ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Formas para fabricação de arcos!

Ir para baixo 
+15
jonathanbio
elisonj
Quaiadex
karlehll
JosephBHZ
Raphael Andrade
meetgyn
fabiomic
Duent
v.b.-s.j.r.preto
Dalton Lima
Mamute-sc
Indiano
mackneykers
Felipe Mustschall
19 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
meetgyn




Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/11/2014

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 8:29 pm


Raphael Andrade escreveu:
esse topico ta me ajudando pakas no meu projeto, MUITO Obrigado por Corpartilhar, Serio!!!


Pois e mano estou tão animado que vou comprar uma tupia, uma serra circular e uma lixadeira rs.... Quero ver se consigo fazer um arco esse mes ainda. Depois posto as fotos e ou vídeo quando estiver fazendo.
Ir para o topo Ir para baixo
JosephBHZ

JosephBHZ


Mensagens : 117
Data de inscrição : 27/01/2012
Idade : 36

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Dez 15, 2014 1:36 am

Nem dá pra dizer o quanto isso vai me ajudar (e alguns amigos que estão começando a se interessar pelo esporte e querem, assim como eu, confeccionar os próprios arcos).
Brigadão, man cheers


Também tentarei fazer uma forma pra um arco mais curto tipo esse.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
karlehll




Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/01/2016

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeQui Mar 03, 2016 9:11 pm

Consegui a mangueira, agora falta vedar as pontas e colocar a válvula, amanha vou procurar um torneiro para fazer as pontas em tecnil.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Quaiadex




Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/03/2016

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 17, 2016 5:54 pm

elisonj escreveu:
Dae Duent!

Já que vc tá empolgado nas vetorizações, vô lançar o desafio... hehhee...

Consegue vetorizar esse riser a partir da foto??

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse aí já cacei o print dele em todo canto e não achei...  =\

Abraço!

me passa só as dimensões altura x largura x comprimento
tira uma foto de frente tbm e faço rapidinho

ou tire uma foto com uma régua do lado
Ir para o topo Ir para baixo
Quaiadex




Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/03/2016

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 17, 2016 6:51 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o grid fiz em 45 graus, mas se quiser passo pra 35 como o da foto

pra imprimir perfeitamente precisa de folha A1

mas se quiser em A4 eu mando, só passa o email
Ir para o topo Ir para baixo
Quaiadex




Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/03/2016

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 24, 2016 11:03 pm

DUVIDA:

A forma para laminas recurvas possui algum embasamento teórico prático para definição de como deve ser a curva?

sei que o ideal da lâmina seria manter uma constante de força/distância, ou seja, a quantidade de energia necessária para puxar cada cm de corda fosse a mesma durante toda puxada do arqueiro, a galera dá á essa "capacidade" o conceito de puxada "macia", e seria errado por exemplo quando ocorre um aumento gradativo de força necessária por cm, até porque quando isso ocorre, a eficiência do arco cai drasticamente, pois quando o arqueiro solta a corda, a aceleração/velocidade no inicio do tiro seria maior que a final, logo o o arco faria com que a flecha "freasse" no final do tiro.

Pra manter o tiro "macio", existe uma combinação de espessura inicial e final, junto com uma redução na largura da lamina até as pontas, e uma curva final (dai o nome recurvo) onde daria uma aceleração final na flecha ganhando eficiência.

Depois de procurar muito conteúdo na net, não achei nada que me falasse sobre a "forma" ideal para uma lâmina recurva.

Alguma dica/conta ou explicação de como deve ser definido essa curvatura?

att,
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 10:08 am

Quaiadex escreveu:
DUVIDA:

A forma para laminas recurvas possui algum embasamento teórico prático para definição de como deve ser a curva?

sei que o ideal da lâmina seria manter uma constante de força/distância, ou seja,  a quantidade de energia necessária para puxar cada cm de corda fosse a mesma durante toda puxada do arqueiro, a galera dá á essa "capacidade" o conceito de puxada "macia", e seria errado por exemplo quando ocorre um aumento gradativo de força necessária por cm, até porque quando isso ocorre, a eficiência do arco cai drasticamente, pois quando o arqueiro solta a corda, a aceleração/velocidade no inicio do tiro seria maior que a final, logo o o arco faria com que a flecha "freasse" no final do tiro.

Pra manter  o tiro "macio", existe uma combinação de espessura inicial e final, junto com uma redução na largura da lamina até as pontas, e uma curva final (dai o nome recurvo) onde daria uma aceleração final na flecha ganhando eficiência.

Depois de procurar muito conteúdo na net, não achei nada que me falasse sobre a "forma" ideal para uma lâmina recurva.

Alguma dica/conta ou explicação de como deve ser definido essa curvatura?

att,


Rapazz... o Duent já tinha vetorizado esse modelo de riser... rsrs... tá disponível lá na pagina 1 desse mesmo tópico... Wink
Mas ficou bem legal esse seu. Valeu o esforço... Smile

Sobre a puxada / forma, existe sim estudos teóricos / práticos disso.
Um dos modelos mais usados de molde para lâminas com relação a energia estocada x desempenho, é o baseado na curva fatorial.

Tinha um video se não me engano da Uukha que comentava isso, mas não encontrei ele... achei só esse aqui que não fala da curva fatorial, mas dá pra ter uma idéia:



Já isso de manter a puxada constante, na prática não funciona bem assim. Ou melhor... para arcos longos, é exatamente isso. Mas o que vai dar um melhor desempenho é a energia estocada do arco. Ou seja, o arco pode estar com a puxada mínima, mas com uma energia estocada grande ( arcos mongois por exemplo ). No momento da puxada, a força estocada vai aumentando até começar a ficar mais macia proximo da ancoragem ( efeito da curvatura ).

Já no disparo, como a energia estocada durante a puxada era grande, a tendencia é o tiro sair mais rápido.

Colocando isso em números (ou gráficos), uma comparação de um arco longo com um mongol de mesma libragem, por exemplo, ficaria mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse tipo de material é bem chatinho mesmo de encontrar.
Mas vira e mexe a gente tromba com algumas coisas nos foruns gringos, ou nos livros "Bowyer's Bible".
Leitura recomendadíssima... Wink

Abss
Ir para o topo Ir para baixo
jonathanbio

jonathanbio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/09/2016
Idade : 38
Localização : Campo Mourao

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeTer Set 06, 2016 11:21 am

Alguém tem os moldem p me mandar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] obrigadoo
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeQui Jan 12, 2017 11:50 pm

Os links estão quebrados? Não consegui baixar nada. Eles foram hospedados em outro lugar?
Agradeço a quem puder ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSex Jan 13, 2017 11:12 am

sandro_ventania escreveu:
Os links estão quebrados? Não consegui baixar nada. Eles foram hospedados em outro lugar?
Agradeço a quem puder ajudar.

Testei aqui e tem uns que funcionam e outros não...
Vamos ver se o Duent pode subir denovo os que faltam.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamiokande

Kamiokande


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 30

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 1:23 pm

Alguem ai pode reupar os Links dos moldes, estou precisando e os links estão off, agradeço a quem puder reupar.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamiokande

Kamiokande


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 30

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 1:52 pm

Duent escreveu:
Ao agradecimento aos amigos "elisonj" e "pedro farinha" esta aqui o esquema para quem quer fazer as mangueiras para as formas dos bows. ela serve para prender as duas partes dos moldes entre as lâminas do bow, com pressão do ar dentro delas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aqui como a mangueira e colocada nos moldes!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Minhas dúvidas são:
Qual tipo de mangueira de incendio usar entre a tipo 1 e a 5 ?
Onde posso comprar um pedaço ?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 2:14 pm

Kamiokandle escreveu:
Alguem ai pode reupar os Links dos moldes, estou precisando e os links estão off, agradeço a quem puder reupar.

Achei aqui nos meus arquivos pessoais e alterei os links. Só baixar.

Kamiokandle escreveu:
Minhas dúvidas são:
Qual tipo de mangueira de incendio usar entre a tipo 1 e a 5 ?
Onde posso comprar um pedaço ?

- Qualquer uma que quando estiver cheia, dê a largura dá lâmina (3.5 a 4.5cm);
- Vá em algum corpo de bombeiros e peça uns pedaços que descartaram.  Geralmente eles trocam direto.
Ou em prédios tbm deve conseguir, pois as que ficam nos prédios tbm tem prazo de validade e tbm são descartadas.
Se for pra comprar mesmo, ai tem que ir em algum lugar que fornece as mangueiras pra prédios.  Mas aí tem que comprar ela inteira.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamiokande

Kamiokande


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 30

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 6:11 pm

Obrigado por reparar os links irei fazer os downloads, sobre a mangueira vai ser difícil já que na cidade onde moro não tem nada deste tipo muito menos corpo de bombeiros, cidade do interior é osso.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 9:59 pm

Kamiokande escreveu:
Obrigado por reparar os links irei fazer os downloads, sobre a mangueira vai ser difícil já que na cidade onde moro não tem nada deste tipo muito menos corpo de bombeiros, cidade do interior é osso.

Na pg 1 tem o molde do recurvo q vc pediu no outro tópico...
Ir para o topo Ir para baixo
Kamiokande

Kamiokande


Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/12/2016
Idade : 30

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 10:00 pm

Eu vi, tinha comentado lá antes de ter vindo aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeQua Jan 18, 2017 11:14 pm

elisonj escreveu:
Kamiokandle escreveu:
Alguem ai pode reupar os Links dos moldes, estou precisando e os links estão off, agradeço a quem puder reupar.

Achei aqui nos meus arquivos pessoais e alterei os links. Só baixar.

Kamiokandle escreveu:
Minhas dúvidas são:
Qual tipo de mangueira de incendio usar entre a tipo 1 e a 5 ?
Onde posso comprar um pedaço ?

- Qualquer uma que quando estiver cheia, dê a largura dá lâmina (3.5 a 4.5cm);
- Vá em algum corpo de bombeiros e peça uns pedaços que descartaram.  Geralmente eles trocam direto.
Ou em prédios tbm deve conseguir, pois as que ficam nos prédios tbm tem prazo de validade e tbm são descartadas.
Se for pra comprar mesmo, ai tem que ir em algum lugar que fornece as mangueiras pra prédios.  Mas aí tem que comprar ela inteira.




Elisonj,

Muito obrigado amigo!
Eu tenho um riser pronto, quero ver se consigo fazer as lâminas.
Ficando pronto, eu posto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigo fonseca

rodrigo fonseca


Mensagens : 64
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 46
Localização : cangucu, rs

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeQui Jan 19, 2017 9:33 am

quero da os parabéns por este tópico! schwou de bola! aprendi muito lendo aqui! quero faze um composto, admiro serviços manuais!
Ir para o topo Ir para baixo
hithort




Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/01/2017

Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitimeDom Jan 22, 2017 9:03 am

To fazendo um arco aqui e achei muito bom o tópico, ajudou muito.

Gostei daquele riser takedown mais simples, já baixei, mas e a vista de frente do arco? Alguém tem um molde? Onde aparece a janela que passa a flecha.
(ou será que tem em algum lugar no tópico e eu não vi?)

Vlw!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Formas para fabricação de arcos! - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Formas para fabricação de arcos!
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» curso de fabricaçao de arcos????!!!!
» Serving tool - Ferramenta para fabricação de cabo
» Fabricação de ponteiras caseiras para treino, olhem e digam sua opinião :D
» resina para fabricacao de laminas
» Fabricação de lâmina para Besta.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: