ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...

Ir para baixo 
+5
Lincoln
pedrolff
Ranger_df
isdruviz
miojox
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 9:57 am

Galera, estou sem video pra demonstrar (por enquanto)...
Porém, ontem descobri uma parada vendo o video que um amigo postou, sobre o método "scary sharpening"...
O cara falou que afiava colocando filme da 3M sobre uma pedra de granito...
Aí eu pensei... Minha pia é de granito , e se eu esfregar a faca na pia sem o filme 3M?

Resultado: mega afiação.

Consegui um polimento bem mais avançado que minha pedra 200/800 (a 1000/3000 tá a caminho, vinda do japão). Quando fui testar, pra minha surpresa, corta folhas de caderno dessas bem moles, igualzinho o cara faz no video dele. Consegui até barbear meu braço (não tira TODOS os pêlos de uma vez, mas digamos que tenha ficado igual um gilete quando não está fazendo mais a barba direito).
Resultado final, o polimento não ficou igual ao do cara (os filmes dele têm um grit muito maior que o granito), mas mesmo assim cortar papel ela corta hehehe...
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 10:44 am

Tenta usar lixa d'água. Eu afio minha facas assim: Começo com lixa 600, depois 800, 1200 e 2000. Ai já tá muito afiado, depilando e cortando papel. Mas eu não paro por ai. Utilizo mais 3 compostos abrasivos, para polimento de metais. O primeiro equivale a uma pedra 3000, o segundo a uma 6000 e o terceiro é 12000. O fio fica espelhado e corta até pensamento. Corta facilmente papel de seda, e dá pra fazer a barba com a faca sem problema algum. Depila mais que lâmina de barbear. Pra limpar uma peça de carne, desossar, fazer cortes precisos, etc. não tem igual. O problema é que afiação vicia. Cê nunca mais quer usar faca meia boca.
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 10:48 am

Lincoln, obrigado pela resposta, vou tentar com certeza...
Onde você compra essas paradas de polir metal? Tem uma marca preferencial?

Sobre o vício da afiação, já peguei esse vício EHAUEHUAEHHAE

Tô querendo ficar bom em afiação (nível fazer a barba) pra afiar minha Katana.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 11:12 am

Procura por 'buffing compound' no eBay. Alguns vendedores oferecem os mais adequados para afiar facas. Parece um pedaço de giz de cera. É só aplicar numa tira de couro e afiar a faca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 11:25 am

Rapaz, até procurei, mas tem muitos tipos, cores e talz...
Por exemplo, qual a diferença entre cada um dos 6 que vem nesse kit?
Link do Ebay

Pelo que entendi ali só um é pra Stainless Steel que é o meu caso, certo?
E como saber a granularidade?
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 11:32 am

Eita agora fiquei interessado também,afiar meus canivetes EDC(every day carry) com isso deve ficar top, pronto pra qualquer emergencia.
Mas me responda Lincoln, fica afiado por bastante tempo ou acaba tendo que afiar com maior frequencia? Entendo que isso também pode depender do metal da lamina, mas no meu caso são laminas top,um canivete da colt e outro da smith&wesson ^^
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 11:39 am

Olha isdruviz, só com essa parada que eu fiz de afiar na pedra da pia já ficou incrível...
Tô louco pra testar as dicas do Lincoln.
Ir para o topo Ir para baixo
Ranger_df

Ranger_df


Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília DF

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 12:00 pm

isdruviz escreveu:
Eita agora fiquei interessado também,afiar meus canivetes EDC(every day carry) com isso deve ficar top, pronto pra qualquer emergencia.
Mas me responda Lincoln, fica afiado por bastante tempo ou acaba tendo que afiar com maior frequencia? Entendo que isso também pode depender do metal da lamina, mas no meu caso são laminas top,um canivete da colt e outro da smith&wesson ^^
\

isdruviz, o tempo de duração vai depender muito do uso dessa lâmina e também em que ângulo foi afiada.
Como você mencionou seu canivetes, os mesmo pedem uma inclinação de aproximadamente 17° para que afiem de maneira correta e precisa.
Outro ponto é que alguns colt e SW são feitos de inox 440, esses seguram o fio fino por muito tempo.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 12:14 pm

Esses abrasivos não são específicos para afiar facas. Então, se comprar, você mesmo vai ter que descobrir quais servem pros seus propósitos. Nesse anuncio aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] o vendedor separou alguns que servem pra afiar faca.

O tempo que fica afiado depende mais da qualidade da lâmina do que de qualquer coisa. Para manter fio basta dar umas passadas no couro com abrasivo após o uso moderado. Uso pesado geralmente precisa passar pela lixa antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Ranger_df

Ranger_df


Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília DF

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 12:14 pm

miojox escreveu:
Olha isdruviz, só com essa parada que eu fiz de afiar na pedra da pia já ficou incrível...
Tô louco pra testar as dicas do Lincoln.
Miojox, se me permite:

Dá uma olhada em algumas dessas pedras de afiação a preços não muito ruins, pode ser que lhe interesse.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Caso também queira dar uma olhada nesse forum do qual faço parte e tenho alguns trabalhos, tenho certeza que vai achar muita coisa
sobre afiação. (métodos, tipos de pedras, densidade, materiais diversos).
Sinta-se a vontade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 12:17 pm

Ranger, você pode me indicar para participar deste fórum?


Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Ranger_df

Ranger_df


Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília DF

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 12:26 pm

miojox escreveu:
Ranger, você pode me indicar para participar deste fórum?


Obrigado!

Sim, claro... Se possível me mande alguns de seus dados:
Nome e email pois assim posso fazer sua indicação junto a algum admin do forum.


Ou caso queira também, enviar um email diretamente para (a d m i n @ c u t e l a r i a a r t e s a n a l . c o m . b r) e pedir seu registro...
Dá uma lida no requesitos aberto do forum.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:36 am

Eu tambem uso a tecnica da lixa, na 2000 ja corta papel, infalivel. Depois ja da pra passar no couro, fica igual manteiga
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 1:05 am

Devemos lembrar que satisfação com afiação de lâminas é algo bem pessoal. Uma dona de casa, por exemplo, ficaria feliz da vida se suas facas fossem afiadas com pedra 600. Pois normalmente são afiadas no concreto, somente quando não cortam mais nada. Para a imensa maioria da pessoas, uma pedra ou lixa 600 é mais do que suficiente. Esse é o ponto onde a faca começa a querer depilar. Talvez algum cozinheiro mais sofisticado use uma pedra 1200. Mais do que isso, para facas, só aficionados mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 3:29 am

Hahaha, mas é justamente isso, para aficcionados como nos a afiaçao podia ser no nivel de atomos! Afiar é um vicio tremendo
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 11:44 am

Lincoln escreveu:
Devemos lembrar que satisfação com afiação de lâminas é algo bem pessoal. Uma dona de casa, por exemplo, ficaria feliz da vida se suas facas fossem afiadas com pedra 600. Pois normalmente são afiadas no concreto, somente quando não cortam mais nada. Para a imensa maioria da pessoas, uma pedra ou lixa 600 é mais do que suficiente. Esse é o ponto onde a faca começa a querer depilar. Talvez algum cozinheiro mais sofisticado use uma pedra 1200. Mais do que isso, para facas, só aficionados mesmo.

toda vez que vou na casa da minha sogra e "assumo" a cozinha, na semana seguinte ela me chinga um monte porque se corta toda.. eu afio todas as facas dela no meu estilo.. hhhhaha
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Ranger_df

Ranger_df


Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 48
Localização : Brasília DF

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:10 pm

rubensrw escreveu:
Lincoln escreveu:
Devemos lembrar que satisfação com afiação de lâminas é algo bem pessoal. Uma dona de casa, por exemplo, ficaria feliz da vida se suas facas fossem afiadas com pedra 600. Pois normalmente são afiadas no concreto, somente quando não cortam mais nada. Para a imensa maioria da pessoas, uma pedra ou lixa 600 é mais do que suficiente. Esse é o ponto onde a faca começa a querer depilar. Talvez algum cozinheiro mais sofisticado use uma pedra 1200. Mais do que isso, para facas, só aficionados mesmo.

toda vez que vou na casa da minha sogra e "assumo" a cozinha, na semana seguinte ela me chinga um monte porque se corta toda.. eu afio todas as facas dela no meu estilo.. hhhhaha

Pois é rubensrw, é desse jeito mesmo... Pior é que sempre brigo com minha sogra e minha própria mãe... Por terem um cuteleiro na família e deixarem as facas num estado deplorável de afiação. O que mais dóis ainda é ver o trabalho culinário sendo feito em tábuas de vidro destruindo o fio até de serrote
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 3:53 pm

Lincoln escreveu:
Tenta usar lixa d'água. Eu afio minha facas assim: Começo com lixa 600, depois 800, 1200 e 2000. Ai já tá muito afiado, depilando e cortando papel. Mas eu não paro por ai. Utilizo mais 3 compostos abrasivos, para polimento de metais. O primeiro equivale a uma pedra 3000, o segundo a uma 6000 e o terceiro é 12000. O fio fica espelhado e corta até pensamento. Corta facilmente papel de seda, e dá pra fazer a barba com a faca sem problema algum. Depila mais que lâmina de barbear. Pra limpar uma peça de carne, desossar, fazer cortes precisos, etc. não tem igual. O problema é que afiação vicia. Cê nunca mais quer usar faca meia boca.

Lincoln, como voce usa a lixa? da mesa maneira é feito com a pedra? mesmo angulo, sentido e com agua?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 5:07 pm

Hunter, depende do tipo de afiação. Se for pra afiar da maneira usual, faço do mesmo jeito como se fosse com uma pedra. Corto uma tira de mais ou menos 2,5 polegadas de lixa e prendo numa ripa de madeira usando alfinetes como esse

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cuidado que a lixa age bem mais rápido que a pedra. Eu não costumo usar água não, pois é muito pouco material desbastado. Se for para afiar facas de perfil convexo, coloco um pedaço de neoprene, ou EVA fininho, embaixo da lixa. Faço a afiação no sentido contrario do convencional.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeTer Dez 11, 2012 7:19 pm

Chegou minha pedra japonica 1000/3000 e qq faca afiada com ela faz a barba tranquilo...

Comprei no ebay e com tudo (frete e não pagou impostos) saiu 83 reais.
Uma por aki tá mais de 200.
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 4:15 pm

Obrigado amigo Lincoln pelas dicas, ontem chegou meu pedido do ebay do vendedor [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no qual eu recomendo muito! comprei uma Leather Strop BILLY 4 sided

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E 4 compostos abrasivos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Comecei a afiação em uma faca minha "Chuppi (Assault)" comprada na khukurihouse, a faca estava com o fio cego, não cortava nada.. Então comecei a afiação utilizando lixa d'agua 3M 600, 800, 1500, 2200 ate que a faca ja estava cortando e muito bem, mas seguindo a segunda dica do Lincoln, utilizei os 4 compostos abrasivos, e a faca ficou com o famoso Scary Sharp.. segue o video para apreciação dos colegas:



Última edição por majordbs em Ter Fev 05, 2013 10:57 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 6:36 pm

Mais um viciado em afiação Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Acredita que com a prática as facas ficam ainda mais afiadas!?
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 6:48 pm

O problema desse vicio é que as vezes me pego afiando facas que ja estao afiadas hahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 10:32 pm

Outro dia no aniversário de casamento levei a patroa para comer bem no Antiquarius Grill. É daqueles que você não pode olhar o lado direito do cardápio para não perder o apetite. Mas a satisfação orgastronômica compensa...

Pois bem. Eles servem o bifão e lhe dão uma faca Arkhip para cortar. Estava afiada meia-boca, mas é infinitamente superior cortar uma carne decente com uma faca que não seja aquelas serrinhas que detonam as fibras. Depois de comer um bife com uma faca decente você passará a levar a sua de casa.

Arkhip é a marca dos filhos do Carlos Zakharov que hoje usa aço industrial ao contrário das facas antigas que usavam uma receita da família.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 10:56 am

Lincoln escreveu:
Mais um viciado em afiação Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Acredita que com a prática as facas ficam ainda mais afiadas!?

Shocked Shocked Shocked Putz então o negocio é melhor do que eu imagino! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Empty
MensagemAssunto: Re: Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...   Afiei minha faca ao ponto de cortar papel... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Afiei minha faca ao ponto de cortar papel...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Faca para cortar Pneus
» Minha 4ª Faca!
» Minha 3ª Faca
» Minha faca damasco
» Minha faca "Custom Bushcraft"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: