ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi

Ir para baixo 
+12
Vittor Santos
silassilvano
Wilson
boconcelob
protheus
Mário Sérgio
saulin
mateusw
Lincoln
KikoAlive
wpurgatto
Angus6
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 4:32 pm

Eu fiquei viajando por este fórum (excelente) e pesquisando maneiras de eu fazer um arco, apenas para brincar, me distrair.

Dêem uma olhada no menino,, até que fiqcou bom.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eu fiz o riser à partir de um pedaço de viga de castanheira, madeira boa de se trabalhar, e resiste bem à flexão. 50cm, muita lixa e 3 demãos de cera.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E agora as flechas que estou desenvolvendo, são de sobras de ripas de eucalipto que eu pego de uma serraria de um camarada. Por enquanto elas estão com cerca de 90cm e de 8,5 a 9mm. Meu pai e eu criamos um suporte e eu fiz uma "serra copo" com um tubo de inóx de 10mm diâmetro interno. Depois é só cortar as varetas e usar a furadeira para passá-las pela minha "serra". Mais lixa, uma passada por uma fieira de pinus (passar por um furo pouca coisa mais fina para assentar e direcionar as fibras que estejam um pouco levantadas) e depois cera.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essas pontas eu fiz com peças de latão soldadas em parafusos e parafusei nas varetas, usando um cano de cobre para evitar que a flecha rache e estufe.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E os nocks apenas cortados usando uma serra de tungstênio
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A corda loop feita com fio de sapateiro (nylon fio 60, não encontrei polyéster e não quis comprar dacron). Eu usei capa de fio para o encaixe na lâmina, pis uma primeira que fiz arrebentou ali por alguma rebarba que deixei na lâmina.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As lâminas (60cm planas, fiz com tamanho bom caso eu queira encurtar ainda, para aumentar um pouco a potência do meu arco). Estas são de um feixe de Kombi, peguei 2 das 3 mais largas do feixe, que é de 9 no total ($50 o feixe num ferro velho)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para curvar, não tem outro jeito, é marreta msm, mas coloquem um calço por baixo dela no ponto da marretada para facilitar a curvatura (cerca de 20min para a tarefa nas duas lâminas)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E os furos têm que ser feitos com broca de aço rápido e furadeira em baixa rotação, usando um pouquinho de óleo de corte/usinagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As partes dele
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este eu fiz com parafuso passante de 1/4, com arroelas de aço e uma de borracha para a área de maior penetração na madeira. Mas o próximo projeto de riser (garapa e um sanduíche com ripas de ipê e eucalipto tb aproveitadas) vai ser com porca americana, bucha para madeira.

O "perímetro interno" para medir a corda é de 61pol, fiz a corda com 57pol
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Taí o menino já armado, acho que vou diminuir as lâminas ou aumentar a corda, a distância entre a corda e o centro do riser está maior que aqueles 15cm sugeridos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como sempre, o primeiro projeto nunca está finalizado, eu vou testar as lâminas de reforço por baixo das lâminas principais, e depois um acabamento com oxidação negra nos metais. Além de colocar as penas nas flechas e testar outros tamanhos, para minha puxada, calcular as lbs, peso da flecha, etc.


Mas queria mostrar meu trabalho e dizer que rapaiz,, é gostoso e mais ou menos fácil fazer um,, e o resultado ficou muito bom.

Se alguém tiver alguma opinião a acrescentar, por favor, vamos trocar idéias e talz.


Última edição por Angus6 em Sex Jul 27, 2012 5:09 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 5:30 pm

Parabens, 1 mensagem e já vem com o arco pronto!!! cheers cheers cheers
A próxima etapa é a laminação dos limbs, com FV.
Só tem que padronizar o tamanho das pontas de fecha, pq cada uma tá de um tamanho diferente.

To falando pros novatos que no forum já tem muita coisa para se ler e aprender, só falta usarem o botão BUSCA.


Última edição por wpurgatto em Sáb Jul 28, 2012 8:35 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 5:31 pm

A galera ta ficando profissional... muito bom! Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 7:02 pm

Eu arrumei as fotos, pois o post é muito bom. Não vá se acostumando Laughing Leitura obrigatória [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A empunhadura ficou muito boa mesmo. Linhas muito harmoniosas dão gosto de olhar. Só uma dica: para melhorar a performance do arco, vire um pouquinho as lâminas pra frente. O arco deve ser encordoado contra a própria curvatura.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mateusw

mateusw


Mensagens : 570
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 33
Localização : Panambi / República Rio-Grandense

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 7:26 pm

Ficou exelente o arco, parabéns

E realmente o fórum tem praticamente de tudo, da pra fazer uma enciclopédia sobre arco e flecha somente usando a busca.
Ir para o topo Ir para baixo
saulin

saulin


Mensagens : 76
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 34
Localização : Caldas Novas/GO

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 7:41 pm

fico bonitao o bicho ein.
Olha com quantas libras ele ta e fala pra gente.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSex Jul 27, 2012 8:46 pm

Ficou ótimo , vc é muito talentoso, parabéns!!
Ir para o topo Ir para baixo
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 12:29 am

Fala galera boa de mira..

Então, eu continuei um pouco no meu arco, depois de alguns ensaios para determinar as libras deste arco:

Minha puxada é de 26,75 pol (pelo método de envergadura/2,54 e por aquele de encostar o punho na parede, e medir a distância até o queixo)

Eu fiz os ensaios usando um balde, uma caneca graduada e medindo à partir da parte mais externa do riser (a que aponta para o alvo) até o centro da corda puxada, eu fiz os ensaios para a minha puxada e para uma de 28pol. Depois, multiplicar o volume em l por 2,2 para converter para lb.

E mais, eu fiz os ensaios para o arco na configuração de lâminas que eu mostrei nas fotos anteriores (1), com lâminas de 15cm como reforço (2), e depois, seguindo a sugestão do Lincoln eu curvei um pouco mais as lâminas (3), deixando elas curvadas não apenas nas pontas.

Deu um certo trampo, pq a altura da corda, a distãncia até a empunhadura do riser ficou muito pequena, eu tive que modificar o ângulo do riser onde as lâminas são fixadas.

Primeiro, os resultados dos ensaios:

Puxada
(1)
(2)
(3)
26,75
8,6l = 18,92 lb 12l = 26,4 lb 10,5l = 23,1lb
28
9,35l = 20,57lb 12,8l = 28,16lb 11,25l = 24,75lb
Altura
16 cm
14,5cm
11cm


Agora algumas fotos do bicho. Tomara que estejam postadas certo, eu redimensionei para 800x600

As lâminas mais curvadas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Ele montado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Onde eu tive que modificar o ângulo do riser
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora armado com a corda
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A altura da corda
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E por fim,, o bicho puxado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




E aí galera, o que acharam,, melhor? Eu só fiquei meio que desapontado, pois ele parece de poucas libras (23lb) e eu vejo outros arcos caseiros de mola aqui no fórum com umas 30 ou mais lb. Mas é como eu tenho dito pra minha mãe,, se ele não funcionar direito, pelo menos é bonito!!



Digam o que acham dele, desculpem o tamanho do post e até a proxima.

Ir para o topo Ir para baixo
protheus

protheus


Mensagens : 186
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38
Localização : Campo Largo - PR

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 2:06 am

muito bom seu trabalho, parabéns! cheers cheers cheers
Quanto ao brace height, da uma diminuída na corda pra aumentar um pouco, você pode diminuir enrolando acorda ou fazendo outra mesmo.

Parabéns novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.oldskullarchery.com.br
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 3:28 am

eu particulamente faço um montão de arcos pro muleque, as vezes é dificil encontrar as laminas más, o ultimo que o muleque fez foi um mongol artesanal que marco 44 lbs que parecia possuir peso de 35 lbs,


Pergunta:

* AS LAMINAS SÃO AS LARGAS OU AS FINAS?
* MESMO COM A LAMINA INFERIOR, ELE CONTINUOU COM LIBRAGEM BAIXA?

Dicas:

* diminua o tamanho das laminas
* use as mais largas
Ir para o topo Ir para baixo
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 4:08 pm

Angus6 escreveu:

E agora as flechas que estou desenvolvendo, são de sobras de ripas de eucalipto que eu pego de uma serraria de um camarada. Por enquanto elas estão com cerca de 90cm e de 8,5 a 9mm. Meu pai e eu criamos um suporte e eu fiz uma "serra copo" com um tubo de inóx de 10mm diâmetro interno. Depois é só cortar as varetas e usar a furadeira para passá-las pela minha "serra". Mais lixa, uma passada por uma fieira de pinus (passar por um furo pouca coisa mais fina para assentar e direcionar as fibras que estejam um pouco levantadas) e depois cera.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parabéns. Ficou muito bom. Em relação as flechas, poderia colocar umas fotos do dispositivo que vc e seu pai fizeram para arredondar as varetas ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSáb Ago 18, 2012 11:07 am

Meu caro Wilson,,

Quando der eu posto, mas vai demorar, pq a traquitana fica na minha cidade natal e eu não sei direito quando volto, mas eu faço depois.
Ir para o topo Ir para baixo
silassilvano

silassilvano


Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 36
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 11:53 am

Cara primeiramente parabens pelo belo trabalho.
Uma vez que não tem como voce postar as fotos da ferramenta que voce e seu pai fizeram, tem como explicar um pouco melhor o processo da construção? Desde já agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 12:08 pm

Amigão, eu tenho um arco de aco tmb, mola d jeep (dianteira), ele tá muito bom, mas fica muito duro no fim da puxada, queria saber se eu posso mesmo marretar os limbs p recurvar, se fica bom e se melhora esse meu problema.
Ir para o topo Ir para baixo
igorvargas.webcodex

igorvargas.webcodex


Mensagens : 365
Data de inscrição : 19/07/2012
Localização : Viamão

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: bater na molar!   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 1:36 pm

Vittor Santos escreveu:
Amigão, eu tenho um arco de aco tmb, mola d jeep (dianteira), ele tá muito bom, mas fica muito duro no fim da puxada, queria saber se eu posso mesmo marretar os limbs p recurvar, se fica bom e se melhora esse meu problema.
Eu não recomendo bater na molas! pois elas podem ficar com pequenas fissuras que futuramente podem partir e arrancar sua mão. as minhas molas eu prendi em uma morça e com o auxilio de um tubo fui dando a curvatura desejada.
ps: coloquei roldanas nem meu arco pq era muito difícil manter a corda tencionada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 1:45 pm

Igor, me explica melhor como vc fez, eu tenho aqui uma morsa tmb, mas como é q vc fez?
Ir para o topo Ir para baixo
richardm

richardm


Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 32
Localização : Brasilia - DF

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 9:08 pm

Deixa eu fazer uma perguntinha básica?!

Qual a angulação da curvatura do feixe de mola que é usado? Também estou na luta do meu primeiro artesanal, estou ainda modelando o Riser, mas já estou pensando em correr atrás do feixe de mola.
Ir para o topo Ir para baixo
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 4:15 pm

richardm escreveu:


Qual a angulação da curvatura do feixe de mola que é usado? Também estou na luta do meu primeiro artesanal, estou ainda modelando o Riser, mas já estou pensando em correr atrás do feixe de mola.


Rapaiz, se vc quiser manjar de RESMAT e tecnologia de materiais, fique a vontade para fazer os cálculos, mas no meu foi no modo empírico, eu curvei minhas lâminas num ângulo suficiente para que, quando montado o arco, sem a corda, uma linha imaginária que une as pontas das lâminas pelo lado externo do riser toque no riser, o brace height fica até satisfatório, mas esse esquema depende do ângulo onde as lâminas são fixas no riser.

Pouco depois, por sugestão aqui eu curvei mais o corpo das lâminas, não apenas nas pontas, o que reduziu muito o brace height, aquela linha imaginária ficou muito a frente do riser e eu tive que aumentar a angulação do suporte das lâminas.

Dizem que outra boa indicação é cortar as lâminas quando retas, no comprimento do riser, mas uma dica que eu dou. Qualquer passo que vc tomar, faça tudo maior do que devia, assim vc pode experimentar e se não gostar, consertar o passo. Seja nas dimensões e ângulos do riser, das lâminas, da corda ou das flechas.

E é assim que se vai construindo algo quando não se tem certeza das variáveis, superestime e depois reduza, só precisa mais paciência.
Ir para o topo Ir para baixo
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 7:58 pm

silassilvano escreveu:
Cara primeiramente parabens pelo belo trabalho.
Uma vez que não tem como voce postar as fotos da ferramenta que voce e seu pai fizeram, tem como explicar um pouco melhor o processo da construção? Desde já agradeço.


silassilvano,, eu vou explicar mais ou menos como eu fiz a jabiraca.

Primeiro eu fiz a serra copo. (até comprei uma, existe de 14mm, mas o atrito com a haste é muito grande e queima a madeira, não corta tão bem quanto a minha.)

Arrumei um cano de inóx (uns 10mm interno) jogado em casa e cortei uma peça de 1,5cm.
Cortei os dentes da serra com uma Dremel, cortes inclinados, não radiais. Mais ou menos como nesse desenho tosco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nesse momento, a coisa já funciona, dá pra passar uma vareta com a furadeira que alguma coisa já corta.

Depois, eu usei uma lima bem fininha e consegui afiar cada um desses dentes (obviamente corta muito melhor). E tenta usar um punção e bater um dente um pouquinho para dentro, diminui o atrito com o cano, facilita o corte, e o defeito que fica vc vai lixar depois msm.

Em seguida eu fiz um suporte para o cano, uma barra com um furo para inserir esse cano e outra barra igual, com outro furo para servir de guia de saída. Soldei o cano no furo da barra, e soldei as barras numa outra superfície, deixando os furos bem alinhados.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois, é só botar a haste na furadeira, óculos de segurança, e passar na jabiraca. Quando der eu tento colocar fotos ou vídeo.

Eu não tentei, mas pode ser mais fácil se vc fizer o msm suporte, sem o cano de serra copo, arrumar alguma maneira de fazer um fio de corte no furo da barra.
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 1:06 am

Angus6 escreveu:
silassilvano escreveu:
Cara primeiramente parabens pelo belo trabalho.
Uma vez que não tem como voce postar as fotos da ferramenta que voce e seu pai fizeram, tem como explicar um pouco melhor o processo da construção? Desde já agradeço.


silassilvano,, eu vou explicar mais ou menos como eu fiz a jabiraca.

Primeiro eu fiz a serra copo. (até comprei uma, existe de 14mm, mas o atrito com a haste é muito grande e queima a madeira, não corta tão bem quanto a minha.)

Arrumei um cano de inóx (uns 10mm interno) jogado em casa e cortei uma peça de 1,5cm.
Cortei os dentes da serra com uma Dremel, cortes inclinados, não radiais. Mais ou menos como nesse desenho tosco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nesse momento, a coisa já funciona, dá pra passar uma vareta com a furadeira que alguma coisa já corta.

Depois, eu usei uma lima bem fininha e consegui afiar cada um desses dentes (obviamente corta muito melhor). E tenta usar um punção e bater um dente um pouquinho para dentro, diminui o atrito com o cano, facilita o corte, e o defeito que fica vc vai lixar depois msm.

Em seguida eu fiz um suporte para o cano, uma barra com um furo para inserir esse cano e outra barra igual, com outro furo para servir de guia de saída. Soldei o cano no furo da barra, e soldei as barras numa outra superfície, deixando os furos bem alinhados.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois, é só botar a haste na furadeira, óculos de segurança, e passar na jabiraca. Quando der eu tento colocar fotos ou vídeo.

Eu não tentei, mas pode ser mais fácil se vc fizer o msm suporte, sem o cano de serra copo, arrumar alguma maneira de fazer um fio de corte no furo da barra.

Boa ideia, mas acho que pra ficar melhor e mais facil é só pegar uma serra copo do diametro correto e cortar o fundo dela e fazer o resto igual ao do amigo.

Acho que o tubo da serra copo é até bom porque dá um pouco de apoio a vara que vai estar rodando feito o capeta.

Quanto a fazer diretamente na chapa, ja vi gente falar disso, simplesmente fazer um furo numa chapa grossa (>5mm) e passar a vareta nele com a furadeira, mas pessoalmente não levo fé..
Ir para o topo Ir para baixo
silassilvano

silassilvano


Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 36
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 5:04 pm

essa "jabiraca" ficou show de bola, vou tentar fazer. A sugestão da serra copo sem fundo me parece uma boa. Só mais uma coisa, qual o tamanho da madeira que voce passa na "jabiraca" e como voce a prende na furadeira?
Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 5:37 pm

No seu arco, voce ultilizou as molas finas da suspensao, por isso a baixa libragem registrada.
Ir para o topo Ir para baixo
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 6:04 pm

boconcelob escreveu:
No seu arco, voce ultilizou as molas finas da suspensao, por isso a baixa libragem registrada.

Pior que não cara, eu comprei um feixe de Kombi inteiro, são 9 molas, 3 são mais largas, eu usei duas delas (uma cada lâmina).
Ir para o topo Ir para baixo
Angus6




Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2012

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 6:09 pm

silassilvano escreveu:
essa "jabiraca" ficou show de bola, vou tentar fazer. A sugestão da serra copo sem fundo me parece uma boa. Só mais uma coisa, qual o tamanho da madeira que voce passa na "jabiraca" e como voce a prende na furadeira?
Valeu


Intão, como eu disse, eu comprei uma copo, mas duvido q exista uma com diametro menor de 14mm, se usar o corpo inteiro da serra, ela vai queimar muito a haste quando girando na furadeira e queima muuuito msm, eu praticamente fiz vareta de carvão (tipo aquelas de desenhista). Mas pode tentar cortar uma fatia pequena da serra.


EU faço varetas de 1 x 1cm e tiro com 90cm eu acho,, dou uma lixada nas duas pontas, uma para entrar macio na serra e outra pra prender no mandril da furadeira.
Ir para o topo Ir para baixo
orion59

orion59


Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2012
Localização : Guarulhos - SP

Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitimeDom Set 02, 2012 11:43 pm

Ola Angus6!
O que vc usou para fezer os cortes na ponta das lâminas onde encaixa a corda?
Lima ou esmeril
até mais




Angus6 escreveu:
silassilvano escreveu:
essa "jabiraca" ficou show de bola, vou tentar fazer. A sugestão da serra copo sem fundo me parece uma boa. Só mais uma coisa, qual o tamanho da madeira que voce passa na "jabiraca" e como voce a prende na furadeira?
Valeu


Intão, como eu disse, eu comprei uma copo, mas duvido q exista uma com diametro menor de 14mm, se usar o corpo inteiro da serra, ela vai queimar muito a haste quando girando na furadeira e queima muuuito msm, eu praticamente fiz vareta de carvão (tipo aquelas de desenhista). Mas pode tentar cortar uma fatia pequena da serra.


EU faço varetas de 1 x 1cm e tiro com 90cm eu acho,, dou uma lixada nas duas pontas, uma para entrar macio na serra e outra pra prender no mandril da furadeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Empty
MensagemAssunto: Re: Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi   Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu 1° projeto, Recurvo com molas de Kombi
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Recurvo com molas de kombi
» Recurvo de Ipê com molas de Kombi
» Arco recurvo caseiro - molas de Kombi
» 2º arco recurvo caseiro - Molas de kombi
» Meu primeiro arco (recurvo artesanal de molas de kombi)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: