ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sugestões de madeira para fabricar arco?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Sugestões de madeira para fabricar arco? Empty
MensagemAssunto: Sugestões de madeira para fabricar arco?   Sugestões de madeira para fabricar arco? Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 11:59 pm

Boa noite pessoal, quero uma ajuda com madeira para arco? marceneiros e outros me indicaram goiabeira , marfim,guajuvira,açoita-cavalo, ipê(s), pitangueira, mangabeira,camboim,plátano,aroeira entre outras. Tenho,fv, resina flexível,roving,couro,Deus me livre(rsrsrsr),só me falta a madeira adequada, me ajudem aí gurizada.
As que servem para riser e as para as lâminas. obrigado!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Sugestões de madeira para fabricar arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões de madeira para fabricar arco?   Sugestões de madeira para fabricar arco? Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 1:25 am

Olá Ulisses.
Eu estou terminando um arco pra minha filha e fiz o riser, a alma e o backing de marfim, mas a barriga de ipê porque o marfim é excelente pra arcos por causa da extrema flexibilidade, mas como ele é muito compressível e fácil de moldar, acaba se deformando com o uso, e o ipê é exatamente o contrário, ele não aguenta tanta flexão assim, mas retorna sempre ao ponto de origem depois de desarmado, além de dar muito mais resistência e velocidade ao retorno.
Marfim é extremamente leve e fácil de trabalhar, já o ipê é mais pesado e solta lascas com facilidade, tem que ter cuidado ao trabalhar pois senão enche as mãos de farpas.
Goiabeira já ouvi falar que é boa, mas é difícil de achar um tronco reto o bastante pra um arco.
Açoita cavalo é boa pra coronha mas pra lâmina de arco nunca tentei, mas ela parece muito com o marim tanto pra trabalhar quanto pra flexionar, então deve servir também.
Pitangueira são excelente, fiz um bodoque quando era moleque e se a minha avó não joga no fogo por causa de umas peraltices estaria comigo até hoje.
As outras madeiras não vou opinar porque não conheço mas vou te dar mais uma pra sua lista: sapuva. Ela é muito usada pra fazer cabo de foice e enchada mas se colher ela verde e secar ela ao fogo até ela soltar a casca ela cozinha e fica excelente pra arcos e bodoques.
Meus tios falavam muito do pau Brasil também, diziam que era a melhor madeira que se podia encontrar, mas não se acha mais em lugar nenhum.
Mas seja qual for a madeira que for escolher pra tabalhar, deve ser linheira, ou seja, as fibras devem estar na longitudinal do corte da madeira pois mesmo a melhor madeira do mundo vai lascar se tiver as fibras retorcidas ou nós no meio das lâminas.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

Sugestões de madeira para fabricar arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões de madeira para fabricar arco?   Sugestões de madeira para fabricar arco? Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 1:42 am

ulisses neto escreveu:
Boa noite pessoal, quero uma ajuda com madeira para arco? marceneiros e outros me indicaram goiabeira , marfim,guajuvira,açoita-cavalo, ipê(s), pitangueira, mangabeira,camboim,plátano,aroeira entre outras. Tenho,fv, resina flexível,roving,couro,Deus me livre(rsrsrsr),só me falta a madeira adequada, me ajudem aí gurizada.
As que servem para riser e as para as lâminas. obrigado!!!!!
eu ja li alguma coisa aqui no forum mesmo falando que aroeira tambem é bom. e ja li tambem algo escrito pelo Jorge se eu não me enganno sobre ter feito um arco com cabo de enchada ou alguma outra ferramenta da tramontina, mas não sei qual seria a madeira neste caso. de qualquer forma se for comprar a madeira só o faça se te fornecerem nota fiscal pq se a policia pegar vc transportando um pedaço de ipe por exemplo sem ter a nota ta feita aencrenca
Ir para o topo Ir para baixo
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Sugestões de madeira para fabricar arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões de madeira para fabricar arco?   Sugestões de madeira para fabricar arco? Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 1:13 pm

Sandro escreveu:
Olá Ulisses.
Eu estou terminando um arco pra minha filha e fiz o riser, a alma e o backing de marfim, mas a barriga de ipê porque o marfim é excelente pra arcos por causa da extrema flexibilidade, mas como ele é muito compressível e fácil de moldar, acaba se deformando com o uso, e o ipê é exatamente o contrário, ele não aguenta tanta flexão assim, mas retorna sempre ao ponto de origem depois de desarmado, além de dar muito mais resistência e velocidade ao retorno.
Marfim é extremamente leve e fácil de trabalhar, já o ipê é mais pesado e solta lascas com facilidade, tem que ter cuidado ao trabalhar pois senão enche as mãos de farpas.
Goiabeira já ouvi falar que é boa, mas é difícil de achar um tronco reto o bastante pra um arco.
Açoita cavalo é boa pra coronha mas pra lâmina de arco nunca tentei, mas ela parece muito com o marim tanto pra trabalhar quanto pra flexionar, então deve servir também.
Pitangueira são excelente, fiz um bodoque quando era moleque e se a minha avó não joga no fogo por causa de umas peraltices estaria comigo até hoje.
As outras madeiras não vou opinar porque não conheço mas vou te dar mais uma pra sua lista: sapuva. Ela é muito usada pra fazer cabo de foice e enchada mas se colher ela verde e secar ela ao fogo até ela soltar a casca ela cozinha e fica excelente pra arcos e bodoques.
Meus tios falavam muito do pau Brasil também, diziam que era a melhor madeira que se podia encontrar, mas não se acha mais em lugar nenhum.
Mas seja qual for a madeira que for escolher pra tabalhar, deve ser linheira, ou seja, as fibras devem estar na longitudinal do corte da madeira pois mesmo a melhor madeira do mundo vai lascar se tiver as fibras retorcidas ou nós no meio das lâminas.
Espero ter ajudado um pouquinho.
valeu mesmo Sandro , vou tentar fazer um arco mesclando as que eu tenho, dentro de alguns dias posto as fotos, obrigado mesmo!!!!! mais alguem ?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sugestões de madeira para fabricar arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões de madeira para fabricar arco?   Sugestões de madeira para fabricar arco? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sugestões de madeira para fabricar arco?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sugestões de madeira para coronha
» Ajuda para fabricar o primeiro arco
» Madeira para arco
» Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...
» pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: