ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)

Ir para baixo 
+4
wesleyarrow
Furadan
Mário Sérgio
Ezequias
8 participantes
AutorMensagem
Ezequias




Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 39
Localização : Maceió, Alagoas

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeSeg Dez 03, 2012 6:37 pm

Sou um novato completo no mundo da arquearia e tenho várias dúvidas.

Pretendo utilizar o arco para tiro ao alvo em espaços abertos. Tenho cerca de 1,79, e estou meio fora de forma mesmo (com o bronze das lampadas fluorecentes do meu escritório). O arco serviria também ao meu pai, também um entusiasta (alguns centímetros mais baixo do que eu, e bem mais leve).

Não pretendo gastar uma fortuna com equipamento inicial, a ideia aqui é o lazer. Ao menos inicialmente esse é o objetivo.

Pois bem, após pesquisar bastante neste fórum, acredito que o VELOX ALPHA seria uma escolha ideal para esta minha configuração. Não é tão caro, tem uma qualidade razoável, pode ser uma boa "porta de entrada" para o esporte, em suma, há melhores, e há piores.

Mais ai veio algumas dúvidas.

Primeiramente, que tipo de flecha utilizar, as que tem no site do velox são confiáveis? Já vi bem mais baratas na internet (as made in chinaaaa) Penso em comprar meia dúzia ou uma dúzia para começar. Não sendo boas, em que lugar posso adquirir?

Aljava seria um bom acessório, mas de que tipo?

Além dos protetores, que acessórios seriam importantes para começar?

Também fiquei interessado em comprar uma corda extra para o arco, no site tem três tamanhos, qual devo escolher?

Sobre o arco (o alpha). Ele vem desmontado, correto? É fácil montar-lo?

Como eu posso medir a potência do arco? Este supracitado arco supostamente aceita 30 ou 40 libras, como funciona este ajuste?

Bom, é isso, ficarei grato pela ajuda.


Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeSeg Dez 03, 2012 8:57 pm

Ezequias escreveu:
Sou um novato completo no mundo da arquearia e tenho várias dúvidas.

Pretendo utilizar o arco para tiro ao alvo em espaços abertos. Tenho cerca de 1,79, e estou meio fora de forma mesmo (com o bronze das lampadas fluorecentes do meu escritório). O arco serviria também ao meu pai, também um entusiasta (alguns centímetros mais baixo do que eu, e bem mais leve).

Não pretendo gastar uma fortuna com equipamento inicial, a ideia aqui é o lazer. Ao menos inicialmente esse é o objetivo.

Pois bem, após pesquisar bastante neste fórum, acredito que o VELOX ALPHA seria uma escolha ideal para esta minha configuração. Não é tão caro, tem uma qualidade razoável, pode ser uma boa "porta de entrada" para o esporte, em suma, há melhores, e há piores.

Mais ai veio algumas dúvidas.

Primeiramente, que tipo de flecha utilizar, as que tem no site do velox são confiáveis? Já vi bem mais baratas na internet (as made in chinaaaa) Penso em comprar meia dúzia ou uma dúzia para começar. Não sendo boas, em que lugar posso adquirir?

Aljava seria um bom acessório, mas de que tipo?

Além dos protetores, que acessórios seriam importantes para começar?

Também fiquei interessado em comprar uma corda extra para o arco, no site tem três tamanhos, qual devo escolher?

Sobre o arco (o alpha). Ele vem desmontado, correto? É fácil montar-lo?

Como eu posso medir a potência do arco? Este supracitado arco supostamente aceita 30 ou 40 libras, como funciona este ajuste?

Bom, é isso, ficarei grato pela ajuda.


1. A qualidade não é boa. Mas como você mesmo disse, é apenas lazer. Então, pode usá-las sim (apenas saiba que vale a pena desembolsar mais, será melhor recompensado com flechas melhores). Muitos gostam das XX75, da Easton, deve servir para o Alpha, contanto que você escolha o tamanho e spine certos. Eu gosto de usar madeira.

2. A aljava para costas é boa por poder carregar mais flechas, poder atirar um pouco mais rápido e não fazer barulho enquanto anda. Na aljava para a cintura, você vê qual flecha está puxando (e também quantas ainda tem), além de ser até mais confortável. Quanto a aljava para arco, as qualidades são quase as mesmas que às de cintura, apenas sendo mais destinada à caça, já que o acesso às flechas requer movimentos menos amplos, e conserva-se melhor as broadheads.

3. Para começar, apenas aljava e protetores (além de um alvo apropriado) são suficientes.

4. Pergunta para o Jair. Sendo o tamanho do Alpha 60 polegadas, ele te recomenda um tamanho apropriado.

5. Vêm desmontado, e é fácil de montá-lo.

6. Para se medir o peso do arco, normalmente usam-se aparelhos próprios. Essa numeração (30 a 40 libras) indica as potências disponíveis. Você escolhe uma libragem entre 30 e 40 (o ideal para iniciantes é de 30 a 35 libras).

Ufa...
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeSeg Dez 03, 2012 11:34 pm

O problema maior desse arco na minha opinião é a baixa liquidez, ou seja, quando vc se cansar dele e quiser vende-lo vai ter muita dificuldade. Comprou = casou.
Não é um arco desejado por muitos, como um Búfalo ou um Sênior, que tem um custo/benefício imbativel . Ele está no limiar de preço no qual o cara economiza mais um pouco e pega um RD Hard Hunter, por exemplo, que é muito superior.
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 12:59 am

Concordo plenamente com o Mario, um Velox Senior pode chegar até 35 lbs e continua sendo uma ótima potencia para iniciar. Mas ele pulo para o foco principal, a "revenda", já que como você mesmo disse, seria basicamente como um arco de entrada para conhecer o esporte. Depois se quiser adquirir um melhor arco ou se não agradar com esporte, você pode vender esse modelo facilmente.

E ainda reforço o opção pelo Hard Hunter (seria um arco para praticamente não trocar), ele é um takedown da Bearpaw, arco de uma marca muito renomada. Poderia iniciar com laminas de 30-35 lbs, quando se sentir confortável e apto para aumentar a potencia, basta comprar laminas com maior potencia em vez do arco todo em si. Sem dizer a liquidez desse arco, que acho ser tão bom quanto um Samick Sage ou melhor.

Na questão da flechas, acho legal partir logo para as de media ou de alta qualidade, afim de poupar seu dinheiro e dores de cabeça. Uma flecha de baixa qualidade hoje no Brasil, esta com um preço relativamente igual a famosas marcas de flechas de fibra de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
Ezequias




Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 39
Localização : Maceió, Alagoas

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 12:27 pm

Obrigado pelas respostas, se bem que surgiram muito mais perguntas agora!

Pensei no Alpha porque acreditei que ele seria mais "durável" e sendo nacional. Penso em ficar pelo menos um ano com ele.

Quanto as flechas, podem me recomendar um bom site?


Ir para o topo Ir para baixo
wesleyarrow

wesleyarrow


Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 29

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 4:43 pm

vai umas marcas boas BEMAN, GOLD TIP, CARBON EXPRES, EASTON eu compraria pelo ebay ou por aguem aq do foRum XD
Ir para o topo Ir para baixo
Ezequias




Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 39
Localização : Maceió, Alagoas

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 6:45 pm

"tamanho e spine certos"

Totalmente leigo, como definir um bom tamanho e "spine" do projétil?
Spine seria o "giro" da flecha?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 6:50 pm

Ezequias escreveu:
"tamanho e spine certos"

Totalmente leigo, como definir um bom tamanho e "spine" do projétil?
Spine seria o "giro" da flecha?

Basicamente é o quanto a flecha "flete" quando submetida a uma determinada força no seu centro, é para ter uma ideia de quão mole ela é. Isso é o estatico, tem o tar do dinamico, mas enche muito os picuá explicar (e o Mamute tem um excelente topico sobre isso).
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 11:09 pm

Ezequias escreveu:
"tamanho e spine certos"

Totalmente leigo, como definir um bom tamanho e "spine" do projétil?
Spine seria o "giro" da flecha?

Quanto mais vc pergunta pior fica...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
MaverickMCS

MaverickMCS


Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/10/2012

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 11:17 pm

Mário Sérgio escreveu:
O problema maior desse arco na minha opinião é a baixa liquidez, ou seja, quando vc se cansar dele e quiser vende-lo vai ter muita dificuldade. Comprou = casou.
Não é um arco desejado por muitos, como um Búfalo ou um Sênior, que tem um custo/benefício imbativel . Ele está no limiar de preço no qual o cara economiza mais um pouco e pega um RD Hard Hunter, por exemplo, que é muito superior.
Abs

Mário, mas tirando a "baixa liquidez", ele tem alguma outra deficiência? Estou só esperando acabar a correria do fim de ano para adquirir um arco, e praticamente já tinha me decidido pelo Alpha. Pelo custo um pouco inferior decidi por um recurvo, e pelo preço e pela facilidade de obter peças de reposição, resolvi optar por um nacional. O Hard Hunter, parece bem interessante, mas é mais ou menos uns 35% mais caro que o Alpha. Como primeiro arco, para alguem que nunca disparou uma flecha sequer, a diferença é bem acentuada?
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQua Dez 05, 2012 7:10 pm

MaverickMCS escreveu:
Mário Sérgio escreveu:
O problema maior desse arco na minha opinião é a baixa liquidez, ou seja, quando vc se cansar dele e quiser vende-lo vai ter muita dificuldade. Comprou = casou.
Não é um arco desejado por muitos, como um Búfalo ou um Sênior, que tem um custo/benefício imbativel . Ele está no limiar de preço no qual o cara economiza mais um pouco e pega um RD Hard Hunter, por exemplo, que é muito superior.
Abs

Mário, mas tirando a "baixa liquidez", ele tem alguma outra deficiência? Estou só esperando acabar a correria do fim de ano para adquirir um arco, e praticamente já tinha me decidido pelo Alpha. Pelo custo um pouco inferior decidi por um recurvo, e pelo preço e pela facilidade de obter peças de reposição, resolvi optar por um nacional. O Hard Hunter, parece bem interessante, mas é mais ou menos uns 35% mais caro que o Alpha. Como primeiro arco, para alguem que nunca disparou uma flecha sequer, a diferença é bem acentuada?
Obrigado!

Parabéns!! Era exatamente neste ponto que eu queria que vc chegasse!!
Perceba que sendo assim, "... primeiro arco, para alguém que nunca disparou uma flecha sequer..." tanto um como o outro vão te servir bem! Nesta fase inicial do seu aprendizado vc vi treinar: puxada, ancoragem e largada a pouca distância, sem se preocupar com precisão. Desta maneira vc não vai se beneficiar com a suposta superioridade que o Alpha tem sobre o Sênio. Então porque gastar 420 pilas num Alpha, se vc pode comprar um Sênior por 250,00 (40% mais barato), aprender com ele e depois passar pra frente.
A não ser que vc achou o Alpha lindo de morrer e não e importe em pagar quase 200,00 a mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQua Dez 05, 2012 8:01 pm

Mário,
já tentei explicar isso, porém o pessoal acaba não agindo com a razão.

Qualquer arco recurvo acima do Senior, já vale a pena pegar um arco importado, respeitando a faixa de preço.

abcs

Fly

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQua Dez 05, 2012 8:29 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pois é , pois é, pois é...

É errando que se aprende...
Ir para o topo Ir para baixo
MaverickMCS

MaverickMCS


Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/10/2012

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 3:06 am

Obrigado pela ajuda!
Vou acabar eliminando o Alpha da equação, seguindo os conselhos dos amigos!
Obrigado novamente!
Ir para o topo Ir para baixo
taconi




Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 37
Localização : Nova Iguaçu

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 12:21 pm

Rapaz,

sou iniciante como você. Tenho 6 meses de tiro e comprei um Alpha... Ja quero trocar de arco Sad

Segue a dica do pessoal. E bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ezequias




Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 39
Localização : Maceió, Alagoas

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 3:53 pm

Bom, arco comprado, devia ter lido antes o resto do tópico, mas o que está feito e está feito.

Mas não é um arco RUIM, pelo que estão me dizendo, pelo contrário.

Como não tenho tempo para praticar muito, deve durar pelo menos um ano. Ai eu dou um jeito de comprar outro, com um investimento sério.

Mas primeiramente uma meia dúzia de flechas boas... as que achei não era as melhores, mas terão que servir (afinal é lazer, até daqui a uns seis meses)

Agradeço aos conselhos, e estou ansioso para deixar o mundo "teórico" e partir para a pratica da arquearia!

(E sim, já recomendei o velox senior para uns camaradas iniciantes aqui na região)

Ir para o topo Ir para baixo
wesleyarrow

wesleyarrow


Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 29

Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 5:13 pm

vai uma esperiencia, comprei meu primeiro arco nao era do forum paguei caro agora e é um arco de poca libragem agora estou trocando por um outro mais é importado "pse coyote". Vai a dica ai em coisa de semanas vc vai quere trocar de arco para um mais superior
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Empty
MensagemAssunto: Re: Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)   Várias dúvidas de iniciante!  (Velox Alpha) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Várias dúvidas de iniciante! (Velox Alpha)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Iniciante - Arco Velox Alpha
» Arco Velox Alpha para iniciante
» Arco Velox senior x Velox Alpha
» Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo
» Duvidas Velox Senior ou Velox Junior

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: