ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Posição da Pena guia

Ir para baixo 
+6
Mamute-sc
mateusw
Tiago.Pacheco
fabio carneloci
Lincoln
ENIO MONTARDO
10 participantes
AutorMensagem
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 10:21 am

Pessoal,ontem a tarde fazendo uns tirinhos pra manter o olho afiado percebi que a pena guia(blazer 2") toca de leve na parte superior do rest qad,minha pergunta é: eu poderia virar um pouco o nock de maneira que as penas ficassem em forma de V em relação á parte superior do rest? Ou seja a pena guia para baixo isso alteraria muito a precisão do tiro?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 10:36 am

O ideal é que as penas não toquem no rest. Então a precisão deve melhorar se você virar o nock de modo a evitar o contato das penas com o rest.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 10:44 am

Seu rest é aqueles mecânicos, tipo esse que uso: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ?
se for o sistema dos dois é parecido, bem eu não tenho esse problema com meu
rest, talvez aquele braço de trava superior seja maior que o qad (também uso penas 2”), o da ripcord a peça é
parafusada da para retirar ou aumentar a altura dela, creio que o qad seja
parecido também.


Em relação a inverter a flecha passando a guia para baixo...
sei não acho que não deve influenciar muito não, bem vou fazer o teste para ver
antes de opinar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Tiago.Pacheco

Tiago.Pacheco


Mensagens : 477
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 44
Localização : Rio Grande do Sul

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 11:07 am

Eu também uso um quad, não percebi diferença quanto a posição da pena, na verdade depois que comecei a usar esse rest parei de cuidar a posição da pena guia.
Ir para o topo Ir para baixo
mateusw

mateusw


Mensagens : 570
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 33
Localização : Panambi / República Rio-Grandense

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 1:42 pm

Eu também uso esse rest

Da uma olhada se o teu nock-point não ta muito alto.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 6:45 pm

se for o rest comentado acima a pena guia fica para cima mesmo, tem outra coisa errada que não é a pena guia, precisa ver spine das flechas, nock point ou sei lá o que (só tendo o arco na mão e vendo atirar para ter idéia do que possa ser)

que flechas você está usando? se colocar todos os dados eu verifico a flecha para você, preciso de:
arco - modelo, ano de fabricação, peso da puxada, overdraw do rest-distânica do apoio da flecha até o parafuso de encaixe do rest no riser
comprimento da sua puxada
flecha - comprimento da haste (só o tubo) peso ou modelo do nock, insertes (se tiver) ponta e vanes

você verificou se o nock poit está correto, a flecha armada tem que ficar alinhada com a metade do parafuso que fixa o rest (ou caso seu arco seja diferente tem alguma inormação no manual)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 8:10 pm

Dá uma lida aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: nock   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui maio 24, 2012 11:12 pm

Enio, como é que você vai virar o nock? Não é colado?
Se puder virar, fica bem mais fácil ajeitar a pena guia na passagem pelo rest.
Pena guia pra cima, mesmo.

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 7:43 pm

nossa vo desinteirar este tópico.
tenho uma pergunta referente a posição da pena guia, em arcos compostos alguns rests determina a posição q ela tem q estar, nos rests q ñ determina e tb nos arcos recurvos e longbow, tem uma definição de como é o correto e pq???
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 7:54 pm

tallyst escreveu:
nossa vo desinteirar este tópico.
tenho uma pergunta referente a posição da pena guia, em arcos compostos alguns rests determina a posição q ela tem q estar, nos rests q ñ determina e tb nos arcos recurvos e longbow, tem uma definição de como é o correto e pq???

Compostos eu não tenho conhecimento, mas quanto a recurvos e longbows, a pena guia fica pra fora, pois é a posição que leva ao menor atrito com o rest.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 8:11 pm

Vou dar aqui mais um pitaco, uma beiçada nessa prosa de pena guia.
Preciso dizer algo sobre rest e pena guia, e, nem adianta ficarem bravos, vou dizer.
O dr. Mamute é um arqueiro muito inteligente, e, por isso mesmo tenho que parabenizá-lo.
Meus parabéns dr. Mamute!
Num determinado tópico, ele afirmou um dia que a pena guia para o rest QuikTune era para baixo, e, vou dizer uma coisa, não acreditei mesmo, tanto que dei uns tiros com a "bitelona' pra cima.  
kkkkkk
Acontece, e acontece mesmo, que com a dita cuja pra cima, diminui o espaço entre as pontas dos chifres do rest QuikTune, a flecha fica mal equilibrada e cai "facinho", "facinho" do rest.
Além de mal equilibrada, se abrir muito o rest, as outras duas penas podem bater na ponta do chifre.
Bão, bater e cair do rest não tem nada demais ... porém ... porém ... a ponta da flecha fica certinha apontada pra minha mãozona que segura o arco.
É mole! kkkkkk
Hoje regulei o rest, botei a pena guia pra baixo, aumentei o espaço entre as pontas dos chifres, as duas outras penas não batem e a flecha equilibra melhor ... dai ... não cai mais "facinho", "facinho".
Por isso, para rest do tipo QuikTune, vamos botar a pena guia pra baixo.
E tem mais!
Fiz uma "gambiarra" com um cordão, amarrado no punho e acima do rest, de forma a servir como anteparo e impedir que a flecha caia pro lado, na direção da mão.
Existem arcos que têm o riser duplo acima do punho, a flecha passa entre as duas partes e não cai para nenhum dos lados.
Bão, eu fiz um riser duplo acrescentando um cordão.  kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQua Ago 07, 2013 11:03 pm

Xi! Complicou!
Voltei a pena guia pra cima.
No QuikTune, a pena guia para baixo oferece um maior apoio para a flecha sobre as pontas do chifre do rest, ou seja, um ângulo de quase 240º.
Mas ...
Infelizmente, notei que a pena guia, ao passar entre os chifres, bate e desvia.
Por isso ...
Voltei a pena guia pra cima, apesar de diminuir o apoio da flecha sobre as pontas do rest.
O rest precisa ser regulado de forma que as pontas superiores passem sem bater nas outras vanes, isso permite apenas o apoio em ângulo menor que 120º.
Com ângulo menor que 120º, as vanes não batem.
Se colocar o apoio em angulo igual ou maior que 120º, as duas vanes batem na ponta do rest.
Foi o que notei.
Foi o que me fez voltar à forma antiga.
Notei, também, que o QuikTune, é para arqueiro experiente, que não derruba a flecha de cima dele.
O que não é o meu caso! srsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQua Ago 07, 2013 11:19 pm

TRC escreveu:
Xi! Complicou!
Voltei a pena guia pra cima.
No QuikTune, a pena guia para baixo oferece um maior apoio para a flecha sobre as pontas do chifre do rest, ou seja, um ângulo de quase 240º.
Mas ...
Infelizmente, notei que a pena guia, ao passar entre os chifres, bate e desvia.
Por isso ...
Voltei a pena guia pra cima, apesar de diminuir o apoio da flecha sobre as pontas do rest.
O rest precisa ser regulado de forma que as pontas superiores passem sem bater nas outras vanes, isso permite apenas o apoio em ângulo menor que 120º.
Com ângulo menor que 120º, as vanes não batem.
Se colocar o apoio em angulo igual ou maior que 120º, as duas vanes batem na ponta do rest.
Foi o que notei.
Foi o que me fez voltar à forma antiga.
Notei, também, que o QuikTune, é para arqueiro experiente, que não derruba a flecha de cima dele.  
O que não é o meu caso!  srsrsrsrs
Eu tenho o quick tune no meu martin e so funciona bem com a pena guia para baixo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 12:25 am

Ai, seu Antonio!
Vem aí você falar um treco desses, sô!
Bão, na verdade a pena guia para baixo dá mais equilíbrio na puxada, pois aumenta a área de apoio da flecha.
Com a pena guia para cima a flecha tem menos equilíbrio e cai fácil do rest.
O rest não pode ter a mesma abertura dos chifres para os dois casos.
Para pena guia para cima, abertura menor, senão as duas outras vanes batem no rest.
Para pena guia para baixo, abertura maior.
Vou experimentar novamente com a pena guia pra baixo e ver por que ela está desviando.
Valeu! kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 11:02 am

TRC escreveu:
Ai, seu Antonio!
Vem aí você falar um treco desses, sô!
Bão, na verdade a pena guia para baixo dá mais equilíbrio na puxada, pois aumenta a área de apoio da flecha.
Com a pena guia para cima a flecha tem menos equilíbrio e cai fácil do rest.
O rest não pode ter a mesma abertura dos chifres para os dois casos.
Para pena guia para cima, abertura menor, senão as duas outras vanes batem no rest.
Para pena guia para baixo, abertura maior.
Vou experimentar novamente com a pena guia pra baixo e ver por que ela está desviando.
Valeu!  kkkkkkk
O equilibrio da flecha no rest durante a puxada é indiferente a posição da pena pois uma Vane pesa em média 6 grains o que é praticamente desprezível em uma flecha de carbono que tem em média 400 grains e elas só entram em contato com o rest no momento do disparo.

com a pena para baixo ela passa livre entre os chifres do rest sem contato
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Conteúdo patrocinado





Posição da Pena guia Empty
MensagemAssunto: Re: Posição da Pena guia   Posição da Pena guia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Posição da Pena guia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pena guia tocando no rest
» Mira/Estabilizador/Rest para Caça
» Tiro com a mão fechada
» Pena Guia... Colocação correta na flecha
» Pena Guia, Frescura ou Realidade?! (Pergunta que não quer calar)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: