ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como se constroi uma flexa de balestra? ......

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 6:46 am

Aos veteranos deste forum. sou cuteleiro e estou me aventurando em construir uma balestra em andamento , mas preciso DE PROJETO PARA PODER FABRICAR MINHAS FLEXAS E SETAS. ( peso balanciamento damanho etc) . para não cometer erro e ficar frustrado em não sair o tiro ...assim por favor quem puder me ajudar ficaria muito grato
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 11:59 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 10:30 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 12:43 pm

Juliano escreveu:
Olá acjorge , não sei construir 'setas' e 'flechas' ainda . Acho neste ponto que comprar os materiais e construir pode ser uma boa : 'tubo' de 'carbono' ou corpo denso , 'ponteira' e peças para rosquear as suas ponteiras preferidas ( logo terá preferências ) , penas e rabeiras-sei que alguns atiradores de 'balestra' gostam de corpo de tubo pois colocam ''pesos'' dentro dele segundo a nessessidade para o tiro (estes pesos são esferirinhas de metal como de ''rolemãs'').-
O úsuario 'cellostec' aqui do fórum construiu uma 'balestra/besta' e acredito que suas 'setas' também , acho que ele pode te dar umas dicas iniciais mas não posso falar por ninguém .
Se descobrir alguma coisa e puder colaborar e faço valeu .

VALEU MESMO jULIANO agora vou tenter encontrar o Cellostec
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 12:48 pm

Sobre flechas de bestas eu nem saberia opinar, pois acho que seria interessante saber a potência, mas acho que de madeira não deve aguentar.
Ir para o topo Ir para baixo
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 1:11 pm

kakorippel escreveu:
Sobre flechas de bestas eu nem saberia opinar, pois acho que seria interessante saber a potência, mas acho que de madeira não deve aguentar.

Mano eu fiz uma balestra com mola plana de fiate que tem um pouco mais que 1/4 usei a esmerilhadeira com um disco de 1mm e abri ao meio tirando uma tira de 4cm x85cmfiz um teste com um saco de cimento de 50Kkg e ainda ficou potencia na mola portanto acredito que vai ter umas 150libras ...aleatoriamente estou pensando em encher tubos de antena de Tv com resina de fibra de vidro mas preciso de algumas dicas de balanceamernto e peso da ponta etc
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 3:44 pm

Acho que então uma haste de aluminio seria mais resitente que o cano com resina. E eu tbm acho a resina muito "seca". Deve rachar o tubo na primeira flechada.
Existem uns tubos de aluminio de parede grossa, acho que seria uma boa pedida. Pergunte em algum local que venda aluminio para usinagem, eles devem saber te informar.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 4:54 pm

Cara, o assunto é mais complexo do que você imagina.

Fazer uma flecha que apenas resista às forças envolvidas no tiro é uma coisa. Fazer uma flecha que voe bem e que tenha a flexibilidade perfeita para a potência do seu equipamento é outra.

Por essa razão, ao comprar um flecha, temos que escolher a "spine" adequada para cada equipamento.

Uma flecha de "spine" mais mole do que deveria, pode quebrar no voo, na largada, te ferir com gravidade e estragar seu equipamento.

Uma flecha de "spine" mais duro que que deveria, não voará corretamente e não aproveitará toda a eficiência do seu equipamento.

É crucial que se compre somente flechas com o "spine" adequado para cada equipamento.

Não recomendo à ninguém que se faça flechas, a não ser que esteja usando um equipamento de potência muito baixa.

Se quiser fazer um negócio bom mesmo, sem gambiarra,vai ter que construir ou comprar um "spine tester" ( não me pergunte como, pesquise no google), medir a potência do seu equipamento em libras, e depois testar vários tubos de alumínio, com diversas larguras de parede para achar um que tenha um "spine" adequado para a potência do equipamento.

Ou seja. Se quer uma flecha que voe e bem e que você possa confiar, compre uma pronta, de boa qualidade.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Rafa.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:10 pm

Acho que a ideia do amigo é algo mais artesanal mesmo. Caso contrário compensa comprar as flechas prontas.
Ir para o topo Ir para baixo
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:22 pm

kakorippel escreveu:
Acho que a ideia do amigo é algo mais artesanal mesmo. Caso contrário compensa comprar as flechas prontas.

Rsssssss me responda se eu tivese de faz\er uma replica medieval como seria minha flexas
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:33 pm

acjorge escreveu:
kakorippel escreveu:
Acho que a ideia do amigo é algo mais artesanal mesmo. Caso contrário compensa comprar as flechas prontas.

Rsssssss me responda se eu tivese de faz\er uma replica medieval como seria minha flexas
Madeira.
Mas acho difícil bestas medievais chegarem a 150lb.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:33 pm

Bom, se quiser fazer flechas (não flexas Wink ) medievais, usará madeira, fibras naturais, penas e pontas de metal forjado.

Até na idade média, se usava a madeira certa, com a flexibilidade correta para a potência do arco.

Como estava falando de tubos de antenas de carro recheados com resina, imaginei que estava querendo fazer uma gambiarra mais "moderna".

Se quiser fazer uma balestra medieval, com certeza encontrará muita informação na internet!

Um abraço,

Rafa.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:41 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 10:30 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:58 pm

RafaelMorgan escreveu:
Bom, se quiser fazer flechas (não flexas Wink ) medievais, usará madeira, fibras naturais, penas e pontas de metal forjado.

Até na idade média, se usava a madeira certa, com a flexibilidade correta para a potência do arco.

Como estava falando de tubos de antenas de carro recheados com resina, imaginei que estava querendo fazer uma gambiarra mais "moderna".

Se quiser fazer uma balestra medieval, com certeza encontrará muita informação na internet!

Um abraço,

Rafa.

Desculpas pela( Flexa) sempre penso na marca do brinquedo..e desculpas pelo topico ; me registrei pensando que se discutia alguma coisa tecnica que não fosse comprado em lojas ..fineza o moderador liberar o espaço deletando este topico
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:59 pm

Opa! Dessa eu não sabia!

Bom, essas flechinhas da Velox são feitas em alumínio. Elas entortam muito fácil e suas penas também não duram nada.

Acho que se quiser fazer uma balestra medieval, é legal manter fidelidade à proposta e usar materiais similares aos originais.

Um abraço,

Rafa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 9:01 pm

Calma gente!

A minha intenção só é ajudar! Very Happy

Um abração,

Rafa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 9:08 pm

acjorge escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
Bom, se quiser fazer flechas (não flexas Wink ) medievais, usará madeira, fibras naturais, penas e pontas de metal forjado.

Até na idade média, se usava a madeira certa, com a flexibilidade correta para a potência do arco.

Como estava falando de tubos de antenas de carro recheados com resina, imaginei que estava querendo fazer uma gambiarra mais "moderna".

Se quiser fazer uma balestra medieval, com certeza encontrará muita informação na internet!

Um abraço,

Rafa.

Desculpas pela( Flexa) sempre penso na marca do brinquedo..e desculpas pelo topico ; me registrei pensando que se discutia alguma coisa tecnica que não fosse comprado em lojas ..fineza o moderador liberar o espaço deletando este topico
Lógico que não amigo. Vc com certeza não é o único interessado nesses assuntos.
No meu caso por exemplo eu não tenho muito conhecimento na área de fabricação de arcos/bestas e flechas pois nunca tive muito interesse nesse tipo de equipamento se não for algo moderno e eficaz, mas sei que muita gente (assim como vc) tem e gasta um bom tempo atrás de informações e na própria fabricação desses itens.
Mas dê um tempinho que logo aparece alguém que talvez já tenha prática nesse assunto. No fórum tem gente assim, mas nem todos entram diariamente aqui.
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeTer Set 28, 2010 11:15 am

Acjorge dá uma olhada neste arquivo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem as dimenções da flecha ideal para a balestra do mesmo arquivo, da para ter uma ideia.
A madeira sugerida seria o Cedro = 3/8" de espessura e o comprimento varia de 9" à 15".
As ponteiras vai ser facil para vc fabricar já que vc é cuteleiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeTer Set 28, 2010 11:36 am

acjorge escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
Bom, se quiser fazer flechas (não flexas Wink ) medievais, usará madeira, fibras naturais, penas e pontas de metal forjado.

Até na idade média, se usava a madeira certa, com a flexibilidade correta para a potência do arco.

Como estava falando de tubos de antenas de carro recheados com resina, imaginei que estava querendo fazer uma gambiarra mais "moderna".

Se quiser fazer uma balestra medieval, com certeza encontrará muita informação na internet!

Um abraço,

Rafa.

Desculpas pela( Flexa) sempre penso na marca do brinquedo..e desculpas pelo topico ; me registrei pensando que se discutia alguma coisa tecnica que não fosse comprado em lojas ..fineza o moderador liberar o espaço deletando este topico

Voce quis dizer o que com isso? Quem deletou o que?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeTer Set 28, 2010 3:51 pm

Só para constar aqui, pois achei que tinha a ver com o assunto, pois a ponteira não pode ser muito pesada:

Entrei em um forum em ingles que o cara estava testando flechas para a sua balestra, veja a tabela de peso e velocidade:

Citação :
Uma besta pequena. A curva é 40 " 25# em 17 ". Carvalho europeu com Linenbacking. O descanso dele é na maior parte uma placa de ínfima qualidade do abeto.

Crono leituras:
seta velocidade
110gr - 175 fps
140 - 160
156 - 153
188 - 150
219 - 138

Ai ele resolvel trocar a lamina por uma mais potente e :

Citação :
Uma lâmina nova. Olmo 40#

grama fps
210 - 110
190 - 160
170 - 250

Vídeo do tiro com grão 160 em 28 Y/25 m
[url=https://www.youtube.com/watch?v=QbaD-opD4a4
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][/quote]
Ir para o topo Ir para baixo
acjorge




Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2010

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeTer Set 28, 2010 7:06 pm

wpurgatto escreveu:
Só para constar aqui, pois achei que tinha a ver com o assunto, pois a ponteira não pode ser muito pesada:

Entrei em um forum em ingles que o cara estava testando flechas para a sua balestra, veja a tabela de peso e velocidade:

Citação :
Uma besta pequena. A curva é 40 " 25# em 17 ". Carvalho europeu com Linenbacking. O descanso dele é na maior parte uma placa de ínfima qualidade do abeto.

Crono leituras:
seta velocidade
110gr - 175 fps
140 - 160
156 - 153
188 - 150
219 - 138

Ai ele resolvel trocar a lamina por uma mais potente e :

Citação :
Uma lâmina nova. Olmo 40#

grama fps
210 - 110
190 - 160
170 - 250

Vídeo do tiro com grão 160 em 28 Y/25 m
[url=https://www.youtube.com/watch?v=QbaD-opD4a4
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[/quote]

Maravilha amigo estou indo com a ajuda de vcs chego lá
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeSex Out 01, 2010 11:46 am

Achei um site com os modelos de ponta de flechas medievais (arrowhead):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitimeQui Dez 02, 2010 4:03 pm

modelos de flechas para balestras medievais:
Arrows Bolts
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Empty
MensagemAssunto: Re: Como se constroi uma flexa de balestra? ......   Como  se constroi uma flexa de balestra?  ...... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como se constroi uma flexa de balestra? ......
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» como fazer uma balestra
» Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...
» como caçar com balestra
» como limpar uma balestra 120 lbs hoover
» Balestra 200 lbs como armar??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: