ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arcos laminados com bambu+bambu

Ir para baixo 
+9
Junior Coelho
Dickson
ian marcelo
Lincoln
daniel.xuxa
SanchoVJR
bohnenberger
Mamute-sc
wpurgatto
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeQui Nov 11, 2010 5:29 pm

Já tinha pensado em fazer achei que ia ser uma inovação e acabei descobrindo que já tinham feito, fazer o que né, o jeito é copiar Laughing Laughing Laughing
Entrem nos Lincks.

Longbow:
Linck do passo a passo em frances

Recurvo takedown:
Linck do passo a passo em frances
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeQui Nov 11, 2010 8:09 pm

[quote="wpurgatto"]Já tinha pensado em fazer achei que ia ser uma inovação e acabei descobrindo que já tinham feito, fazer o que né, o jeito é copiar Laughing Laughing Laughing
Quantas libras será que se pode obter com um arco desses?? Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 7:56 am

wpurgatto voce viu se falo alguma coisa sobre a potencia do recurvo traduzi um pouco mais mao vi nada.... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 8:58 am

O Longbow ficou com 60 libras em 28 polegadas, ele fez testes com flechas diferentes (carbono, aluminio e madeira) teve um resultado variando de 174 à 164 fts.

O Recurvo ficou com 55 libras em 28 polegadas, ele fez um teste com flechas de carbono de 33 à 25 gramas e marcaram 175 à 184 fts, respectvamente.

HornB gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 10:09 am

obrigado e um bom projeto....
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Nov 12, 2010 10:25 pm

Purgatto, parabéns pelos links, certamente farei um recurvo assim, deve ficar muito legal

o que define o peso da puxada nesses arco é a espessura da lâmina, quanto mais espessa mais potência
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 2:40 pm

Mamute com certeza lãminas bem espessas, mas a largura das laminas também, na hora de tillerar vc pode diminuir a largura caso a potência ficou maior que a desejada, neste caso em especial mexer na espessura depois de colado seria retirar a casa do bambu, desprotejendo o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 8:55 pm

e pior na minha opinião a casca trabalha muito melhor que o miolo, portanto tirar a casca nem pensar, é o mesmo que jogar o arco fora

essa idéia da largura das lâminas matou a charada, é por aí que resolverei

mais uma vez valeu a ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeQui Jun 09, 2011 8:19 pm

Qual a espécie de bambu utilizar para a construção?
Ela é o bambu comum ou outra não presente no Brasil?
Da pra dobrar o bambu usando vapor?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 5:24 pm

Eu vou usar o :

"DENDROCALAMUS GIGANTEUS"
= Espécie de bambu gigante com diâmetro entre 10 e 22 cm, podendo atingir até 30 m com médio de teor de amido e açúcar. Deve ser tratado à base de água, é utilizado na contrução civil, movelaria, etc.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não sei se é o mais indicado mas é o que tenho facilidade de encontrar.

Outo dia pesquisando sobre bambu achei esta ferramenta para filetar o bambu, não sei o nome mas achei bem pratico o problema é que tem que mandar fabricar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outra dica que não posso deichar passar é que o bambu deve ser colhido ou cortado no inverno, de preferencia na lua minguante, isso tem explicação, é que no inverno a seiva de todas as plantas descem para as raízes, e a lua é pq a lua cheia atrai a água para cima (veja as mares), resumindo quanto menos seiva e água se encontrarem na "madeira" do bambu mais ele irá durar e resistir contra cupins e brocas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 7:15 pm

opa, então aqui na minha região daqui a uns dias já dá para pegar, tá frio e tá chegando a minguante, valeu a dica Purgatto
Ir para o topo Ir para baixo
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 10:09 pm

Não sei que espécie que eu tenho a mão vou fazer uns teste nas férias de inverno, pra ver se eles "funfam" legal, interessante essa ferramenta, ela tem um angulo de 60º entre as lâminas.
Ir para o topo Ir para baixo
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 11:20 pm

Este aqui seria ótimo pra usar na construção do arco:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tem uma curvatura minima no tronco, ficaria muito bom Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 1:22 am

bohnenberger escreveu:
Este aqui seria ótimo pra usar na construção do arco:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tem uma curvatura minima no tronco, ficaria muito bom Very Happy

Bambu é madeira fácil de trabalhar, a curvatura de crescimento não vai mudar na qualidade do arco, já a proximidade das fibras sim.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 3:11 pm

Arrow É isso ai Mamute, manda ver.

Arrow bohnenberger existem varias ferramentas com formatos (n de lâminas) desde 3 até 12 se não me engano, dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Arrow A curvatura no tronco influência sim, pois as talas ficam com uma curvatura lateral, outra coisa é que bambu não é uma madeira facil de trabalhas não, pelo menos eu não achei.
Ir para o topo Ir para baixo
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 5:21 pm

quero fzr um recurvo, como faço para dobrar as pontas?
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 5:32 pm

daniel.xuxa escreveu:
quero fzr um recurvo, como faço para dobrar as pontas?

Você consegue fazer isso com clipes de papel e durex. (XuxaMacgyver)

mas, os humanos normais, deixam a madeira exposta à vapor, dai dobram no formato que querem e deixam sobre pressão na forma até que esfrie, dai isso mantem a forma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 6:11 pm

daniel.xuxa escreveu:
quero fzr um recurvo, como faço para dobrar as pontas?

Pode dobrar a madeira com vapor conforme as instruções do Sancho. Ou então fazer laminações e botar pra secar numa forma. Eu acho mais fácil laminar.



Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 6:19 pm

relaxa ele usa um clipe de papel e um durex é o xuxa pow usush
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSáb Jun 11, 2011 8:39 pm

SanchoVJR escreveu:
bohnenberger escreveu:
Este aqui seria ótimo pra usar na construção do arco:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tem uma curvatura minima no tronco, ficaria muito bom Very Happy

Bambu é madeira fácil de trabalhar, a curvatura de crescimento não vai mudar na qualidade do arco, já a proximidade das fibras sim.
Eu me referia a curvatura circunferencial do bambu tongue
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeDom Jun 12, 2011 12:26 pm

como dessa vez acho q vou encarar fazer mesmo fui dar uma estudada no assunto

como engenheiro de estruturas e sem querer encher o saco dos amigos por aqui como formulações e teorias, posso dizer por experiência de leitura (e não prática) que o melhor bambu para ser usado é o gigante (desse aí mostrado na foto e q o Calil postou em um outro tópico q tem no spitio dele)

a melhor região do bambu para se usar (também teórico) é a parte do meio do mesmo (considerando o comprimento heim, não venham fazer piada dizendo q bambu é oco Twisted Evil ) e q tenha menos gomos, diferentemente do q eu imaginava, os nós enfraquecem o mesmo por causa da descontinuidade das fibras, se fosse possível, o ideal seria fazer uma lâmina sem nó algum, mas isso não é necessário pq a resistência do mesmo é bem alta

mas uma coisa me chamou a atenção nos cálculos ( e no vídeo de recurvo q abre esse tópico pude verificar isso) vc repararam q o fabricante de um recurvo de bambu colou uma lâmina de Maple entre as lâminas de bambu? tenho quase certeza de q isso é necessário e chego a conclusão de q teóricamente o q o Calil tem insistido a meses comigo é q uma mistura de bambu+ipê daria um arco mais durável

mas isso tudo, por enquanto, é teoria e estou aqui dividindo com vcs para tentarmos chegar a uma boa solução
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeDom Jun 12, 2011 12:36 pm

Acho que o maple além do valor estético (acho maple uma madeira muito bonita) tem também a resistência que ela cria por ser uma madeira mais dura, dai da pra aumentar o peso de puxada do arco, e também deve eliminar um pouco da pressão sobre os nós do bambu. (só teoria)
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeDom Jun 12, 2011 5:30 pm

Pelo que tenho lido nos fóruns estrangeiros sobre construção de arcos, o uso de bambu como miolo das laminações, ou como backing, dá um pouco mais velocidade, e muito mais possibilidade de aumentar o peso da puxada. Pra ter uma ideia, um longbow feito com laminações de outros tipos de madeira pode alcançar em torno de 90 libras. Com laminações de bambu pode-se alcançar 200 libras. Mas porque todo mundo não usa bambu pra fazer arcos? Tem o fator estético, o bambu não é das madeiras mais bonitas. Tem também a dificuldade de trabalhar com bambu. Não é toda cola que serve, e se não usar uma cola adequada o arco vai delaminar fácil. É também complicado fazer o tillering em arcos com bambu. Sem falar que o bambu é bem mais caro que outras madeiras usadas para fazer o miolo das laminações.
Ir para o topo Ir para baixo
ian marcelo

ian marcelo


Mensagens : 105
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 26
Localização : Guaratingueta

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeDom Jun 12, 2011 6:08 pm

Bom eu to pensando em fazer e queria saber:
Tem como diminuir opeso da puxada???porque eu queria algo em torno de 40-50#no maximo.
e qual cola serve???
Ir para o topo Ir para baixo
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitimeSeg Jun 13, 2011 4:45 pm

Aew descobri o bambu gigante na minha cidade(Dendrocalamus giganteus), vo ter que negocia com o dono, pra ve se se ele me deixa corta ele Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arcos laminados com bambu+bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arcos laminados com bambu+bambu
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Bambu para arcos
» arco lamindo de bambu+bambu
» FLECHAS DE BAMBU
» Flechas de bambu
» Fabricação de flecha artesanal ( super simples)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: