ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Montando as primeiras flechas de madeira

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 12:50 am

Bom, chegou o meu Falco Spirit na sexta feira passada, pensa num arco bonito. Mas nem armei ele ainda, pq não tenho flechas.

Comprei 12 flechas da RD Arqueria, com seleção de Peso e Spine, comprei junto pontas Field e nocks. As penas já tinha comprado com o Fabio junto com o arco.

Agora preciso montar as flechas.

As hastes vem com as pontas retas, o que posso usar para fazer a ponta para encaixar o nock? Um apontador de lápis serve?

A ponta de Field vem com o furo menor que a haste, devo cortar ela no tamanho e tornear para encaixar?

Vi que o Colaço estava fazendo uma máquina para cresting, mas ele não colocou mais postagens, será que ele conseguiu acertar uma tinta boa para o cresting?

Pesquisei e vi que alguns estão passando um selador a base de nitrocelulose diluido em 50%, mas é feito por pintura spray, pincel ou imersão? Ví isso no tópico do Bruno e do Rubens. Inclusive o Bruno usou um corante, pode ser qualquer corante?

Com estas flechas de madeira preciso aprender tudo novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 1:33 am

Na RDArqueria vende o "apontador de plástico" que é usado para fazer o cone na ponta da flecha. A vantagem desse apontador é que ele deixa no ângulo exato e a ponta fica bem presa, principalmente se for a ponta com rosca por dentro. O apontador tem dois lados para as hastes de 5/16" e 11/32". Em inglês o nome disso é "taper tool".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O apontador de lápis pode não ter o diâmetro da haste e o ângulo correto.
Se cortar o ângulo diferente da ponta dá para encaixar, mas enche a ponta com cola quente, esquenta a ponta e também a madeira (cuidado para não queimar, só escurece um pouco), soca dentro da ponta, apoia em uma madeira e deixa esfriar fazendo força. Pelo menos vai segurar melhor. A ponta só encaixada e colada solta com mais facilidade na hora de tirar do alvo. Eu fui trocando as pontas só de encaixar pelas pontas de parafusar que comprei na RDArqueria e elas duram muito tempo, não soltam de jeito nenhum. Mesmo sendo de parafusar eu coloca a ponta esquentando a ponta no fogão segurando com um alicate, coloco um pouco de cola quente e parafuso bem forte.

Esse problema de ter a haste de uma medida e a ponta em outra medida é um problema. Dá para afinar com uma faca e depois finalizar com uma lixa. Você mede quanto a haste vai entrar na ponta e marca, faz um entalhe com a faca e tira algumas lasquinhas para afina a ponta. Se acertar o comprimento quando coloca a ponta ela encaixa perfeito na madeira e fica bem resistente, se errar vai ficar um risco atrás da ponta meio feio. Faz o ângulo com o apontador e prende a ponta com cola. Aguenta muito tempo, mas não fica muito bonito. Eu já fiz isso e em um conjunto de flecha sempre fica um ou outra com a ponta torta porque afinou e lixou fora de centro, mas a flecha voa igual as outras.

Quanto a passar a seladora eu vi um tópico não sei se foi aqui ou em outro fórum, em que o cara enfia todas as hastes dentro de um tubo de pvc, enche com a seladora, no caso gasta pouco porque o tubo já está cheio de haste é só encher o espaço vazio e depois tirou e pendurou as flechas com um preguinho bem pequeno enfiando na haste, e a seladora que fica no tubo é só voltar para a lata. Tem que lembrar que verniz, seladora e principalmente pintura epóxi altera o spine da haste, deixa ela mais dura e de um lado positivo, mais resistente. Eu nunca envernizei as hastes, porque as que eu comprei já vieram com um verniz de boa qualidade.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 11:51 am

Valeu VB,

Acabei de comprar o apontador na RD.

Estou vendo para comprar o selador, mas o cara da loja falou que depois de passar o selador, não dá para pintar em cima. Eu queria fazer o cresting, então ele falou para passar selador onde vai ficar só a cor de madeira, e passar um fundo onde for pintar.

Acho que estas primeiras que vou montar, vou passar apenas o selador e se ficarem boas, depois eu faço algumas com cresting.

Quanto a ponta ser maior, tenho um torno mecânico de bancada, vou tornear as pontas para encaixar, aí vai ficar bom.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: tiros   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 12:15 pm

Nova empreitada essa do longbow.
Atirar instintivo é muito bom.
Boa sorte Gian!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 8:31 pm

o apontador que você comprou já "aponta" o lado da ponta e o lado do nock

precisa tentar encontrar o lado mais "duro" da flecha, tem um tópico sobre flechas de carbono aqui no Fórum e serve também para flechas de madeira, aí coloca a pena guia nessa direção

depois de montadas faz o teste do papel, as vezes precisa cortar ou aumentar peso na ponta (como você chegou no spine que comprou?)

eu só pinto minhas flechas depois de ajustadas, mas sem pena, coloco a pena depois de tudo pronto

bons tiros

PS te encontro no campeonato de dezembro em Curitiba?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeQui Fev 19, 2015 8:50 pm

Dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Algumas fotos se perderam no limbo, mas acho q ajuda.

Mostra o arco e as flechas pra gente depois!
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 12:26 am

TRC escreveu:
Nova empreitada essa do longbow.
Atirar instintivo é muito bom.
Boa sorte Gian!

Valeu TRC.

Mamute-sc escreveu:
o apontador que você comprou já "aponta" o lado da ponta e o lado do nock

precisa tentar encontrar o lado mais "duro" da flecha, tem um tópico sobre flechas de carbono aqui no Fórum e serve também para flechas de madeira, aí coloca a pena guia nessa direção

depois de montadas faz o teste do papel, as vezes precisa cortar ou aumentar peso na ponta (como você chegou no spine que comprou?)

eu só pinto minhas flechas depois de ajustadas, mas sem pena, coloco a pena depois de tudo pronto

bons tiros

PS te encontro no campeonato de dezembro em Curitiba?

Vou fazer o possível para ir em Dezembro, por isso optei pelas flechas de madeira. O problema é que dezembro é um mês bem cheio p/ mim.

O Spine eu pedi para a RD definir, mandei a potencia do meu arco e a minha puxada, espero que tenham selecionado certo. Pedi com seleção de Spine e de Peso. Estou montando um medidor de Spine, vamos ver se termino este final de semana.

Eu vou pintar antes, pq pode ser que a tinta influencie no spine.


Bruno Garcia escreveu:
Dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Algumas fotos se perderam no limbo, mas acho q ajuda.

Mostra o arco e as flechas pra gente depois!

Legas este tópico, vouler ele todo, não tinha achado ele antes.

Depois posto fotos do arco e das flechas, com certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 2:53 am



pintando com spray:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 7:44 am

A pintura altera sim, ainda mais se o tempo estiver úmido

Com o medidor de spine vai ajudar muito, aí você descobre o lado mais duro de cada flecha. Só que se prepara para passar raiva, não tem uma flecha igual a outra
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 10:58 am

Mamute-sc escreveu:
A pintura altera sim, ainda mais se o tempo estiver úmido

Com o medidor de spine vai ajudar muito, aí você descobre o lado mais duro de cada flecha. Só que se prepara para passar raiva, não tem uma flecha igual a outra

Madeira é natural e não tem muito o que reclamar da uniformidade, ainda mais com nosso clima que varia de seco a quase dentro da água, de manhã 20° e a tarde 40°. Vou fazer o possível, mas nunca vai ficar como as de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montando as primeiras flechas de madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando as primeiras flechas de madeira   Montando as primeiras flechas de madeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montando as primeiras flechas de madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeiras Flechas Montadas Por Mim
» Montando Trefiladeira - para fazer hastes de madeira
» Flechas de Madeira x Flechas de Alumíneo x Flechas de carbono
» Dúvidas sobre minhas primeiras flechas
» Montando flechas com Jason Balaz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: