ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida sobre tipos de cordas

Ir para baixo 
+7
EVC
megaseba
TRC
dmjuca
rubensrw
Lincoln
RafaelMorgan
11 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 8:49 am

Existe alguma diferença funcional entre a "endless/continuous loop" da "flemish string"?

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: corda   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 2:55 pm

Você estaria se referindo à corda inteiriça e à corda cortada?
A flemish é cortada numa ponta, as pontas ficam de tamanhos desiguais e depois são enroladas na corda principal; depois são protegidas com o serving. É isso?
A diferença é que uma é feita com determinado número de voltas, as pontas são amarradas e não há corte; a outra é cortada numa ponta.
Diferença quanto ao uso?
Creio que nenhuma!
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 2:59 pm

As flemish são usadas somente em arcos tradicionais; Mais por estética, pq diferença funcional neste caso não existe. São mais artísticas. Para quem é "purista" e ligado em tradição, as flemish são mais legais.

As endless loop são usadas em compostos e recurvos olímpicos; É um método mais moderno, as cordas tem um tempo de acomodação menor e ficam um pouco mais leves.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 3:08 pm

Valeu, Rafael!
Excelente elucidação.
Parabéns!
A questão toda de fazer corda, seria, eu acho, acertar o comprimento.
A corda inteiriça é prática de fazer; com os fios esticados, e pontas amarradas, no jig, já dá para passar o serving nas "cirigolas" e no local da flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 3:31 pm

RafaelMorgan escreveu:
As flemish são usadas somente em arcos tradicionais; Mais por estética, pq diferença funcional neste caso não existe. São mais artísticas. Para quem é "purista" e ligado em tradição, as flemish são mais legais.

As endless loop são usadas em compostos e recurvos olímpicos; É um método mais moderno, as cordas tem um tempo de acomodação menor e ficam um pouco mais leves.

Rafael,...

Pensei pensei e nao consegui entender de o porque as endless ficam mais leves.

Poderia explicar a base teorica pra isso?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 3:50 pm

rubensrw escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
As flemish são usadas somente em arcos tradicionais; Mais por estética, pq diferença funcional neste caso não existe. São mais artísticas. Para quem é "purista" e ligado em tradição, as flemish são mais legais.

As endless loop são usadas em compostos e recurvos olímpicos; É um método mais moderno, as cordas tem um tempo de acomodação menor e ficam um pouco mais leves.

Rafael,...

Pensei pensei e nao consegui entender de o porque as endless ficam mais leves.

Poderia explicar a base teorica pra isso?

As Flemish gastam mais material para serem feitas. No caso da Flemish normal, usa-se duas vezes mais material nos loops; no caso das flemish "padded", quatro vezes mais material, comparando com as endless loop.

A diferença é pequena, mas para quem pratica target, acaba somando a um monte de outros fatores que podem melhorar o desempenho.


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 4:12 pm

Realmente mais havia considerado a "a mais" no loop, procede, mas.....

Sempre tem um mais...

O serving no loop das endless nao acaba compensando???
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 4:18 pm

rubensrw escreveu:
Realmente mais havia considerado a "a mais" no loop, procede, mas.....

Sempre tem um mais...

O serving no loop das endless nao acaba compensando???

Acho que não compensa não; Pelo menos é esse o consenso nos forums gringos; Tem muitos tópicos sobre isso. Pesquise "flemish versus endless loop" no google.

No entanto, dizem que a endless loop é mais adequada para target por ser mais precisa em sua confecção e, por ter menos voltas, ser mais estável no que diz respeito a manter-se com o mesmo comprimento.

No quesito de confiabilidade, as duas, sendo bem feitas, são igualmente confiáveis. No entanto, uma flemish meia boca tem mais chance de arrebentar, tendo em vista que é feita com vários pedaços de corda ao invés de um só.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 4:47 pm

RafaelMorgan escreveu:
...No entanto, uma flemish meia boca tem mais chance de arrebentar, tendo em vista que é feita com vários pedaços de corda ao invés de um só.

Hannn.... scratch .... nao sei...

Imagina que uma corda continua, com o rompimento de um fio pode provocar o "escorregamento" dos outros...
Ao passo que varios segmentos (unicos do tamano da corda) caso um fio se rompa, ira aumentar a carga sobre os outros, mas nao provocaria o "escorregamento"...

Mas é muito perfeccionismo... ehhehehe....
So to "viajando nessa maionese" porque comecei a construir cordas agora tambem, ja fiz algumas endless que ficaram bem boas, e agora estou partindo para as Flemish... uma coisa é fato.... uma felmish da mais que o triplo do trabalho para fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 5:28 pm

Eita... quantas considerações. Smile
Massa!
Agradeço a todos pelas opiniões. Sempre aprendendo!
Wink



Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 6:46 pm

Mas as endless loop tem serving nos loops. Em questão de peso e performance não vejo diferença. Principalmente que o peso nos loops não interfere muito na performance. Pelo que leio nos fóruns gringos, as flemish são mais silenciosas e mais difíceis de acertar o comprimento na hora de confeccionar. Sem falar no trabalho que dá em contar as voltas pra não deixar os feixes separarem. As endless loop são bem mais fáceis de fazer. Podem-se fazer inúmeras cordas com exatamente o mesmo comprimento sem precisar ser ninja. Ajustou o comprimento no jig e pronto. As flemish o comprimento é ajustado a mão, e só acerta com uma boa dose de experiência. Um arqueiro de competição, que tenha 2 arcos iguais, vai querer ter sempre cordas idênticas.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: número   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 9:06 pm

Na confecção da corda, o mais importante, eu imagino, seria o número de fios utilizados.
Por exemplo, quantos fios dacron b50 se usa para corda de um arco de 40 libras?
Quantos do fflight? Quantos kg esse fio aguenta?
Tenho um fio de dacron aqui que só aguenta 4 kg.
Se puser poucos fios, pode arrebentar; se puser muitos fica muito grossa a corda.
Eu testo o material para ver quantos quilogramas um fio suporta até arrebentar.
No arco de um sujeito como eu, que atira melhor com o estilingue, tanto faz o tipo da corda, o tipo do material. rsrsr
O importante, seria a corda não arrebentar no meu nariz.

Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 10:06 pm

TRC escreveu:
Na confecção da corda, o mais importante, eu imagino, seria o número de fios utilizados.
Por exemplo, quantos fios dacron b50 se usa para corda de um arco de 40 libras?
Quantos do fflight? Quantos kg esse fio aguenta?
Tenho um fio de dacron aqui que só aguenta 4 kg.
Se puser poucos fios, pode arrebentar; se puser muitos fica muito grossa a corda.
Eu testo o material para ver quantos quilogramas um fio suporta até arrebentar.
No arco de um sujeito como eu, que atira melhor com o estilingue, tanto faz o tipo da corda, o tipo do material. rsrsr
O importante, seria a corda não arrebentar no meu nariz.

Eu faço as cordas dos arcos escola com dracon b50. Arco de competição nunca faria com esse material. Fastflight toda a vida. Em fast faco as cordas com 18 fios. Nos arcos escola que nao passamm de 30libras com 12 de b50
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: number   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 9:45 am

Boa, Megaseba.
Enfim eu vejo aqui alguém colocar o número de fios utilizados na confecção da corda.
Discutimos o tipo e não discutimos os fios.
Dezoito (18) na fflight ... e a corda, não fica muito grossa no encaixe do "rabo" da flecha?
Quem conhece, bem que poderia fazer uma tabelinha aqui, potência x fios x marca do fio.
Acho que ajudaria muito.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 9:52 am

o Lincoln ja postou isso.. mas nao procurei o topico
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: tópico   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:00 am

Valeu, Rubensrw.
Recorrerei ao BUSCA.
Grato!
Ir para o topo Ir para baixo
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:05 am

Olá TRC,
pela internet eu encontrei isso aqui:

Bow String Weight Chart Standards.
12 Strands Forr Bows up to 45#
14 Strands Forr Bows up to 55#
16 Strands Forr Bows up to 65#
18 Strands Forr Bows Over to 70#

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

a quantidade de fios de acordo com a libragem do arco.

no site da brownel tem essa outra referência:
Bowstring materials recommended number of strands
Brownell recommends 1 twist in the string for each 2-3 inches of string length

Astro Flight 16
Xcel 20
Ultra Cam 16
D75 16
Fast Flight Plus 18
B-50 16

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
dmjuca

dmjuca


Mensagens : 98
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 41
Localização : Belo Horizonte-MG

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:14 am

Outra referência:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:14 am

TRC escreveu:
Boa, Megaseba.
Enfim eu vejo aqui alguém colocar o número de fios utilizados na confecção da corda.
Discutimos o tipo e não discutimos os fios.
Dezoito (18) na fflight ... e a corda, não fica muito grossa no encaixe do "rabo" da flecha?
Quem conhece, bem que poderia fazer uma tabelinha aqui, potência x fios x marca do fio.
Acho que ajudaria muito.

Não fica não.

Alias FastFlight tem vários uns mais grossos que outros (pelo geral sao vendidos como plus, mega e outras coisas do tipo, teoricamente os mais grossos deveriam ser para composto). Mesmo assim não fica. Inclusive porque a parte que e feita com o serving deveria estar muito bem apertada.

Sempre fazemos no clube com 18 fios.. menos para arcos "femininos" onde usamos 16 fios (fast flight) Usamos 16 pois esses arcos dificilmente passam das 38 libras.



Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: postagens   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:19 am

Valeu Mega e Dmjuca.
Excelentes postagens!
Vou copiar e guardar.
Grato!
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:33 am

Ainda quando tenha saco vou fazer um guia passo a passo de como fazer cordas.
O tema e que fazer e tirar fotos ao mesmo tempo e um porre. Deveria pedir o auxilio da minha esposa.

O problema esta no gabarito para fazer cordas. Ele esta no clube e o mesmo e um trambolho de madeira que pesa 50 kg kkkkkkkkkkkkkk

Ele e de quando as coisas eram feitas com madeira de lei. Assim que pode imaginar o que ele pesa.

Eu sei fazer os dois tipos de corda. Alias a que e só em base a torção da um trabalho do cão, tem que contar voltas e a mesma e muito chata de fazer. A unica vantagem dela e que você faz em qualquer lugar sem gabarito nenhum. So precisa do arco. Essa corda gasta um pouco mais de material mais a diferença e minima, pelos meus cálculos como muito gasta 3 metros mais de linha, e seria um exagero.


Abs,
Sebastián
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 12:43 pm

Olha, na minha opinião o que determina o número de fios é o tamanho do nock.

Eu uso 16 e 18 fios para FF e 8125, respectivamente para nocks com ranhura small e large.

Nas minhas cordas uso 16 fios e adiciono 2 fios sob o serving central (uso nocks com ranhura large).

BTW, serving de 0.021" ou 0.022"

Abs.


Última edição por EVC em Ter Mar 19, 2013 1:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 12:47 pm

EVC escreveu:
Olha, na minha opinião o que determina o número de fios é o tamanho do nock.

Eu uso 16 e 18 fios para FF e 8125, respectivamente para nocks com ranhura small e large.

Nas minhas cordas uso 16 fios e adiciono 2 fios sob o serving central (uso nocks com ranhura large).

Abs.

E mais simples, para 16 fios usa o Small e para 18 usa o médium. O large ate tenho vários mais não da para usar eles são muito grandes. em 18 fios o medium fecha certinho.

Abs,
Sebastian
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 1:18 pm

megaseba escreveu:
E mais simples, para 16 fios usa o Small e para 18 usa o médium. O large ate tenho vários mais não da para usar eles são muito grandes. em 18 fios o medium fecha certinho.

Abs,
Sebastian

Só conheço dois tamanhos: small e large. Não tem a ver com o tamanho do nock, tem a ver com o tamanho da ranhura. Pelo menos da Easton é assim.

Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 1:28 pm

EVC escreveu:
megaseba escreveu:
E mais simples, para 16 fios usa o Small e para 18 usa o médium. O large ate tenho vários mais não da para usar eles são muito grandes. em 18 fios o medium fecha certinho.

Abs,
Sebastian

Só conheço dois tamanhos: small e large. Não tem a ver com o tamanho do nock, tem a ver com o tamanho da ranhura. Pelo menos da Easton é assim.


Prezado Desculpa eu me referia ao Nock Point Very Happy Eu que fiz rolo!!! Very Happy Estava pensando na peça metalica da corda e voce estava falando do nock da flecha

Com 18 fios de fast flight eu uso os mesmos nocks (g-nock para falar a verdade) e o small .88 acho que a medida e ele entra sem problemas e apos atirar não fica preso na corda. Mesmo nock para 16 fios. Eu pelo menos nunca tive problema de um ficar presso na corda. Também uso os nock da easton.

Abs

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre tipos de cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre tipos de cordas
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre os tipos de RED DOT para balestra
» duvida sobre fazer cordas
» Dúvida sobre o separador de cordas
» Tipos de cordas/material e peep
» Dúvida tipos Nocks

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: