ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fabricação de flecha artesanal ( super simples)

Ir para baixo 
+31
Antoniel R
TRC
marques.caixeta
ULISSESOFRANCO
elisonj
buga
theflammer
danilo steinke
gpcosta
Bandzenho
machado.leonardo
isaque03
lf.carvalho
marcos de avila
João Pedro Arruda Torres
Garcia_Cowboy
quark
collaco
rgrsoares
Sttiv
nick calixto
Fabio_Castilho
LuizMarquesR8
v.b.-s.j.r.preto
CALIL
igorvargas.webcodex
Rigli
titaniun
tallyst
ltucunduva
boconcelob
35 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 2:05 pm

Ulisses - muito claro creio que darão ótimo resultado
vou providenciar ds barras e posto depois os resultados.
Eu uso penas de seriema e gavião - coletadas nas estradas - são otimas também e uso em 120º - acho que estabilizam melhor
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 2:34 pm

Eu também uso 120º em relação ao eixo do cilindro, mas uso 93º na extensão.

Quando você for fazer a colagem das penas use cola "araldite". Eu deixo secando por 24 horas, mas em 10 minutos tão coladas e não saem de jeito nenhum, mas, por garantia, eu faço vincos onde vou colar e nas duas extremidades das penas, onde passo a linha pra amarrar as penas.

Evite pintá-las pois é dinheiros jogado fora... a tinta sai nos primeiros disparos.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: penas   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 2:56 pm

Olhem o amigo Barci aí outra vez, gente!!!
Ele é igual o Cometa Halley, some mas de vez em quando volta.
Cada vez que volta, dá uma aula de arqueiria para nós.
Se depender de vocês, a gansaiada não voa mais, fica tudo de asa cortada. srsrrs
O Sandro Pezente mandou já para mim um montão de pena de ganso canadense.
É baratinho e vem na cor que quiser.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 4:10 pm

Buenas TRC - enfim ja fez o seu primeiro?
isso taigual tosquia de porco - só barulho e nenhuma lã rsrsrsr

Eu gostaria de comprar um bom magote de penas de ganso - mas tenho tantas coletadas de seriemas mortas por carros, que da pra uma guerra de sioux x apaches- cada viagem coleto duas ou tres!

Tenho trabalhado muiiiito - viajando direto pelo brazilsão do lullademeudeusmelivre!
Arcos, tenho feito pouquissimos - os ultimos foram os Apache, que mandei um pro Wiendel e outro pro Fly vuadô (que não sei se ja recebeu).
Mas - brevemente reiniciarei
saude ai
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: arcos   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 4:27 pm

Amigo Barci, fabriquei nenhum arco ainda.
Vc me indicou a resina, eu comprei, acho que já perdeu até a validade.
Não sei, mas penso que não vou fabricar nenhum arco.
Tenho até o ipê, mas a vontade está muito pequena.
Comprei furadeira, serra tico-tico, falta comprar uma circular pequena para cortar fatias compridas.
Na minha cabeça eu já idealizei como eu faria um arco, mas por mais que a cabeça pense o corpo não se anima. kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 4:48 pm

estou pior - agora estou montando uma 'forja de facas'
ja arrumei a bigorna, vou comprar uma lixadeira de facas, estou fazendo uma forja a gas e outra gas/carvão - ja tenho resto... e assim vai!
farei umas 50 ou 60 facas e depois paro... daqui uns dias eu morro e minha familia não sabera o que fazer com tanto arco, faca, fuzil, revóvi e tralha de caça, fora estilingues de frecha, armadilhas diversas, motores e canoas - não sei pra que!
tesão de velho que ainda acha que ora na Africa...e deu saudade!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 19, 2014 5:22 pm

Simples: manda tudo pra mim.

kkkkkkk.... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 20, 2014 6:23 pm

Eis a recolhedora de tanques-rede...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: flecha   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 20, 2014 8:50 pm

O bambu taquarí é excelente para hastes de flecha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeDom Set 21, 2014 12:23 am

Ulisses - obrigado pelas fotos e idéias
Eu uso cola de sapateiro para colar penas - é mas facil de manejar e basta riscar e aplicar a cola (via tubo) tanto na haste como no bordo da pena - deixar secar e aplicar. Fabriquei umas talas de bambu gigas e colei uma peça de couro numa das bordas - coloco a pena dentro e passo a cola - depois que seca - só apertar e estara colado. Nunca uma pena descolou nestes poucos anos de arqueiria.
Outra dica que lhe pode ser util - uso muito colar pontas etc com durepoxi amolecido com mistura de araldite - preparo a cola (um pequeno bocado) e vou amassando a bola de durepoxi - e amolecendo o mesmo com araldite à textura desejada e aplico onde necessário - tenho feito nocks de flechas (engrosso) muito finas, tenho colado pontas etcetc - fica forte a ponto de se poder usinar.

TRC - tenho um bom maço destes taquaris aqui - ja secos - achei leves mas de baixo spine - fiquei nas de bambu gigante mesmo - fiz a mão e desentortei com ar aquecido e o 'pau do japones' - uma ponta com ferrule de cobre e ponta de ferrão de boi engastado e colado com a mistura de durepoxi - quebra nunca.
Ja dei flechada de tudo que é jeito e nestes anos nunca quebrei uma flecha.
Eu as fiz inicialmente de 10 mm (pesaram acima de 700 gr);de 8 mm, pesaram abaixo dos 650 gr; e com 7 mm - entre 450 e 550 gr - os spines ficam otimos também
O Wiendel adorou...dai abandonei o resto.
quando sobrar tempo, vou fotografar essa trozobada toda - dai fica facil explicar melhor.
bom domingo a voces
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: bambu   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeDom Set 21, 2014 8:39 am

O bambu gigante dá excelentes flechas mesmo, o Barci tem razão.
Ele tem a parede espessa e é pesado.
Com certeza o spine deve ser melhor que o taquari.
O índio usa o taquari mas o arco indígena não tem muita potência.
Ir para o topo Ir para baixo
marques.caixeta

marques.caixeta


Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 24
Localização : uberlandia mg

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Jun 19, 2015 9:31 pm

SERA q com uma amdeira mais dura, nao vai dar problema???? Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: flechas   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSáb Jun 20, 2015 9:22 am

Honestamente, não posso dizer que eu goste de flechas de madeira.
Tenho um arco recurvo e uso flechas de carbono, bem finas, Medallion 600.
Nos Fields que participo, vejo arqueiros com longbows utilizando flechas de madeira.
Eu não gosto!
Parecem cabos de vassoura!!???
Se eles utilizassem carbono, acredito que teriam uma melhor pontuação.
Ir para o topo Ir para baixo
marques.caixeta

marques.caixeta


Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 24
Localização : uberlandia mg

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2015 9:33 am

e, gosto nao se descute
mas tudo depende do tipo de madeira , estou tentando fazer com roxim, madeira dura p cac%#@
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: gosto   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2015 10:04 am

marques.caixeta escreveu:
e, gosto nao se descute
mas tudo depende do tipo de madeira , estou tentando fazer com roxim, madeira dura p cac%#@

Nem é uma questão de gosto, talvez, seja uma questão de eficiência.
A experiência que tenho, dos torneios, é um ganho de eficiência com as flechas de carbono.
Ficaria estranho um longbow atirando com flechas de carbono, ornam mais as de madeira.
Um arco recurvo, muito mais apropriado seria formar conjunto com flechas de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
marques.caixeta

marques.caixeta


Mensagens : 28
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 24
Localização : uberlandia mg

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2015 5:47 pm

andei dando uma pesquisada de leve no yt e encontrei esse vide aki
talvez ajude alguem
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: flechas   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2015 9:45 pm

Interessante o vídeo!
Já fiz muitas varas de pescar utilizando uma fogueirinha de graveto.
Aprendi a serrar os galhos, queimar, endireitar e paramentar para pesca.
Já fiz excelentes varas de pesca, há cerca de 55 anos atrás, quando eu tinha meus 13 anos.
Quanto a flechas, posto um link, são flechas da marca que uso.
Excelentes flechas.
Roteiro:
1 - entrar no link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2 - clicar no retângulo vermelho: "DOWNLOAD OUR CATALAG NOW!"

Nos meus compostos eu utilizo a Gold Tip Ultralight 400.
Agora pretendo comprar a Gold Tip Ultralight Pro 400 ou a Gold Tip Ultralight Series 22 Pro.
Não decidi ainda qual das duas.
Também utilizo a Carbon Maxima Express Blue 250, mas não comprarei mais.
Acho melhor utilizar apenas uma marca para todos os arcos, padronizando spine e massa por cm.
Ir para o topo Ir para baixo
Antoniel R




Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/08/2015

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: se vc tiver todo esse material seria realmente fasio fazer mais como poucos tem acho meio complicado    Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 1:49 am

boconcelob escreveu:
boconcelob escreveu:
[i]

Boa noite camaradas do forum, andei dando uma procurada de como fabricar varetas para flechas, e achei esse video no youtube, o cara ensina como fazer uma peça que atravéz de uma furadeira e uma vareta quadrada de madeira, ele obtem com extrema facilidade varetas!

Muitas pessoas tem problemas para fabricar flechas com facilidade, eis que surge uma luz no fim do tunel, observem no video a seguir:


aprenderam?, agora n ficam enchendo o saco do povo aqui no forum perguntando como faz flecha Twisted Evil !
divirtam-se!  Very Happy

Ai vai outro exemplo para fabricação de varetas!




VIRAM, COMO É FACIL FAZER varetaS SEM PRECISAR SER GÊNIO  Mad !!! bom divertimento Very Happy !

Não eh necessário ser gênio para fabricar varetas
, basta um pouco de criatividade
Very Happy



Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 17, 2015 10:50 pm

garapa é madeira boa para fazer flecha?tenho disponivel aqui garapa e guatambu e peroba , alguma delas serve para flecha para um arco de ate 30 lbs?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Dez 18, 2015 7:40 am

Adriano - minha humilde opinião é que garapa não dara boas flechas, mas estou longe de ser um sabio no assunto. Guatambu sera dificil obter tarugos bons, se for do guatambu branco (cabo de enxada) ele é leve mas os paus são finos. Se for do amarelo, que dara paus grossos - eu sou comprador para uma tora (caso venda) pois é a melhor madeira para fazer arcos que ja trabalhei.
Peroba - muito rija - esqueça
Use bambu grosso - a base da vara dá boa espessura
abs
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2015 11:59 am

obrigado pelas dicas marcio, eu vou tentar fazer de bambu mesmo e comprar algumas de fibra , eu ganhei 2 de fibra de gostei do desempenho delas mas vou tentar com o bambu tbme o guatambu que eu tenho aqui é avermelhado, o marceneiro que eu comprei disse que é guatambu
Ir para o topo Ir para baixo
endrius




Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/02/2017

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeDom Mar 12, 2017 5:46 pm

Aproveitando o tópico, eu estava navegando no youtube e acabei achando essa dica para fazer varetas que eu achei muito boa.


Ir para o topo Ir para baixo
Julio EFM




Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/04/2017

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeTer maio 16, 2017 1:59 pm

E pinus, alguém mais já testou? Andei fazendo algumas e achei bom o resultado.... só tem q prestar atenção para não pegar umas com nós na extensão.
Ir para o topo Ir para baixo
lf.carvalho

lf.carvalho


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 34
Localização : Encruzilhada do Sul

Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitimeSex Set 03, 2021 2:58 pm

Tópico incrível.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.upessencia.com.br/577630
Conteúdo patrocinado





Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fabricação de flecha artesanal ( super simples)   Fabricação de flecha artesanal ( super simples) - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fabricação de flecha artesanal ( super simples)
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» metodo simples para fabricação de ponteira de aço! super simples! (tutorial)
» Ponta para flecha com prego achatado Simples!
» Flecha rubber blunt ou outra para prática de "paintball" com arco e flecha?
» Fabricação de shafts.
» Aljava Trabalhada.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: