquer forma, nos dois casos, a diversão é garantida!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitimeSex Out 08, 2010 1:54 pm

Gilberto Américo escreveu:
Em SC falta gente para formar uma equipe de composto, eu ja fui la 2 vezes onde participei de uma etapa e me classifiquei em primeiro na categoria, se for ingressar Gian, opte pelo composto para dar uma força pro pessoal q esta querendo entrar para o composto, esse ano andei muito sem tpo e nao pude participar de mais etapas no catariense mas ano q vem quero ver se entro com força, gde abç a todos.

Gilberto, qual arco vc está usando agora?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» qual a vantagem e desvantagens dos arco recurvo e composto ?
» Qual dos dois é mais preciso?
» qual é o melhor e mais divertido, arco recurvo ou long bow? qual tem maior durabilidade?
» Material das lâminas: Qual o mais suave? O mais rápido?
» Recurvo x Composto qual tem maior potencia?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: