ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Controle de pragas é crime?

Ir para baixo 
+6
NickGoes
CALIL
Mamute-sc
Simba
v.b.-s.j.r.preto
KingSize
10 participantes
AutorMensagem
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 12:23 am

Olá, não achei nenhum tópico sobre isso:

Pombos invadem minha casa e despejam fezes e doenças como "Criptococose; Salmonelose; Bronquites; doenças de pele; etc." Queria saber se é legal ou ilegal controlar essa praga caçando.

Pra mim é como se estivesse colocando veneno para matar ratos, mas esses 'ratos' tem asas e seriam exterminados de uma forma mais divertida Very Happy

Então: É crime caçar pombos urbanos?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 12:28 am

Sim, é crime.

O controle é uma prerrogativa do Estado e deve ser feito por ele caso necessário.
Encaminhe as suas reclamações para o Ministério Público Estadual e para a Prefeitura de sua cidade.

Se houver necessidade o poder público solicita uma autorização junto ao governo federal mediante um projeto.
O que existe é o abate para controle, que é diferente da caça.

E sim, existem tópicos sobre esse assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 12:48 am

Então não se pode nem colocar veneno para matar ratos?
Essas leis brasileiras me surpreendem cada vez mais...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 1:13 am

O que me surpreende é você perguntar de pombos e depois se referir a ratos.
A sua pergunta é sobre pombos. Matar pombos sem autorização e projeto de controle é crime.

Ratos e camundongos só podem ser controlados com produto químico granulado de acordo com a lei.
Produtos químicos líquidos não são permitidos para o controle de ratos.
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 3:53 am

Hahahahahha, é que pra mim pombos e ratos se enquadravam como pragas, achei que a legislação fosse igual quanto aos dois.

Mas essa lei #141 do IBAMA? Aqui deu a entender que não é crime matar pombos, pode ser que eu tenha interpretado errado. Enfim, de qualquer forma não atirarei em pombos, apenas em alvos...

"§ 1º - Observada a legislação e as demais regulamentações vigentes, são espécies sinantrópicas nocivas passíveis de controle por pessoas físicas e jurídicas devidamente habilitadas para tal atividade, sem a necessidade de autorização por parte do Ibama:

a) artrópodes nocivos: abelhas, cupins, formigas, pulgas, piolhos, mosquitos, moscas e demais espécies nocivas comuns ao ambiente antrópico, que impliquem em transtornos sociais ambientais e econômicos significativos.

b) Roedores sinantrópicos comensais (Rattus rattus, Rattus norvegicus e Mus musculus) e pombos (Columba livia), observada a legislação vigente, especialmente no que se refere à maus tratos, translocação e utilização de produtos químicos.

§ 2º - Para as demais espécies que não se enquadram nos critérios estabelecidos nos itens anteriores, o manejo e controle somente serão permitidos mediante aprovação e autorização expressa do Ibama. "
Ir para o topo Ir para baixo
Simba

Simba


Mensagens : 202
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 27
Localização : Niterói, RJ

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 8:28 am

EDITADO* Já vi que a informação que eu tinha não era verdadeira então eu mesmo editei a resposta para não causar dúvidas..


Última edição por Simba em Dom Jan 20, 2013 1:12 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 9:07 am

KingSize escreveu:
Hahahahahha, é que pra mim pombos e ratos se enquadravam como pragas, achei que a legislação fosse igual quanto aos dois.

Mas essa lei #141 do IBAMA? Aqui deu a entender que não é crime matar pombos, pode ser que eu tenha interpretado errado. Enfim, de qualquer forma não atirarei em pombos, apenas em alvos...

"§ 1º - Observada a legislação e as demais regulamentações vigentes, são espécies sinantrópicas nocivas passíveis de controle por pessoas físicas e jurídicas devidamente habilitadas para tal atividade, sem a necessidade de autorização por parte do Ibama:

a) artrópodes nocivos: abelhas, cupins, formigas, pulgas, piolhos, mosquitos, moscas e demais espécies nocivas comuns ao ambiente antrópico, que impliquem em transtornos sociais ambientais e econômicos significativos.

b) Roedores sinantrópicos comensais (Rattus rattus, Rattus norvegicus e Mus musculus) e pombos (Columba livia), observada a legislação vigente, especialmente no que se refere à maus tratos, translocação e utilização de produtos químicos.

§ 2º - Para as demais espécies que não se enquadram nos critérios estabelecidos nos itens anteriores, o manejo e controle somente serão permitidos mediante aprovação e autorização expressa do Ibama. "

não sei de que estado você é, mas a constituição do estado de são paulo proibe a caça em qualquer espécie, isso é, uso de armas, portanto precisaria verificar toda a legislação estadual para ter certeza do que pode ou não fazer nesse caso, pois muitos podem alegar (e vão fazer isso) que caça provoca maus tratos, e aí qualquer outra norma vai por água abaixo, pois maus tratos a animais é proíbido em qualquer ocasião

Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 9:40 am

Mudando um pouco o foco do tópico mas já me adiantando pois sei onde isso vai chegar, e pelo endereço do IP Address e a data de inscrição de ontem até sei o motivo desse tópico, já adianto:

Independentemente de ser ou não crime, aqui neste fórum, quem falar em matar qualquer coisa com arco e flecha, ou carabinas de pressão, em território nacional, exceto a caça de javali, será advertido. Na segunda vez será expulso. Não me interessa se é rato, ou barata etc.

Será tão difícil entender que isso só prejudica o esporte e cada tópico desse é um passo mais perto de proibição ou apostilamento do arco e flecha e carabinas de ar?

Quando tudo for proibido aí talvez vocês fiquem satisfeitos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 10:19 am

Uma pergunta ao autor do tópico:

Podemos matar vaca e comermos. Agora, podemos matar vaca com tiros de armas de fogo na cabeça?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 12:57 pm

Você citou a instrução normativa 141 do IBAMA em seu artigo 4.
Mas citou apenas parcialmente omitindo o parágrafo terceiro.

Isso é muito ruim porque pode induzir as pessoas ao erro.
E sai alguém matando pombos com já aconteceu aqui em sjrpreto e depois é processado

aqui mesmo tem várias espécies de pombas, a IN 141 cita apenas a Columba liva
na minha casa essa espécie não aparece, apenas as pombas nativas como a margosinha, Zenaida auriculata.

§3º - A eliminação direta de indivíduos das espécies em questão deve ser efetuada somente quando tiverem sido esgotadas as
medidas de manejo ambiental definidas no Art. 2º.


De acordo com a Instrução Normativa 141 do IBAMA não é necessário registro no IBAMA para controlar essas espécies, mas é necessário registro estadual.

Art. 5º - Pessoas físicas ou jurídicas interessadas no manejo ambiental ou controle da fauna sinantrópica nociva, devem
solicitar autorização junto ao órgão ambiental competente nos respectivos Estados.


Quem estiver interessado no texto COMPLETO sem censuras pode pegar no site do IBAMA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aqui em sjrpreto quando houve o grande debate sobre a Columba liva (pomba do ar) eu acompanhei de longe o debate
Depois que um cara foi preso por envenenar as pombas com milho contaminado a prefeitura seguiu adiante

Até onde me lembro a opção escolhida foi o uso de ração com um produto químico esterilizante
Não matava a pomba, mas tornava infértil. Depois disso realmente sumiu as pombas do ar da cidade
A prefeitura fez uma viatura que circulava na cidade pegando as pessoas que alimentavam as pombas
e também ensinando as pessoas como coletar os ovos e destruir os ninhos.
Hoje o que eu vejo por todo lado é a margosinha, pomba rola, bem te vi e recentemente beija-flor.
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 1:30 pm

Entendido, obrigado a todos. Como disse, vou ficar só nos alvos de papel mesmo e talvez umas frutas pra estourar ou até uma pesca, não sei.
De qualquer forma vou me aprimorar melhor aqui no forum e claro, comprar minha balestra.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 1:39 pm

Citação :
sei o motivo desse tópico, já adianto:
Não é o que está pensando hahahha, eu me interesso realmente pelo esporte do tiro ao alvo, com arco e balestra, só me surgiu a dúvida se era ou não proibido. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
NickGoes

NickGoes


Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2013
Idade : 26
Localização : Maceió-Al

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 2:39 pm

Caro amigo, procure analisar qual o motivo dos pombos estarem por ai e se não poder resolver você mesmo de acordo com a lei, sugiro que procure em sua cidade empresas especializadas em controle de fauna, embora a columba livia seja considerada domestica, não é permitida sua caça nem abate sem autorização do governo, órgãos ambientais e acompanhamento de agencias de vigilância sanitária. Se o motivo deles estarem ai for apenas rotineiro e não for busca de alimento ou acomodação de ninhos, será mais fácil resolver o problema. Se em sua cidade tiver empresas que usem falcoaria para o controle, eu recomendo, será coisa de semana ou semanas, embora seja difícil o uso se tratando de um ambiente como este.
Se tratando de pessoa física deve ser até mais fácil conseguir algo pelo governo, embora tudo pelo governo seja burocrático demais e não acho que irá conseguir.
Quanto aos ratos: Esse problema não é de hoje, então é até aceito CULTURALMENTE que se faça o controle sem mesmo estar habilitado para isso. Imagino que com pombos você teria problemas...

Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01

lubisomem01


Mensagens : 354
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro -RJ

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeDom Jan 20, 2013 4:42 pm

Pombo como dizem por ai é o rato que voa, o lance é procurar espanta-los..
Ir para o topo Ir para baixo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 11:07 am

CALIL escreveu:
Uma pergunta ao autor do tópico:

Podemos matar vaca e comermos. Agora, podemos matar vaca com tiros de armas de fogo na cabeça?
Calil,é permitido sim atordoamento de animais vacuns com tiro de 22 na cabeça em abatedouros pequenos que não tenham equipamento de atordoamento com ar comprimido, mas claro,isso é feito dentro de um abatedouro com acompanhamento responsável.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 11:11 am

KingSize escreveu:
Entendido, obrigado a todos. Como disse, vou ficar só nos alvos de papel mesmo e talvez umas frutas pra estourar ou até uma pesca, não sei.
De qualquer forma vou me aprimorar melhor aqui no forum e claro, comprar minha balestra.
Abraço

Cara nem pense em atirar em frutas, eu sou carnívoro justamente por gostar dos vegetais.

Pobres vegetais.

Me diga o quê as frutas te fizeram de mau? são apenas criaturas indefesas.

Se atirar em algum vegetal, que arda no inferno.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 7:50 pm

Os americanos costumam atirar em balão de festa de aniversário.
Compra dos pequenos, pendura vários em um anteparo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ontem eu vi um vídeo que o cara atira em um balão que parece que tinha talco dentro.
O efeito foi muito bacana porque o balão explode e faz uma nuvem de poeira.

Pode também fazer um boneco com uma camisa velha e colocar um balão de cabeça.
E desenha uma cara no balão. Dá para brincar de caçador de zumbi ... kkkk cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
laccal




Mensagens : 408
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 47
Localização : Sorriso / Cuiaba-MT

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 9:41 pm

Eu gostava muito de treinar atirando em alvos de gelatina balística.

Hoje eu utilizo blocos de argila, é ótimo ver o efeito das ondas de choque abrindo e deformando o alvo. Também tem a vantagem de vc poder re aproveitar os alvos.

Basta ir em uma olaria e muito barato aqui eu pago r $ 1, 50 em cada tijolo.

Att.

Laccal
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 11:38 pm

Altas ideias, muito maneiro!
Vou tentar fazer todas, acho que se colocar algum pó colorido no balão deve ficar show. Brincar de matar zumbi, feel like daryl! hahahah

bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Controle de pragas é crime? Empty
MensagemAssunto: Re: Controle de pragas é crime?   Controle de pragas é crime? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Controle de pragas é crime?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CONTROLE DE JAVALI EM UBERLÂNDIA-MG E REGIÃO
» Controle de roedores utilizando cães
» Matar Javali sem utilizar arma de fogo ou armadilhas não é crime de caça.
» ARCO x BALESTRA no controle de Javalis.
» Novo método de controle de feral hogs (EUA)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: