ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cumarú, é uma boa madeira para arco?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeSex Nov 23, 2012 7:35 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Pois bem, eu sou novo neste "mundo de arco e flecha" e estou com uma grande dúvida:
A madeira "cumarú", é uma boa madeira para se fazer um arco?
Pretendo, aliás, irei fazer um arco recurvo, mais ou menos no estilo Takedown, no entanto eu realmente não sei se essa madeira é boa.
Procurei muito pelo Ipê, mas não obtive sucesso nessa busca.
Se possível for, gostaria de algumas dicas a respeito e de saber se essa madeira é boa, ou se existe alguma coisa que eu possa utilizar e que não seja tão cara.

Desde já,
Obrigado!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
vitor123




Mensagens : 82
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 27

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 6:32 pm

eu também gostaria de saber
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 9:37 pm

amigo bayker..ate onde sei...o cumaru..ela poderia ser usada sim para
laminas.....eu tambem quero fazer um experiencia com o cumaru,,aqui na minha
regiao tem muito.....
agora vc pode usar....garapeira/jatoba/champanhe/cerejeira rajada/ipe
maçaranduba vermelha/mogno vermelho/sucupira..etc..serven tanto para
laminas como para fazer o riser;
dizem que tem um tipo de pau-marfim que da para usar tambem .....aqui
temos uma madeira que chamam de marfim branco....ela nao presta
para laminas.
espero ter ajudado.
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 10:17 pm

manoel pedro farinha escreveu:
amigo bayker..ate onde sei...o cumaru..ela poderia ser usada sim para
laminas.....eu tambem quero fazer um experiencia com o  cumaru,,aqui na minha
regiao tem muito.....
agora vc pode usar....garapeira/jatoba/champanhe/cerejeira rajada/ipe
maçaranduba vermelha/mogno vermelho/sucupira..etc..serven tanto para
laminas como para fazer o riser;
dizem que tem um tipo de pau-marfim que da para usar tambem .....aqui
temos uma madeira que chamam de marfim branco....ela nao presta
para laminas.
espero ter ajudado.
um abraço.

Pedro cumaru é o mesmo champanhe, é uma madeira extremamente dura, tentei fazer um long com ela não deu certo, é uma madeira muito "seca" não enverga e quebra, aqui no norte do mato grosso ela é usada na construção de pontes por resistir muito a impacto mas pra arco eu não recomendaria lidar com ela, tenta com garapeira que é mais fácil de trabalhar, fiz um long com garapeira e deu certo pena que não observei na escolha da ripa, e a danada tinha um nó bem no meio da lamina, puxando a 28 tava tudo lindo disparando suave e macio, resolvi fazer um teste puxei 29 e alguma coisa ai já viu foi creck e cara de bundão.
Ao menos que alguém tenha uma tentativa bem sucedida com o cumarua/champanhe eu não lhe recomendo a madeira por ser difícil o manuseio, caso insista nela aprecie os calos que vão lhe nascer nas mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 11:23 am

ola amigo danilo...acho que e assim que chamam essa madeira.....mas eu
tenho varias laminas 2,5mm a 4,0mm aqui comigo.
e inclusive fiz dois arcos recurvos T/D com laminas de champanhe..[cumaru] e os
amigos que compraram esses arcos estao satisfeito com eles........na questao
de trabalhar essa madeira , realmente da trabalho!!...por isso que a maioria
dos bowyer´s nao a utlilizam....ela da tando trabalho como o roxinho/jatoba e
o tucum madeira que os indios de minha regiao usam para fazer seus arcos.
mas os resultados sao fantasticos.
agora quanto a fazer arcos estilos ingles de uma so peça, ai eu fico te devendo,
o pessoal usam o IPE, q tambem e dura.
mas fica para o pessoal que tem mais experiencia...se pronunciar aqui...e se eu
estiver fora do assunto...me desculpem..porque tou aqui para aprender,,rsrsrsr
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 1:06 pm

Cumaru/Champanhe até onde sei não serve pra arcos, a menos que devidamente laminados com fibra de vidro ou bambú para evitar que os veios explodam, e ainda assim é bem arriscado.
Ela é bem quebradiça e seca, como peroba... Então para arcos longos, de uma peça só, vai ser bem dificil conseguir algo.

O Manoel disse que já fez 2 arcos com Champanhe, mas ele não conta... só não faz chover... rsrs...
Pra risers em T/D, acho que ficaria muito bom, pois ela não precisaria trabalhar...
Mas no geral, não é indicada não... só se vc não encontrar outra, aí vai ela mesmo... rsrs... procure pela peça mais escura, e com os veios bem uniformes... Wink

Abraço! 

Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 11:57 pm

elisonj escreveu:
Cumaru/Champanhe até onde sei não serve pra arcos, a menos que devidamente laminados com fibra de vidro ou bambú para evitar que os veios explodam, e ainda assim é bem arriscado.
Ela é bem quebradiça e seca, como peroba...  Então para arcos longos, de uma peça só, vai ser bem dificil conseguir algo.

O Manoel disse que já fez 2 arcos com Champanhe, mas ele não conta...  só não faz chover... rsrs...
Pra risers em T/D, acho que ficaria muito bom, pois ela não precisaria trabalhar...
Mas no geral, não é indicada não...  só se vc não encontrar outra, aí vai ela mesmo...  rsrs... procure pela peça mais escura, e com os veios bem uniformes...  Wink

Abraço! 
Chegou um cara que manja dos paranauê grande elison, de fato nosso amigo pedro farofa é um mago da arqueria artesanal. Se tu de fato tentar fazer um arco de champanhe e ele fazer creck não se esqueça de tirar a foto da sua cara de bundão pra gente rir também kkkk

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cumarú, é uma boa madeira para arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Cumarú, é uma boa madeira para arco?   Cumarú, é uma boa madeira para arco? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cumarú, é uma boa madeira para arco?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Madeira para arco
» pau-brasil é uma boa madeira para fazer arco ?
» Madeiras, melhores, mais acesseciveis, etc...
» Madeira para arco
» Madeira para arco!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: