ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto

Ir para baixo 
+3
NETTO
Ruy
RogerPP
7 participantes
AutorMensagem
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 1:37 am

Fala aí pessoal!

Sou novo no fórum e no esporte. Peço desculpas caso existam outros tópicos sobre isso. O fórum é grande e ainda não consegui passar por todos os tópicos.

Comprei como meu primeiro arco um Man Kung composto (foto no final do post) com peso regulável entre 40 e 55 libras. Achei que daria conta, mas não imaginei que seria tão pesado para começar.

Gostaria de saber quantas voltas devo dar nos parafusos dos limbs para que o arco fique na sua potência mínima recomentada.
Pesquisei em diversos sites (inclusive em alguns tópicos aqui do próprio fórum) e não consegui chegar à uma conclusão. Alguns dizem que o máximo que podemos liberar são 2 voltas, outros dizem que 3 ainda é seguro...

Liberei 2 voltas no meu. Está mais leve, mas gostaria de saber se posso soltar mais um pouco para a puxada ficar mais confortável, já que o manual não fala nada sobre isso (é, realmente não fala)...

Alguém aqui tem esse arco, ou conhece as especificações do mesmo?
Por favor, podem me ajudar?

Valeu!!

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 2z8yydk
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 9:09 am

Seja bem vindo.

Aqui no fórum, sempre recomendamos fazer a consulta ANTES da compra. A maioria dos vendedores NÃO são conhecedores do esporte e acabam vendendo materiais que talvez não correspondam aos seus anseios.
Mas já que está com o arco na mão...
Esse arco é o Man Kung CB55B e segundo o site da revenda européia, http://mankung.eu/man_kung_cb55_compound_archery_bow, o anúncio indica comprimento 29" e a potência 55# fixas.
Esse arco utiliza softcams e uma das características desse tipo de polia é não ter o vale/muro bem definido. Possivelmente aparecerá por volta de 28" e vá até 30" e utilizando a formuleta, a envergadura do arqueiro deverá estar entre 1,78 metros a 1,90 metros. Um cara pequeno irá sofrer porque não conseguirá atingir o vale e acabará tendo que disparar próximo do pico de 55#.

As softcams são bastante confortáveis para puxar se comparada com cams híbridas mais agressivas e 55#, teoricamente, não deveria ser tão pesada para puxar DESDE que a sua envergadura esteja entre os valores que passei acima.

Se a sua envergadura for abaixo de 1,78 m existem três alternativas.
A primeira é vender o arco e comprar um de acordo com a sua puxada, e desta vez não deixe de consultar!
A segunda é pesquisar se aquelas ranhuras nas cams modificam o comprimento do cabo ou das cordas e servem para alterar a potência ou o comprimento da puxada e em qual intervalo. Eu tive um PSE que utilizava cams Vector e era possível alterar o comprimento da puxada em 1" mudando o sulco onde corria o cabo. Você precisará de um bowpress para isso. Depois veja também se é possível acrescentar ou retirar voltas dos cabos e das cordas para modificar o comprimento também. Cuidado porque o Dacron não aguenta muitas torções.
A terceira, mais radical e arriscada, é tentar modificar o comprimento das cordas e cabos para diminuir o draw length de 29". Eu digo radical porque precisará de conhecimento e ferramentas especiais como um bowpress, string jig, serving jig, fios para fabricação de cordas e serving, saber confeccionar uma corda e arriscada porque pode não dar certo.

Se puder, tire fotos mais detalhadas das duas polias, dos dois lados.
Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 9:40 am

Além de tudo isso que o Ruy falou, se a foto é do seu arco mesmo lhe informo que o seu rest está colocado errado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 12:14 pm

Ruy, NETTO, obrigado pela ajuda!

@NETTO
Sim, é meu arco mesmo Laughing
Essa foi a primeira foto que eu tirei para mostrar o arco para o meu irmão. Acho que já o regulei da forma certa. Ele precisa ficar deitado, seguindo a linha da corda, não é?

@Ruy
Tenho pouco mais de 1,80. Acredito que o meu problema seja o porte físico. Sou muito magro pra minha altura. Isso já está na lista dos pontos que devem ser melhorados heheh

Tirei algumas fotos das polias como você me pediu. Elas possuem essas ranhuras que você comentou.
Caso a segunda alternativa seja a mais viável, aonde eu posso encontrar um bowpress? Já pensei em vender, mas isso seria como última alternativa. E eu ainda não tenho conhecimento técnico, então acredito que não seria seguro arriscar na modificação das cordas.
Estava pensando em fazer um press igual ao que o RafaelMorgan aqui do fórum fez nesse mini-tutorial.

No caso dos parafusos que eu afrouxei, os limbs não se afastaram muito do punho. Acha que eu posso mantê-los assim, ou devo apertá-los novamente para deixar nas 55# fixas informadas pela revenda oficial européia?

Seguem as imagens das polias.

Agradeço mais uma vez pela ajuda!


Polia superior:

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 2pzk11g DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 2u4ovt5


Polia inferior:

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 1pcvo8 DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 14jwbra
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 1:25 pm

Ruy, tenho pouco conhecimento "técnico", mas como um arco que tem duas roldanas (e não cams, propriamente ditas) pode ter vale? Se não tem let-off...
E parede, seja bem definida ou não?
Eu entendo que se esse bicho tem mesmo 55lbs, e isso não for regulável, deve ser "estúpido" de puxar e, principalmente, ancorar...
Se eu estiver escrevendo alguma (ou muita...hehehe) bobagem, por favor, corrija-me.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 3:35 pm

RogerPP escreveu:

Tenho pouco mais de 1,80...

Tirei algumas fotos das polias como você me pediu. Elas possuem essas ranhuras que você comentou.
Caso a segunda alternativa seja a mais viável, aonde eu posso encontrar um bowpress? Já pensei em vender, mas isso seria como última alternativa. E eu ainda não tenho conhecimento técnico, então acredito que não seria seguro arriscar na modificação das cordas.
Estava pensando em fazer um press igual ao que o RafaelMorgan aqui do fórum fez nesse mini-tutorial.

No caso dos parafusos que eu afrouxei, os limbs não se afastaram muito do punho. Acha que eu posso mantê-los assim, ou devo apertá-los novamente para deixar nas 55# fixas informadas pela revenda oficial européia?

Como você tem mais de 1,80 não precisa alterar o comprimento de puxada.
Essas ranhuras nas polias servem para alterar o comprimento em cerca de 1/4", mas você não precisa mexer nele e nem do bowpress. Mas se quiser fabricar um conforme o link acima, é bastante útil.

O problema realmente é vencer o pico de 55# na puxada. O meu antigo PSE Polaris, soft cams também, aceitava soltar no máximo 4 voltas a partir da posição mais apertada e isso reduzia em torno de 10#. MAS é um outro arco e você precisa saber das características desse que você tem aí. Acho melhor você fazer mais exercícios mesmo... Very Happy

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Feijao


Última edição por Ruy em Qua Fev 11, 2015 3:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 3:49 pm

ottomano escreveu:
Ruy, tenho pouco conhecimento "técnico", mas como um arco que tem duas roldanas (e não cams, propriamente ditas) pode ter vale? Se não tem let-off...
E parede, seja bem definida ou não?
Eu entendo que se esse bicho tem mesmo 55lbs, e isso não for regulável, deve ser "estúpido" de puxar e, principalmente, ancorar...
Se eu estiver escrevendo alguma (ou muita...hehehe) bobagem, por favor, corrija-me.

Na verdade o que existem nesses arcos são polias excêntricas (o eixo fica fora do centro) diferente das cams cujos eixos ficam no centro e as polias são "deformadas".

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Wbt6cm

Peguei a foto postada para ilustrar melhor. No início as polias estão na posição de repouso. Ao ser puxado, as polias passam para uma posição intermediária (em azul)  de pico com 55# e depois passa para uma posição final correspondente ao vale (em vermelho).

O gráfico a seguir mostra a curva característica desses tipos de arcos. Os modernos e mais agressivos, hoje, possuem forma quase quadrada.
DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Images?q=tbn:ANd9GcTu7QRI0-8iBpzptWBXLE-VnLxiM23MWEhdJN3eKPqb56iyUZmJBPFxL-sQ

O problema do nosso colega é que ele não está conseguindo vencer o pico.
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 4:02 pm

Ruy escreveu:
ottomano escreveu:
Ruy, tenho pouco conhecimento "técnico", mas como um arco que tem duas roldanas (e não cams, propriamente ditas) pode ter vale? Se não tem let-off...
E parede, seja bem definida ou não?
Eu entendo que se esse bicho tem mesmo 55lbs, e isso não for regulável, deve ser "estúpido" de puxar e, principalmente, ancorar...
Se eu estiver escrevendo alguma (ou muita...hehehe) bobagem, por favor, corrija-me.

Na verdade o que existem nesses arcos são polias excêntricas (o eixo fica fora do centro) diferente das cams cujos eixos ficam no centro e as polias são "deformadas".

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Wbt6cm

Peguei a foto postada para ilustrar melhor. No início as polias estão na posição de repouso. Ao ser puxado, as polias passam para uma posição intermediária (em azul)  de pico com 55# e depois passa para uma posição final correspondente ao vale (em vermelho).

O gráfico a seguir mostra a curva característica desses tipos de arcos. Os modernos e mais agressivos, hoje, possuem forma quase quadrada.
DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Images?q=tbn:ANd9GcTu7QRI0-8iBpzptWBXLE-VnLxiM23MWEhdJN3eKPqb56iyUZmJBPFxL-sQ

O problema do nosso colega é que ele não está conseguindo vencer o pico.

Obrigado, Ruy. Não havia reparado que o eixo fica fora do centro (além dos parcos conhecimentos técnicos).
A solução é o arroz com feijão mesmo... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQua Fev 11, 2015 6:37 pm

lol!

Essa do arroz com feijão foi boa hahaha

Sim, realmente o problema é esse pico de 55# que quase me mata na puxada. Quando eu venço esse pico, perto do final da puxada, fica muito mais tranquilo e fácil de segurar (acho que é o let-off que todo mundo fala).

Vou entrar em contato com essa revenda européia para pedir alguns detalhes mais específicos sobre o arco. Se eu tiver alguma resposta, compartilho depois aqui com vocês.

Bom, e se não tiver muito mais o que fazer, o jeito vai ser pegar um prato fundo e mandar bala! Laughing

Ruy, ottomano, muito obrigado pela ajuda e pela paciência!
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 11:29 am

Eu vou tocar no ponto da sua pergunta original mas meu pitaco não é algo que possa ser considerado uma dica mas sim um observação que fiz.

No meu Bear Venue, o manual fala em soltar os parafusos das lâminas em 4 voltas. Então eu soltei 4 e fui olhar os parafusos.

Eu reparei que soltando as 4 voltas ainda fica cerca de 1 a 2mm de parafuso para fora da contra porca que é a peça onde o parafuso atarracha.

Então, levando-se em conta esta observação, eu diria que você poderia soltar o parafuso até o limite de 1 a 2mm fora da porca se e somente se você conseguir visualizar o quanto resta do parafuso de ajuste pra fora da rosca.
Ir para o topo Ir para baixo
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 3:55 pm

Henrique, esse é o máximo que eu consigo ver do parafuso. Eu não consigo ver a ponta que prende na contra-porca porque o limb fica na frente.

Os limbs tem cerca de 9 mm de espessura, perto da ponta que está o parafuso.
Na foto, que está com as duas voltas que eu soltei, os limbs se distanciaram 3 mm do riser.
Pouco mais do que o seu, mas como cada arco tem a sua peculiaridade, fico com receio de fazer alguma besteira e sofrer algum acidente.

Para não correr riscos, apertei novamente os parafusos enquanto espero a resposta do fabricante.


DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto 24ax305
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 4:52 pm

não teria como desmontar o arco e analisar o comprimento do parafuso?
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 7:48 pm

A melhor maneira de desmontar seria sem dúvida com um bowpress, mesmo que improvisado, mas que seja seguro.
Assim você tiraria a corda daquelas "ancoras" que seguram ela e tudo se afrouxará. Não tem necessidade de tirar os cabos, somente a corda , pois ela é presa aos cabos.
Acho que a melhor opção é pensar em como você vai faz um bowpress, com o que tiver ao seu alcance.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 8:09 pm

roger, você é de que lugar de SP?

Apareça na Toca do Morumbi um sábado ou domingo de manhã pra atirar e aí o pessoal da uma olhada e te ajuda com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 9:56 pm

@danilo steinke
Desmontar seria uma boa, mas ainda não tenho nenhum bowpress pra aliviar a tensão dos cabos..
Vou seguir a dica do TCBR00 e fabricar um assim que possível!

@TCBR00
Obrigado pela dica cara. Mandei ontem para o Ruy o link de um tutorial que achei aqui no fórum que ensina a fazer um (http://www.arcobrasil.com/t325-mini-tutorial-bow-press).
Se sobrar algum tempo agora nesse feriado eu arrumo os materiais e já começo a preparar.
Ir para o topo Ir para baixo
RogerPP




Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo

DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 9:56 pm

Henrique Coelho, eu moro na região do Tucuruvi. É um pouco longe, mas é tranquilo pra ir.

Agradeço mesmo pelo convite!
Agora nesse final de semana do feriado eu não consigo ir. No próximo já é mais certo que eu consiga.
Mas assim que eu tiver certeza te mando uma PM confirmando. Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Empty
MensagemAssunto: Re: DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto   DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DÚVIDA - Regulagem de libras em arco composto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pequena dúvida quanto regulagem de potência Arco composto
» Regulagem de arco Composto
» Regulagem de arco composto.
» arco composto com regulagem
» REGULAGEM DE ARCO COMPOSTO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: