ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.

Ir para baixo 
+5
will_zxt
joeliton
CALIL
henrique40
Brutus
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 3:55 pm


Andei comprando várias facas nos últimos dez anos. Abaixo enumero alguns tipos que comprei. : Faca Tática Hunt Sobrevivência Comando, Facas antigas, facas gaúchas, facas Rambo, faca esporte, faca apache, faca tática, etc.E o pior, muitas delas com aço não sei das quantos. Com o passar do tempo, umas enferrujaram, outras se quebraram ou na lâmina, ou ponta, ou enchera-se de dentes, outras perderam o corte rapidamente, outras quebraram. Em fim. Parece que não tenho muita sorte com facas. Uma da melhorzinha que tive foi um meio facão que mandei fazer aproveitando um pedaço de lâmina de serrotes grandes norte americano, aqueles usados por duas pessoas. Outro problema. Apesar de não ser muito alto 1.88, agora depois de velho devo ter encolhido um pouco. Minha mão é um pouco grande. Meu palmo é de 25 cm. Geralmente os cabos das facas são curtos e pequenos. Vou tentar comprar outra novamente, por isso peço sugestões.
scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 4:05 pm

Prontinho Brutus, é só escolher....

Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 4:23 pm

Amigo  henrique40, essa faca que mostra no vídeo é mais uma baioneta..kkkkk.Mas, tá valendo a ideia.
Mas vamos ver o que aparece mais de sugestões,...
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 4:44 pm

Amigo Brutus ja pensou em encomendar uma especifica do jeito que você quer para algum cuteleiro? Aqui no fórum inclusive temos alguns que podem fazer da forma que voce quiser, com o cabo que quiser e inclusive com o aço que preferir!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 5:37 pm

É o que tenho que fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
joeliton
Cuteleiro
Cuteleiro
joeliton


Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/11/2013
Idade : 30
Localização : colombo pr

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 7:53 pm

brutus, eu concordo plenamente com o calil, no seu caso acho melhor vc pesquisar um desenho ou modelo de faca desejada e encomendar a algum cuteleiro, pois assim vc pode fazer o cabo como quiser e do que quiser, e o mais importante que é usar um aço de qualidade. abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 21, 2014 8:11 pm

joeliton.
O ideal é uma faca com uma lâmina média. Qual a sua sugestão¿  
QUE MATERIAL SERIA FEITO O CABO¿
QUE TIPO DE AÇO IDEAL¿
Qual o peso¿
Comprimento total¿ Cabo e lâminas¿
Largura da lâmina¿
A faca seria usada para se necessário for, pescaria, cortar madeira, EM FIM ,PAU PRA TODA OBRA, etc.
Um aço resistente e que dê um bom corte. É por ai.
Qual seria o preço de uma faca com essas qualidades¿ o PREÇO PODE SER ENVIADO POR PM.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQua Out 22, 2014 1:42 am

Tenho uma top de linha, só quero vender pois ela está guardada, sem uso, não estou tendo tempo nem de usar meu arco, quem dirá ir pro mato usar a faca.

Mandei o link através de MP.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQua Out 22, 2014 5:04 pm

Olhei a caixa de mensagem.Não recebi o seu link
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQua Out 22, 2014 7:28 pm

Brutus escreveu:
Olhei a caixa de mensagem.Não recebi o seu link
POr que eu errei o usuário destino haueauehauehae. Agora foi certo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 5:26 pm


Que tal uma faca de sobrevivência tipo uma Aitor Jungle King I, é um clássico!

Olha aqui ó: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É uma faca bem completa com inúmeros recursos.

Tenho uma, e é tudo o que promete, a única coisa que incomoda um pouco é o peso,  950g.

Pensando nisso fizeram a Jungle King II, que ao meu ver é muito pequena.

Pode dividir as funções, levando consigo uma faca media, tipo bushcraft e uma machadinha para os trabalhos mais pesados.


Última edição por Mário Sérgio em Qui Nov 06, 2014 10:08 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 6:46 pm

Mário Sérgio, Excelente pôster sobre facas. Esse pôster poderia ser fixo. Que contribuição excelente,
Mário peço desculpa,mas só agora olhei a caixa de mensagens. Retornei repostas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
joeliton
Cuteleiro
Cuteleiro
joeliton


Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/11/2013
Idade : 30
Localização : colombo pr

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 10:24 pm

brutos, eu não sou muito fã de facas industrializadas, prefiro as facas artesanais e estes são uns dos modelos que mais gosto, faca resistente, pode ser usada em qualquer situação..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
joeliton
Cuteleiro
Cuteleiro
joeliton


Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/11/2013
Idade : 30
Localização : colombo pr

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 10:47 pm

me desculpem pelo tamanho das imagens pois ainda não sei postar direito..
Ir para o topo Ir para baixo
Eric Serpa areas




Mensagens : 133
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 44
Localização : Campos dos goytacazes

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 10:53 pm

Gostei da faca maior..... Quanto esta????
Ir para o topo Ir para baixo
joeliton
Cuteleiro
Cuteleiro
joeliton


Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/11/2013
Idade : 30
Localização : colombo pr

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeQui Out 23, 2014 11:07 pm

Eric , esclareça melhor qual faca maior a que esta com o machado? conforme qual que te passo o valor por mp.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 1:51 pm

Brutus.
Pelo jeito você é brutus mesmo. Umas facas quebram, outras enchem de dente, outras perdem o fio. Cara cê tá cortando o que com as suas facas. Eu eim, Deus me livre dessa capoeira ai. KKKKKKK
Amigão, se o serviço é cortar aroeira mesmo, fale com um bom cuteleiro, escolha uma faca grande, em um aço 1095 com têmpera seletiva, full tang em uma grossura não inferior a #5 mm e, no máximo #1/4", cabo de micarta ou celeron, acabamento fosfatizado (que a propósito, vai enferrujar do mesmo jeito se não passar um oleozinho nela de vez em quando).
Agora, cuteleiro bom nos temos muitos aqui no Brasil, é só escolher um e fazer um orçamento pois precinho bão também tem.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 2:27 pm

Perfeito , amigo Sandro. Ótima opinião. Você não deu o remédio. E sim, Ensina a fazer o remédio. Vou procurar um cuteleiro e
fazer um orçamento do que eu preciso.O que eu já utilizei de facas com grandes" propagandas",nem conto mais.Foi só prejuízo.

Abraços Amigo.


BRÚTUS GENTILIS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 3:35 pm

Brutus.
Não deu tempo pra eu terminara conclusão pois tinha que sair almoçar, senão perdia o horárioa do restaurante.
Quanto ao fio, se quiser algo que tenha poder de corte em profundidade, pede pra fazer um flat ground que é aquele que o ângulo do fio é um só das costas até o fio. Se quer algo que corte mas com maiores cnances de quebrar a lâmina por ser um material mais duro, escolha um hollow ground de cerca de 15 a 20 mm de altura. Mas se for madeira muito dura ou se quer cortar prego (lembrando que faca não é feita pra isso e vai fazer dente de um jeito ou de outro), opte por um fio reto de cerca de 15 a 20° de angulação, o que vai dar entre 17 e 22 mm de altura do fio (de onde ele começa até onde ele morre na espessura da chapa).
Pede uma têmpera/revenimento com 58 a 60 HRc. A têmpera seletiva é uma obrigação nesse caso por causa da fragilização da lâmina e ela não deve ser mais alta do que o fio no caso do fio reto e hollow e na mesma altura, caso seja flat.
Existem aços inoxidável que trabalham bem e cuteleiros que dão inclusive garantias desse material, mas é difícil aqui na terrinha alguem que tenha esses materiais e saiba como temperá-los pois tem macetes de tempo de permanência no forno, elementos que devem ser usados pra resfriamento e temperaturas indicadas pra isso, inclusive com tempo de permanência em ambientes refrigerados com hidrogênio e isso é difícil de se encontrar. Vai no bom carbono mesmo que tá valendo e não vai se arrepender.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 4:25 pm

Muito bom ,Amigo Sandro.Vou tentar realizar as suas recomendações com relação a faca.Espero que desta vez,acerto no material correto para obter uma boa faca.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 5:39 pm

Essa daqui eu mandei fazer no final do ano passado, com o Fabio da FASB, mas eu não o recomendo a ninguem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />
O material é bom, mas a encomenda foi feita pra ser entregue em 45 dias e em aço 440C, levou 60 dias pra entregar em aço ao carbono.
Eu paguei a metade do valor e esperava que a faca fosse entregue no começo de dezembro pois estaria de férias e iria usá-la, foi entregue depois do ano novo, quando as minhas férias já tinham acabado e em aço carbono e com diferenças cruciais no projeto pois a serra era pra ser mais larga que a lâmina e veio na mesma grossura, ou seja, não serra nada, quando eu o questionei ele falou que havia solicitado o aço inox que ele não tinha (mas me falou que tinha quando eu fechei o acordo) e que assim que chegasse fabricaria am aço inox. Claro que eu me propuz a pagar algun valor pela faca em aço carbono, mas ele nunca mais entrou em contato comigo, então, quando eu entrei em contato depois de 6 meses, o cara foi grosseiro e disse era pra eu devolver a faca dele (que é de desenho exclusivo e ele iria vender pra outro) que ele me devolvia o dinheiro e ficaria por isso mesmo. Enfim, já faz um ano desde o depósito da primeira partida da encomenda e até agora nada. Coloquei um vídeo no youtube falando pra ele o que estava errado pois mesmo eu sendo projetista industrial e tendo feito todos os projetos minuciosamente, ele não entendeu (nem desenhando) e ai outras pessoas entraram em contato comigo pra reclamar dos mesmos defeitos desse cara, falta de consideração completa com os seus clientes.
Depois disso ocorreram alguns percausos e não deu ainda pra eu mandar outro cuteleiro executar a mesma peça mas eu vou solicitar até o início do ano que vem pro Dionatam Franco fazer a referida faca no material que eu quero e com as discriminações que eu quero. Nas conversas preliminares que eu tive com ele ele foi muito atencioso e deu dicas preciosas pra incrementar o projeto e que já foram indexadas ao novo projeto que ficou muito mais polivalente. Quando der certo eu vou fazer uma matéria aqui pra mostrar pro pessoal, assim como eu pretendia fazer com a primeira mas infelizmente não deu.
Obs. Essa faca tem 20 cm de lâmina e 20 de cabo que permite três tipos de pegada pra aumentar o alcance e trabalhar como facão também, além de 6 mm de grossura. A serra era pra ser mais aberta que a lâmina pra abrir caminho pra esta em madeiras mas acabou ficando inútil.
Depois eu fiz uma bainha em couro pra ela pois, apesar da que foi enviada não ser ruim, mas eu queria uma com sistema modular pra usar na cinta e nas costas e com ou sem porta acessórios.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 7:15 pm

Amigo Sandro,conforme o preço poderia encaminhar o seu pedido junto com o meu.
Manda o preço por e-mail.Quem sabe se ele vender duas poderá melhorar no preço.
Quem sabe aparece mais alguém do fórum que queira uma faca boa também.

E-mails.  pyfma4@gmail.com

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 28, 2014 8:18 am

Ok. Brutus, acho que é uma ótima opção.
Só deixa eu ver uma coisa, você tá conseguindo visualizar as fotos que eu postei, pois ontem eu conseguia e hoje não tô conseguindo ver.

Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 28, 2014 10:42 am



Sandro olhei a faca e bainha, ficaram nota dez. Parece que você adivinhou meu pensamento. Falei em consorciar com você e mais quem quiser, porque o cuteleiro poderia fazer um desconto Produzindo unidades a mais. Porém. se achar conveniente só as nossas facas, vamos ver por quanto fica¿.
Abraços.
BRÚTUS
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitimeTer Out 28, 2014 11:51 am

Eu entendi você.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Empty
MensagemAssunto: Re: Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.    Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estou precisando de uma boa faca. Peço sugestões.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Peço ajuda,ideias,sugestões para divulgação da arquearia na minha região
» Mais um iniciante precisando de ajuda...urgente...antes que faça cacáca.....
» Arco novo que ainda nao chegou gostaria de conselhos
» Vendo faca Faca Smith & Wesson Extreme O P S (Baixou)
» Projeto de faca inspirada na faca do filme Rambo III

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: