ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!

Ir para baixo 
+5
AntonioR
BlackEagleBR
leonardoac
TRC
mfbruno
9 participantes
AutorMensagem
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 9:53 pm

Boa noite amigos, como vão?

Bem, sou extremamente iniciante na vida dos arcos recurvos, e olhem só, para piorar decidi iniciar no tiro instintivo.
Há alguns anos que treino target com balestra, por mera besteira minha achei que, por já ter atirado duas vezes em treinos mal elaborados que existe em resorts e estar acostumado a acertar uma seta no meio do alvo, comprar o meu e acertar as bolinhas do target seria fácil.

Resultado: 3 flechas empenadas e 4 buracos na parede.

A princípio quero dizer que não sou marinheiro de primeira viagem, já li uma cacetada de coisa aqui sobre os recurvos antes de comprar o meu.
Da mesma forma que não venho perguntar "qual arco é melhor?" ou "eu comprei o arco certo?"
Meus questionamentos vão ser mais técnicos.

1º problema detectado: Minha postura está uma m**** e quando solto a corda, eu mecho muito o braço e com certeza isso tem uma grande influencia na direção da flecha. Já estou me filmando atirar pra tentar detectar e melhorar todos os problemas. Porém qualquer dica que puderem dar será bem vinda.

2º problema detectado: Minhas flechas tem partido para muito longe de onde meu instinto diz que eu estava mirando. Vocês têm algum macete que pode ajudar? Outra coisa, a posição da flecha está correta no arco, né?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3º problema detectado: Creio que o Jair me enviou uma libragem um pouco acima da minha. 33libras, então depois do terceiro tiro tenho dificuldade de manter a corda puxada e na hora do disparo meu braço treme. Isso seria normal por ser a primeira leva de tiros? Nos primeiros tiros eu senti tranquilidade em manter a corda puxada uns 5 segundos e puxar a corda até a posição correta (encostada no nariz, punho abaixo do queixo) está de boa.

4º problema detectado: Eu acreditava que conseguiria manter uma sequencia de melhoras, porém percebi que durante dois tiros eu acertava o alvo (sequência de melhoras) e nos próximos a parede ou um lugar muito distante de onde eu queria. Conseguem identificar algum problema ai?

5º problema detectado: Tenho tomado muita chicotada no braço, acima da dobra do antebraço, o que pode ser?

Adendos: Não quero iniciar nenhuma discussão sobre qualidade de arcos. O meu é um Velox Curumim, que gostei muito por sinal. Quando eu aprender a atirar, coloco um review dele!
Adendos 2: Existe alguma forma de desentortar as flechas?

Obrigado pela atenção de todos! Espero que me ajudem! Abraços!

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: libragem   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 9:59 pm

Meça a libragem do arco, não pode ser 33 libras.
Prenda o arco pela empunhadura e puxe a corda com uma balança de gancho até 28 polegadas.
Ou use um pau roliço e forte como flecha, apoie a ponta sobre uma balança e empurre o riser do arco sobre a balança de modo que a "flecha" faça pressão na balança, até 28 polegadas.
Veja quantos quilos dá e transforme em libras: 1 libra = 0,453 kg
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 10:02 pm

O arco esta muito pesado para voce, mais com o tempo acostuma...Quanto a precisao tente ancorar a corda com os tres dedos encostado no meio da bochecha e nao no nariz, use a ponta da flecha como mira.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: chicote   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 10:07 pm

Chicotada no braço acontece se o cotovelo virar prá dentro, ou se estiver puxando a flecha muito além da puxada correta, ou seja, até o queixo.
Veja neste tópico a posição correta da corda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se deixar o cotovelo ligeiramente prá fora, não chicoteia. rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
BlackEagleBR

BlackEagleBR


Mensagens : 395
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 37
Localização : Petrópolis/RJ

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSex Mar 29, 2013 2:35 am

O ideal seria uma filmagem ou pelo menos fotos de você usando o arco para ficar mais fácil de ajudar..mas vamos lá:

A chicotada no braço: retifique o braço com o cotovelo para fora, assim evita a chicotada...use um protetor de braço também Wink

Arco pesado: provavelmente a libragem deve estar alta para você...a má notícia é que não tem muito o que se fazer em relação a isso (só trocando o arco ou, se fosse take-down, as lâminas)...a boa notícia é que, com o tempo e o desenvolvimento da musculatura, vai ficando mais fácil de usar

Mira: APOIE o arco, não segure! Quando puxar a corda, a tensão exercida manterá o arco no lugar, não precisa segurar o arco! Apenas o apoie entre os 1o e 2o dedos da mão...para evitar que ele caia no chão, deixe os outros dedos na frente do arco, como se fosse segurá-lo, mas sem encostar, quando você disparar, eles servirão de apoio...outra solução é usar um sling (não lembro o nome em português), que serve para amarrar o arco à mão, evitando que ele caia..

A posição da flecha está correta, porém recomendo colocar nocks na corda para manter a "constância" (tô com sono demais para lembrar da palavra correta rs) dos tiros...se quiser depois explico isso melhor Wink

Quais são as flechas (carbono, alumínio, madeira..)?

Única coisa que vou comentar sobre o arco (aliás, nunca vi um arco da Velox, então nem posso falar nada hehe) é que eu prefiro um arco take-down (justamente por poder mudar as lâminas ao longo do tempo e aumentar a vida útil dele) Wink

Abraços,
Pedro

EDIT:
P.S.: Esqueci de falar, mas na hora que melhorar esses fatores acima, vai ser muito mais fácil de atirar! Tenta consertar pelo menos a postura, apoiar o arco e colocar o nock, que você sentirá uma diferença considerável!
Quanto aos nocks, confere o preço na 3riversarchery (acho que a RD Arqueria vende também) que não costuma ser caro não...
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSex Mar 29, 2013 1:00 pm

Mais outra coisa....estes rest da velox jogam mt a flecha para o lado....
Troque ele.
Ir para o topo Ir para baixo
AntonioR

AntonioR


Mensagens : 96
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 30
Localização : Jaragua do Sul - SC

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: ..........................   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSex Mar 29, 2013 1:22 pm

leonardoac escreveu:
Mais outra coisa....estes rest da velox jogam mt a flecha para o lado....
Troque ele.

fato... depois que troquei o resto do meu velox senior (o rest é igual ao seu) por um da cartel de plastico, o meu agrupamento saiu de 20cm pra 8cm... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSex Mar 29, 2013 2:15 pm

Pessoal, muito obrigado pelas dicas;
Quando eu tiver a oportunidade, vou medir as libras dele. Disse esse valor pois é o que está na etiqueta dele. 33£.

Percebi mesmo que a chicotada tem acontecido quando meu cotovelo vai pra dentro, de fato, é aonde pega, no antebraço não chegou a tocar no protetor ainda.
Estou usando protetor no antebraço e dedeiras para puxar a corda, porém percebi que as dedeiras tem-me dado dificuldade de "soltar a corda" por causa do atrito, acabo sempre movendo a mão junto. Vou treinar tiros com e sem dedeira.

Quanto a apoiar o arco somente, como o BlackEagleBR falou, é uma boa dica. Eu estava "segurando" ele firme com a mão, meio que usando os dois braços para abrir o arco. Isso dificultou mesmo meu tiro e faz meus braços tremerem mais.

As flechas são de alumínio.

Percebi que este rest é bizarro mesmo, por isso coloquei a foto pra saber se estava certo. Vou procurar um rest melhor também.

Volto a atirar com ele quando eu estiver em um campo aberto, não atiro mais dentro de casa! hahaha, pelo menos não por agora.

Gente, muito obrigado mesmo pelas ideias, obrigado mesmo. Vocês ajudam demais.
Continuarei a praticar!
Bom feriado para todos!
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 2:37 pm

TRC escreveu:
Chicotada no braço acontece se o cotovelo virar prá dentro, ou se estiver puxando a flecha muito além da puxada correta, ou seja, até o queixo.
Veja neste tópico a posição correta da corda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se deixar o cotovelo ligeiramente prá fora, não chicoteia. rsrs

chicotada no braço depende do brace também, o brace tem que estar regulado, se não não adianta trabalhar postura.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
jeferson01

jeferson01


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 33
Localização : Jundiaí - SP

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 3:24 pm

no começo eu levava cordada no braço direto, independente da forma com que eu atirasse, o que me obrigava a sempre usar protetor+ um pano por baixo dele, pq só o protetor n estava dando conta! foi ai então que eu troquei de corda, desde então nunca mais levei nenhuma chicotada e nem uso o protetor mais..
o estranho é que as 2 cordas são para arcos recurvos de 60", mas a segunda que eu usei é um pouco menor, e agora ta muito melhor de praticar.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 3:31 pm

jeferson01 escreveu:
no começo eu levava cordada no braço direto, independente da forma com que eu atirasse, o que me obrigava a sempre usar protetor+ um pano por baixo dele, pq só o protetor n estava dando conta! foi ai então que eu troquei de corda, desde então nunca mais levei nenhuma chicotada e nem uso o protetor mais..
o estranho é que as 2 cordas são para arcos recurvos de 60", mas a segunda que eu usei é um pouco menor, e agora ta muito melhor de praticar.

resumindo vc diminuio a corda e assim aumento o brace do arco, não precisava ter trocado a corda, era só girar/torcer mais ela para diminuir o tamanho e chegar no brace correto.

para quem não sabe o que é brace, é a distancia da empunhadora a corda.
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 3:48 pm

É engraçado como o corpo inteiro tem que trabalhar no tiro instintivo.
Andei praticando sem disparo, só puxada, respiração, resistência e posição frente ao alvo.
Parei de ter problemas, meu agrupamento ainda está ruim para tiros de 10m, mas foi uma evolução enorme dentro de uma semana.

Eu dei uma olhada sobre o brace, Fabio, mas creio que era problema de postura mesmo, eu estava colocando meu cotovelo muito pra dentro, creio que o brace da minha corda está boa considerando a evolução dos tiros.

Agora só vou remover aquele rest da velox, comprei umas tirinhas de couro pra por na janela do arco, vamos ver o resultado!

Pessoal, muito obrigado mesmo pela atenção de todos vocês, se não fosse esse fórum que faz minha mão coçar todo dia para ir pra frente do meu alvo, eu já teria abandonado o tiro instintivo.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 3:51 pm

Não creio que um arco de 33lbs seja assim pesado a ponto de atrapalhar com tudo (comecei com um arco de 50lbs, totalmente desajeitado no começo, mas com o tempo fui pegando a biomecânica), só lhe falta treino mesmo, pode ir atirando a vontade que com o tempo o seu corpo naturalmente aprende a mira instintiva e estímulos musculares corretos, basta ser fiel a posturas adequadas e ancoragem sempre de forma exata no mesmo lugar.

Se quiser uma outra experiencia de tiro, pode tentar a puxada de three finger under, ela possibilita uma mira mais exata do alvo, veja só:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu prefiro a puxada tradicional por ser mais ágil e emocionante, alem de ser permitida em campeonatos de field que algum dia pretendo participar.

BlackEagleBR escreveu:
A chicotada no braço: retifique o braço com o cotovelo para fora, assim evita a chicotada...use um protetor de braço também Wink

Só pra exemplificar melhor:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 3:59 pm

Furadan escreveu:
Não creio que um arco de 33lbs seja assim pesado a ponto de atrapalhar com tudo (comecei com um arco de 50lbs, totalmente desajeitado no começo, mas com o tempo fui pegando a biomecânica), só lhe falta treino mesmo, pode ir atirando a vontade que com o tempo o seu corpo naturalmente aprende a mira instintiva e estímulos musculares corretos, basta ser fiel a posturas adequadas e ancoragem sempre de forma exata no mesmo lugar.

Se quiser uma outra experiencia de tiro, pode tentar a puxada de three finger under, ela possibilita uma mira mais exata do alvo

Então cara, eu to testando tanto essa Three Finger Under quanto a tradicional. Eu vi em um vídeo que postaram aqui de um torneio (não achei mais o tópico) onde os caras puxam dessa forma e trazem a flecha praticamente no olho. Olha, vou dizer que fiquei bem mais confortável com os três dedos abaixo, porém quando eu elevo muito a flecha eu perco toda a mira. Minha mira tem se saído melhor em focar aonde eu quero no alvo e nada mais, então levanto o arco, armo e atiro. Porém isso no instintivo a 10m né, quando eu aumentar a distância, talvez eu necessite começar a exercitar mais a mira.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 7:17 pm

outra coisa tbm, se a foto que vc postou é a maneira q voce está atirando, sua flecha tá do lado errado.

o correto é q vc fique "de lado" com o arco e nao de frente, e se vc realmente está de lado do arco, desse jeito q está na foto, é muito dificil de fazer qualquer mira. e se vc esta de frente, chicotadas irao acontecer muito, e sua mira com certeza estará prejudicada.

outra dica muito valida para o tiro instintivo, é treinar sua ancoragem.
leia muito sobre ancoragem, é um dos topicos mais validos para o tiro instintivo

e o three finger under não é só uma dica, é uma exigencia, utilize-o, pois num estagio avançado vc tera um local de puxada para cada alvo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!   Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preciso de algumas ajudas técnicas do pessoal!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novo arqueiro, preciso de dicas e ajudas!
» preciso de algumas dicas!
» Pessoal, eu tenho algumas perguntas.
» Pessoal preciso muito da ajuda de vocês
» preciso da ajunda de voçes para comprar minha primeira balestra ? tenho algumas duvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: