ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida sobre tipos de cordas

Ir para baixo 
+7
EVC
megaseba
TRC
dmjuca
rubensrw
Lincoln
RafaelMorgan
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: corda   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 3:41 pm

Preciso fazer uma corda para 1 olímpico hoyt 40 libras, lâminas médias.
Vou usar o 8125 e colocarei então 18 fios; corda inteiriça.
Cada fio do 8125 aguenta 8 kg, depois quebra.
Não fiz ainda, estou esperando chegar o bowstring que comprei do Giantorm.
Vou vergar com o bowstring prá medir o comprimento da corda.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 4:40 pm

megaseba escreveu:
Com 18 fios de fast flight eu uso os mesmos nocks (g-nock para falar a verdade) e o small .88 acho que a medida e ele entra sem problemas e apos atirar não fica preso na corda. Mesmo nock para 16 fios. Eu pelo menos nunca tive problema de um ficar presso na corda. Também uso os nock da easton.

Não fica preso na corda mas, dependendo do nock, fica justo demais. O g-nock e o super nock (tubos 20xx e maiores) até podem funcionar razoavelmente bem mas os pin nock não: o small (0.88") com 18 fios (FF+ ou 8125) fica muito apertado. Não prende na corda mas acaba roubando energia e acurácia.

O critério que uso para verificar se o casamento corda-nock está correto é o seguinte: o nock deve deslizar na corda sem esforço mas não deve ficar molenga. Se estiver molenga, a corda está fina (ou o nock é large para uma corda "small"). Se deslizar com muita resistência, a corda ficou grossa (ou o nock é small para uma corda "large").




Última edição por EVC em Ter Mar 19, 2013 4:50 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 4:50 pm

TRC escreveu:
Preciso fazer uma corda para 1 olímpico hoyt 40 libras, lâminas médias.
Vou usar o 8125 e colocarei então 18 fios; corda inteiriça.
Cada fio do 8125 aguenta 8 kg, depois quebra.
Não fiz ainda, estou esperando chegar o bowstring que comprei do Giantorm.
Vou vergar com o bowstring prá medir o comprimento da corda.

TRC, de onde veio esse número (8kg)? Você testou?

16 ou 18 fios para essa potência está bom (na verdade, creio que para potências maiores também). Apenas certifique-se do tamanho do nock ser o correto. Fazendo a corda com 3,5 a 3,75" a menos do comprimento nominal do arco normalmente resulta no brace correto com um número razoável de voltas na corda (supondo que você use o brace no meio da faixa indicada pelo fabricante do arco).

Depois de terminar a corda, deixe o arco montado com ela por um dia ou pelo menos durante uma noite: a corda vai lacear um pouco e o arco vai chegar ao brace correto sem que você precise ficar reajustando o brace durante os primeiros treinos.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 7:42 pm

Complementando a informação de comprimento da corda, eu uso esse critério (3,5 a 3,75" mais curta que o arco) porque ponho o mínimo de tensão nos fios quando estou passando as voltas para formá-la. Eu apenas tento fazer com que todos os fios fiquem esticados para obter uma corda uniforme. Se você passar os fios com tensão (não recomendo porque acho mais difícil fazer de forma uniforme) então o comprimento pode ser menor porque ela vai esticar menos (o quanto não sei dizer).

TRC, fiz uma experiência com fio 8125 aqui para ver com quanto arrebentava e aguentou 18kg (40lbs) antes de arrebentar, em duas de três vezes. Na segunda vez que testei arrebentou com uns 15kb mas acho que dei um solavanco.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: kg   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 9:47 pm

Valeram as explicações EVC.
Serão guardadas e utilizadas; vou fazer uma corda com o 8125.
Acho que os 8 kg estão equivocados mesmo, vou testar novamente.
Eu testei um dacron que tenho aqui e 2 fios aguentam 8 kg; é bem fraco.
Testei o fio de sapateiro e o 8125, mas perdi minhas anotações; testarei novamente.
Vc tem razão, esse fio é mais resistente.
Não me lembro bem, fiquei com os 8 kg aqui no bestunto, mas, se mal me lembro o fio de sapateiro aguentou uns 12 kg mais o balde onde eu colocava água de 2 em 2 litros.
Todos esses fios esticam mesmo.
Esse comprimento nominal que vc citou, é de uma ponta à outra com a trena esticada ou seguindo o contorno do arco?
Deve ser esticada, não?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:24 pm

Ponta a ponta da corda. Ou seja, para um arco de 68", a corda vai ter de 64,25 a 64,5". Quando montada no arco, ela estica um pouco e atinge as 65" que a corda tem de ter (3" a menos que o arco).

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: medida   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:11 am

EVC
Dúvida como medir: monto o arco e passo a trena de ponta a ponta no arco, pelo meu lado?
Aí a trena acompanha também a curvatura da lâmina, é isso?
O riser (gmx) tem 25" e as lâminas são médias (hoyt).
Então seria 25 + 2 . comp da lâmina?
Depois diminui as polegadas que vc explicou?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 12:35 pm

TRC escreveu:
EVC
Dúvida como medir: monto o arco e passo a trena de ponta a ponta no arco, pelo meu lado?
Aí a trena acompanha também a curvatura da lâmina, é isso?
O riser (gmx) tem 25" e as lâminas são médias (hoyt).
Então seria 25 + 2 . comp da lâmina?
Depois diminui as polegadas que vc explicou?

TRC, faz com 64,5". Simplesmente pegue a trena e coloque os postes do jig a essa distância. Todos os postes devem estar alinhados na primeira fase (veja os três minutos do vídeo abaixo).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não precisa de precisão milimétrica. De qualquer modo você vai precisar torcer a corda para atingir o brace correto (provavelmente entre umas 30 e 50 voltas). Como deve ser a primeira corda, pode não ficar perfeita mas aposto que não vai ficar ruim (várias pessoas que conheço fizeram primeiras cordas bem razoáveis).

Você está seguindo algum tutorial?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: corda   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 7:13 pm

Valeu, EVC.
O vídeo é instrutivo.
O recurvo parece que tem umas 68"; vou por a volta na medida que você falou.
Vou testar o 8125 para ver quantos kg aguenta e fazer a corda com 18 fios.
Já fiz algumas cordas para um arco ruím, mas, agora preciso fazer uma para um arco bom. rsrsrs

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 7:36 pm

TRC escreveu:
O recurvo parece que tem umas 68"; vou por a volta na medida que você falou.
Vou testar o 8125 para ver quantos kg aguenta e fazer a corda com 18 fios.

Se o riser é de 25" e as lâminas são médias, é 68" mesmo. Com a medida que eu dei (i.e. 64.5") deve ficar com um brace de uns 22 cm, dando umas trinta ou quarenta voltas na corda. Depois dê um retorno para dizer como ficou.

Independentemente de quanto aguentar um único fio, a corda com 18 fios aguenta sossegada a potência do arco. Há uns malucos que fazem cordas com um número muito menor de fios (6 ou 8 se não me engano). Eu atirei por algum tempo com uma corda de 12 fios (arco de 40 lbs), também sem problema.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 7:56 pm

EVC

Não e que fazem cordas de por exemplo 8 fios de malucos (bom tem maluco que faz de doido sim). Tem uma resposta muito mais simples.
Cordas de poucos fios deixam o arco mais rápido. ou seja você ganha mais velocidade no tiro. A contra e que a corda vai durar bem menos.
Não sei se 8 mais ja vi arqueiros top com cordas de 10 e 12 fios. Fazem isso pois flecha mais rápida, tempo de voo menor, alça de mira mais alta, menor influencia de vento etc.
So que e mais o menos assim, quando troca de distancia o cara troca de corda. Como muito usa ela numa competição e acabou o seja no total vai dar 200 tiros e vai para o lixo.

O recomendado e fazer mesmo com 18, para que ela dure bastante e vc tenha boa segurança.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: zóio   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 8:48 pm

kkkkkkkk
Corda de muitas voltas, Megaseba, eis a solução!
Vou fazer com 18, uma corda mais lerdona, mas protejo meu zóio. kkkkkk
Rapaz, já não estou enxergando direito, se eu tomar uma lambada no olho ... tô frito, sô!
E, na questão da ligeireza, entre um tiro e outro, dá até tempo de eu ir tomar um cafezinho.
Demoro um tempão! rssrrssrsrs
Mas, valeu a informação sobre a corda, mais uma que aprendi.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: fio   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 6:16 pm

EVC
Testei um fio com 70 cm, de 8125, aguentou 8 litros dágua mais o balde, de cerca de 1kg.
Meu balde caiu, e rachou. rsrsrssr
Amanhã testarei novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 8125   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 11:48 am

Testei novamente o fio 8125, com bastante cuidado, inclusive não dei nó.
Aguentou 3 x 2,5 litros + 2 x 2,0 litros + balde (pet de coca) = + ou - 12 kg.
Coloquei mais 1 pet de 1,5 litros, o fio rompeu.
Então, acredito que o fio 8125 suporte uns 12 kg, sem romper.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 12:48 pm

Bom, gozada essa discrepância (testei com balança digital) mas não é importante. O que importa é que a corda é bem resistente. Smile

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 8125   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 2:07 pm

Talvez seja a qualidade ou marca do fio.
O que eu tenho aqui comprei nesse endereço: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: E os fios de sapateiro?   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 8:19 am

E se eu usar fios de sapateiro? Alguém sabe dar alguma referência? Vi perto da minha casa em lojas de aviamentos que estes fios são bem baratos e me parecem bem resistentes. Como não vi ao vivo o dracon ou outro tradicional. Queria antes de comprar pela internet estes fios, testar com o fio de sapateiro mesmo que bem fácil de adquirir.

Qual seria a bitola mais indicada? Qual a espessura média de um dracon e do fio para o serving tradicionais? Posso fazer o serving com o fio de sapareiro também, ou tem de ser algum fio específico?

Quando vou em lojas que vendem fios eles (obviamente nunca ouviram falar nos nossos queridos fios) me perguntam dados técnicos como a espessua desejada.

Desculpem-me a quantidades de perguntas, mas estou tentando fazer o melhor aqui.
Vi em um post, não lembro se aqui ou no arqueiria.forumeiros, um cara que fez a corda com fio de pliester. Tenho um desses em casa e fiz uma corda com ele usando uns 60 fios (pois é bem fininho), fiz sequindo um tutorial do youtube com uma corda com loop infinito, daí ela fica com 120 fios. O cara do post que falei disse que fez a dele com 60 fios e acho fina, mas a minha achei um pouco grossa, talvez porque ficam os 120, aí fiz o serving com a mesma linha e fica um pouco forçado nos nock de 5/10".

Valeu!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 12:58 pm

TRC escreveu:
Testei novamente o fio 8125, com bastante cuidado, inclusive não dei nó.
Aguentou 3 x 2,5 litros + 2 x 2,0 litros + balde (pet de coca) = + ou - 12 kg.
Coloquei mais 1 pet de 1,5 litros, o fio rompeu.
Então, acredito que o fio 8125 suporte uns 12 kg, sem romper.

Eu estava por perguntar isso, se estavam fazendo o teste dando nó pois nesse caso não adianta ela vai arrebentar no nó com bem menos força. Pois lembremos que não se faz nenhum nó em corda de arco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 1:04 pm

therion.akkad escreveu:
E se eu usar fios de sapateiro? Alguém sabe dar alguma referência? Vi perto da minha casa em lojas de aviamentos que estes fios são bem baratos e me parecem bem resistentes. Como não vi ao vivo o dracon ou outro tradicional. Queria antes de comprar pela internet estes fios, testar com o fio de sapateiro mesmo que bem fácil de adquirir.

Qual seria a bitola mais indicada? Qual a espessura média de um dracon e do fio para o serving tradicionais? Posso fazer o serving com o fio de sapareiro também, ou tem de ser algum fio específico?

Quando vou em lojas que vendem fios eles (obviamente nunca ouviram falar nos nossos queridos fios) me perguntam dados técnicos como a espessua desejada.

Desculpem-me a quantidades de perguntas, mas estou tentando fazer o melhor aqui.
Vi em um post, não lembro se aqui ou no arqueiria.forumeiros, um cara que fez a corda com fio de pliester. Tenho um desses em casa e fiz uma corda com ele usando uns 60 fios (pois é bem fininho), fiz sequindo um tutorial do youtube com uma corda com loop infinito, daí ela fica com 120 fios. O cara do post que falei disse que fez a dele com 60 fios e acho fina, mas a minha achei um pouco grossa, talvez porque ficam os 120, aí fiz o serving com a mesma linha e fica um pouco forçado nos nock de 5/10".

Valeu!!!!

Olha fazer pode fazer com vários materiais. So que falando sinceramente desde meu ponto de vista e tudo gambiarra.
Vai ter um trabalhão para fazer a corda e ao final vai aguentar alguns tiros ate começarem a quebrarem os fios e no final cortar a corda (deveria parar de atirar assim que ver um fio solto).
Um rolo de Dracon B50 custa 45 pila , com isso em para fazer corda por praticamente o resto da vida. O Fastflight e melhor e bem mais caro. Lembro quando meu mestre contava que antigamente faziam as cordas de outros materiais (50 anos atras nada de materiais sintéticos) uma corda durava em media 2000 tiros antes de ir para o espaço. Segundo ele quebrar uma corda em competição era a morte... dançava. Andava sempre com varias delas já "esticadas".

Abs,
Sebastián
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: dacron   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 4:10 pm

O dacron b50 não é muito fraco?
Eu testei um que tenho aqui, e aguentou só 4 kg.
Comprei como dacron b50.
A RDArqueria está vendendo o dacron b55, deve ser mais grosso.
Therion, o fio de sapateiro é forte, o que eu testei aqui, se bem me lembro, aguentou algo em torno de 12-14 Kg.
Ele é um pouco grosso, precisa colocar menos fios.
Eu penso, se for um arco de competição, o dito cujo mereceria uma corda de material top.

Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 4:18 pm

TRC escreveu:
O dacron b50 não é muito fraco?
Eu testei um que tenho aqui, e aguentou só 4 kg.
Comprei como dacron b50.
A RDArqueria está vendendo o dacron b55, deve ser mais grosso.
Therion, o fio de sapateiro é forte, o que eu testei aqui, se bem me lembro, aguentou algo em torno de 12-14 Kg.
Ele é um pouco grosso, precisa colocar menos fios.
Eu penso, se for um arco de competição, o dito cujo mereceria uma corda de material top.


Olha eu realmente nunca testei quando o fio aguenta. No clube usamos dracon B50 para as cordas dos arcos escola ate 30libras (e alguns de 34 libras). E fazemos a corda com 12 fios. Nunca nenhuma arrebentou. So tem o desgaste natural dela e tem cordas feitas faz mais de ano e ainda estão atirando.

Tudo o resto e fast flight em 18 fios.

As de dracon B50 temos inclusive feitas nos dois estilo de cordas, em aquele de so enrrolar os fios cortados, e a outra com fio inteiro e e tudo amarrado com serving spool.

O dracon B50 que voce testou era de marca boa? Comprou com alguem de confiaça? pois como andam os espertos de plantão não duvido nada que vendam uma coisa sendo outra.


Abs,
Sebastián
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 4:59 pm

megaseba escreveu:
Eu estava por perguntar isso, se estavam fazendo o teste dando nó pois nesse caso não adianta ela vai arrebentar no nó com bem menos força. Pois lembremos que não se faz nenhum nó em corda de arco.

Nos testes que eu fiz dei nó (aliás, um monte para não deslizar). O fio não arrebentou no nó em nenhuma das três tentativas.



Última edição por EVC em Ter Mar 26, 2013 5:06 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 5:05 pm

TRC, se DACRON fosse fraco não seria usado em arcos tradicionais potentes (longbows, recurvos e que tais). Já tentou juntar um monte de palitos de fósforo e quebrar o conjunto? Creio que o mesmo ocorre com as cordas, o todo é maior que a soma das partes e a resistência da corda é mais que o produto da resistência de um fio multiplicada pelo número de fios. No caso das cordas de DACRON (B-seja-lá-qual-for-o-número), como o material é resiliente, ele também acaba dissipando a energia não entrege à flecha ao esticar momentaneamente quando o arco voltou ao brace.

Agora desencana e vai fazer essa corda. Smile


Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: corda   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 9:33 pm

Essa semana eu farei a corda, EVC.
Usarei o 8125, com 64,5".
Não fiz ainda porque sou lento nas minhas façanhas de arqueiria. rsrsr
Não tinha pressa, eu esperava a mira e o bowstring, que já estão aqui na agência do correio para retirar amanhã.
Comprei do Giantorm.
Agora já tenho tudo para o recurvo, mas ainda preciso montar um alvo para as placas de EVC, 1,10 x 1,10.
É uma trabalheira danada, sô! kkkkkkk
De qualquer forma, estou sem atirar mesmo, dando um tempo, pois só agora o meu ombro está melhorando.
Ainda tenho que fazer outra corda, para um composto nacional, mas não tenho o bowpress prá fazer a troca.
Esse negócio de discutir a questão do fio, é prá alongar o bate-papo. rsrsrsr
O dacron eu comprei faz tempo, do mesmo que me vendeu o 8125; é muito fraquinho, talvez sirva para arcos mais fracos.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 11:30 pm

Tem de ver se você não comprou gato por lebre, em se tratando de quem se trata (arcos master).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre tipos de cordas   Dúvida sobre tipos de cordas - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre tipos de cordas
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre os tipos de RED DOT para balestra
» duvida sobre fazer cordas
» Dúvida sobre o separador de cordas
» Tipos de cordas/material e peep
» Dúvida tipos Nocks

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: