ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?

Ir para baixo 
+3
Fred
CALIL
giantorm
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 4:46 pm

Eu simplesmente não concordo com as afirmações feitas nesse tópico que incluem o arqueiro na comparação.

É ÓBVIO que o arqueiro faz toda a diferença... mas a pergunta não foi essa!!!

Tem uma arqueira no meu clube que atira de recurvo e que atira grupos tão fechados que talvez sejam menores que o diâmetro da minha flecha. Só tem um detalhe: eu atiro lá de vez em quando, enquanto ela atira 200 flechas por dia, todo o santo dia, e é atleta da Seleção Brasileira de Tiro com Arco!

Se você põe o arqueiro na comparação, pode esquecer tudo o que se discutiu e ficar olhando só para a técnica de tiro. Vai ter arqueiro de composto e arqueiro de recurvo discutindo o dia inteiro, porque as técnicas de tiro são diferentes... e cada lado vai achar argumentos infinitos para se defender. Já ouví até que arco composto é arco de arqueiro "preguiçoso", ou arco de "aleijado", e por aí vai (eu como sou bonzinho nem respondo... Twisted Evil )

Se quer saber qual o equipamento é mais preciso: o composto é mais preciso! Porque tem scope, tem gatilho, tem cames, é mais veloz, acumula mais energia, tem mais eficiência na transferência dessa energia, tem menor vibração, etc... tanto é assim que para aumentar o "desafio", é usado um alvo com um "10" menor que o do recurvo! Se fossem do mesmo tamanho, só no indoor teria um monte de 600/600 pontos nas mão de arqueiros de composto.

Pô gente, pensa um pouco! Qual fuzil é mais preciso, um com mira aberta ou um com uma luneta de 24X de aumento? Qual dos dois vai atirar o menor grupo?

Agora, tem uma coisa: na comunidade de atiradores de target, composto é minoria!!! Isso porque o tiro olímpico é feito com arco recurvo e todos os técnicos invariavelmente "conduzem" os arqueiros a migrar para o recurvo. Isso acontece em todo o lugar inclusive onde eu atiro. Não é só em SC que faltam arqueiros de composto. É que o tipo de tiro que se faz por aqui (FITA) é mais apropriado para recurvo mesmo, porque foi desenhado pensando no arco recurvo... Vá a um clube em que se pratique 3D ou mesmo Field, e verá mais composto que recurvo.

Outra coisa: em termos de custo, um composto TOP para target é tão caro quanto um recurvo TOP.

Portanto, se vocês querem saber a minha opinião honesta e sincera: ESQUEÇAM ISSO E ATIREM COM AQUILO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM, E FIM DE PAPO!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços a todos e bons tiros.

Fred

(nem quero ver quando alguém perguntar o que é mais preciso: composto ou balestra!!)
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 4:48 pm

Ah, e esquecí de um detalhe importantíssimo:

TEM ARQUEIRO DE RECURVO QUE NUNCA SE ACOSTUMA COM O CLICKER, E DAÍ MIGRA PRO COMPOSTO.

TEM ARQUEIRO QUE SE CANSA DE TANTO FAZER PONTUAÇÃO ALTA COM COMPOSTO, MIGRA PRO RECURVO PARA "RECOMEÇAR A CARREIRA".

Conheço exemplos dos dois casos... e conheço gente que atira bem com os dois tipos de arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 5:16 pm

acho que depois dessa podemos encerrar o tópico né Very Happy Very Happy Very Happy

Valeu Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 6:47 pm

ô peraí!!! num precisa ficar brabo!!

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 7:01 pm

Fred escreveu:
Ah, e esquecí de um detalhe importantíssimo:

TEM ARQUEIRO DE RECURVO QUE NUNCA SE ACOSTUMA COM O CLICKER, E DAÍ MIGRA PRO COMPOSTO.

TEM ARQUEIRO QUE SE CANSA DE TANTO FAZER PONTUAÇÃO ALTA COM COMPOSTO, MIGRA PRO RECURVO PARA "RECOMEÇAR A CARREIRA".

Conheço exemplos dos dois casos... e conheço gente que atira bem com os dois tipos de arco.
E eu conheço quem atira mal com os dois... geek
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Out 08, 2010 9:14 pm

O Gilberto comentou em comprar um composto, para ter mais gente e conseguir começar um campeonato.

Eu inicialmente estava mais para um composto, mas pesquisando na net, vejo q a maioria são campeonatos de recurvo.

Decisão difícil, vou primeiro ver o campeonato no Domingo, aí vou ter mais informação para decidir.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeDom Out 10, 2010 12:22 pm

Bom,acho que a palavra precisão que foi mal colocada. A precisão em si, neste caso, invariavelmente envolve interação humana, já que um arco só pode ser preciso ser for armado e disparado, e isso só pode ser feito por uma pessoa, ou máquina que simula a mesma, o que da na mesma.

Precisão, no caso do arqueirismo, só pode ser qualificada como "atingir o menor ponto possível, na maior parte dos disparos, em distâncias variáveis." Bom...Sem alguém para atirar isso simplesmente não acontece.

A pergunta deveria ser:

Qual o mais EFICIENTE? Recurvo ou composto?

Neste caso estaríamos julgando aspectos construtivos e mecânicos do arco, que são diretamente traduzidos à quantidade de energia que se usa para armar o arco e quantidade de energia que é transferida à flecha.

Neste caso, falando somente sobre eficiência, poderíamos dizer sem sombra de dúvida que o composto é mais eficiente, pois usa-se menos energia para arma-lo, mas,com a ação das "cams" uma quantidade maior de energia é armazenada nos "limbs", conseqüentemente transferindo mais energia ao tiro.

Também, neste caso, os arcos compostos são mais eficientes que sua primas bestas e palestras, nos dias de hoje.

Como disse antes em outro tópico, temos arcos de 70lbs que atiram flechas com velocidade e energia cinética superiores às de uma balestra de 150lbs.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 8:14 pm

Concordo com o Rafael , se vc colocar os dois arcos , bons arcos e com flechas com spine correto, em uma maquina tipo hooter shooter , vai fazer a mesma precisão.
Agora existem grandes diferenças que fazem vc ter um resultado mais rápido utilizando o composto
como o uso do gatilho que ajuda muito comparando com a largada utilizando os dedos , scope , peep , let-off etc.
Quanto a diferença entre alvos de composto e de recurvo isso somente ocorre no tiro indoor (18 metros) , no outdoor é a mesma coisa nos dois arcos , porem a partir do ano que vem os combates de composto serão a 50 metros , mas não tem muito a ver com pontuação ou arcos , estão tentando uma forma de ficar mais dinâmico os combates de composto.

Ir para o topo Ir para baixo
aedes aegypth

aedes aegypth


Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 37

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:16 pm

Minha opinião:

Tudo depende do arqueiro. Contudo, o arco composto é muito mais "simples" de se atirar. Sabendo puxar a corda, se torna mais simples de mirar do que com o recurvo onde não há auxilio mecanico para reduzir o peso da puxada.

Eu pratico target com recurvo olimpico, comecei com 18lbs e hoje atiro com 22lbs passei por 20lbs também e a cada troca é possivel notar uma grande diferença para segurar a puxada, demorando muito para se adaptar a nova libragem, para utilizar um arco apto a competição demora cerca de 2 anos, para se tornar bom com este arco pelo menso mais 1 ano. Não acho que seja necessario todo esse tempo para utilizar um bom arco composto, sem contar que as libras do composto já se inicia muito alem dos recurvos mais potentes...
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:24 pm

Eu que sei, sem ninguém p/ ensinar e com um arco recurvo de 40 libras não é fácil acertar.

Concordo com o que o "mosquito" falou, deve demorar um bom tempo p/ ficar bom com o recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
aedes aegypth

aedes aegypth


Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 37

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:33 pm

nossa cara vc ta sofrendo e tem que se atentar a nao pegar vicios... eu comprei um recurvo de 38 lbs e desisti de tentar atirar com ele pois vi que ia er muito dificil...

Um arqueiro da escola comprou um de 42libs, ele atirava com 30 e nso primeiros tiros errou o tiro e a corda acertou o braço ficou uma amrca gigantesca de sangue pisado, provavelmente vai ser algumas semanas sem atirar... isso semana passada.

esta semana vou levar na escola meu arco, a instrutora disse que há possibildiade de diminuir as lbs do recurvo... como eu nao sei mas ela reduziu as lbs do de 42 do cara pra 36... esprro que o meu fike proximo dos 30 para tentar atirar sem perder a psotura correta...
Ir para o topo Ir para baixo
aedes aegypth

aedes aegypth


Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 37

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:37 pm

só um adendo a isto e que talvez lhe seja util...

me contaram, na ocasião me disseram os nomes dos arqueiros, dois arqueiros profissonais, a nivel de olimpiadas se aventuraram a atirar com arcos RECURVOS de 52lbs, especiais... mesmo com toda a habilidade deles, um rompeu o ligamento do ombro logo nos primeiros tiros e o outro teve desgaste dos nervos pela pratica continua...

fique atento a dores já que voce comecou pelo modo mais dificil....
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:47 pm

É, isso é um preocupação que tenho. Por isso comecei devagar, e ainda hoje eu dou no máximo 50 tiros em cada treino, e estou aumentando aos poucos. Além de fazer exercícios de puxada, na academia 2 x por semana.

Agora a técnica, é pesquisando e vendo os vídeos na net. Quero ver se vou até Floripa p/ pegar umas aulas com o Fernando. Mas quero ver se consigo pelo menos mais alguém p/ ir junto, p/ rachar a gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
aedes aegypth

aedes aegypth


Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 37

Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 18, 2011 4:53 pm

Tenso não ter escolas proximas...

Eu por aqui estou procurando por alguem que esteja afim de alugar uma quadra ou alguma coisa pra praticarmos... pq em casa não há condição...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?   Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual o mais preciso? Recurvo ou Composto?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» qual a vantagem e desvantagens dos arco recurvo e composto ?
» Qual dos dois é mais preciso?
» qual é o melhor e mais divertido, arco recurvo ou long bow? qual tem maior durabilidade?
» Material das lâminas: Qual o mais suave? O mais rápido?
» Recurvo x Composto qual tem maior potencia?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: