ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Madeiras brasileiras usadas lá fora

Ir para baixo 
+8
elisonj
danilo steinke
FernandoCatossi
ELCIO
joeliton
manoel pedro farinha
Bruno Garcia
Duent
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 11:06 am

Elisonj: aí no Paraná, já vi essa árvore, no campo (se for a mesma Taiúva que você fala). Só que parece que ela tem a grã revessa (vi em 2 sites, com dados da Maclura Tinctoria). Vc acha que serve para lâminas?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 11:09 am

ELCIO escreveu:
Elisonj: aí no Paraná, já vi essa árvore, no campo (se for a mesma Taiúva que você fala). Só que parece que ela tem a grã revessa (vi em 2 sites, com dados da Maclura Tinctoria). Vc acha que serve para lâminas?

Maclura Tinctoria... essa mesma.
Laminas / Arco inteiriço / o que for... não vou dar spoiler dessa madeira pra não explodir algumas mentes...
kkkkkkkkk...
mas vamos procurando. Se alguém achar, eu quero! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 11:28 am

Laminas / Arco inteiriço / o que for... não vou dar spoiler dessa madeira pra não explodir algumas mentes...

??? Agora não entendi nada. O que é dar um spoiler sobre o assunto? Além do que fiquei mais curioso. Já que você quer muito, vou ver se encontro um pedaço desse pau que você quer (Taiúva). Vou precisar andar no mato em busta de Guaiuvira (a que eu achei da última vez era muito fina e acho que não vai servir) e vou aproveitar e procurar essa madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 11:41 am

ELCIO escreveu:
Laminas / Arco inteiriço / o que for...  não vou dar spoiler dessa madeira pra não explodir algumas mentes...

??? Agora não entendi nada. O que é dar um spoiler sobre o assunto? Além do que fiquei mais curioso. Já que você quer muito, vou ver se encontro um pedaço desse pau que você quer (Taiúva). Vou precisar andar no mato em busta de Guaiuvira (a que eu achei da última vez era muito fina e acho que não vai servir) e vou aproveitar e procurar essa madeira.


kkkkkkkk... eita homi curioso... Smile

Vamo acabar com o suspense então...

Bom, basicamente a Taiúva ( Amoreira ) é a mesma madeira conhecida ali nos hermanos argentinos como "Fustic"... Ou ainda como "Argentine Osage Orange"...

A Osage Orange ( americana ) é "A" madeira para arcos tradicionais... todo bowyer que se preze sabe que um arco tradicional feito em Osage é algo super-top.

E segundo conta uma de minhas fontes estrangeiras, uma vez ele experimentou a "Argentine Osage Orange", e achou bem melhor do que a que eles tem por lá.

Por aí vc já pode perceber o "porque" de eu estar doido atrás... Wink

silent silent silent
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 12:01 pm

Entendi, Elisonj. Tinha visto em algum site a referência à madeira como sendo Osage Orange e também um outro nome castelhano (que agora não lembro - Amarillo??, pode ser outro). Entendi bem seu interesse e se realmente eu encontrar a Taiúva, vou tentar mandar para você. Só que você naõ comentou nada sobre o fato da madeira ter a grâ revessa (segundo o site IPT). Não quero alongar mais ainda o assunto é que eu achei que com grã revessa a madeira não serviria para lâminas.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 1:28 pm

ELCIO escreveu:
Entendi, Elisonj. Tinha visto em algum site a referência à madeira como sendo Osage Orange e também um outro nome castelhano (que agora não lembro - Amarillo??, pode ser outro). Entendi bem seu interesse e se realmente eu encontrar a Taiúva, vou tentar mandar para você. Só que você naõ comentou nada sobre o fato da madeira ter a grâ revessa (segundo o site IPT). Não quero alongar mais ainda o assunto é que eu achei que com grã revessa a madeira não serviria para lâminas.  

Sim, em alguns lugares é chamado de Amarillo ou mesmo "Pau-Amarelo".
Uai... e onde vc viu isso de grã-revessa não dar arcos? o próprio ipê (irregular a revessa) e a garapeira são... Wink
É claro que um teste seria o ideal...
Mas se um cara que é acostumado a fazer arcos e já trabalhou com a Osage original vai e me conta que ele gostou mais da Osage Argentina, eu particularmente não tenho motivos nenhum pra duvidar... Wink

Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 1:36 pm

Ok, Elisonj. Pelos meus poucos conhecimentos, madeira com grã revessa não servia para lâminas. De onde eu vi isso? não lembro bem. Obrigado por mais esse esclarecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
alexbeu92

alexbeu92


Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/08/2015
Idade : 31
Localização : Canarana-BA

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: :)   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeTer Set 08, 2015 11:14 am

Acho que por ser uma das principais duvidas ao se pensar em construir um arco/riser, este post deveria ser fixado. Muito bom, parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Weberdallacosta




Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/02/2016
Idade : 27

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 07, 2016 11:52 pm

elisonj escreveu:
Bom...  se eles resolveres se posicionar ( afim científico ), seria uma boa...

mas acho difícil... rsrsrs... vamos ver...  Smile

Mas de todo modo, vou dar minha lista de madeiras brasileiras baseado pelo que andei vendo, e pelo que já coletei pela net...

as vezes até mesmo em posts onde eles mencionavam qual madeira eram usadas eu andei anotando...

Se vc usa, ou já usou alguma que não esteja aqui, passa aí embaixo depois que eu atualizo a lista.

Abração

Arcos Inteiriços ou laminado, mas sem revestimento de Fibra de Vidro
- Ipê/Roxo/Amarelo/Tabaco
- Jacarandá
- Pau Brasil
- Marfim/Guatambú
- Garapa/Garapeira
- Goiabão
- Roxinho
- Goiabeira
- Limoeira/Laranjeira
- Tucum
- Piquiá
- Jatobá
- Tatajuba/Garrote
- Bambu
- Salgueiro
- Nogueira
- Palo Santo
- Gonçalo Alves
- Violeta
- Pau Amarelo
- Genipapo
- Marmeleiro
- Jequitibá
- iri
- limoeiro
- abiu-piloso
- marinheiro
- guaianã
- araribá
- Tucum / Brejaúva
- amendoin-bravo
- guarandi
- almecegueira
- Salgueiro
- guaiuvira



Backings
- Bambú
- Guatambú/Pau Marfim
- Freijó
- Araucária
- Nogueira
- Castanheira
- Pau-Amarelo
- Tucum / Brejaúva



Lâminas em madeira - laminado com Fibra de Vidro
- Jacarandá
- Gonsalo Alves / Muiracatiara
- Ipê / Roxo / Amarelo / Champagne / Tabaco
- Pau Ferro
- Marfim/Guatambú
- Tauari
- Pau Brasil
- Roxinho
- Garapeira/Garapa
- Araucaria
- Jatobá
- Tatajuba/Garrote
- Peroba Rosa
- Cerejeira
- Vinhático
- Ébano
- Carvalho
- Castanheira
- Nogueira
- Jabuticabeira
- Limoeira/Laranjeira
- Goiabeira
- Maçaranduba
- Pau Amarelo
- Piquiá
- Salgueiro
- Tauari
- Angelin Saia
- Palo Santo
- Gonçalo Alves
- Violeta
- Pau Amarelo
- Genipapo
- Jequitibá
- Marmeleiro
- iri
- limoeiro
- abiu-piloso
- marinheiro
- guaianã
- araribá
- Tucum / Brejaúva
- amendoin-bravo
- guarandi
- almecegueira
- Salgueiro
- guaiuvira



Risers
- Jacarandá
- Gonsalo Alves / Muiracatiara
- Ipê / Roxo / Amarelo / Champagne / Tabaco
- Pau Ferro
- Marfim/Guatambú
- Teca
- Tauari
- Pau Brasil
- Roxinho
- Garapeira/Garapa
- Araucaria/ Pinnus
- Jatobá
- Tatajuba/Garrote
- Peroba/Vermelha/Rosa
- Sucupira
- Cerejeira
- Angelin/Pedra/Vermelho
- Braúna/Preta
- Mogno
- Vinhático
- Ébano
- Cedro
- Carvalho
- Angico/Preto/Vermelho
- Cabriúva/Preta
- Castanheira
- Nogueira
- Jabuticabeira
- Limoeira/Laranjeira
- Goiabeira
- Ímbuia
- Macacaúba
- Maçaranduba
- Guajuvira
- Pau Amarelo
- Piquiá
- Salgueiro
- Tauari
- Angelin Saia
- Nogueira
- Palo Santo
- Gonçalo Alves
- Violeta
- Pau Amarelo
- Genipapo
- Marmeleiro
- Jequitibá
- iri
- limoeiro
- abiu-piloso
- marinheiro
- guaianã
- araribá
- Tucum / Brejaúva
- amendoin-bravo
- guarandi
- almecegueira
- Salgueiro
- guaiuvira


Flechas
- Itaúba
- Marupá
- Tauari
- Cerejeira
- Caxeta
- Araucária
- Cipestre ( familia Osford Cedar ) / Tuia
- Marfim
- Cedro/vermelho
- Eucalipto Vermelho
- Tauari
- Amapa
- Macauva
- Caixeta
- Jatoba
- Freijó
- Guajuvira
- Alecrim Branco
- Pinho de riga
- Guarantã
- Mogno
- Canelão
- Itauba
- cedrilho
- Marupá



Tio Elison, sou novo aqui no fórum e estou aprendendo um monte, obrigado a ti e a todos!

Estava conversando com meu pai (família de marceneiros rsrs) e ele irá me ajudar a fazer meu arco, e sobre as madeiras para backing ele me pediu se alguém tinha citado Rabo de Bugio, e não vi em lugar algum no fórum. É uma madeira muito elástica, mas com bastante memória. Com tua experiência e conhecimento, saberias me dizer se é possível usá-la para backing. Muito obrigado desde já, e espero um dia conseguir fazer arcos tão bonitos quanto os seus!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 08, 2016 9:05 am

Conheço a rabo de bugio Weber, pode adicionar ela na lista de backings sim...  Ela, o tamarindo, jenipapo, e em alguns casos, até mesmo a garapeira...  Wink

Vou atualizar lá na lista principal pra ficar mais fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamiokande

Kamiokande


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 30

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 29, 2016 12:57 pm

Ótimo post, gostei de ver que o jatobá é uma das madeiras ideias para a criação do riser, pois a facilidade de encontrar por aqui é muito boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 7:45 am

Olá Elison ... anote aí na cadernetinha .... ohohohoho ... há uma cidade no interior do estado de Sp chamada Marilia .... caracteriza-se pela produção de seda ... o bicho da seda é alimentado nas amoreiras ... deduz-se que onde produzem bicho da seda ( seda ) tem muita amoreira ... fica a dica ... não ando por lá há muitos anos mas quando achar amoreira ( eu também a procuro ) eu te dou um toque. Veja quem produz seda no seu estado! Abraço; N. king king
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 8:27 am

Nurey escreveu:
Olá Elison ... anote aí na cadernetinha .... ohohohoho ... há uma cidade no interior do estado de Sp chamada Marilia .... caracteriza-se pela produção de seda ... o bicho da seda é alimentado nas amoreiras ... deduz-se que onde produzem bicho da seda ( seda ) tem muita amoreira ... fica a dica ... não ando por lá há muitos anos mas quando achar amoreira ( eu também a procuro ) eu te dou um toque. Veja quem produz seda no seu estado! Abraço; N. king king

Por aqui tem alguns lugares onde criam tbm Rey. Smile
Só que o tipo de amoreira é diferente... a que eles usam para tratar dos bichos é a amoreira branca.

Olha a diferença das duas, essa é a suposta Osage Argentina (Taiuva):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e essa a amoreira dos bichos da seda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

As duas são parecidas, mas a árvore é diferente... não sei se a madeira dá muita diferença tbm.
Essa amora do bicho da seda tbm valeria um teste. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 9:22 am

Ok, vale a pena sim ... estou com as antenas ligadas ... abraço;N.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras usadas lá fora   Madeiras brasileiras usadas lá fora - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeiras brasileiras usadas lá fora
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Madeiras brasileiras equivalentes
» Informações sobre madeiras brasileiras.
» Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente
» Livro Árvores Brasileiras
» transporte de arcos em rodovias brasileiras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: