ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spine de flechas de madeira caseiras!

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Kayzaxs




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/01/2014

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeDom Fev 16, 2014 11:54 pm

Olá pessoal!

Eu estou iniciando agora no mundo da arqueria. Confeccionei um arco recurvo, e estou indo para meu segundo, agora com um riser de ipê e ainda com molas de fusca.

Eu pensei aqui um jeito de calcular o spine de flechas de madeira, feitas artesanalmente (que deve ser meio óbvio pra quem já entende do assunto), sem utilizar os equipamentos apropriados, os quais não tenho capacidade de adquirir ou de construir.

Eu não poderia posicionar a flecha do lado de uma superfície plana, fazer um risco embaixo dela, pendurar o peso de 2lbs e marcar outro risco embaixo dela, e medir essa distância?

Se sim, como eu consigo uma tabela onde eu assimilaria a distância da torção com o spine?

E no caso da confecção de flechas de madeiras caseiras, como eu acertaria o spine delas? Mexendo na espessura? Ou trocando o tipo da madeira?

Obrigado desde já!
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 7:16 am

sua resposta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 7:18 am

Tem um tópico no Fórum sobre a construção de um spine teste para flechas de madeira, é do Pin; lá discorremos sobre esse assunto e ele fez um que ficou show, inclusive me deu um de presente que uso até hoje

Daria certo o que você falou, inclusive lá tem uma relação de deformação com o spine, mas creio que como você tem equipamentos e habilidade para construir objetos com madeira vai fazer um facinho

Estou no celular e não consigo copiar o endereço do tópico, caso você não consiga encontrar usando o "BUSCA" a noite eu copio para você

Boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 7:27 am

Medir o spine é exatamente isso que você descreveu. O valor do spine é a medida da deflexão em polegadas. O problema é conseguir precisão com esse teu método. Além disso é muito simples construir um medidor de spine. Dá uma olhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Kayzaxs




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/01/2014

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 10:24 am

Ok pessoal, obrigado.

Mas e no caso de regular o spine de uma flecha de madeira.

Eu pensei em regular o spine diminuindo e aumentando o diâmetro da flecha, mas pelo que entendi, as flechas tem um diâmetro padrão.

Então a única maneira de regular o spine seria trocando o tipo de madeira?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 1:32 pm

Madeira é uma material bem pouco uniforme. Se você fizer 10 flechas idênticas, a partir da mesma tábua, é bem provável que todas as flechas tenham spine diferente. Se quiser separar uma dúzia de flechas com o mesmo spine provavelmente vai ter que fazer mais de 100.
Ir para o topo Ir para baixo
Kayzaxs




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/01/2014

Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 10:24 am

Vou construir meu spine test e usar uma boa madeira para confecção de flechas, e te conto se foi preciso isso mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Spine de flechas de madeira caseiras! Empty
MensagemAssunto: Re: Spine de flechas de madeira caseiras!   Spine de flechas de madeira caseiras! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spine de flechas de madeira caseiras!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» flechas caseiras de aluminio e madeira
» Flechas de Madeira x Flechas de Alumíneo x Flechas de carbono
» COMO SABER QUAL O SPINE CERTO PARA FLECHAS DE MADEIRA?
» Dicas para fabricação de flechas
» Como fazer flechas caseiras.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: