ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Recuperando vanes tortas.

Ir para baixo 
+5
darkiller00
miojox
DJALMA
TRC
Rodrigo Cezar
9 participantes
AutorMensagem
Rodrigo Cezar




Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/10/2012

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSeg Nov 12, 2012 8:16 pm

Olá amigos,
depois de muito observar aqui e de detonar algumas vanes até conseguir definir um bom alvo, notei que não vi nada aqui dizendo em como deixar as vanes lisas novamente, então vou repassar minha "experiência" e espero que vocês me digam se tem algo de errado.
Para deixar as vanes novamente lisas você deve pegar duas placas de aluminio (bem retas) com cerca de 1,5 cm x 11 cm e dois pregadores (ou clipes ou o que tiver à mão).

Primeiro passo: ponha as placas presas com a vane defeituosa entre elas e prenda com o prendedor ( eu usei aqueles prendedores de crachá).

Segundo passo: depois que as placas e a vane estiverem no devido lugar você aquece com um isqueiro as placas de aluminio até atingir uma temperatura (na chapa de aluminio) esquentando a vane juntamente. Uma boa forma de ver se esta na tempretatura certa é por o dedo na chapa, o calor da chapa de aluminio não deve queimar seu dedo. mais ou menos uns 55 graus celsius. Eu uso um isqueiro maçarico e deixo a chama diretamente sobre a chapa em movimentos leves.
(CUIDADO PARA NÃO ESQUENTAR DEMAIS OU DEIXAR A CHAMA ATINGIR AS VANES).

Terceiro passo: depois que as chapas esfriarem (mais ou menos uns 10 minutos), você retira os grampos que prendem as chapas e retire as mesmas com cuidado, pois às vezes a vane pode "colar" na chapa, mas é só mexer devagar que ela sai.
Pronto as vanes estão novas de novo. Algumas vanes podem precisar que você repita a operação, depende do tamanho do estrago.
Obrigado pelo espaço e espero ter ajudado alguém, caso eu esteja fazendo algo errado peço que me iluminem.
Abraços. inté.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: vanes   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSeg Nov 12, 2012 9:52 pm

Boa Rodrigão!
Gostei.
Vou usar o seu método numas vanes tortas que tenho aqui.
Esse rest Octane é doidinho prá entortar vane.
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 12:10 am

Legal , gostei da ideia .e se usar uma dobradiça dessas de porta ja pre aquecida e lubrificada com um lubrificante tipo oleo vegetal ? acho que dara certo tbm .
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: furos   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 9:56 am

Cuidado com o fogo, as dobradiças são furadas, para colocação de parafusos.
Não vá queimar as vanes. rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Cezar




Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/10/2012

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSex Nov 23, 2012 3:53 pm

É isso ai TRC, dobradiças são mais enjoadas de mexer, tem que tomar muito cuidado. hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 11:22 am

Sem sacanagem, eu já tava pensando em passar as minhas com ferro de passar roupa, com um pano em cima AHEUHEAUEHUUAEAEHE
Ir para o topo Ir para baixo
darkiller00

darkiller00


Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 29
Localização : Mossoro-RN

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 7:34 pm

Isso da certo se a flecha for d madeira?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 10:34 am

pra restaurar penas naturais, põe no vapor. pra restaurar (desentortar) hastes de madeira aqueça levemente atraves de fricção de um pano.
Ir para o topo Ir para baixo
darkiller00

darkiller00


Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 29
Localização : Mossoro-RN

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQua Nov 28, 2012 1:37 pm

vlw kra vou tentar isso com minhas flechas
Ir para o topo Ir para baixo
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 10:53 am

jorge_wiendl escreveu:
pra restaurar penas naturais, põe no vapor. pra restaurar (desentortar) hastes de madeira aqueça levemente atraves de fricção de um pano.

O Jorge falou tudo!


Eu uso essa mesma técnica, e, geralment o faço com o secador de cabelos da minha irmã! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil


Basta vc ter paciência que dá para desentortar praticamente tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 11:40 am

so precisa cuidado com o secador, que se colocar muito quente ele acaba "queimando" as cerdas das penas e deforma um pouco..

to usando essa "tecnica" direto pois andei pigmentando penas brancas.
ja consegui preto (ficou meio cinza.. heheh), azul celeste e azul pavao (nao consegui diferenciar um do outro) e rosa.
Ainda tenho anelina amarelo, laranja e vermelho pra testar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:04 pm

rubensrw escreveu:
so precisa cuidado com o secador, que se colocar muito quente ele acaba "queimando" as cerdas das penas e deforma um pouco..

to usando essa "tecnica" direto pois andei pigmentando penas brancas.
ja consegui preto (ficou meio cinza.. heheh), azul celeste e azul pavao (nao consegui diferenciar um do outro) e rosa.
Ainda tenho anelina amarelo, laranja e vermelho pra testar


Tentei pintar umas penas de vermelho mas não deu muito certo! Sad
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:06 pm

danilomelgaco escreveu:
rubensrw escreveu:
so precisa cuidado com o secador, que se colocar muito quente ele acaba "queimando" as cerdas das penas e deforma um pouco..

to usando essa "tecnica" direto pois andei pigmentando penas brancas.
ja consegui preto (ficou meio cinza.. heheh), azul celeste e azul pavao (nao consegui diferenciar um do outro) e rosa.
Ainda tenho anelina amarelo, laranja e vermelho pra testar


Tentei pintar umas penas de vermelho mas não deu muito certo! Sad

Usa K-Suco ou algo similar, mas antes lava com 1 gota de sabão, colocando no micro ondas, depois tinge colocando o k-suco na agua e levando ao micro ondas, daí usa vinagre de mordente para fixar a cor!
Ir para o topo Ir para baixo
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:08 pm

jorge_wiendl escreveu:
danilomelgaco escreveu:
rubensrw escreveu:
so precisa cuidado com o secador, que se colocar muito quente ele acaba "queimando" as cerdas das penas e deforma um pouco..

to usando essa "tecnica" direto pois andei pigmentando penas brancas.
ja consegui preto (ficou meio cinza.. heheh), azul celeste e azul pavao (nao consegui diferenciar um do outro) e rosa.
Ainda tenho anelina amarelo, laranja e vermelho pra testar


Tentei pintar umas penas de vermelho mas não deu muito certo! Sad

Usa K-Suco ou algo similar, mas antes lava com 1 gota de sabão, colocando no micro ondas, depois tinge colocando o k-suco na agua e levando ao micro ondas, daí usa vinagre de mordente para fixar a cor!


kkkk essa sua fórmula parece uma de poção mágica!
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:24 pm

Danilo...

Fiz quase isso que o Jorge falou...
fiz uma solucao de agua e detergente, mergulhei as penas e lavei suavemente, enxaguei pra tirar o detergente.
Fiz uma solucao de anelina ortoquimica (compra em casa de artesanato), pode ser misturada com alcool ou agua quente, mergulhei as penas nessa solucao, deixei um pouco e mexi para entranhar bem nas cerdas
depois mergulhei no vinagre, na verdade, como usei pouca solucao para tingir, mistirei o vinagre nessa mesma solucao.
depois tire dexei escorrer bem e deixei secar um pouco sobre um pano, dai lavei para tirar o excesso de vinagre e "tinta"

ai entao usei o secador, para "recuperar" a forma das cerdas

tudo isso feito com muito cuidado...
vou ver se fotografo um passo a passo usando os outros pigmentos.

comprei aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olha ai o resultado... o barrado em preto foi feito com nankim, tenho certeza que vai sair... ainda nao usei essas flechas.
so meia duzia de tiros pra teste,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 12:38 pm

rubensrw escreveu:
Danilo...

Fiz quase isso que o Jorge falou...
fiz uma solucao de agua e detergente, mergulhei as penas e lavei suavemente, enxaguei pra tirar o detergente.
Fiz uma solucao de anelina ortoquimica (compra em casa de artesanato), pode ser misturada com alcool ou agua quente, mergulhei as penas nessa solucao, deixei um pouco e mexi para entranhar bem nas cerdas
depois mergulhei no vinagre, na verdade, como usei pouca solucao para tingir, mistirei o vinagre nessa mesma solucao.
depois tire dexei escorrer bem e deixei secar um pouco sobre um pano, dai lavei para tirar o excesso de vinagre e "tinta"

ai entao usei o secador, para "recuperar" a forma das cerdas

tudo isso feito com muito cuidado...
vou ver se fotografo um passo a passo usando os outros pigmentos.

comprei aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olha ai o resultado... o barrado em preto foi feito com nankim, tenho certeza que vai sair... ainda nao usei essas flechas.
so meia duzia de tiros pra teste,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Origado! vou tentar fazer dessa forma!


Sua pintura ficou muito boa, a cor pegou direitinho!



Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
Joseph A.N.M.

Joseph A.N.M.


Mensagens : 128
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 34
Localização : -- Sorriso MT --Mão: Canhoto / LH

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Ferro de passar roupa nelas!   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeTer Dez 04, 2012 12:34 pm

Eu uso o ferro de passar roupa (tem que ser aqueles com antiaderente por baixo...quase todos hj tem isto). Coloco na temperatura mínima e fico passando nas vanes tortas (NÃO PODE PARAR O FERRO... PQ DAI QUEIMA^^) Umas 4~5 passadas é suficiente. Assim que passar o ferro coloca rapidamente 2 pedaços de madeira lisa, por cima e por baixo.... pra manter as vanes retas. Pois enquanto quentes elas correm o risco de "ondular" se não "prensar" com algo. Uso MDF. Smile

Se com 4 ou 5 passadas não resolver... espera esfriar e repita o processo (não vai querer passar logo 30 passadas duma vez só que vai derreter suas vanes espertão Twisted Evil

Flw gente !
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Cezar




Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/10/2012

Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitimeSex Dez 07, 2012 7:00 pm

E ai galera, to lendo aqui sobre as vanes e penas, eu comecei a fazer vanes com laminas de EVA e uso o mesmo processo para endireitar as vanes para fazer uma com EVA a diferença é que quando vc esquentar as vanes (antes de colar na felcha) vc aperta com uma alicate as chapas de aluminio que estão prensando a lamina de eva, as vanes que eu fiz ficaram idênticas (até mesmo a base mais larga para pegar mehor a cola) as compradas (tenho os dois tipos). se quiserem eu posto umas fotos no sábado.
abraços, inté.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Recuperando vanes tortas. Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperando vanes tortas.   Recuperando vanes tortas. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recuperando vanes tortas.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flechas tortas
» Penas tortas
» Samick Sage - pequeno desvio da lâmina (mais fotos adicionadas)
» Flechas Tortas - Perigo ?
» VANES... Bi-Delta Vanes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: