ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida na Escolha do Arco.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeDom Jul 29, 2012 5:03 pm

Galera...seguinte. Quero comprar um arco. Porém, sou iniciante, e estou com dúvidas entre alguns modelos.
Gostaria de incomodá-los a me auxiliarem na escolha.
Primeiramente: gostaria de um arco recurvo ou longbow. Vou apresentar alguns modelos que encontrei, depois de pesquisas aqui no site. Se for possível, me aconselhem sobre a melhor escolha, e caso queiram, apresentem alguma outra opção que se encaixe no meu gosto. Não quero nenhum arco com muitas “parafernalhas”. Prefiro (esteticamente) arcos mais tradicionais, tipo natural (ou que se assemelhem a tais). E não estou disposto (nem podendo) a investimento superior a R$ 600,00, no momento.
Pesquisando no fórum, cheguei aos arcos Velox e da RD Arqueria.

Na VELOX:
MONGOL (tam. 52” - Pot. 24 a 45# - Peso 610g. - Preço R$500,00). Fiquei vidrado nesse modelo tanto pela estética, quanto pela descrição do site “Constitui em outros meios e escolas, um instrumento ideal para a aprendizagem prática das artes marciais”. O inconveniente, é que a descrição diz ser específico para tiro montado (coisa que, no momento, nem sonho em praticar). Isso influência muito, se for praticar com alvo parado mesmo??. Outra descrição é “30 polegadas de abertura para tiro montado” – isso se refere ao comprimento da Puxada??
BA-GUÁ (tam. 57” - Pot. 25 a 45# - Peso 700g - R$500,00) – Esse Moledo, uma pessoa no fórum, disse que tem o inconveniente de as lâminas vibrarem muito. A informação procede? Se sim, isso é uma GRANDE desvantagem? Neste modelo não consta o comprimento da puxada.

Da RD ARQUEIRA:
Analisando os quesitos de estética e custo, o único que me interessei foi o:
LONGBOW SIR HENRY (tam. 70” - Pot. 20, 30 e 40# - R$329)

Tem também os arcos do Fernando, que mandei um email, agora mesmo pra ele, para conhecer melhor. Mas acho que esses não são para o meu bico, no momento.

E voltando na VELOX, tem o:
SENIOR, (tam. 56” - Pot. 20 a 30# - Peso 950g. - Preço R$210,00). Que sinceramente não me agradou. Mas entra a seguinte questão: “SERÁ QUE DEVO COMPRAR UM ARCO BEM SIMPLES, COMO ESTE, ATÉ ME FAMILIARIZAR COM A ARTE, PARA DEPOIS PASSAR PARA UM MELHOR, OU DEVO COMPRAR UM UMA QUALIDADE SUPERIOR, ONDE NÃO PRECISAREI TROCÁ-LO TÃO LOGO PARA CONSEGUIR RESULTADOS MAIS SATISFATÓRIOS QUANDO MELHORAR MINHAS ABILIDADEES, COMO AS OUTRAS OPÇÕES QUE DEI?”


Tenho também algumas outras pequenas dúvidas.

Qual a relação entre a Potência do Arco (“peso”) – sua velocidade e a distância que a flecha poderá alcançar?
O que são Janelas no Arco? São os chamados Rest, onde se apóia a flecha? – Se não tiver isso machuca muito os dedos com a velocidade da flecha?
O que é sinew?
O que são recurvos Estáticos?
E uma grande dúvida que me surge.
Num tópico, um cara diz que “Ao contrário dos arcos longo e recurvo, que não tem um limite para a puxada e podem ser utilizados com qualquer comprimento, os arcos compostos tem um limite, um batente”. Mas essa informação se contradiz, quando vejo que os arcos do Fernando tem 28” de puxada.

E para finalizar, uma sugestão, que não sei se já existe no fórum (se existir, por favor, o link). Criar um tópico só com termos técnicos. Tipo um dicionário para iniciantes. Assim, conforme, nós, que estamos começando, podemos consulta-lo enquanto lemos os tópicos. Ele pode conter significados como os que perguntei a cima?


Grato galera. E peço que me desculpem por qualquer asneira que tenha perguntado.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeDom Jul 29, 2012 5:30 pm

Vamos lá. São muitas questões em um único post. Vou responder o que der, e o pessoal responde o resto.

Os arcos recurvos estáticos, como o arco mongol, eram usados pelos povos das estepes, região onde foram domesticados os primeiros cavalos. Esses povos eram exímios cavaleiros, e seus arcos curtos e recurvados eram adequados para arqueria montada. Entretanto isso não quer dizer que utilizassem os arcos exclusivamente no dorso do cavalo. O mesmo arco era utilizados para todas as finalidades, como caça, emboscada, confronto, competição, comunicação, etc. Não existe nenhuma restrição em atirar com os pés no chão em alvos fixos. A abertura de 30 polegadas significa que o arco, apesar de ser curto, pode ser puxado até 30". Puxar menos não tem problemas, puxar mais pode quebrar.
Ir para o topo Ir para baixo
Mnaldi




Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 56
Localização : Capivari

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeDom Jul 29, 2012 6:20 pm

Comecei com um Velox Senior (a foto do site não ajuda muito) e depois passei para um composto importado, não me arrependi em adotar esta estratégia.
Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 8:14 pm

Valew Lincoln e Mnaldi.

Mas poxa, me decepcionei com a galera. Ninguém mais quis me ajudar (tá certo que comecei com o pé esquerdo, e minhas dúvidas ficaram do tamanho de um livro eheheh - mas ajuda ae galera.)...

Vou Fazer uma nova pergunta que talvez satisfaça a minha principal dúvida no momento.

Entre comprar um VELOX MONGOL (R$500,00) e um VELOX SENIOR + VELOX CURUMIM (total de R$360,00) por exemplo: o que vocês aconselhariam??

Acham o se Comprar um Mongol ele vai satisfazer minhas necessidades durante muito tempo?
Ou seria melhor comprar os outros dois, que sairiam mais barato, satisfaria minhas necessidades iniciais (ainda poderia compartilhar com amigos) e quando estiver mais "afiado" comprar um com qualidade maior (talvez maior que o MONGOL).

Essa pergunta é em base a desempenho, pois por designer, to apaixonado pelo MONGOL.

*Quanto aos arcos do Fernando, ainda não tive uma resposta dele, por email. Acho que exagerei no tamanho do texto pra ele também ahuahuah.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 9:51 pm

Entre as opções, eu escolheria o mongol. Se você procurar no fórum, vai ver que muitos falam bem dele. Há um tópico também com vídeos do arco em ação.
Mesmo assim é uma escolha pessoal, eu só escolho o mongol porque gosto de arqueria tradicional, precisamos saber o que você tem em mente (target, field, etc) para te ajudar melhor.
Só tome cuidado que o mongol não tem janela, nem todos se adaptam a arcos assim.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 11:15 pm

Eu tenho um Magyar (de outro fabricante) e encomendei um Mongol e um Scythia do mesmo fabricante.

O desenho e o desempenho é muito bom. Eu nunca usei esses arcos da Velox, portanto não posso dizer específico da fabricação. Mas o modelo é maravihoso.

Artes marciais = os arcos Mongol, Scythia e Magyar são clássicos da arqueria oriental. Existe algumas artes marciais da Coréia (Kuk Kung, Gong Sul or Goong Do), China para o uso desse tipo de arco. A tradição de uso montado é muito amplo. Desde as Coréias (N e S), passando pelos países árabes e chegando a CEE (center east europe) é uma tradição as competições com esses tipos de arco.

Veja: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Clique nos estilos de competição montada.

A arte marcial japonesa é bem diferente, se interessar vai ter um workshop em SP, primeiro evento dessa natureza.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Arco para tiro montado - Reiterbogen - existe dois estilos de tiro montado. O japonês que se usa o Yumi (arco com mais de 2 metros) e tem uma técnica especial para segurar o arco. E o estilo que vai da Hungria até a China com os arcos pequenos porém de puxada de até 32 polegadas. O meu arco Magyar desempenha muito bem entre 28 a 32 polegadas de puxada.

Janela -- esses arcos não usam a janela, a flecha é apoiada sobre o dedão da mão da flecha. A pegada é ambidestra, você pode treinar com as duas mãos. Quando você pega com a sua mão forte o tiro é fácil, quando pega com a outra mão a puxada é fácil porém o lançamento é bem desequilibrado e a mira fica bem fora, porém é possível atirar com as duas mãos. Idea Como você apoia a flecha no dedão, tem que usar penas naturais. Se usar flecha com pena sintética (vane = palheta) ela vai cortar o seu dedo, principalmente se for as de plástico duro. A puxada da corda asiática é feita com o dedão, a corda fica apoiada no dedão e o dedão é preso no dedo indicador e médio. Para isso se usa um anel especial no dedão, os japoneses usam uma luva com bambu por dentro. Mas pode puxar normalmente com a pegada francesa de 3 dedos (indicador, médio e anular).

Veja esse vídeo que fica mais fácil entender como é a pegada e o apoio de flecha asiático.

Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeTer Jul 31, 2012 12:51 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: Segui seu
conselho, e acabei encontrando o tópico do MONGOL do VITORINO (que tem fotos e
um vídeo dele com o arco).



Me surpreendi. O arco é muito
mais lindo do que eu imaginava. E minha vontade de ter um aumentou muito.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: grato pelas
informações, e pelo convite também (infelizmente não poderei comparecer).... Se
as penas forem de plático, uma luva (tem que ser de couro), serveria para
proteger o dedo? Ou tem alguma outra proteção específica para arcos sem
janelas? Ou TEM que ser de pena natural?... Valew o vídeo também!



E uma dúvida que se segue. Como
sou iniciante, não seria uma “desperdício” comprar um arco desses com 30# (como
recomendado para iniciantes)??



Talvez na seria melhor eu
comprar um arco de qualidade, e designer inferior (e mais barato) com 30#, e
quando já estiver acostumado, passar para um mongol com um “peso” maior??



Ou será que eu dou conta de
ter um arco mais pesado já de início (não chego nem perto do Vitorino em
estrutura muscular ahuahua).
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeTer Jul 31, 2012 1:45 pm

cobweb spider escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: Segui seu
conselho, e acabei encontrando o tópico do MONGOL do VITORINO (que tem fotos e
um vídeo dele com o arco).



Me surpreendi. O arco é muito
mais lindo do que eu imaginava. E minha vontade de ter um aumentou muito.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]: grato pelas
informações, e pelo convite também (infelizmente não poderei comparecer).... Se
as penas forem de plático, uma luva (tem que ser de couro), serveria para
proteger o dedo? Ou tem alguma outra proteção específica para arcos sem
janelas? Ou TEM que ser de pena natural?... Valew o vídeo também!



E uma dúvida que se segue. Como
sou iniciante, não seria uma “desperdício” comprar um arco desses com 30# (como
recomendado para iniciantes)??

Definitivamente não é um desperdício. Não confunda quantidade de libras com qualidade. Inclusive o preço é o mesmo, tanto pra 30# quanto pra 50#.

Citação :

Talvez na seria melhor eu
comprar um arco de qualidade, e designer inferior (e mais barato) com 30#, e
quando já estiver acostumado, passar para um mongol com um “peso” maior??

Essa questão só você pode responder. O arco inferior vai te satisfazer? A grana do arco mongol vai te fazer falta a médio prazo e longo prazo? É bom lembrar que não é a quantidade maior de libras que vai te fazer acertar o alvo.

Citação :

Ou será que eu dou conta de
ter um arco mais pesado já de início (não chego nem perto do Vitorino em
estrutura muscular ahuahua).

Eu aposto que não. Mas se está tão encucado com essa história do peso do arco (não deveria, já que nunca testou), sugiro procurar ter aulas antes. Assim poderá experimentar alguns arcos, e vai descobrir que arco de 30 libras é uma arma bem letal.
Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 12:07 pm

Então Lincoln. Quanto, se eu comprar o arco MONGOL agora, se a grana me fará falta à longo e médio prazo. Sei que não. O que acontecerá, é que não poderei comprar um arco de qualidade maior, nem de "peso" maior (entendi que o peso nada tem a ver com a qualidade)... por um BOM TEMPO, quando minhas necessidades pedirem. Ainda não me decidi qual arco comprarei (realmente, sou uma pessoa muito indecisa), De qualquer forma valew pelas dicas, estão sendo úteis enquanto me decido. E desculpa se estou enchenco muito vocês.

V.B de SJRP - Acabei encontrando num tópico que o Mamute fez, sobre O POR QUE de se usar esse anel, em arcos orientais (na verdade o tópico não fala do anel, mas o conteúdo me fez associar.

SEGUE TRECHO.

"a bibliografia geral não recomenda comprimento de arco (bow lenght) menor que 58" para quem tem puxada de 28", 60" para puxada até 30" e 62" ou 64" para puxada de 31"

você pode pensar "mas o que miseras 2" (ou 5cm) vai mudar no meu arco?", segundo vários comentários em Archery Talk e Trad Gang, principalmente de quem tem puxadas maiores, dá a indicação que muda e muito, portanto cuidado com o comprimento do arco que irá escolher

esse comprimento, se exageradamente pequeno para a sua puxada, pode comprimir seus dedos de encontro a flecha, causando um desconforto ou até mesmo machucar seus dedos (no mínimo irá fazer você dar menos tiros), como mostrato nos desenhos que seguem"


e o LINK [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 2:11 pm

A luva que o arqueiro usa para fazer a pegada francesa com 3 dedos e o anel para a pegada asiática tem a mesma função. Proteger os dedos da pressão da corda na hora de fazer a puxada e da abrasão na hora de fazer a largada. Eu estava usando uma luva de algodão, dessas comuns e baratinhas para manusear ferramentas, para fazer a pegada de 3 dedos e rapidamente desfiou os dedos de tanto a corda esfregar nela.

Para ver fotos desse anel de dedão (tradicionalmente feito de chifre cortado na diagonal, hoje em dia de metal ou plástico), veja esse link:

Arrow [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma coisa interessante é que você está a 113 Km de São Carlos, onde tem um Centro de Treinamento. A vantagem de ir até um local desses é que você poderá disparar com vários tipos de arcos diferentes e com força de puxada diferente, além de conversar com gente entendida no assunto. Assim fica mais fácil.

Arrow arcobrasil.forumeiros.com/t5066-centro-de-treinamento-em-sao-carlos

e 145 Km de Ribeirão Preto onde tem uma associação e tem o instrutor Ronaldo

Arrow [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: padrão   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 7:22 pm

cobweb spider
A questão das 28" é um padrão de medida de potência do arco.
A potência está relacionada com massa, não com energia.
Para um arco de potência 60# (60 libras), por exemplo, padronizou-se que se prendermos esse arco pelo seu centro de gravidade e pendurarmos na corda uma massa equivalente a 60 libras "peso", a corda distenderá 28" (polegadas), ou seja, a corda distenderá a uma puxada de 28 x 2,54 cm da parte exterior da estrutura do arco.
Se esse arco for distendido a uma puxada de 30" a potência transferida à flecha será maior que 60#.
Se for distendido a uma puxada de 26" a potência transferida à flecha será menor que 60".
Relativamente à energia, esse arco teria a potência P = m.g.D, onde m=massa pendurada na corda; g = 9,8 m/s2 (aceleração da gravidade); D = diferença entre a posição final da corda e a posição inicial da corda.
TRC
Ir para o topo Ir para baixo
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 34
Localização : Itobi - SP

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 9:38 pm

VB de Rio Preto - Valew mesmo. Não Imaginava que em São Carlos houvesse centro de treinamento. Estou vendo de ir pra lá. Há tempos preciso fazer uma visita para uns amigos lá, e seria uma grande chance para ir. Estou tentando me programar para ir no fds que vem... Mas é bem complicado ir pra lá... de bus tem q fazer 2 baldiações.

Até lá... já estou arrumando materiais para fazer alvos. Farei um de PANOS, e outro de EVA com Papelão, seguindo algumas dicas de tópicos desse fórum.

TRC - valew a explicação também... acabei encontrando um tópico do mamute que disserta sobre isso. Não ria, mas imaginava que quando o arco tem 60# em uma puxada 28", se puxasse a cima disso ele quebraria... agora sei, que nesse caso, serão acrescidas 3# para cada polegada a mais de puxada. Correto?

Agora uma dúvida que ainda perciste. Sobre a luva que disse para proteção, me referia em usá-la na mão que dará apoio à flecha, não à que puxará a corda. Uma luva de couro dispensaria eu ter que usar penas naturais caso o arco não tenha janela???...
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: dúvida   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 8:39 am

A corda é puxada com os 3 dedos maiores da mão, direita RH ou esquerda LH.
No arco composto usamos gatilho para puxar a corda, no longbow, recurvo, usamos os dedos.
Tem gente que usa luva de 3 dedos para puxar a corda.
Eu, particularmente, não uso, vai na raça mesmo ou no gatilho.
Luva de proteção na mão que segura o arco, quase não se usa.
Seria para uma eventual proteção no caso da flecha enroscar, quebrar e atingir a mão.
Nesse caso ela vararia a luva de couro, pois a sua energia é muito grande.
No arco composto a vane pode ser plástica, a flecha se apoia num rest de boa qualidade e não bate no arco.
Nos longbow e recurvos eu não sei, pois não tenho.
O Mamute sabe, parece que ele atira com recurvo também.
TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida na Escolha do Arco. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida na Escolha do Arco.   Dúvida na Escolha do Arco. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida na Escolha do Arco.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida com escolha de arco
» Dúvida na escolha
» Escolha de arco[duvida]
» duvida na compra do primero arco
» Escolha do Primeiro Arco (nacional)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: