ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 laminas de ipê com peroba rosa

Ir para baixo 
+8
daniel.aragao
manoel pedro farinha
boconcelob
TRC
jhemerson
mangelli
Bruno Garcia
ulisses neto
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeQui Abr 04, 2013 10:54 pm

Ola pessoal!!!
A tempos estou pesquisando no forum, pois estou construindo um arco recurvo, estou fabricando as laminas com Ipê rosa e
peroba rosa estou utilizando uma lamina de ipê de 3mm de espessura e 2 de peroba rosa tambem de 3mm, gostaria que o
arco ficase com umas 40 lbs.
já curvei as laminas e deixeias no molde para ver, retire-as do molde e não apresentaram rachaduras ou lascaram Laughing .
Pretendo colar as laminas neste fim de semana estou terminando a caixa de luz .
Ir para o topo Ir para baixo
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeQui Abr 04, 2013 10:58 pm

boa noite! as laminas estão com 3mm em todo o comprimento?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeQui Abr 04, 2013 11:05 pm

Fotos! Põe fotos pra gente ver!
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 1:27 am

Não tem cunha ou backing ??
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 7:36 am

As três laminas estão com 3mm, não estão taperadas. Sera que é necessario tapera, e qual o comprimento que devo taperar ?
Embreve postarei fotos fim de semana vou tirar as fotos!!!
pesquisando e vendo alguns videos no youtube persebi que é possivel fazer a cunha no proprio riser !!
Estou tomando com base este video [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: lâminas   laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 12:58 pm

Precisará de cunha na empunhadura e backing, senão racharão as lâminas.
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 1:22 pm

Pessoal ainda sou leigo no assunto que disrespeito a arco, mas estou utilizando como base
um site que encontrei aqui no forum se alguem quiser dar uma olhada é um passo a passo
de como fazer o molde e todo o resto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O meu molde deixei o mais parecido que pude e o riser é igual!
Preciso saber se é necessario tapertar as laminas e qual o comprimento do tapering,
em um video o autor disse que tapera serca de 300mm da ponta para o riser !
Alguem tem idéia de quantas libras vai ficar o arco, apos pronto colarei tecido de fibra de vidro apenas para evitar que as laminas lasquem.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 2:03 pm

Cara, Peroba Rosa é forte pra Cara#@$%, eu costumo usa-la pra fazer o corpo da minha besta e Risers de tão forte que é, tu chega a queimar a broca tentando fura-la. Tente Ipê com Backing de Bamboo ou Marfim, Osage etc... é uma variedade muito grande, já tive um amigo que fez um Inglês com Ipê e lamina de Goiabeira, Goiabeira?? Sim, uma OTIMA madeira para se fazer arco. O problema é eliminar o amido da madeira, pois tem amido pra caramba.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 7:29 pm

JHEMERSON, dou minha opiniao...a madeira ipe sao ecelentes para arcos, a peroba rosa
nao conheço ainda, apesar que tem aqui na minha regiao...mas existe varias qualidades
de peroba...acredito que algumas nao sao boas pra laminas...nao sei se essa que vc esta
usando e uma delas...mas vamos la !...as laminas que vc tem de 3mm , e pro
seu arco recurvo...me parecem ser duas que vc vai usar nao e!..se for...eu aconcelho vc
a diminuir a expessura dessas laminas...////
A primeira lamina eu usaria com espessura de 2,50 mm e taperava ela ate a ponta der
2,00 a 1,00mm.
a segunda lamina deixaria ela com 2,00mm paralela,
e usaria 2 laminas fiber glass de 0,8mm para o becking.....acredito que no processo final
desse arco ....e claro dependendo de varios fatores...nao vou citar aqui porque e muito intenço.
voltando assunto...JHEMERSON...esse arco ficaria com 40 a 45 libras....
vc ta dizendo que vai usar tecido de fibra de vidro!!...ai eu nao posso dizer se o arco vai ficar
dentro das libras que vc quer!....eu nunca usei pro backing tecido FV.
se vc usar a espessura dessas laminas de madeira nessas medidas...acredito eu que o arco
vai passar do que vc planeja....e muito!!!
espero que minha opiniao o ajude ok....e se eu estiver errando que os meus colegas me corrigem.
um bom final de semana pra vc e a todos do forum.
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 12:32 am

Valeu pessoal pelas dicas dadas!!!
Na verdade são 2 laminas de peroba e a do meio de Ipê abas com 3mm paralelo, seguindo o conselho do amigo
vou diminuir as de peroba para 2mm e taperar 300mm +ou-1.5mm e como backing o tecido de FV!!!
como combinado postarei fotos em breve.
Agradeço pela força valeu pessoal!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
daniel.aragao

daniel.aragao


Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/02/2013
Localização : Fortaleza

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 2:48 pm

Olá poderia mostrar também o processo de taperar as lâminas por favor.
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 8:14 pm

vou localizar o video de como fazer tapering e colocari o link, mas creio que o video em questão encontrei aqui mesmo no forum!!
Hoje finalizei o riser e deixei a lamina central que é de ipê com 2.9mm e as 2 de peróba com 2mm resolvi fazer o backing com laminas de FV
com 0.8mm espero que fique bom!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
FSETA

FSETA


Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 44
Localização : SP

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeDom Abr 07, 2013 5:25 pm

Boa sorte na sua empreitada.

Posta fotos do processo pra gente ver.
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeDom Abr 07, 2013 8:53 pm

Blz pessoal!! Esta é a foto do molde e do riser enquanto estão no molde pré curvando!!!
laminas de ipê com peroba rosa  >[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta semana pretendo terminar a estufa para secar o arco, vou utilizar resina epoxi flexivel que comprei da redealese como
não tenho ferramentas adequadas tive que me virar com o que tenho cortei as laminas com uma maquita virada de ponta cabeça
e fiz uma guia com uma cantonera de aluminio deu certo pena que o diametro da serra érra pequeno e tive que tirar as laminas em duas
etapas deu um pouco de trabalho mas deu certo para lixar as laminas fiz uma lixadeira caseira que tem duas funções
1- lixar as laminas e fazer o tapering
2- lixar o riser

esteticamente não ficou lindo mas no meu caso deu pro gasto!!!!
as laminas ficaram com 42mm de largura como não consegui medidas de um progeto arisquei esta medida, alguem pode me passar a medida
certa?
Não irei taperar as laminas, acho que o corte que conifica as laminas ja ajudaram na curvatura das laminas!!!!
Não sei o nome daquele reforço que é posto na ponta das laminas para fazer o encaixe da corda, mas o farei de peroba com ipê! Será que
aguenta???
valeu pessoal!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeDom Abr 07, 2013 9:29 pm

pessoal como faço para medir o comprimento do arco, acho que de uma ponta a outra no estado de repouso pretendo
deixa-lo com 59 polegadas pois tenho 1,67m de altura!!!!
Estou colocando uma foto do que acho que deve sera medida do comprimento do arco!!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 5:02 am

Para medir o arco pelo que vi, se mede ele inteiro, seguindo as curvas. Não se mede de uma ponta a outra não. Tinha visto um topico falando disso e foi aqui mesmo no forum. Não sei como explicar de outra forma. Mede seguindo todas curvas do arco. (mas essa medida é mais pra fazer a medida da corda). Se quer saber a medida só pra levar em consideração pelo seu tamanho, ai mede de uma ponta a outra mas com já com a corda.

Pergunta, onde conseguiu as medidas deste molde? Ou foi você quem fez de olho?
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 6:51 am

jhemerson escreveu:
pessoal como faço para medir o comprimento do arco, acho que de uma ponta a outra no estado de repouso pretendo
deixa-lo com 59 polegadas pois tenho 1,67m de altura!!!!
Estou colocando uma foto do que acho que deve sera medida do comprimento do arco!!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Desculpe munha ignorância, mas as lâminas não estão curvadas para o lado erado?, pois tenho observado que a maioria dos recurvos por aí, é ao contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 7:33 am

valeu mangelli !!! Então para saber com quantas polegadas o arco vai ficar devo medir o comprimento da corda?

Quanto a curvatura das laminas e o processo de construção segui um passo a passo do baw maker Greywolf in Hawaii
vou deixar o link para quem quiser dar uma olhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tambem estranhei mas no final nem da pra ver diferença deixarei as fotos que tomei com referencia
molde
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

arco pronto

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 9:44 am

Vejas bem:

Tamlvez seja do gosto de cada arqueiro, não saberia dizer ao certo, mas os bowers que vi com bons trabalhos, deixavam a "barriga" do riser voltado para o arqueiro e não para as costas do arco.

Esta estando para as costa do arco, deixa menos espaço útil para moldar uma boa e confortável empunhadura, alem de deixar o arco pontudo.

Creio ainda, mas posso estar errado, que a dita "barriga" do riser, estando voltada para o arqueiro, deixaria um acabamento melhor e mais resistente.

Veja alguns exemplos:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Como já disse, também estou aprendendo, já vi o tutorial que postastes, mas mesmo assim, todos que vi de algum bower conceituado ou de marcas já conhecidas, são como lhe disse.

Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 10:47 am

ola amigo jhemerson...ja que vc esta testando o molde, vc poderia colocar um calço de
5 a 6mm onde vai as braçadeiras, para que a mangueira quando inflada nao pegue no ferro,
a mangueira tem que ter uma uniformidade por toda estenção do arco ok.
ja o reforço nos NOCK, onde vai a corda tem que ser madeira dura /osso/fenolite.
quanto a vc saber o comprimento do arco, o pessoal ja respondeu pra vc.
espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
mangelli

mangelli


Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 37
Localização : Barra Mansa

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 3:05 pm

Então jhemerson, eu apenas disse como se medir o comprimento do arco, sobre medir o pedo do arco(a força dele) é de outra forma. Tem ferramentas proprias pra isso mas já vi pessoas usando uma balança normal pra verificar a força. Seria mais ou menos assim. Você teria uma madeira reta onde o arco estaria "repousando", colocaria os 2 em cima da balança e deixando ela em 0, assim você ia puxando o arco e vendo o peso que está na balança. É mais ou menos assim. Achei esse video que lembrava do cara testando. Ta la nos 10 minutos. Isso não é exato, mas deve dar pra ter uma ideia. (acho) haha
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 4:20 pm

percebi a mesma coisa, o lado da empunhadura. Agora, com esta curvatura, comprimento e acrescentando peroba as laminas, meu amigo, se teu arco não quebrar, tu vai obter um Excelente resultado, aliáz, mais do que excelente!!! Continue, to de Zóio em! Very Happy Very Happy

Desculpe a pergunta, mais com quantos mml ao total ficou cada limb?
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 9:44 pm

blz amigos!!!!
quanto a empunhadura quando começei a riscar o molde pensei em corrigir o lado, mas no dia guando me dei conta já avia cortado,
pretendo fazer outro molde e corrigir este detalhe e quem sabe ter uma opinião sobre os dois casos!!!
Ja as laminas ficarm desta forma com 4.2mm de largura a espeçura varia de acordo com o tipo de lamina.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 12:39 am

Entendi, Obrigado, então, se tu ainda possuir laminas a sobra, tente fabricar desta vez o inverso, 2 (duas) laminas de ipê em sanduiche com 1 (uma) de peroba. deverá ficar mais suave a puxada! A peroba servirá como uma espécie de reforço, dando uma boa força também! Abraços, continue assim!
Ir para o topo Ir para baixo
jhemerson

jhemerson


Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/10/2012

laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitimeSex maio 10, 2013 9:22 pm

Ja colei o arco, ficou pesado demais acho que em torno de 70lbs mas antes que pudesse utilizalo ja quebrou, a fibra de vidro descolou
levando a quebra das laminas, colei utilizando a resina epoxi flexivel da redealese deixei secarpor serca de 15 horas em uma caixa de luz.
liguei na redealese e a maneira que colei esta correta acho que dentro da caixa de luz estava em torno de 40 graus.
Pesquisei mais um pouco aqui no site e surgiu uma duvida para colar as laminas de madeira com as de FV devo utilizar cola epoxi ou resina epoxi? Se possivel informar marca e forma correta de colar e como curar tempo e temperatura?
Descupem tantas perguntas mas é que são inumeras as duvidas!!


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





laminas de ipê com peroba rosa  Empty
MensagemAssunto: Re: laminas de ipê com peroba rosa    laminas de ipê com peroba rosa  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
laminas de ipê com peroba rosa
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Peroba é uma madeira boa na construção de um arco recurvo?
» PSe Fever One-cam ROSA!!!
» Minhas Ponteiras Bloadrunner 3 Lâminas e Carbon Express 4 lâminas e agora Bloadrunner 2 blades
» Brady Ellison e o porque do arco rosa
» construindo um arco recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: