ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arcos laminados com bambu+bambu

Ir para baixo 
+9
Junior Coelho
Dickson
ian marcelo
Lincoln
daniel.xuxa
SanchoVJR
bohnenberger
Mamute-sc
wpurgatto
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 13, 2011 4:47 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso sim é bambu!!!! affraid
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 14, 2011 9:26 am

Eu já vi de perto um bambu desta largura ou proximo disto.

Outra coisa que achei legal é que no primeiro projeto (longbow) o frances pegou um mesmo trecho do bambu, tirou as talas e as inveteu, sendo assim a simetria será muito melhor, e mais fçacil de tilerar, pois os dois lados se comportaram (teoricamente) do mesmo jeito e tambem téra a mesma equidistancia dos nós em relação ao meio.
Ir para o topo Ir para baixo
bohnenberger

bohnenberger


Mensagens : 79
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 28
Localização : Harmonia/Rs

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 15, 2011 8:41 pm

Boiei no inicio, mas depois "afundei" no teu ato de atenção, será que não seria viável a construção de um recurvo take-down com o mesmo sistema?
Ir para o topo Ir para baixo
Dickson

Dickson


Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/03/2011
Idade : 52
Localização : Cachoeiro de Itapemirim

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 12:27 am

wpurgatto escreveu:


Outra dica que não posso deichar passar é que o bambu deve ser colhido ou cortado no inverno, de preferencia na lua minguante, isso tem explicação, é que no inverno a seiva de todas as plantas descem para as raízes, e a lua é pq a lua cheia atrai a água para cima (veja as mares), resumindo quanto menos seiva e água se encontrarem na "madeira" do bambu mais ele irá durar e resistir contra cupins e brocas.

Olá WPurgatto

Certa vez em uma firma que trabalhei, fizemos um trabalho junto a Zanine Caldas Rebouças e ele falava a mesma coisa dizia que a melhor madeira era as dos meses sem "r".
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 12:38 am

bohnenberger escreveu:
Boiei no inicio, mas depois "afundei" no teu ato de atenção, será que não seria viável a construção de um recurvo take-down com o mesmo sistema?

rapaz, vai depender de como vc pretende fazer... bambu é forte pra piula.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 4:13 pm

Dickson escreveu:
Certa vez em uma firma que trabalhei, fizemos um trabalho junto a Zanine Caldas Rebouças e ele falava a mesma coisa dizia que a melhor madeira era as dos meses sem "r".
O pessoal das antigas é que falam assim, hoje sabemos que o que realmente influência é o frio, onde as plantas entram em imbernação, principalmente as caducas (que as folhas caem).
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 4:38 pm

bambu fica reto facinho, só prender ele retinho enquanto ainda ta verde.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 5:13 pm

SanchoVJR escreveu:
bambu fica reto facinho, só prender ele retinho enquanto ainda ta verde.
Vara de pescar é facil, quero ver vc pegar um tronco de bambu de 10 à 15 cm de diâmetro e deicha-lo retinho, mesmo verde , nem as talas que estiverem tortas lateralmente vc consegue deixar retas.

Alias o bambu bom é o bambu maduro, 3 a 4 anos, o machado até quica (bate e volta) no lenho, se bater errado (perpendicular).
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 5:18 pm

wpurgatto escreveu:
SanchoVJR escreveu:
bambu fica reto facinho, só prender ele retinho enquanto ainda ta verde.
Vara de pescar é facil, quero ver vc pegar um tronco de bambu de 10 à 15 cm de diâmetro e deicha-lo retinho, mesmo verde , nem as talas que estiverem tortas lateralmente vc consegue deixar retas.

Alias o bambu bom é o bambu maduro, 3 a 4 anos, o machado até quica (bate e volta) no lenho, se bater errado (perpendicular).

Cortei com serra, é facinho, dps tiro fotos de como eu fiz, estou usando um bambu de 6 anos, já ta quase sequinho. acho que daqui à uns 3 mêses ta 100%
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 12:12 pm

Achei um PDF que explica direitinho como fazer um arco de bambu, só o problema que ele é em Francês, mas só pelas imagem da pra para entender muito bem todo o processo, vale a pena baixar.

Obs: O link ta aparecendo junto em outra página, ai é so separar ele.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 1:52 pm

não apareceu nada aqui? será q meu anti-virús tá bloqueando alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 2:25 pm

Já tem aqui ó:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vê se é o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 3:54 pm

Mamute-sc escreveu:
não apareceu nada aqui? será q meu anti-virús tá bloqueando alguma coisa?

O meu bloqueia também, mas ai eu pego só o link do 4shared que aparece lá.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 4:43 pm

neste video ele fala das flechas de fibra de vidro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 6:47 pm

aehaueohaieuhaiouhe...

Caracas... minha mente bugou agora.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que isso tem a ver com o tópico? e de 2011???  Shocked 

kkkkkkk....
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 7:47 pm

bom gente!!!eu ja fiz um arco de laminas de bambu de minha regiao
eu deixei secar na sombra uns tres meses....e parti para laminar....
moço!!que trabalhao que deu sem contar as ferpas que soltam na
maquina...tem que ta de camisa longa e usar um mascara igual a que
o pessoal usam nas construções..aquela que pega o rosto todo......
mas vamos a o que interessa:
fiz esse longbow usando lamina de bambo 2mm e fiberglass 1,0mm
se alguem achar a foto desse arco que foi vendido para o amigo tiago de
maringa-PR..... poderia postar nesse topic ok.....ja que experiencia deu certo......mais alguns meses eu vou começar
a fazer arcos usando o bambo...temos muitos aqui em juara.....
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 9:14 pm

As fotos do seu arco de bambú são essas aqui né Manoel!?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficou coisa linda...  o Thiago curtiu pra caramba, fez até um videos atirando com ele.


Já que reabriram o tópico, deixa eu postar algumas fotos aqui também de outros arcos feito com bambú...

Vai que serve de inspiração...   Very Happy 

Segue:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um modelo com as laminas feitas só em bambú:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 10:14 pm

opa!!! esse mesmo amigo elisonj...obrigado!!!..o amigo tiago e o felizardo..o primeiro e unico..rsrsrs
me passa o link de onde vc tirou essas fotos desse recurvo T/D com laminas de bambo!!!!
eu tenho la em casa um par de laminas feita tambem com bambo so que para T/D....mas o meu erro
foi colocar 2 laminas de madeira no meio...resultado nao arca nem a pau...ficou duro demais.....deveria
ter usado somente as laminas de bambo....rsrsrsrrr....fui fazer experiencia nao calculei as expessuras
das laminas de madeira......as de bambo e o que restou do arco do tiago......deixei as laminas na
prateleira junta com as laminas de madeiras que uso para os arcos....onde toda vez que vou fazer um
jogo de laminas eu olho para elas...rsrsrsr....[droga ,tive que descartar...serviço perdido..rsrsr]
------------------------------------------------------------------------------------------------
me digam, pessoal...se cortar o bambo verde filetar ele e por dentro da agua e deixar por uns dias
para que o amido/açucar, saia e retirar e colocar a sombra para secar.....daria certo???
----------------------------
ou , como aqui a muitas laminadoras...ele cozinham a tora por 15 dias e depois retiram as laminas
que fazem o compensado.....e se deixar esse bambo tambem para cozinhar nao digo por 15 dias ,talves
menos isso......daria certo?????
-----------aberto a questao!!!rsrsrsr
um abraço a todos,
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 10:16 pm

opa!! pessoal espero naso estar fora do assunto deste topic ok!!
se eu estiver desviando....por favor podem deletar ........
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 05, 2014 10:35 pm

Tá na mão Manoel!!

Esse recurvo take-dow tem um build-along inteirinho dele, e o impressionante é que o cara fez ele praticamente inteiro usando um serrinha de podar arvores...  
pra quem quiser conferir:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sobre o tratamento do bambú, tem vários modos de tratar...  os que eu conheço são os seguintes:
- Cozimento;
- Através do fogo;
- Através de um produto chamado Boro ( Borax );

O tratamento não só evita que o bambú pegue fungos e apodreça, como também faz com que ele fique mais forte e resistente...

Pelo que sei, o melhor modo pra arqueria seria usando o Boro... mas os outros dariam certo também...

Se quiser, e se interessar, podemos discutir um pouco isso aqui...
acho que não vão achar ruim em relação ao tópico não..  é até uma boa pra quem quiser arriscar fazer o arco, saber como fazer o tratamento adequado do bambú...

Só pra adiantar, tem uns vídeos bacana de como fazer alguns dos tratamentos

Esses três primeiros é através do cozimento ( exatamente o que vc perguntou ), o tiozinho do video é uma figura e explica super bem como fazer:







Esses outros 3 é através do fogo ( com um lança chamas):








E de brinde, segue também como fazer a colheita do bambú...
Já foi discutido algumas coisas sobre isso nesse mesmo tópico, mas só pra reforçar:




O tratamento através do Boro, pode ser feito com calhas, mergulhando o bambú dentro e deixando ele por 7 dias...  ( se não me engano é esse tempo...  vou conferir e depois dou certeza )  
pra isso, tem que furar o bambú de um lado ao outro, pra que o produto encha ele de um lado a outro, removendo todo o material orgânico e protegendo assim tanto a parte interna como a parte externa...

Com as laminas já cortadas, acho que daria certo também...  vale arriscar...  Wink

Qualquer coisa da um grito.

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
arqueiro artesão




Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/02/2014

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 06, 2014 5:36 am

manoel pedro farinha escreveu:
bom gente!!!eu ja fiz um arco de laminas de bambu de minha regiao
eu deixei secar na sombra uns tres meses....e parti para laminar....
moço!!que trabalhao que deu sem contar as ferpas que soltam na
maquina...tem que ta de camisa longa e usar um mascara igual a que
o pessoal usam nas construções..aquela que pega o rosto todo......
mas vamos a o que interessa:
fiz esse longbow usando lamina de bambo 2mm e fiberglass 1,0mm
se alguem achar a foto desse arco que foi vendido para o amigo tiago de
maringa-PR..... poderia postar nesse topic ok.....ja que experiencia deu certo......mais alguns meses eu vou começar
a fazer arcos usando o bambo...temos muitos aqui em juara.....
um abraço.
olá Manoel me parece que vc entende de fabricar arco vc pode me responder se e possível fazer um recurvo de bambu sem reforço de fibra de vidro?? so bambu??
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 06, 2014 4:26 pm

ola amigo arqueiro........ se for o bambo laminado de como eu fiz esse longbow....sem a fv
acho que nao!!!
se for usar um lado da laminas para um recurvo sem laminar a parte da casca do bambo
ai ele daria certo ok.
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
arqueiro artesão




Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/02/2014

Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 06, 2014 6:38 pm

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo arqueiro........ se for o bambo laminado de como eu fiz esse longbow....sem a fv
acho que nao!!!
se for usar um lado da laminas para um recurvo sem laminar a parte da casca do bambo
ai ele daria certo ok.
um abraço.

vlw Manoel ajudo muito agora to comfiante para fazer o arco Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Arcos laminados com bambu+bambu   Arcos laminados com bambu+bambu - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arcos laminados com bambu+bambu
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Bambu para arcos
» arco lamindo de bambu+bambu
» Fabricação de flecha artesanal ( super simples)
» problema com bambu
» Arco de Bambu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: