ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
arilton

arilton


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 30
Localização : Timoteo, Minas Gerais

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 2:46 pm

Bom pessoal, estou querendo fazer meu primeiro arco. Dei uma lida em varios posts aqui no forum, e pesquisei por tutoriais na "busca" porem nao consegui acabar com todas as minhas duvidas. Estaria agradecido se voces me ajudassem.
1- O riser deve ser orbrigatoriamente feito com varias laminas? Eu encontrei um topico (https://arcobrasil.forumeiros.com/t1369-primeiro-projeto-quase-concluido-recurve-takedown?highlight=takedown+riser) em que o usuario hemanowar fez o riser usando somente um tipo de madeira. Gostaria de saber a diferença entre um raiser assim e o com varias laminas. PRetendo fazer de madeira unica, pois nao tenho muito material para fazer o outro.
2-VOu no caso pegar a madeira no tamanho que eu quero, riscar, cortar riser em seu formato basico e apartir dai irei moldar a madeira usando uma faca. Minha unica preocupaçao é nao deixar cantos vivos, para nao ter nenhuma concentração de tensao? depois todo trabalhado irei lixar com lixas de mash diferentes, do maior para o menor.
3-Qual seria a madeira mais ideal? Gostaria de uma resistente e facil de trabalhar (andei lendo mais um pouco e decidi fazer um arco com riser inteiramente de ipe), minha duvida agora é se vale a pena colocar uma tira de bambu ou talvez fibra de vidro na parte de fora do arco, que vai se esticar mais e tem mais posibilidades da fibra da madeira se soltar. Falo resistente porque tenho 1,90m de altura e minha puxada e forte. Um dos motivos por eu pegar um takedown é esse. Caso as limbs quebrem eu posso trocar. (o outro seria o fato de eu poder trocar as limbs para meu amigo por usar o mesmo arco)
4-Encontrei esse desenho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] no post do usuario Will4ever, e como ele mesmo falou, o grau de inclinação nas pontas esta muito alto. Existe algum valor ou calculo exato para isso ou posso diminuir como acar melhor, podendo ficar ate mesmo "reto" em relação a barriga do arco? (nao acho que va fazer reto, é so uma duvida sobre ate que ponto posso chegar)
5-Sou canhoto, gostaria de saber com qual mão eu deveria segurar o arco e com qual eu deveria puxar a corda. Me imagino segurando o arco com a mao esquerda, entao nesse caso eu teria que inverter a imagem que mandei antes nao é? O descanso da flecha e a janela devem ficar do lado direito do arco.
6-Vou redimencionar essa imagem seguindo o tamanho da minha mão. No caso, irei medir o local aonde se coloca a mão na imagem, e medir o tamanho da minha mao. Posso fazer uma regra de tres limples com as medidas e assim redimencionar a imagem de forma a que ela se adapte para mim. Posso fazer isso ou teria que tomar algum outro cuidado?
7-apesar de estar concentrado no riser, estou pensando nas limbs, e tenho uma duvida. Qual a desvantagem da utilização das molas de fusca em relação as limbs de madeira? As molas são bem mais faceis de se fazerem. No caso eu iria colocar uma mola menor em baixo e por cima desta uma maior.
8-Apesar da facilidade das molas. Gostaria de um arco mais tradicional, entao a madeira me chama mais atenção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esse arco e quase igual ao que estou querendo fazer, porem aqui as limbs são internas e nao na parte de fora do arco. As limbs, assim como o riser sao de um unico material. Qual é a madeira para fazer isso? e como vou deixar elas curvadas deste geito?
9-Aqui esta a ponta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ela é colada nao é? somente cola de madeira e pronto?

Vou fazer um desenho do riser depois e postar aqui. Perdao se alguma destas duvidas ja foram respondidas, porem eu juro que procurei e nao consegui encontrar respostas que me ajudassem.

Edit1: Redimencioneu a imagem para o tamanho real do riser que estou querendo fazer. As dimenções sao 52,92mm na horizontal da barriga, 708,02mm de ponta a ponta na vertical, e de profundidade ou horizontal na lateral ele vai ter 105,83mm. Essas medidas sao sempre entre os pontos mais distantes. Eu estou achando essas medidas um pouco estranhas, mas tenho certeza que redimencionei a imagem corretamente. Voces teriam outra imagem de um riser em esquema como esta? Estou tendo dificuldades nas medidas. Gostaria de saber como fazer isto corretamente.
Imagem em tamanho real:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ptklopes

ptklopes


Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 48
Localização : Belo Horizonte

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 4:36 pm

Arilton, fica tranquilho que no início é assim mesmo, mais duvidas do que soluções, mas a galera do fórum é muito solícita e vai ajudar.De minha parte o pouco que posso contribuir é o seguinte:

1-Não na verdade acredito ser bem mais fácil fazer de peça única e mais forte tbm.

2-Usando madeira maciça acho meio difícil (porem não impossível) vc modelar o raiser na faca, mais cada um sabe de si. Eu mesmo estou tendo dificuldades de arranjar lugar pra comprar e cortar meu raiser então to quase cortando eu mesmo. Qto a lixa é isso mesmo.

3-Peroba, ipê... na verdade em qualquer madeireira onde vc for comprar, eles te informam sobre quais são fortes. Agora, se tem uma madeira resistente e fácil de trabalhar, no seu caso com faca, acho que não. No

4-Não sei se tem equações para definir esse ângulo mais acredito que 10 graus são o suficiente. Não sei se ele pode ser reto, fica pros mestres do fórum.

5-Segurar com a direita e puxar a corda com a esquerda. Porém ja ouvi gente que era canhota de escrita ser destra de arco. Se vc segurar o arco com a esquerda (destro) o esquema da janela no riser ta certo se segurar com a direita, ai sim inverte. Ou seja do jeito que vc se imagina segurando o arco, vc NÃO deve inverter o desenho do riser

6- Rapaz concordo com a sua teoria mas não sei se é assim que se mede. Agora somos dois querendo saber lol!

7-Desvantagens: o peso e a ( não sei se é esse o termo) memoria do aço que é menor do que a madeira, a transmição de força da mola para flecha é menos eficaz. Porém acho bem mais facil de se trabalhar com as limbs de mola.( não to sabendo me explicar mais por enquanto é só o que consigo fazer... desculpa.)

8-Como vc vai curvar as laminas eu não sei (mas calma que a galera vai explicar já já) porém o que sei é que este arco da foto não tem suas laminas montadas na parte interna (barriga) do mesmo não, o que acontece, é que lamina de arco recurvo, mesmo takedow é desse jeito qdo não flexionado pela corda, por isso REcurvo!!!!

9-Sim só cola pra madeira resolve sim.

Espero não ter falado muita besteira e ajudado na medida do possivel!!!!!!!

BONS TIROS cheers cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
arilton

arilton


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 30
Localização : Timoteo, Minas Gerais

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 5:10 pm

Valeu pela ajuda amigo. Sobre o esquema do arco, eu irei segurar com a mao esquerda, e puxar com a direita. A janela teria que ficar entao do lado direito nao? pois estarei mirando com o olho direito
Assim mais ou menos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A parte aonde irei aparafusar as limbs esta ai ja tambem. Irei cortar a madeira naquele ponto e substituir por papelao, e no maio do retangulo de papelao que vai encaixar ali irei colocar as porquinhas. Depois de encaixado basta colar com cola quente ou algo parecido as laterais e dar o acabamento. So estou na duvida se isso iria diminuir demais a resistencia do arco naquele ponto ou se ele iria aguentar. e um arco bem grande, entao acho que esta bem. Com esse riser, eu poderia fazer um carco normal e um recurve nao é? as limbs ficariam boas mesmo sendo um arco normal, mas para usar molas teria que ser recurved estou certo? As molas porem ser pintadas de alguma forma?
Ir para o topo Ir para baixo
ptklopes

ptklopes


Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 48
Localização : Belo Horizonte

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 6:10 pm

Ariltom da uma olhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tópico do Fabio que apesar de ser sobre um arco composto (fantástico por sinal) utiliza os mesmos princípios de riser dos takedows como o seu. Nele o Fabio segura o arco com a mão esquerda e atira com a direita (destro) e a janela fica a esquerda.

Qto ao seu esquema de parafusos para as limbs, eu não entendi (desculpe) onde e como vai esse papelão não, mas acho que papelão e cola quente não combina com a estrutura de riser não. Pra opinar melhor, preciso entender direito o seu esquema.

Qto as limbs, não há a necessidade de faze-las recurvas não, tem um monte de arcos "recurvos"- takedow no forum que utilizam molas de Kombi ou fusca (que são a mesma coisa), onde as lâminas não estão recurvas não. Porém deixar a lâminas recurvas tornam as mesmas mais fortes, com maior "libragem". Pelo que vejo no forum é um processo beeeeeem chatinho, mas acho que vale a pena pequisar no forum e tentar.

De resto tamo ai pro que precisar!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo
arilton

arilton


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 30
Localização : Timoteo, Minas Gerais

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 6:30 pm

Sobre as porquinhas, imagina que eu irei "arrancar" da madeira toda aquela parte pontilhada em vermelho da figura que postei por ultimo. Vai ficar uma greta na madeira indo de uma lateral a outra no arco. Dentro dessa greta vai encaixar um retangulo de papelão que vai substituir a madeira que estava ocupando esse buraco antes, porem no papelão vao estar duas porquinhas, e é denas que o parafuso vai entrar quando eu for fixar as limbs. Basicamente as porquinhas vao estar "escondidas" dentro da madeira. Depois que eu tiver colocado o papelão, irei passar cola quente ou algum outro material nas laterais do buraco para deixar ele liso novamente, e depois de lixar é so dar acabamento. Se nao tiver entendido pode falar que eu tento explicar melhor. Sobre as molas de fusca, aonde eu vou encontrar isso? Ferro velho? E uma duvida que me surgiu agora. Do que as cordas são feitas?
Ir para o topo Ir para baixo
igorvargas.webcodex

igorvargas.webcodex


Mensagens : 365
Data de inscrição : 19/07/2012
Localização : Viamão

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: fixar limbs   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 8:11 pm

use porca garra. eu usei no mei e ficou 100% firme [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
arilton

arilton


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 30
Localização : Timoteo, Minas Gerais

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 11:03 pm

Sobre as molas, voce conseguiu elas aonde? E eu vi que voce colocou roldanas. Voce nao estava conseguindo flexionar o arco sem elas? Em que tipo de loja voce as comprou? Sobre a madeira, vou usar ipe. Estou indo comprar amanha, mas estou na duvida sobre o tamanho do riser. Eu dimencionei tudo certinho, mas ele ficou com aproximadamente 70cm de altura. Acho que para o meu tamanho isso esta certo, porem ainda assim achei grande. Espero encontrar pedaços pequenos de ipe para vender. Voce tem ideia de alguma outra madeira facil de trabalhar com a mão, usando plaina, faca e talvez um formão? Obrigado pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
igorvargas.webcodex

igorvargas.webcodex


Mensagens : 365
Data de inscrição : 19/07/2012
Localização : Viamão

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Sobre a madeira e molas   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 8:20 am

arilton escreveu:
Sobre as molas, voce conseguiu elas aonde? E eu vi que voce colocou roldanas. Voce nao estava conseguindo flexionar o arco sem elas? Em que tipo de loja voce as comprou? Sobre a madeira, vou usar ipe. Estou indo comprar amanha, mas estou na duvida sobre o tamanho do riser. Eu dimencionei tudo certinho, mas ele ficou com aproximadamente 70cm de altura. Acho que para o meu tamanho isso esta certo, porem ainda assim achei grande. Espero encontrar pedaços pequenos de ipe para vender. Voce tem ideia de alguma outra madeira facil de trabalhar com a mão, usando plaina, faca e talvez um formão? Obrigado pela ajuda.
as molas eu comprei em um ferro velho onde tinha uma Kombi "existem dois tipos : uma estreita e uma mais larga - usei a mais larga", sobre a madeira eu usei Taxi-pitomba "Tachigali myrmecophila" ,mas acredito que qualquer madeira de lei possa ser usada. o tamanho do meu riser fiz com base nas indicações deste site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] sobre o tamanho q ficou: com as roldanas e corda tensionada 115cm (aproximadamente)
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 3:45 pm

Estou fazendo um protótipo de riser com canela -_- (ou canela burra), utilizando principalmente uma serra circular 7" (como auxiliares para serrar cerrote e serra de ferro), grosa (pequena), lima de afiar facão (que ferramenta boa pra acabamento!), lixas variadas, mas não usei facas. O bruto foi feito com a serra e depois fui moldando com a grosa e lixando.

É uma boa madeira, resistente, não é muito pesada; os contras são que não é lá uma belíssima madeira e, como sugere o nome, fede muito, ainda mais quando está serrando (se o disco da serra estiver meio cego, então...), mas quem sabe verniz possa impedir ela de soltar esse maravilhoso cheirinho. Ao usar a grosa grossa ela soltou umas lascas, mas nada preocupante.

Quero tentar fazer um com peroba uma hora dessas, apesar de sempre ouvir que ela é bem pesada e dura.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 4:01 pm

pietropetris escreveu:
Estou fazendo um protótipo de riser com canela -_- (ou canela burra), utilizando principalmente uma serra circular 7" (como auxiliares para serrar cerrote e serra de ferro), grosa (pequena), lima de afiar facão (que ferramenta boa pra acabamento!), lixas variadas, mas não usei facas. O bruto foi feito com a serra e depois fui moldando com a grosa e lixando.

É uma boa madeira, resistente, não é muito pesada; os contras são que não é lá uma belíssima madeira e, como sugere o nome, fede muito, ainda mais quando está serrando (se o disco da serra estiver meio cego, então...), mas quem sabe verniz possa impedir ela de soltar esse maravilhoso cheirinho. Ao usar a grosa grossa ela soltou umas lascas, mas nada preocupante.

Quero tentar fazer um com peroba uma hora dessas, apesar de sempre ouvir que ela é bem pesada e dura.

Depois de bem seca, para de aromatizar o ambiente. Mas mesmo assim sugiro duas demãos de selador e verniz por cima.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco   Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com riser takedown, meu primeiro arco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Meu Primeiro Arco Takedown
» ajuda- arco estilo takedown
» meu primeiro riser e arco recurvo
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: