ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 construindo um arco recurvo

Ir para baixo 
+6
MaxArch
SujoO
Mamute-sc
jaka
Hallaor
metalmayk
10 participantes
AutorMensagem
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 8:51 am

e ai galera, entao, sou novo no assunto "arco e flecha" mas desde sempre apaixonado pelo esporte, entao resolvi construir meu primeiro recurvo, usei um pedaço de pinus para o riser, as laminas sao retiradas de fusca, as ponteiras das laminas sao de epoxi, o rest eu fiz com um pedaço de carpete de carro e a corda e feita de fio enceirado, aquele de sapateiro!!! mas como foi o primeiro surgiram alguns problemas e duvidas! na colocaçao dos parafusos eu coloquei eles atravessando o riser, nao ficou legal, pois como a parte de tras eh curva, o parafuso ficou meio de lado, entao alem de nao dar muita sustentaçao ele estraga a madeira, as laminas, quando assionadas sao duras, mais ou menos uns 20 kg de puxada, mas quando sao disparadas perdem força, mesmo assim ateh uns 40 metros da pra brincar. Agora estou construindo outro, e esse pretendo consertar esses defeitos, quero por aquelas buchas de metal embutidas na madeira e substituir as laminas de metal por ipê e bambú, mas surgiu uma duvida, será que se eu cortar as tiras de bambu e o ipê bem finas, tipo 2 ou 3 mm e colocalas em um prença com cola para moldalas elas darao um bom resultado? essa e minha duvida de momento! pena que nao consegui postar as fotos aqui, se alguem souber como faz me explica ae!!! wlw

Ir para o topo Ir para baixo
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 1:17 pm

opa , parabens pela iniciativade construir seu arco... não tem fotos ae pra mostrar pra nos?
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 2:40 pm

cara, eu tenho sim, mas nao consigo postalas, pode me ajudar?
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 2:42 pm


Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.

ta dando essa mensagen quando tento postalas
Ir para o topo Ir para baixo
jaka




Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/01/2012

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 6:38 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] > hospeda a imagem > copia o direct link > coloca o direct link dentro das tags [img]link[/img.](sem o ponto)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 6:55 pm

metalmayk escreveu:

Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.

ta dando essa mensagen quando tento postalas

todos os novos inscritos ficam 1 semana de quarentena sem conseguir postar fotos e links por causa de span, o q vc pode fazer é enviá-las para alguém postar ou esperar passar a sua 1 semana
Ir para o topo Ir para baixo
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 7:11 pm

que pena, teremos que esperar uma semana... ¬¬

se kizer, manda pra mim as fotos, que eu posto aqui pra vc...
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 7:44 pm

blzzz, nao tem problema nao, em uma semana meu arco novo ja estara pronto, ai ja posto as fotos do primeiro e do segundo, que terminei o riser hoje!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 5:06 pm

cheers

nossa galera, consegui um bamboo muito bom, ( pena que cortei ele no pé ainda, entao tenho que esperar secar pra trabalhar ) mas vou fazer assim: cortar tiras 2 tiras de bamboo para cada haste e prensalas em um molde com uma tira de ipê no meio, tudo colado com uma cola muito boa pra madeira que consegui aqui!! alguma dica???
ah, semana que vem vou postar as fotos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: as fotos   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSeg Jan 23, 2012 8:42 am

essas sao algumas fotos do meu primeiro arco, rizer feito com pinus, laminas de fusca, rest de um pedacinho de borracha, as ponteiras das laminas pra fixação da corda sao de durepoxi e a corda eh feita de fio enceirado!!! ele ficou mais ou menos com 1metro e 40 centimetros ( ficou meio pequeno pro meu tamanho), com mais ou menos uns 20 kg de puxada!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e agora umas fotos do rizer que estou trabalhando!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

nas duas ultimas coloquei umas laminas que tinha aqui, soh pra ver como iria ficar, mas quero
por as laminas de bambu com ipe nele!!!

sugestoes sao bem vindas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSeg Jan 23, 2012 2:02 pm

Boa tarde!
Qual madeira tu usou neste último raiser?? Não foi pinus de novo?? Toma cuidado com madeiras fracas, que ele pode acabar quebrando.

Mas que ficou bem acabado ficou, está de parabéns. Usou quais ferrementas??
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSeg Jan 23, 2012 2:10 pm

entao, esse ultimo nao eh pinus, nao lembro o nome da madeira, mas eh uma madeira bem dura!!!
ele ainda nao ta pronto, falta dar acabamento ainda!!!
usei:
serra tico-tico
furadeira ( como lixadeira, huahsuhaiuahsi)
uma faca tipo rambo, super afiada, com ela fiz os entalhes
e depois lixa, começando da 80, ate 360, ai passei uma massa pra preencher possiveis desniveis!!!
agora falta passa alguma coisa pra da brilho e proteje a madeira!!!
e agora to na espera pros meus bambus secarem, haishiuahsiahsiiia
Ir para o topo Ir para baixo
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 6:22 pm

meu deus, muito lindo seu riser, vc poderia passar as medidas dele?

quero fazer um recurvo artesanal também
Ir para o topo Ir para baixo
MaxArch

MaxArch


Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/02/2012
Idade : 35
Localização : Porto Alegre

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Ajudem-me   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 2:48 am

Posso fazer uma pergunta? sou novo aqui no forum. E gostaria de montar o meu recurve, tenho uma enorme paixão pelo esporte, nao entendi alguns aspectos dos arcos que voces montarao... como assim laminas de "fusca"? é realmente do carro que estao falando? e se for qual parte? por que realmente nao entendi nada, mais uma questao e se vcs tem algum gabarito de riser pra passar, meu vizinho tem uma otima madereira e carpintaria, vou ver se monto 1 com madeira marfin, se puderem me ajudar serei muito grato!
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 10:15 am

entao max, as molas de fusca e de combi que sao sitadas, sao mesmo dos veiculos, esses dois veiculos nao tem aquelas molas em aspiral, tem barras de aço sobrepostas que se envergam, e sao essas barras que sao usadas para fazer arcos, as de combi sao um pouco "melhor" que as de fusca, por serem mais largas, olha nas fotos do arco ai em cima que vc vai ver como sao. voce encontra essas molas em qualquer ferro velho. porém, contudo o meu primeiro arco, esse que postei as fotos ai em cima, sao de molas, mas elas tem um problema, sao muito duras na hora de vc puxar a corda, e quando sao disparadas perdem força, e consequentemente as flechas perdem força, entao ja que seu visinho é carpinteiro, tenta conseguir umas laminas de ipê e faz as limbs ( a parte do arco que enverga ) ai recobre elas com malha de fibra de vidro, garanto que vao ficar muito melhor!!! espero tem ajudado...
flowww What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 4:46 pm

metalmayk Não sei se você ainda tem duvida sobre a colagem de madeira, mas eu tinha visto um vídeo com uma parte semelhante a sua pergunta.

Infelizmente ele é em espanhol, mas se tiver um pouco mais de atenção, da pra entender a maioria das falas do narrador.

>>>> youtube.com/watch?v=U_IidVfleYc

(Ainda não posso postar links externos. =/)

Talvez você já tenha visto, mas esta ai.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 5:31 pm

metalmayk escreveu:
cheers

nossa galera, consegui um bamboo muito bom, ( pena que cortei ele no pé ainda, entao tenho que esperar secar pra trabalhar ) mas vou fazer assim: cortar tiras 2 tiras de bamboo para cada haste e prensalas em um molde com uma tira de ipê no meio, tudo colado com uma cola muito boa pra madeira que consegui aqui!! alguma dica???
ah, semana que vem vou postar as fotos!!!

Amigo,

Depois de deixar o bambu secar ao natural, depois de rachar apropriadamente as peças nas dimensões corretas, que vc coloque as mesmas em uma estufa antes e durante a colagem. O bambu absorve muita umidade.

Outra coisa, passe antes, no bambu, uma fina camada da cola e deixe secar até ficar pastosa. Faça isso na peça de Ipê também. Depois passe mais uma camada generosa nas duas peças e prense. Assim evita das madeiras absorverem boa parte da cola, principalmente o bambu.

Não prense com muita força, para a cola não sair pelas laterais. Procure prensar por igual na peça toda, enrolando uma borracha de câmara de ar ou tira de tecido longa, ao longo da peça.

Bambu é foCa de colar, viu? Na minha última tentativa, por mais precauções que eu havia tomado, a peça delaminou na fase to tiller.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 5:43 pm

furadan- entao, eu falo espanhol, quanto a isso nao tem problema, vou dar uma olhada, valeu...

rafael- entao cara, penei bastante com os bambus, mas consegui colar, mas acabou quebrando, entao parti pros laminados com fibra de vidro mesmo...
agora ta dando super certo, vou postar umas fotos em breve...

fllowww
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 5:50 pm

metalmayk escreveu:
furadan- entao, eu falo espanhol, quanto a isso nao tem problema, vou dar uma olhada, valeu...

rafael- entao cara, penei bastante com os bambus, mas consegui colar, mas acabou quebrando, entao parti pros laminados com fibra de vidro mesmo...
agora ta dando super certo, vou postar umas fotos em breve...

fllowww

Fibra de vidro é bem melhor de trabalhar mesmo. O canal é usar resina epoxy de secagem lenta, com filtro UV, pois ela dura muito e possui muita flexibilidade. Resina é assim, quanto mais lenta a secagem, mas flexível e resistente. Se usar cobalto para acelerar a secagem, já era.

Bambu é complicado demais mesmo, principalmente para igualar as forças da barriga e das costas do arco. A tenção dos bambus tem que ser idêntica. Se a tensão da barriga for maior, a madeira quebra nas costas. Se a tensão das costas for maior, a madeira se comprime muito na barriga e quebra. Isso que é complicado, a não ser que consiga um pedaço de madeira excepcionalmente perfeito (mas nesse caso nem precisaria do bambu).

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 7:08 pm

na verdade o meu acabou quebrando por erro meu mesmo, deixei a madeira que fica dentro das laminas, aquela mais grossa que eh soh um pedaço onde vai o parafuso do riser, deixei muito comprida, ai acabou que a pressao foi toda pra volta da limb, ai quebrou....
Ir para o topo Ir para baixo
MaxArch

MaxArch


Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/02/2012
Idade : 35
Localização : Porto Alegre

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Hehe   construindo um arco recurvo Icon_minitimeQui Fev 23, 2012 8:07 pm

obrigado ajudou muito mais do que imagina... agora entendi um pouco, mas ainda tenho 1 pergunta...
o riser de madera marfim sera que ficara bom, e o revestimento de fibra de vidro que me disse... e fazer o revestimento com a fibra e a resina e lixar normalmente correto? e outra coisa, onde eu consigo um gabarito para o desenho do meu riser? obrigado pela ajuda q estao me dando!
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 8:33 am

entao, quanto ao rizer, marfim fica bacana, ou vc pode mesclar madeirass com fiz nesse aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] onde mesclei anjico e cedro, mas a cola tem que ser muito boa pra nao ter perigo de quebrar. quanto a fibra de vidro, eh como o rafa disse ai em cima: usa a manta de fibra de vidro e resina, mas tenta usar uma resina que demore pra secar, quanto mais demorar, mas flexivel fica. nos arcos que eu fiz, eu moldei as laminas de ipe, e fiz o seguinte: passei uma camada muito fina de cola branca, mas muito fina mesmo, na parte de fora da lamina, ai coloquei a fibra de vidro em cima, a cola eh soh pra ela ficar firme ali, por isso que tem que ser muito pouco mesmo, e ai passei a resina epoxi. depois de seco, corto as rebarbas que sobram e lixo normalmente. eu acho mais pratico colocar a resina depois, mas se vc quizer, pode fazer o seguinte tambem: pega duas madeiras, de mais ou menos 10 cm de largura e 70 cm de comprimento, passa plastico filme, aquele de enrolar alimentos, nas duas madeiras, poe a fibra de vidro, passa a resina e logo em seguida poe a outra madeira em cima prenssando, pra ficar lisas as duas partes, ai eh soh esperar secar e vc tem uma lamina de fibra de vidro super retinha. OBS, nao sei pq, mas a resina nao gruda no plastico filme. ai depois vc recorta do mesmo tamanho das laminas de ipe que vai usar, e ai passa cola e prensa todas juntas. tambem fica bacana!!

espero ter ajudado...
Ir para o topo Ir para baixo
Drakenzi

Drakenzi


Mensagens : 251
Data de inscrição : 21/02/2012
Idade : 110
Localização : MS

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeDom Mar 04, 2012 12:40 am

qui medida?
Ir para o topo Ir para baixo
http://nawakum.blogspot.com
Geraldo Lira




Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/01/2012
Idade : 57

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Meus amigos sou novo forum eu estou tentando construir o meu primeiro arco e um recurvo ja fiz o riser de cumaru porem estou apanhando nas laminas tentei fazer de rochinho com lamina fv porem quebrou alguem te m dica de como fazer laminas de madeira?   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSex Mar 09, 2012 9:59 am

metalmayk escreveu:
e ai galera, entao, sou novo no assunto "arco e flecha" mas desde sempre apaixonado pelo esporte, entao resolvi construir meu primeiro recurvo, usei um pedaço de pinus para o riser, as laminas sao retiradas de fusca, as ponteiras das laminas sao de epoxi, o rest eu fiz com um pedaço de carpete de carro e a corda e feita de fio enceirado, aquele de sapateiro!!! mas como foi o primeiro surgiram alguns problemas e duvidas! na colocaçao dos parafusos eu coloquei eles atravessando o riser, nao ficou legal, pois como a parte de tras eh curva, o parafuso ficou meio de lado, entao alem de nao dar muita sustentaçao ele estraga a madeira, as laminas, quando assionadas sao duras, mais ou menos uns 20 kg de puxada, mas quando sao disparadas perdem força, mesmo assim ateh uns 40 metros da pra brincar. Agora estou construindo outro, e esse pretendo consertar esses defeitos, quero por aquelas buchas de metal embutidas na madeira e substituir as laminas de metal por ipê e bambú, mas surgiu uma duvida, será que se eu cortar as tiras de bambu e o ipê bem finas, tipo 2 ou 3 mm e colocalas em um prença com cola para moldalas elas darao um bom resultado? essa e minha duvida de momento! pena que nao consegui postar as fotos aqui, se alguem souber como faz me explica ae!!! wlw

Ir para o topo Ir para baixo
MaxArch

MaxArch


Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/02/2012
Idade : 35
Localização : Porto Alegre

construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitimeSáb Mar 10, 2012 6:23 am

Desculpe a demora pra responder... mas como eu falei no outro comentario, ja ajudou muito... e ainda continua ajudando... bom, eu ainda tenho uma pergunta.. nao garanto que e a ultima duvida mas... onde consigo um gabarito pra um bom riser, nao quero q seja muito pequeno, pois sou meio grande (1.93 de altura) entao nao quero fazer um arco tao pequeno... e outra coisa, vi nas fotos dos arcos, no meio do riser onde supostamente colocamos a flexa, tem uma pequena peça (que tmbm nao sei o nome) gostaria que me explicase pra qual serventia e aquela pequena peça, e de que material ela e feita, e principalmente como ela e fixada la, desculpe se estou importunando o pessoal do forum, mas gostaria de tirar todas as minhas duvidas antes de fazer o arco e nao dar nada certo. nao sei se estou correto mas espero nao estao encomodando tanto... obrigado mais uma vez pela ajuda....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





construindo um arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: construindo um arco recurvo   construindo um arco recurvo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
construindo um arco recurvo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Construindo arco - duvidas
» Construindo arco recurvo do inicio ao fim
» Construindo um riser recurvo olimpico
» Construindo um arco composto
» Construindo meu 1 arco de madeira..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: