ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Primeiras flechas de bambu + arco de molas

Ir para baixo 
+2
TopBoww
v.b.-s.j.r.preto
6 participantes
AutorMensagem
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeDom Ago 30, 2015 4:08 pm

Olá amigos!!

Passeando aqui por longe encontrei uma mina infinita de bambu metake, decidi então fazer algumas flechas, e fiquei surpreso com o resultado...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

São leves, extremamente resistentes e voam muito bem, tratei e desempenei as hastes no fogão mesmo, ainda reforcei os nocks com placa de circuito, ficaram ótimas!! Estou terminado mais algumas, peguei muitas hastes e é um pouco demorado pra fazer cada uma, mas vale muito a pena, com certeza. De quebra ainda achei um pedaço de PVC e com um cano de 100mm que tinha aqui deu certinho, vou fazer uma aljava. Very Happy

Tô quase virando profissa, kkkkkk... mês passado fiz um arco de molas de 60 libras para um amigo com direito a entalhe com o nome do arqueiro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Inventei de fazer um arco na brincadeira mas pelo jeito viciei... kkkk Vendi 2 arcos tem algum tempo, e tem outro também para um amigo que está em acabamento, mas creio que vou abandonar as molas de aço pois são muito difíceis de encontrar, comprei uma resina e uma manta que ainda tá nos correios e vou tentar fazer as lâminas de fibra de vidro, neste ritmo creio que a arqueria vai virar profissão mesmo, fazer o que gosta e sobreviver disto, não tem preço!!! lol!

Abraço amigos!!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeDom Ago 30, 2015 7:22 pm

O segredo das flechas de bambu metake é fazer igual os chineses.
Eles não fazem de dúzia, fazem de centena.
Uma vez eu vi um vídeo bem amador, os caras estavam na beira de um riacho.
Eles faziam feixes de umas 500 varetas, amarrava e jogava dentro do riacho.
Não sei quanto tempo ficava lá dentro, mas depois tirava e passava na brasa.

Eles pegam um tambor e abrem duas janelas.
Coloca carvão no fundo e passa a vareta pela janela.
Por isso a haste é sempre bem maior do que a flecha.
Depois corta a ponta e a base e aproveita o meio.

Dessa forma o tempo gasto para fazer cada uma é menor.
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeDom Ago 30, 2015 7:55 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
O segredo das flechas de bambu metake é fazer igual os chineses.
Eles não fazem de dúzia, fazem de centena.
Uma vez eu vi um vídeo bem amador, os caras estavam na beira de um riacho.
Eles faziam feixes de umas 500 varetas, amarrava e jogava dentro do riacho.
Não sei quanto tempo ficava lá dentro, mas depois tirava e passava na brasa.

Eles pegam um tambor e abrem duas janelas.
Coloca carvão no fundo e passa a vareta pela janela.
Por isso a haste é sempre bem maior do que a flecha.
Depois corta a ponta e a base e aproveita o meio.

Dessa forma o tempo gasto para fazer cada uma é menor.

Olá amigo!!

Estou planejando comprar um maçarico daqueles simples pra botijão de gás pra tratar e desempenar logo uma porrada de uma vez, na chama do fogão é demorado, leva um tempão pra tratar cada uma, haja paciência... onde eu peguei essas hastes parece o reino do bambu, pro lado que vc olha tem à perder de vista, flecha pra mim não falta nunca mais. kkkk

Abraço!!

Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSeg Ago 31, 2015 8:38 am

bacana, que nasça mais um artesão, e que o nosso esporte cresça no brasil.
As flechas ficaram bacanas.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSeg Ago 31, 2015 10:07 am

Parabéns TopBow!

Tava meio sumido mas que bom que continua firme e forte.

ficou muito legal. Smile
quando der, faz um video atirando... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSeg Ago 31, 2015 1:03 pm

Olá amigos!!

danilo steinke escreveu:
bacana, que nasça mais um artesão, e que o nosso esporte cresça no brasil.
As flechas ficaram bacanas.

Amém Danilo!!  cheers

Eu sempre quis um arco desde a meninice, então vi a oportunidade de fazer meu próprio arco com as molas de aço, mas nem eu imaginava que ficariam tão bons, e espero melhorar!!!  

Treino de vez em quando num campo de terra aqui perto, faz plateia pra assistir, de 10 a 60 anos, parece que nunca viram um arco, e numa dessas uma viatura da polícia parou e ficou observando ali um tempão, um deles me perguntou onde eu consegui, disse que eu mesmo fazia e ele me cumprimentou e elogiou o trabalho, fiquei mais interessado ainda na arqueria, virou uma espécie de hobby, e creio que nunca irei abandonar!!!  

elisonj escreveu:
Parabéns TopBow!

Tava meio sumido mas que bom que continua firme e forte.

ficou muito legal.   Smile
quando der, faz um video atirando...  Wink

Abraço!

Falaê elisonj!!! Very Happy

Arqueria é viciante, como tu mesmo dizes, foi picado pelo bicho da arqueria já era.. contamina!!!!! Estava parado por conta das molas de aço, é muito difícil encontrar, minha sorte ainda é um conhecido torneiro mecânico aqui perto que vez ou outra faz suspensão de kombi e guarda as molas pra mim, mas é raro... agora vou tentar fazer as lâminas de fibra de vidro, comprei uma resina Arazyn 11.0 e a manta, segundo o rastreamento aqui saiu pra entrega 10:40 da matina, espero que entreguem hj ainda.. tecnicamente, as lâminas de fibra são mais eficientes no que diz respeito a energia transmitida para a flecha, as molas de aço são pesadas se comparadas com a fibra, mas com certeza fica um arco excelente, a meu ver, o real problema do arco de molas é seu peso, pra "passear" com ele na mão é cansativo, e isso afeta e muito os tiros... a fibra sendo bem mais leve retorna mais rápido, ficando um arco bem mais leve e eficiente, estou realmente animado, espero que dê certo!!

Uma pergunta, eu tenho aqui uma lâmina de bambu tratada e aplainada (daqueles ainda que me cortei na colheita.. kkk) pronta pra fazer o backing de um arco, será que essa resina serve pra colar bambu com ipê?? Já ouvi falar que resina de poliéster não pega bem em madeira, mas é bom ouvir uma segunda opinião.  

Eu tenho 2 vídeos que fiz com meu celular mas a qualidade é muito ruim, porém como estou devendo vou fazer sim!!  

Abraço amigos!!


Última edição por TopBoww em Seg Ago 31, 2015 1:21 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSeg Ago 31, 2015 1:20 pm

Parabens pelas flechas, ficaram bonitas. Eu ja fiz e uso as de bamboo iguais a essas, também achei o resultado além do esperado, voam bem as bichinhas e engana a "aparência" fragil, aguentam o tranco e melhor, quando perdemos uma nem sentimos tanto. rsrsrsr fora a satisfação, tem umas com ponta de osso, chifre, etc.. que nem uso de ciumes, só pra enfeitar a aljava. rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSeg Ago 31, 2015 1:30 pm

Vidor escreveu:
Parabens pelas flechas, ficaram bonitas. Eu ja fiz e uso as de bamboo iguais a essas, também achei o resultado além do esperado, voam bem as bichinhas e engana a "aparência" fragil, aguentam o tranco e melhor, quando perdemos uma nem sentimos tanto. rsrsrsr fora a satisfação, tem umas com ponta de osso, chifre, etc.. que nem uso de ciumes, só pra enfeitar a aljava.  rsrsrs

Olá Vidor!!  Very Happy

Valeu!! Gostei muito das flechas de bambu, elas são um meio termo entre a madeira e o carbono, mais leve que a madeira e pouco mais pesada que o carbono, voam muito bem e são fortíssimas, realmente a aparência frágil engana, pode mandar direto na parede que só vai assanhar a pena, já abandonei as flechas de madeira, não fui feliz com elas, já o bambu me surpreendeu logo de cara, e só é passível de quebrar se ela bater na parede meio que de lado, um amigo quebrou uma minha assim, cara sem jeito!!   Rolling Eyes

Já pensei mesmo em fazer uma flecha somente pra decorar minha parede, tenho um pedaço de osso de boi aqui seco já faz um tempão, deve dar dó mesmo de atirar e estragar... kkkk

Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeQui Dez 31, 2015 2:05 pm

ola parabens pelas flechas , e as penas usou quais??
e por falar em penas , alguem sabe de algum video explicando como preparar uma pena para usar nas flechas ??? abraços a todos e um feliz ano novo
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitimeSex Jan 01, 2016 10:29 am

AdrianoFerro escreveu:
ola parabens pelas flechas , e as penas usou quais??
e por falar em penas , alguem sabe de algum video explicando como preparar uma pena para  usar nas flechas ??? abraços a todos e um feliz ano novo

Obrigado amigo!!  Cool

Usei penas de pato, comprei aqui...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para preparar as penas, corte-a ao meio e depois passe uma lixa pra acertar a parte (raque) que leva a cola, eu fiz um jig pra lixar e colar as penas, usei um pedaço de madeira, duas tampas de drive de gabinete e 2 pregadores, ficou bacaninha até.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço e feliz 2016!!  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiras flechas de bambu + arco de molas Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas de bambu + arco de molas   Primeiras flechas de bambu + arco de molas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiras flechas de bambu + arco de molas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» minhas primeiras flechas artesanais para arco
» arco tradicional 50# + flechas de bambu = porco de 160 kg
» Primeiras Flechas Montadas Por Mim
» Primeiras flechas feitas por mim!
» arco lamindo de bambu+bambu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: