ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi

Ir para baixo 
+5
boconcelob
bigspin
Lincoln
collaco
Davidson_cruz
9 participantes
AutorMensagem
Davidson_cruz

Davidson_cruz


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 42
Localização : Ubatuba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 6:24 am

Pessoal por falta de grana no momento decidi montar eu mesmo meu arco recurvo com feixe de mola de fusca

para quem gosta de arquearia artesanal ai vai umas fotos de como esta ficando e pra quem esta afim de fazer vai um total gasto ate ate também


MADEIRA IPE JA RECORTADA R$ 20,00
FEIXE DE MOLA DE FUSCA R$ Grátis
PARAFUSOS, RUELA E PORCA R$ 4,25


agora segue fotos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]





Por favor comentem se gostaram ou se eu estou fazendo alguma coisa errada! sou aberto a criticas positivs e negativas



Gande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 10:46 am


Errado não. Se você tem ferramentas e conhecimento para fazer um riser detalhado assim, tenho certeza que pode facilmente seguir os projetos de arcos de madeira que existem na internet. Porque eles se baseiam em formas de madeira para prensar e colar lâminas de madeira no formato desejado, usando umas duas duzias de sargentos. A RD Arqueria vende os materiais necessários. Cola, madeira e lâminas de fibra de vidro. O resto é madeira de lei. Comece por projetos simples e vá avançando. Porque o know-how você vai adquirindo por estudo e tentativa e erro.

Eu não tenho os links aqui. Mas certamente alguém vai responde e colocar os links. Mas se você procurar na área do forum de Faça Você Mesmo vai achar outros projetos e discussões.

As lâminas de feixe de mola não são eficientes em transmitir a energia para as flechas. E o arco vai ficar pesado para puxar e as flechas não vão longe. Parece um material bom. Parece. Mas suas qualidades físicas não são. Veja bem. Feixe de mola serve para absorver impactos, e não fazer o carro saltar, não é mesmo?

Você está no caminho certo. Pesquise e experimente e será mais um bowier brasileiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Davidson_cruz

Davidson_cruz


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 42
Localização : Ubatuba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 11:31 am

collaco escreveu:

Errado não. Se você tem ferramentas e conhecimento para fazer um riser detalhado assim, tenho certeza que pode facilmente seguir os projetos de arcos de madeira que existem na internet. Porque eles se baseiam em formas de madeira para prensar e colar lâminas de madeira no formato desejado, usando umas duas duzias de sargentos. A RD Arqueria vende os materiais necessários. Cola, madeira e lâminas de fibra de vidro. O resto é madeira de lei. Comece por projetos simples e vá avançando. Porque o know-how você vai adquirindo por estudo e tentativa e erro.

Eu não tenho os links aqui. Mas certamente alguém vai responde e colocar os links. Mas se você procurar na área do forum de Faça Você Mesmo vai achar outros projetos e discussões.

As lâminas de feixe de mola não são eficientes em transmitir a energia para as flechas. E o arco vai ficar pesado para puxar e as flechas não vão longe. Parece um material bom. Parece. Mas suas qualidades físicas não são. Veja bem. Feixe de mola serve para absorver impactos, e não fazer o carro saltar, não é mesmo?

Você está no caminho certo. Pesquise e experimente e será mais um bowier brasileiro.



Collaco belezinha ?

Desculpe eu escrevi errado quanto a critica de estar fazendo algo errado, é que eu participo de outro forum também e postei la mas quis dividir com vcs minha criação.

Eu ja finalizei o arco apenas nao postei todas as fodos. puxando com uma balança de peixe foi marcado com 33lbs mas a danada me come uns 250gr por kilo então não tenho a noção exata

ja dei uns tiros com ele, confesso que realmente para a puxada vc tem que ser o HULK, fora isso tqlo. Fiz um teste de distancia em um angulo de + ou - 45° consegui atingir uns 50m.

vou postar o restante das fotos

Riser ja com as bordas arredondadas, não sei mecher com marcenaria, não saio 100% mas ja esta bem melhor do que antes rsrsrs


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/URL]


fase de pintura! resolvi colocar tudo em Preto ( acho + legal )



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



e para finalizar esse foi minha primeira contrução por isso não saiu muuuito bonito, mas.... esta apresentavel



segue fotos finalizado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



esse será para tiro institivo e qdo puder comprarei um para target



Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 11:56 am

Você pode melhorá-lo encurvando as lâminas. O arco é encordoado contra a própria curvatura.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Davidson_cruz

Davidson_cruz


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 42
Localização : Ubatuba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 12:07 pm

Lincoln escreveu:
Você pode melhorá-lo encurvando as lâminas. O arco é encordoado contra a própria curvatura.


Linconl as laminas são de mola de kombi, estão encurvadas a mais ou menos uns 15° não consegui mais pois é um aço muito dificl de se trabalhar! porem a corda esta no sentido contrario da curvatura, porem como a mesma é pouca não parece direito mas vlw pela orientação
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 8:50 pm

Amigo prenda a lamina num portão, na quina dele uns 10 a 15 cm e envergue ela o máximo que puder, quando estiver no máximo apoia com a outra mão na lamina perto de onde se esta envergando e force para dentro ela irá ceder e curvar, depois vai medindo comparando a invergadura que ficou entre as laminas, se precisar fazer ajuste vc volta a envergar no do mesmo jeito até ficarem iguais acredite já estou no meu quinto arco.
Quanto a pintura, lixe bem, depois pinte de qualquer cor com tinta para artesanato, depois pegue um spray (eu uso preto fosco) e faça uns detalhes, fica muito bonito. Se as laminas ficarem muito duras vc coloca o arco armado no chão segura na lamina de cima e deixa a de baixo deitada no chão a corda para cima, aí vc coloca o pé na lamina de baixo e força com o pé, force bem forte como se fosse coloca uma corda de um metro apenas, depois repita o mesmo processo com o outro lado.
Essa lamina é de mola, mas chega num limete em que ela entorta.
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 8:52 pm

Olhando a primeira foto do seu riser, eu não pintaria só aplicaria um verniz.
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 8:56 pm

Olhando a primeira foto do seu riser, eu não pintaria só aplicaria um verniz.
Ir para o topo Ir para baixo
Davidson_cruz

Davidson_cruz


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 42
Localização : Ubatuba

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 9:08 pm

vou desmontar o arco e tentar curvar mais seguindo sua dica, vamos ver se consigo pq na marretada foi osso vlw pela dica
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 12:18 am

continue assim camarada, com a pratica que obtemos a perfeição! Curve as laminas para frente amigo, melhoraria bastante!
Ir para o topo Ir para baixo
fontainemanso




Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2012

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Corda   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 2:39 pm

Olá, gostaria de construir um desses e queria saber qual corda que eu uso e como faço pra prendela na mola.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 4:28 pm

Citação :
fontainemanso diz:
Olá, gostaria de construir um desses e queria saber qual corda que eu uso e como faço pra prendela na mola.

Obrigado

Bom, em primeiro lugar, com toda a educação, você deveria pesquisar o assunto no fórum, lá no botão "BUSCA", existem tópicos bastante esclarecedores sobre o assunto.

em segundo, como você fez uma pergunta um tanto específica aí vai:

Para prender a corda ao arco, é necessário que se façam sulcos no aço da mola que você vai usar. Isto pode ser feito com uma serra, ou com uma lima comum mesmo, mas em ambos os casos estamos falando de desbastar aço, e de qualquer modo isto será muito trabalhoso.
Você deve fazer dois sulcos no caso , em cada lâmina, em suas extremidades, um do lado esquerdo e outro do direito. Assim, você poderá encaixar a corda, depois de pronta,
Atenção: Muito cuidado com o acabamento nos sulcos, pois no caso do aço, você deve remover as quinas e as rebarbas, do contrário, a corda certamente arrebentará e poderá causar acidentes seríssimos!!!

A corda:

Bem, esta é uma corda não muito difícil de fazer, e o entanto com um belíssimo acabamento e ótima funcionalidade:

A corda feita com linha de sapateiro

Como eu não sei qual a espessura da linha que você conseguiu comprar, eu não poderei recomendar um número fixo de linhas que serão usadas. Recomenda-se que você faça um teste para saber quantos quilos sua linha agüenta. A maneira mais simples é você pegar um balde com alça e alguns sacos de mantimentos, como arroz, feijão, milho, macarrão etc. Amarre sua linha na alça do balde e suspenda-o, vá enchendo o balde com os sacos de mantimento lentamente até que sua linha estoure. Conte quantos quilos de mantimento tinha no balde quando a linha estourou, esta é a capacidade máxima de tração de sua linha. Converta esta capacidade para libras (1 libra = 453,6 g) e veja quantas linhas serão necessárias em sua corda, considerando que a capacidade de tração de sua corda será igual a soma das capacidades de tração de cada linha que forma sua corda. Por segurança, adicione 30 lbs à potência de seu arco para saber qual a capacidade de tração que você precisa em sua corda final. Pode parecer muito mas não é.
O comprimento de linha que será gasto para fazer as alçinhas (loops) das extremidades será em média um palmo em cada extremidade. E considerando que sua corda ainda será torcida para ficar pronta para o uso, suas linhas terão de ser uns 50 cm maiores do que o comprimento esperado na corda final. É necessário que sua corda possua número par de linhas, posteriormente você entenderá o porquê.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora que você já cortou todas as linhas que serão usadas em sua corda, vamos a execução. Conte um palmo a partir de uma das extremidades e segure com o dedo, a alçinha será logo acima deste ponto. Segure com o dedo e torça o resto do feixe deste ponto até a extremidade (pelo menor caminho). Passar um pouco de cera pode ser necessário e ajudará a manter a torção em seu feixe de linhas, eu uso cera de abelha, mas parafina também serve.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abaixo do seu dedo que ainda está segurando o feixe de linhas separe o feixe em duas metades e passe a parte do feixe que foi torcida pelo meio, agora sim você está fazendo a alçinha propriamente dita. Você vai passar até chegar ao tamanho da alça que você deseja.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então você deverá torcer a porção logo abaixo da divisão anteriormente feita ( no mesmo sentido da torção feita inicialmente) dando umas duas voltas completas de modo a estrangular a aquela parte que passou entre as duas metades.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abaixo desta torção separe o feixe novamente em duas metades e então passe aquela porção da extremidade inicialmente torcido novamente por entre a divisão. Repita a operação até o fim da extremidade que está sendo "costurada" por entre a porção principal da corda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O excesso pode ser aparado (cuidado pra não cortar a corda toda junto!) ou desfiado. Desfiando você consegue uma aparência semelhante a um silenciador disposto em posição inadequada, fica até que que legal.
Repita a operação na outra ponta do feixe de cordas e sua corda de arco estará pronta. Agora é só torcê-la até chegar no comprimento esperado, se ela ficou pequena demais...é uma boa desculpa pra você fazer outro arco menor. E outra corda maior também.

Para um melhor acabamento, você pode enrolar a linha transversalmente, bem justa, sem deixar espaços entre as espiras. Fica ótima.



Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 5:24 pm

fontainemanso escreveu:
Olá, gostaria de construir um desses e queria saber qual corda que eu uso e como faço pra prendela na mola.

Obrigado
da uma lida nestes topicos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e neste site:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Neto Pontes




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/02/2013

Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi    Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 3:37 pm

Estou montando um arco assim, peguei suas fotos e algumas outras para usar de base para o entalhe! as molas ainda estou buscando, mas, ja tenhoa linha, uma de 80 lib que encontrei em uma loja de caça e pesca! peguei luvinhas e clipes para ajudar na hora do nó! mas ainda estou em duvida quanto as medidas das dobras da mola e como colocar a corda! se puder me ajudar, com ideias e dicas, segue meu e-mail!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi   Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Minha Primeira construção - Arco Recurvo com molas de Kombi
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas sobre construção do arco recurvo com molas de kombi
» Arco recurvo caseiro - molas de Kombi
» 2º arco recurvo caseiro - Molas de kombi
» Meu primeiro arco (recurvo artesanal de molas de kombi)
» ARCO COM MOLAS DE KOMBI ATE DEU PRO GASTO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: