ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.

Ir para baixo 
+2
Lincoln
cesarvog
6 participantes
AutorMensagem
cesarvog

cesarvog


Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2012
Localização : São Paulo

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 1:51 am

Pessoal, boa noite.
Eu passei os últimos dois dias lendo os tópicos a respeito da construção...e me surgiram algumas dúvidas que tive dificuldades de achar usando a pesquisa do forúm.
Também não consegui dar um nome específico para o tópico, já que são duvidas genéricas sobre tudo o que li aqui...

Dúvidas:
1. Para curvar a madeira, o modo que vocês falaram aqui é utilizando vapor.
Porém, eu gostaria de saber qual o problema de se mergulhar a madeira por inteiro em água quente...?
se danifica as fibras, apodrece...não sei.

2. Qual a diferença entre fazer os limbs inteirissos (madeira única) ou láminar?
Apenas facilita na hora de fazer a curvatura....ou também faz o arco ter mais elásticidade devido a algum motivo...

3. Apenas utilizar duas láminas de madeira por limb deixa o arco bom, ou é realmente indicado ter uma terceira lamina de fibra de vidro com epoxi no meio para aumentar a elásticidade?

4. Fibra de vidro nos lados e não no meio, serve apenas para proteção contra trincas ou farpas ou também serve pra elásticidade?

5. A cunha (Pequeno triangulo de madeira) que vocês colocaram entre as láminas perto do Riser tem qual finalidade?

Desculpem o incomodo, espero que possam me ajudar.
Algumas coisas eu até achei algumas informações entre os tópicos que lí...porém me deixa mais seguro ver a resposta da pergunta objetiva hehe.

E somente para não ficar só fazendo perguntas...
Segue um humilde site interessante que achei a respeito de madeiras...fala sobre a resistencia de cada uma, facilidade em curvar, secar e principais usos...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Basta clickar na madeira desejada).

Vou tentar fazer um de Imbuiá com Cedro rosa nas laminas e no River vou usar Ipê. Espero que de certo Wink


Abraços e desculpem qualquer coisa.

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 9:30 am

Eu ainda não comecei a construir arcos, mas já pesquisei sobre o assunto.

1. Pode mergulhar na água quente também para curvar a madeira

2. O processo de laminação é diferente. É um sanduíche com núcleo de madeira e fibra de vidro, ou carbono, por fora. As lâminas são coladas juntas, e a curvatura é dada pela forma. Se for fazer com a madeira inteirissa vai precisar curvar com vapor e depois colar a fibra.

3. Se for usar apenas madeira não precisa laminar. Pode usar uma lâmina única e curvar com água quente. Dependendo da necessidade, pode-se fazer um backing de fibra de vidro, tecido, couro, papel pardo, etc

4. A madeira no meio serve como espaçador para as lâminas de fibra de vidro. A fibra que dá a elasticidade que faz a performance do arco.

5. A cunha serve pra deixar a base da lâmina dura. A flexão deve ser maior nas pontas. Procure saber sobre o processo chamado 'tillering'

Existem vários tópicos sobre o assunto. Dê uma olhada


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 12:07 pm

Olá pessoal, tudo bom?

Muito bom o tópico. Também estou disposto a começar a fazer meu primeiro arco!
Hoje comprei a primeira peça de madeira (IPÊ) para fazer o Riser. No entanto, ainda não sei se os limbs eu faço com madeira laminada (porque não acho para comprar vibra de vidro na cidade onde eu moro), ou se faço com madeira inteiriça e mergulho em água quente para dar a forma.

Se tiverem mais dicas, postem ai por favor!!

Abraços!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
InsaneChess




Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/11/2012

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 12:44 pm

Amigo, sou o mesmo cara que fez as perguntas acima..
Estava na conta de um amigo, quando as fiz. Obrigado, entendi sobre o Tiler e o resto!

Outra coisa:
Eu verifiquei nessa planilha que encontrei aqui no forúm a largura dos Limbs de acordo com o tamanho do arco.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Alguém consegue me ajudar a entender essa planilha?
1. Um arco de 60 polegadas, possue 1 3/4 de largura nos limbs. Porém isso já é a ponto do arco taperada ou antes de taperar?
E o que diabos significa isso: 60# -----260?
2. Lá tambem fala qual a altura que as laminas precisam ter? A Altura eu cálculo antes ou após realizar a curvatura?
3. Como cálculo o tamanho e largura do RIver?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 11:36 pm

boa noite amigo, INSANE...essa planilha q vc se refere da binghamprojects..eu ja usei
como referencia., primeiro eles usam nos USA tipos de madeiras diferentes das nossa..
da pra servir de base ok.
segundo ao q vc se refere 60#....260...acredito que para se obter uma libragem nas laminas
vc deve usar mais madeira/ou menos madeira/fibra de vidro de expessura maior ou menor
essa medida que eles passam deve ser a expessura final da lamina pronta... taperada ou
paralelas...
penso eu,,,entao eu uso o meio tentativa/erro,e anoto tudo antes de começar/e pesquiso
muito,para nao cometer erros.[droga , e sempre aparece um erro...kkkkkk] mas nao desiste.
se eu estiver errado que os bowers me corrigem.
um abraço a todos, um bom final de semana.
Ir para o topo Ir para baixo
InsaneChess




Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/11/2012

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 3:32 am

Achei muita coisa no forúm sobre métodos de construção...
Só que faltou 4 dúvidas finais, você consegue tira-las para mim por favor?

1. Naquela tabela que você já utilizou....
60' recurve. 1" 3/4 libms width. 35#.............................. .240”
E o que significa 35# libras pra 240 polegadas?

2. Um arco tem 60 polegadas do ponto mais alto para o mais baixo, tem isso antes de curvar ás laminas (retas) ou após a curvatura?

3. Já que 1 3/4 ja deve ser a ponta do arco taperada, você sabe com quanto devo iniciar no River? 2" ou 3"...
Ainda acho que terminar em 1 3/4 é muito grosso hehe

E a mais importante:
4. Das 60 polegadas, qual seria o tamanho ideal de altura e expessura do River, altura de cada Limb, e o angulo correto que devo curvar as laminas ?

Obrigado!!!
E desculpa o abuso do seu tempo rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique F. de Sá Brito




Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 62
Localização : Itatiba - SP

Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 7:14 pm

Insane, também estou na lida com meu primeiro arco então vamos tentar nos ajudar.
1) O que vc está se referindo como River creio que seja o Riser (peça onde está a empunhadura, janela de mira e onde são fixadas as lâminas).
2) 60" recurve - comprimento 60 polegadas no caso do recurve tomando o seu comprimento total pelas costas do arco acompanhando suas curvaturas
1" 3/4 - largura da lâmina 1 polegada e 3/4
35# - Peso da puxada em 28"
.240" - Espessura da lâmina 0,240 polegadas
3) tua terceira pergunta, também tenho alguma dúvida mas creio que a lâmina tem a mesma largura desde o Riser até praticamente a ponta, na curva final (recurva?) ele afina
4) As medidas serão complementares, ou seja se vc quer um arco de 60" vc pode fazer o Riser, por exemplo com 20" e as duas lâminas (limbs) com 20"
5) pelo que tenho visto a medida do Riser pode ser de 12" até 28" e o ângulo de saída das lâminas no riser varia entre 10 e 15 graus
Espero que tenha ajudado, e espero que nos ajudem mais no nosso caminho!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.   Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas dúvidas sobre a construção de um Takedown.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Algumas Dúvidas Sobre Flechas
» Dúvidas sobre construção do arco recurvo com molas de kombi
» Algumas duvidas
» Algumas Duvidas.
» Algumas duvidas !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: