ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 7:37 am

Bom, tenho um SF Premium Olimpico e estou com algumas questões sem respostas:

1º - Voce utiliza 2 nock points na corda? Como ele é feito e de que material??
2º - Qual o tamanho da corda que voce utiliza no teu arco olimpico? ( medida do arco e medida da corda)
3º - Voce mesmo produz tuas cordas??? Qual o material que utiliza nas cordas ( Dacron, Fastflight, Dinaflight, etc) ? Compra estes materias em qual site??
4º - Para o serving qual espessura utilizar??
5º - Alguem tem aquela pecinha de faz enrolar o serving na corda?? Tem algum desses para vender??

Vamos esperar pelas respostas da galera expert.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 8:24 am

vamos a respostas minhas, não sei se são as corretas, mas são as que eu uso

1º - Voce utiliza 2 nock points na corda? Como ele é feito e de que material??
eu utilizo apenas 1, vai do gosto, tem gente que usa 2, tem gente que usa 1 em cima do nock e tem gente que usa 1 embaixo do nock, não creio que exista uma verdade sobre isso, acho que é mais gosot pessoal mesmo, lembre-se de considerar o peso desses nock point no calculo do spine dinâmico, para ter idéia o que eu uso pesam 15 grains cada um e interferem no calculo, claro que depois tem que fazer o teste do papel, mas na hora da compra muda bastante
eu uso aquelas anilhas que vende em qualquer loja do ramo

2º - Qual o tamanho da corda que voce utiliza no teu arco olimpico? ( medida do arco e medida da corda)
no manual do seu arco (se não veio junto procure em PDF no site da empresa que fabricou o arco) tem o comprimento exato da corda, e deve ser feita com esse comprimento, depois regula o numero de voltas apenas para ajuste fino, acertando o brace nos intervalos também fornecidos no manual do arco (brace, tiller, comprimento da corda DEVE sempre seguir o que está escrito no manual do arco)


3º - Voce mesmo produz tuas cordas??? Qual o material que utiliza nas cordas ( Dacron, Fastflight, Dinaflight, etc) ? Compra estes materias em qual site??
as minhas é o Ronaldo Nacaxe quem confecciona, com BCY

4º - Para o serving qual espessura utilizar??
isso não sei responder, mas o nock da felcha deve encaixar de maneira adequada, tem um topico por aqui que mostra esse teste, não lembro direito, mas você coloca a flecha com o arco virado para o chão, puxa a corda uma pequena distãncia (não lembro direito, mas é entre 10 e 20cm) e solta, a flecha tem que soltar da corda sem problemas, para não influenciar no disparo


5º - Alguem tem aquela pecinha de faz enrolar o serving na corda?? Tem algum desses para vender??
não tenho, o Gian costuma ter essa pecinha a pronta entrega, caso não tenha veja com o raul da RD (acho que deve ter a pronta entrega) ou faça uma cotação com o Guilherme Bunger

outra opção é pedir para o ronaldo (ou outro especializado no assunto) fazer uma corda pra você, fica aí mais uma possibilidade

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 8:38 am

1- Sim, uso dois nocking points feitos com fio encerado para bijuterias (eu divido o fio em dois). Pode fazer com algum fio resistente, inclusive o da corda. Este vídeo mostra um jeito de fazer, parecido com o que eu uso.


2- Depende um pouco do brace mas a corda montada no arco fica cerca de 3" mais curta que o próprio. A corda desmontada é cerca de 3,5" mais curta. De qualquer modo, você encomenda a corda pelo comprimento do arco (66, 68, 70").

3- Eu faço minhas cordas porque sou masoquista. Smile OK, sou masoquista mas também gosto de experimentar e não dá para fazer isso com cordas prontas. De qualquer modo você precisa ter acesso a um jig para fazer cordas (eu tenho na escola onde pratico). Existem algumas receitas para fazer jigs na Internet, se você for do tipo Faça-você-mesmo.
Por exemplo, aqui e aqui. Procure no google para outras receitas para jig, talvez mais simples. Existem tutoriais para fazer a corda também. Entretanto eu o aconselharia a comprar uma corda, se estiver com necessidade urgente.

3.1- Materiais: Para minhas próprias cordas, 8125 , 3D (serving - 0,017") para os loops, 62XS (0.021") para o serving central (fabricante: BCY). Para as cordas da escola uso o material da escola, Fastflight+ e Diamond Back (serving), 0.018" para os loops e 0.022" para o serving central (fabricante: Brownell). Ambos são bons materiais e são mais interessantes para arcos de olímpicos que Dacron. Você compra na Alternative, Quicks mas também acha no Ebay.

4- Depende do nock e do número de fios. Existem dois tamanhos de nock (na verdade o tamanho da ranhura), 0.088" e 0,098" (small e large). Eu faço cordas com 16 fios para o small e 18 fios para o large (Fastflight+ e 8125 - outros materiais podem exigir mais ou menos fios) e uso serving de 0.022" para o serving central.

5- A pecinha chama jig (na verdade jig é o nome genérico para ferramentas e dispositivos), serving jig para ser mais específico. Acho que já vi alguns anunciando aqui (Giantorm talvez?) mas você acha na Alternative ou no Ebay.

Ficou mais longo do que eu esperava...

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 8:42 am

Mamute-sc escreveu:
tem gente que usa 2, tem gente que usa 1 em cima do nock e tem gente que usa 1 embaixo do nock, não creio que exista uma verdade sobre isso, acho que é mais gosot pessoal mesmo

Acima do nock, OK. Mas abaixo é furada, na minha opinião, porque a chance da flecha se mover se o arqueiro bobear é maior. Por isso uso duas, uma coisa a menos para me preocupar. E não uso nocks de bronze porque são muito pesados.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 5:04 pm

EVC escreveu:
Mamute-sc escreveu:
tem gente que usa 2, tem gente que usa 1 em cima do nock e tem gente que usa 1 embaixo do nock, não creio que exista uma verdade sobre isso, acho que é mais gosot pessoal mesmo

Acima do nock, OK. Mas abaixo é furada, na minha opinião, porque a chance da flecha se mover se o arqueiro bobear é maior. Por isso uso duas, uma coisa a menos para me preocupar. E não uso nocks de bronze porque são muito pesados.

Abs.

Quero agradecer ao Mamute e ao EVC por compartilhar essas dicas fantásticas sobre cordas em arcos Recurvos Olimpicos que sanaram e muito as minhas dúvidas. Vocês são " Os Caras ". Muito obrigado amigos.

Obs: Mamute, será que não está na hora de ter uma seção somente para Arcos Recurvos Olimpicos Target ou ainda temos poucas informações sobre o assunto e poucas pessoas ainda praticam este tipo de modalidade??/ Fica aqui uma dica. Abs a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 5:34 pm

Mamute-sc escreveu:
vamos a respostas minhas, não sei se são as corretas, mas são as que eu uso

1º - Voce utiliza 2 nock points na corda? Como ele é feito e de que material??
eu utilizo apenas 1, vai do gosto, tem gente que usa 2, tem gente que usa 1 em cima do nock e tem gente que usa 1 embaixo do nock, não creio que exista uma verdade sobre isso, acho que é mais gosot pessoal mesmo, lembre-se de considerar o peso desses nock point no calculo do spine dinâmico, para ter idéia o que eu uso pesam 15 grains cada um e interferem no calculo, claro que depois tem que fazer o teste do papel, mas na hora da compra muda bastante
eu uso aquelas anilhas que vende em qualquer loja do ramo


Mamute, eu também estava utilizando 1 nock point de anilhas na parte de cima do nock da flecha, mas notei que na hora da largada a tar anilha tocava no finger tab ( menos de 1mm), onde estava alterando a direção da flecha ( 30 cm ) na distancia de tiro com 30 metros, retirei a tal anilha e fiz um nock point de cordinha de serving para testar e o resultado foi extremamente satisfatório , a largada ficou muito melhor ( mais limpa) e não alterava a direção da flecha. Estou dizendo isto porque quem atira com recurvo olimpico sabe que a largada tem que ser a mais perfeita possível para a flecha voar com retidão e perfeição , quando a largada é mal sucedida até o som da corda no arco modifica bastante, ele vai de um Dó Maior para um Si Menor Bemolizado de dar dor nos ouvidos ( rsrsrsrsrsrrssrsrs) e a precisão despenca. Só queria compartilhar com vocês a minha experiência. Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:   Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico: Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas Dúvidas em relação ao Arco Olimpico:
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas em relação a um arco ''artesanal'' antigo e a possibilidade de restaura-lo...
» Primeiro arco e algumas dúvidas
» Algumas dúvidas pra criar um arco
» Arco Tradicional e flechas: Algumas duvidas!
» Chegou meu arco, tenho algumas dúvidas ..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: