ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Capra78




Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQua Jul 31, 2013 9:53 am

Bom dia Arqueiros!
Conto com vossa sapiência para me ajudar a entender a seguinte questão:
Após um ano de serviços prestados (excelentes serviços diga-se de passagem), vou fazer a transição de meu samick sage 62" 45# para um recurvo olìmpico ILF, cuja marca e o modelo ainda não defini.
Após algumas pesquisas, cheguei à conclusão que para a minha puxada de 27,5" (tenho 1,70m de altura) seria ideal um arco de 68".
Agora que a minha dúvida começa....
Para atingir os desejados 68" eu teria duas opções:
1: Riser de 25" e lâminas médias = 68"
2: Riser de 23" e lâminas longas = 68"

Quais seriam as diferenças básicas de cada conjunto?

Para facilitar a resposta, seguem mais algumas informações que podem ser úteis:
-Serão lâminas de carbono e espuma
-Pratico tiro instintivo no estilo apache (3-under)

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQua Jul 31, 2013 10:00 am

Prezado,

Respondendo algumas das suas duvidas

Quando a lamina diz tamanho 68" (ou media) O arco ira a ficar com 68" se voce utilizar um punho de 25"

Se voce usar um punho de 23" o tamanho do arco sera de 66"

Mesma coisa se colocar as laminas 68" num punho de 27" tamanho do arco sera de 70"

Atenção a um detalhe bem importante. Na grande maioria das laminas tem escritos dois tamanhos e duas potencias. Isso e referencia justamente ao tamanho do punho então teria estas variações

68" 40# ou seja a lamina com um punho de 25" fica um arco de 68" com 40# de potencia
66" 44# ou seja a lamina com um punho de 23" fica um arco de 66" com 44# de potencia.


Eu pesoalmente desaconselho a compra de um punho 23". Esse tamanho de punho e utilizado em tiro olimpico por crianças e adolescentes.
O maior inconveniente do punho 23" e a revenda dele. Um punho 25" se no futuro voce quer trocar ele sera de venda muito mais facil que um 23" ou um 27".


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Capra78




Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 11:57 am

Obrigado pelas informações!

Vou partir para um riser de 25" com lâminas de tamanho médio.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 12:20 pm

Se a sua puxada for MESMO 27.5, você ainda está na faixa em que uma lâmina curta (arco de 66") é adequada. O de 68" também é OK para essa puxada.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 4:35 pm

Se voce vai fazer tiro olimpico, se tiver que escolher entre 66" e 68" fica com 68" arco maior melhor estabilidade alem de que lamina de tamanho meio e mais facil de revender.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 6:05 pm

Eu concordo em parte. Eu diria que, para quem está começando e atirando indoor com baixa/média potência, não vai fazer diferença. Para quem está no outdoor e quer tirar o máximo rendimento possível do arco, pode fazer diferença.

Quando comecei, o arco de 70" era recomendado para quem tinha puxada de 29" ou mesmo de 28" em vários sites. Recentemente fiz uma busca e vários sites recomendavam 68" para até 30", para tirar o melhor rendimento das lâminas (provavelmente as top).

Sobre a estabilidade, já ouvi falar e li sobre isso. Mas me pergunto se é mais um dos vários achismos que são propagados no esporte ou se a informação é fundamentada em dados experimentais. Eu tenho meu achismo sobre a resposta. Wink

De qualquer modo, sobre essa última parte eu vou ter dados experimentais em breve, pois vou começar a atirar lâminas médias (INNO EX Power) e vou comparar os resultados com outro arco com lâminas de 70" Border (supostamente mais estáveis torsionalmente, além de mais longas). Nas primeiras sessões de treino com as INNO médias, posso dizer que os resultados foram, no mínimo, equivalentes.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 6:29 pm

EVC hoje o que tem muito arqueiro fazendo (se tem grana) usam punhos 27" e laminas 68" na conta da 70" so que lamina mais curta flecha mais rapida.

E quanto a estabilidade não e achismo não passa que entre um 70" e um 68" não e facil notar diferença mais pega um arco 70" e um arco tradicional bem mais curto... ai da para ver nitidamente.


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 6:44 pm

megaseba escreveu:
EVC hoje o que tem muito arqueiro fazendo (se tem grana) usam punhos 27" e laminas 68" na conta da 70" so que lamina mais curta flecha mais rapida.

E quanto a estabilidade não e achismo não passa que entre um 70" e um 68" não e facil notar diferença mais pega um arco 70" e um arco tradicional bem mais curto... ai da para ver nitidamente.


Abs,

Meu ceticismo é sobre uma diferença de 2" em 68/70 tornar o arco muito mais estável.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 7:24 pm

EVC escreveu:
megaseba escreveu:
EVC hoje o que tem muito arqueiro fazendo (se tem grana) usam punhos 27" e laminas 68" na conta da 70" so que lamina mais curta flecha mais rapida.

E quanto a estabilidade não e achismo não passa que entre um 70" e um 68" não e facil notar diferença mais pega um arco 70" e um arco tradicional bem mais curto... ai da para ver nitidamente.


Abs,

Meu ceticismo é sobre uma diferença de 2" em 68/70 tornar o arco muito mais estável.

No e so o tamanho, ando ruim de trigonometria rs... mais uma puxada longa num arco curto equivale a um tempo maior de deslocamento de laminas no momento do tiro em comparação a um arco mais longo. Sim entre 68" e 70" a diferença não deve ser nem de milesimas de segundo mesmo.

Em ambos casos a diferença como falei antes não e uma coisa que de para percerber. Acho impossivel de notar a diferença nisso. Pelo menos eu acho que nunca na vida chego nesse nivel.

Outro caso sobre o mesmo assunto os compostos. Os de caça temos arcos menores que os de target (e bem menores) não e uma diferença estetica tem diferença funcional. NO caso de composto conheço arqueiros que já atiraram com os dois tipos e falam que eles sentem a diferença. So que tambem e meio relativo, arcos de target compostos custam acho que 4 ou 5 veces mais caros que o de caça e essa diferença de valor não e so pelo tamanho ai entra materiais e outras coisas na parada.

Em resumo na minha opinião existe diferença sim. Mais ela e imperseptivel para a grande maioria de nos mortais. No fundo o melhor equipamento e no qual voce se adapta, o resto e resto. Existem padroes, medidas e penca de estudos mais pelo geral isso funciona para 95% dos casos o restante faz a contra mano e para eles funciona.

No forum tempos atras alguem fez um post excelente sobre o desvio das flechas, sobre como os shafts que saem do centro são mais caros que os que saem das pontas por terem mais chance de desvio. O desvio so e possivel medir com maquina para isso. Agora quem consegue verificar isso atirando... talvez uns 4 o 5 arqueiros no mundo podem apos uns tiros falar isso o resto da na mesma!

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 7:27 pm

Isso me lembrou da ultima olimpiada

Estava vendo os combates e teve uma arqueira não lembro de que pais que puxava a flecha com os 3 dedos embaixo do nock. Qualquer tecnico arrancaria os cabelos falando que isso esta tolamente errado. Voce não pode atirar na forma olimpica puxando de essa forma. E um dedo encima e dois embaixo.
Ta... para 99.99% deve ser assim para ela não e... e alias ela estava atirando numa olimpiada Razz

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
usuariodefault




Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/08/2015

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeSeg Ago 17, 2015 9:43 am

Bom dia!

Sou novo aqui (e no assunto também). O comprimento da Lâmina é medido ela inteira? Mas, quantos centímetros fica dentro do riser.? Estou fazendo um arco novo e dessa vez quero que tenha medidas oficiais (padrão). Estou pensando num riser de 25"
Ir para o topo Ir para baixo
André Medeiros




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/06/2015

Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitimeSex Ago 21, 2015 4:44 pm

megaseba escreveu:
Isso me lembrou da ultima olimpiada

Estava vendo os combates e teve uma arqueira não lembro de que pais que puxava a flecha com os 3 dedos embaixo do nock. Qualquer tecnico arrancaria os cabelos falando que isso esta tolamente errado. Voce não pode atirar na forma olimpica puxando de essa forma. E um dedo encima e dois embaixo.
Ta... para 99.99% deve ser assim para ela não e... e alias ela estava atirando numa olimpiada Razz

Abs,

Pelo que sei, o que não é muito já que não atiro desse jeito, é que se atira com 3 dedos em baixo para erguer a flecha mais próxima do olho e usa-la como referencia na hora de mirar, em categoria barebow se vê muita gente atirando assim porque não se pode usar miras convencionais. (fonte - coisa que li penas internets)

A desvantagem de se atirar desse jeito, é que você não esta puxando o arco no mesmo vetor que a flecha, o que faz com que ela não saia perfeitamente reta no momento do disparo, causando uma instabilidade.
O que dizem que não se deve atirar assim em olimpíadas, é que não existe vantagem alguma nesse método quando já se utiliza equipamento com mira, existindo apenas a desvantagem da instabilidade na flecha, mas se alguém atira desse jeito e sabe de alguma coisa a mais por favor explica pra gente Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Empty
MensagemAssunto: Re: Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas   Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Relação comprimento do riser x comprimento das lâminas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Riser curto + laminas longas vs riser longo + lamina curta
» Em relaçao ao tamanho das laminas!!!
» Pedaço de madeira entre lâminas e riser
» Fixar Laminas no Riser
» Parafuso do riser que segura as laminas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: