ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fibra de Vidro ( Mais um )

Ir para baixo 
+2
Gaia
elisonj
6 participantes
AutorMensagem
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 1:14 pm

Boa tarde galera! tudo joia?

Bom, estive vendo vários tópicos sobre Fibra de Vidro, mas só fiquei mais confuso, então segue uma dúvida minha.

Quero fazer uma laminação em um arco, pra isso comprei um pedaço de tecido de fibra de vidro. ( ele veio em formato de fita, por isso achei que seria mais fácil )

Mas por enquanto eu só tenho o tecido. Preciso então saber agora como proceder... nao sei se primeiro eu tenho que fazer uma lamina com o tecido de fibra de vidro, ou se posso simplesmente colar ele.

Parece que pra colar, usa-se "Cola epoxi" e pra fazer a laminação, usa a "resina epoxi". Ta certo isso?

Se eu for fazer a lamina, eu preciso de ambas? ( resina e cola )
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 8:37 pm

Boa tarde, tudo blz!?
Bom, vc pretende fazer um arco somente com fibra de vidro ou laminando madeira com camadas de fibra de vidro?
Cola epóxi e resina epóxi são sinônimos, o que existe é uma diferença nas densidades/viscosidade das resinas epóxis, sendo que resinas mais espessas são mais indicadas para colagens e as médias e finas para laminação. Laminação nada mais é do que a colagem de camadas de materiais diversos, como madeira, fibras (vidro, carbono, kevlar), etc. Para que as propriedades dos compostos formados na laminação sejam somadas e fixadas da melhor maneira, a resina tem que ter densidade/viscosidade mais fina para poder penetrar melhor no tecido, sem que haja no composto final, nenhum excesso de resina, pois a laminação perderá resistência se houver excesso de resina e também de maneira que todo o tecido tenha resina impregnada, sem falhas (que também enfraqueceriam o laminado).
Por ai já dá pra vc perceber que laminação bem feita, tem que ter resina na medida certa, nem de mais, nem de menos...isso demanda técnica e prática. Pesquise bastante sobre laminação de compósitos para depois colocar a mão na massa.
Não confunda resina epóxi com resina poliéster, são resinas com propriedades diferentes. Na maioria dos casos a epóxi é bem superior e mais cara também.
Qualquer dúvida, se estiver ao meu alcance, estou a disposição, abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 12:29 pm

Obrigado Gaia pela resposta!

Legal saber que a resina / cola são a mesma coisas. Muitas vezes bati cabeça com isso. =)

O que eu pretendo fazer, é laminar com madeira e FV. Mas ao invés de comprar a lamina pronta ( igual a RD arqueiria vende ) eu comprei o tecido.

A dúvida então ficou em: - Será que consigo fazer a laminação nesse arco de madeira com a o tecido de fibra de vidro, aplicando ele diretamente na madeira, ou terei que fazer um processo à parte, para fazer a lâmina, e depois dela pronta colar no arco?

Pelo que andei vendo e até onde entendi, o pessoal costuma fazer uma lamina de fibra de vidro e depois usa ela como uma camada de laminação na frente e nas costas do arco...

Qual a diferença nos processos então? eu deveria ter uma resina ( mais fina ) para poder fazer a lâmina de FV, e depois usar uma outra resina mais expessa para poder fazer a colagem na madeira?

Se eu fosse aplicar diretamente o tecido na madeira, sem fazer uma lâmina, eu poderia usar a resina mais espessa?

Desculpe por tantas perguntas, mas é meu primeiro arco usando FV e quero poder aprender bem, pra poder ensinar quando alguem precisar tbm.. =)

Obrigado!

Abs

Ir para o topo Ir para baixo
Farleytufao




Mensagens : 39
Data de inscrição : 13/08/2012

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 2:05 pm

elisonj escreveu:
Obrigado Gaia pela resposta!

Legal saber que a resina / cola são a mesma coisas. Muitas vezes bati cabeça com isso. =)

O que eu pretendo fazer, é laminar com madeira e FV. Mas ao invés de comprar a lamina pronta ( igual a RD arqueiria vende ) eu comprei o tecido.

A dúvida então ficou em: - Será que consigo fazer a laminação nesse arco de madeira com a o tecido de fibra de vidro, aplicando ele diretamente na madeira, ou terei que fazer um processo à parte, para fazer a lâmina, e depois dela pronta colar no arco?

Pelo que andei vendo e até onde entendi, o pessoal costuma fazer uma lamina de fibra de vidro e depois usa ela como uma camada de laminação na frente e nas costas do arco...

Qual a diferença nos processos então? eu deveria ter uma resina ( mais fina ) para poder fazer a lâmina de FV, e depois usar uma outra resina mais expessa para poder fazer a colagem na madeira?

Se eu fosse aplicar diretamente o tecido na madeira, sem fazer uma lâmina, eu poderia usar a resina mais espessa?

Desculpe por tantas perguntas, mas é meu primeiro arco usando FV e quero poder aprender bem, pra poder ensinar quando alguem precisar tbm.. =)

Obrigado!

Abs


Não confunda laminação com lâmina de fibra, são coisas diferentes!

Laminação é quando se aplica algo em cima de algo. Por exemplo: aplicar a fibra de vidro e a resina epoxi por sobre o riser para reforço do mesmo.
Agora Lâmina seria: Ultilizar um molde para criar uma lãmina de fibra com resina epoxi e um tecido de fibra em varias camadas até fazer a peça desejada.

No primeiro caso, é melhor uma resina menos densa, pois fica mais fácil de espalhar de forma uniforme, no segundo caso, como vai construir uma peça, uma resina mais grossa é melhor de trabalhar pois será feita por preenchimento.

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 2:59 pm

Creio que entendi...
Mas por exemplo, nas laminas de FV vendidas ( Estilo a que a RD Arqueria vende ).
Pelo que pude ver, é uma peça de FV que deve ser colada ao arco. Isso é mostrado tbm naquele video gringo, onde ele monta várias camadas de madeira e "peças" de fibra de vidro, e cola tudo com um molde servindo de prensa.

O material que é vendido então é apenas a lamina, que servirá para fazer a laminação ( Correto? ).

Mas... qual a diferença? existe um ganho de desempenho em se fazer a lâmina primeiro, e depois usar ela na laminação? Por que não usar diretamente o tecido + resina no riser? ( da mais trabalho? ou simplesmente não é recomendado usar o tecido diretamente, e sim fazer a lamina? )

Obrigado novamente pelas respostas!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 3:08 pm

Você vai usar seu tecido de fibra entre cada lâmina de madeira e se quiser, na primeira e última camadas, podem ser revestidas com a fibra de vidro também. Vc faz primeiramente o molde para prensar tudo na posição que vc quer fazer, ai coloca um revestimento de plástico, para que a resina não grude no seu molde, depois pega a madeira, passa resina dos dois lados, coloca o tecido já cortado no formato da lâmina e impregna ele com resina, depois vai repetindo o processo, sempre alternando uma camada de madeira com uma de fibra. Isso é a laminação. Se vc fizer um riser ou um limb de peça única de madeira e quiser apenas reforçar com fibra, já não é laminação...só seria um reforço, passando a resina e colocando o tecido ou mesmo uma lâmina (que é a união de várias camadas de fv coladas com resina) de fv já pronta.
As lâminas tipo da RD, são várias camadas de tecido, já coladas e prontas para uso em reforço.
São apenas métodos diferentes de construção. Se vc tiver uma peça única de madeira, irá apenas reforçá-la com a lâmina.
Uma peça de madeira laminada corre menos risco de empenar,em comparação com uma peça única de madeira, mas depende mais de perícia na laminação para não correr riscos de soltar a laminação com o esforço.
Cada método tem suas vantagens e desvantagens.
Na laminação com madeira, é fácil encontrar uma madeira apropriada para fazer a lâmina, mas para se fazer uma peça única, já é bem mais difícil encontrar a madeira ideal com a medida necessária e sem defeitos nos veios.


Última edição por Gaia em Seg Jan 28, 2013 3:19 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 3:19 pm

Perfeito Gaia!

Acho que é exatamente isso que queria saber... =)

Bom, seguindo sugestões do pessoal no outro post, entrei nesse site e encontrei essa resina:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ela não é semi-flexivel como recomendaram, mas será que posso usar ela para trabalhar com o tecido de FV e fazer como vc indicou?

Valew!!
Ir para o topo Ir para baixo
quark

quark


Mensagens : 160
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 41
Localização : Cuiabá - MT

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 3:20 pm

Cara, pelo q eu saiba a fibra de vidro só eh usada no fim do processo para se fazer o backing.
A resina serve para colar as laminas de madeira e a fibra ao final..
é usada a resina epoxi, porque a outra resina não adere a madeira adequadamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 3:23 pm

Pode usar essa sem medo, é a que usei e até hj uso.
Ir para o topo Ir para baixo
valdenir

valdenir


Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/01/2013
Localização : arapiraca - al

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: fibra de vidro   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 12:40 pm

olá gostaria de fazer laminas de fibra de vidro sem utilizar madeira isso é possível?
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 12:47 pm

valdenir escreveu:
olá gostaria de fazer laminas de fibra de vidro sem utilizar madeira isso é possível?

É possível sim, acredito que recomendam a madeira por ser um material relativamente "macio", assim absorvendo mais vibrações.

A Velox por exemplo, pelos relatos, todas as suas laminas são feitas em fibra de vidro maciço, tem muita credibilidade pela resistência de seus materiais e pelo custo baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fibra de Vidro ( Mais um ) Empty
MensagemAssunto: Re: Fibra de Vidro ( Mais um )   Fibra de Vidro ( Mais um ) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fibra de Vidro ( Mais um )
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Laminas de Fibra de Vidro X Laminas de Madeira revestida com Fibra de Vidro
» Fibra de vidro, II
» Longbow - Madeira + Fibra de vidro
» fazendo meu primeiro recurvo
» fibra de vidro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: