ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como limpar um javali???

Ir para baixo 
+19
diogodlopes
danilo steinke
Daniel.FV
ENIO MONTARDO
Vidor
ELCIO
gustavolv
edsonnad
ALAN VITOR ANDRADE
jeanpontin
sergiomgomez
Rayan Cardoso
TRC
Primo
fernandorizzi
Sasha Siemel
fishingwithabow1
carlos ferreira
SujoO
23 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 7:24 am

Na verdade allan sempre fui a "mão de obra" dos amigos, alguns por n saber mexer, outros por n gostar msm, mais sempre tinha um batendo la na porta pra me chamar pra linpar algum bixo! Oq eu.adorava, pois gosto de mexer com carnes, de limpar, tirar couro ou pelar n agua quente tanto faz! Então se morasse ai perto de vc meu irmão seria um prazer te dar uma força com isso!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ALAN VITOR ANDRADE

ALAN VITOR ANDRADE


Mensagens : 1425
Data de inscrição : 30/05/2012

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 7:33 am

olha ai...........................

é de um assim que preciso, aqui não tem não, é muito dificil achar um que saiba, e quando vc acha nunca da certo... pois sempre esta trabalhando ou algo do tipo...

valew carlao, tomara que um dia ainda saboreio uma boa costela que vc preparar.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 10:21 am

Isso é facil, ta convidado pra passar uns dias curtindo diamantina, cidade historica, cachoeira, na hra que quiser, as portas ta aberta! Quanto a costela, vc tem que trazer pq java aki ta igual pé de cobra!!
Ir para o topo Ir para baixo
ALAN VITOR ANDRADE

ALAN VITOR ANDRADE


Mensagens : 1425
Data de inscrição : 30/05/2012

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 1:02 pm

uai sô,

já fui muito ai, minha mãe é mineira, de tiros-mg, e tbm temos parentes em são gotardo, então nós passavamos por ai...

lindo dimais ai...
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 1:17 pm

Eu tbm vira-mexe to indo pra minas vou pra Santo Antonio do Amparo, meu pai e de la, e cidade pequena bem calminha bastante mata...se bem que ja tem 2 anos que nao vou daii to sem saber mas se tudo der certo no fim do ano to aiii...
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 1:28 pm

ALAN VITOR ANDRADE escreveu:
uai sô,

já fui muito ai, minha mãe é mineira, de tiros-mg, e tbm temos parentes em são gotardo, então nós passavamos por ai...

lindo dimais ai...

Quando quizer tirar umas ferias e da uma passeada, as portas ta aberta meu amigo!! N precisa se preoculpar com estadia e alimentação, pq tirando a mulher, oq eu comer vc come tbm!! Kkkkkkk!!
Ir para o topo Ir para baixo
ALAN VITOR ANDRADE

ALAN VITOR ANDRADE


Mensagens : 1425
Data de inscrição : 30/05/2012

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 2:21 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ahauuhauhauhauhauhauhauhuhauhauhauhuah


essa foi a melhor do ano carlão ...kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 10:03 am

Kkkkkkkk!! Mais apesar das brincadeiras, o convite ta feito de coração meu amigo!!
Ir para o topo Ir para baixo
Primo




Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 2:11 pm

Caçar, ajudo! Limpar, ajudo! Cozinhar, ajudo! Comer, ajudo! Agora, carregar a caça nas pirambeiras que esses bixos andam, isso eu dispenso.. rsrsrsrs

To vacinado já. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 2:27 pm


Jeanpotin: você parece ter boa experiência com relação à caça dos javalis.
Pela sua experiência, no mato, a partir de que peso os machos começam a ter cheiro perceptível? Pergunto isso porque é comum dizer que a partir de um ano os porcos podem apresentar cheiro, porém, isso é com relação aos animais criados em cativeiro.
Outra coisa, você já abateu algum javali grande, que mesmo depois de fervido não foi possível aproveitá-lo?
Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 3:41 pm

Elcio, vou me antecipar e contribuir com o tópico, todo animal, até mesmo os criados em cativeiro seja porco, ovelha, cabrito, quando o macho entra em idade reprodutiva independente de idade e peso, já começa a catingar, particularmente nunca perdi uma caça por cheiro, abateu, castra na hora, e quando falo castrar, é passar primeiro a faca nos bagos e cortar fora o escroto inteiro, (da arrepio só de pensar) depois sangra ele se for o caso.

Outro fator mais importante que castrar, Na hora da limpeza, tire todas as Ínguas, (Gânglios)  normalmente tem 1 na virilha, 1 na parte interna do pernil (Entre o patinho e o coxão mole, um pouco dificil de achar para quem não lida direto), 1 na parte interna da paleta fácil de achar, fica entre a paleta e o caré e tem 1 no pescoço, são 8 no total, tirou isso não tem nem fêmea nem macho que mantenha fedor na carne.

Outra coisa que deixa cheiro ruim na carne, é Vc deixar o pelo do animal encostar na carne, pendure pelos pés traseiros e vá abrindo de forma que o couro vá dobrando e descendo, para ter uma ideia, nas ovelhas o pelo em contato com a carne fede e amarga mais que as ínguas e a não castração.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 3:47 pm

Vidor escreveu:
Elcio, vou me antecipar e contribuir com o tópico, todo animal, até mesmo os criados em cativeiro seja porco, ovelha, cabrito, quando o macho entra em idade reprodutiva independente de idade e peso, já começa a catingar, particularmente nunca perdi uma caça por cheiro, abateu, castra na hora, e quando falo castrar, é passar primeiro a faca nos bagos e cortar fora o escroto inteiro, (da arrepio só de pensar) depois sangra ele se for o caso.

Outro fator mais importante que castrar, Na hora da limpeza, tire todas as Ínguas, (Gânglios)  normalmente tem 1 na virilha, 1 na parte interna do pernil (Entre o patinho e o coxão mole, um pouco dificil de achar para quem não lida direto), 1 na parte interna da paleta fácil de achar, fica entre a paleta e o caré e tem 1 no pescoço, são 8 no total, tirou isso não tem nem fêmea nem macho que mantenha fedor na carne.

Outra coisa que deixa cheiro ruim na carne, é Vc deixar o pelo do animal encostar na carne, pendure pelos pés traseiros e vá abrindo de forma que o couro vá dobrando e descendo, para ter uma ideia, nas ovelhas o pelo em contato com a carne fede e amarga mais que as ínguas e a não castração.

VIDOR:
Grande ajuda. Se você postar umas fotos da limpeza, garanto que será o "cara" durante um mês no site.

Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 3:54 pm

É Elcio, Eu já fui açougueiro e hoje tenho alguns interesses na área rural com umas criazinhas de catetos e javas devidamente autorizada pelo Ibama, daí é fácil, a gente lida com isso direto, mas realmente pra quem é "Guri de apartamento", é um pouco mais complicado, a poucos dias vi aqui no forum um amigo com o Javali pendurado com a cabeça pra cima na hora de limpar, mas nada que não dê para ajeitar.

Vou ver se faço umas fotos e posto a maneira correta de limpar, mas agora só ano que vem, todos ja foram abatidos para as festas de fim de ano, hora e faturar, heheheh

Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 9:21 pm

Vidor escreveu:
É Elcio, Eu já fui açougueiro e hoje tenho alguns interesses na área rural com umas criazinhas de catetos e javas devidamente autorizada pelo Ibama, daí é fácil, a gente lida com isso direto, mas realmente pra quem é "Guri de apartamento", é um pouco mais complicado, a poucos dias vi aqui no forum um amigo com o Javali pendurado com a cabeça pra cima na hora de limpar, mas nada que não dê para ajeitar.

Vou ver se faço umas fotos e posto a maneira correta de limpar, mas agora só ano que vem, todos ja foram abatidos para as festas de fim de ano, hora e faturar, heheheh

Qual o problema de courear com a cabeça para cima??????

Tem só uma maneira correta de TRANSAR????
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel.FV

Daniel.FV


Mensagens : 73
Data de inscrição : 10/08/2014
Idade : 41
Localização : Curitiba

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 18, 2014 10:38 pm

Compartilhando um vídeo que achei interessante. Limpando o javali no chão. Pela prática dele parece que tá abrindo um zíper.

How to cape and quarter a hog
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 8:56 am

alguém aqui já comeu javali macho? Eu nunca, mas já comi carne de macho de outras espécies e mesmo sem castrar não vi problema algum com gosto ou cheiro. Quanto ao processo de limpeza da carcaça nunca vi ninguém tirar a barrigada antes do couro, aqui no mato grosso fazemos o contrário primeiro o couro depois a tripaiada.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 9:11 am

ENIO MONTARDO escreveu:
Vidor escreveu:
É Elcio, Eu já fui açougueiro e hoje tenho alguns interesses na área rural com umas criazinhas de catetos e javas devidamente autorizada pelo Ibama, daí é fácil, a gente lida com isso direto, mas realmente pra quem é "Guri de apartamento", é um pouco mais complicado, a poucos dias vi aqui no forum um amigo com o Javali pendurado com a cabeça pra cima na hora de limpar, mas nada que não dê para ajeitar.

Vou ver se faço umas fotos e posto a maneira correta de limpar, mas agora só ano que vem, todos ja foram abatidos para as festas de fim de ano, hora e faturar, heheheh

Qual o problema de courear com a cabeça para cima??????

Tem só uma maneira correta de TRANSAR????

Ênio é mais difícil lidar com o bicho de cabeça pra cima, pelas patas traseiras facilita o processo e como disse o amigo facilita a caída do couro sem impregnar a carne de sujeira, até hoje eu só vi dessa maneira até no frigorifico.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 9:15 am

ENIO MONTARDO escreveu:
Vidor escreveu:
É Elcio, Eu já fui açougueiro e hoje tenho alguns interesses na área rural com umas criazinhas de catetos e javas devidamente autorizada pelo Ibama, daí é fácil, a gente lida com isso direto, mas realmente pra quem é "Guri de apartamento", é um pouco mais complicado, a poucos dias vi aqui no forum um amigo com o Javali pendurado com a cabeça pra cima na hora de limpar, mas nada que não dê para ajeitar.

Vou ver se faço umas fotos e posto a maneira correta de limpar, mas agora só ano que vem, todos ja foram abatidos para as festas de fim de ano, hora e faturar, heheheh

Qual o problema de courear com a cabeça para cima??????

Tem só uma maneira correta de TRANSAR????

Quando meu Pai falou: Filho estude, devia ter dado atenção a Ele, hoje depois  3 faculdades, a última feita exatamente em veterinária para aprender a lidar com javali, mestrado, fora o curso no Colégio Agrícola, etc.. tem coisas que não aprendi, acho que essa aula fui tomar cerveja;

Alguém pode me explicar qual a relação de limpar um Javali de cabeça pra baixo ou pra cima com a maneira correta de Transar???  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Como vou aprender a fazer arcos se não sei sequer uma coisa simples destas? Acho que vou entrar em depressão.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 9:42 am

Calma Vidor, não precisamos de mais stress KKKK.
Tá vendo como eu acertei, quando falei que você seria o "cara" do site, por mais de 1 mês, se mandasse um post, com fotos e instruções de como limpar o javali?
A grande verdade, é que quase todos, hoje em dia, tem mais habilidades no teclado, do que com uma faca ou um machado nas mãos....
Minha experiência maior é de limpar peixes e há várias maneiras de limpar. É verdade que algumas mais eficientes, mas no meu caso, percebi que como dominei algumas técnicas antes de outras, permaneço limpando do meu jeito. Quando há várias pessoas limpando peixes, é normal cada um falar mal do aproveitamento do outro, etc... Eu acho normal.
CONTINUO NA ESPERA DO SEU POST!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 9:45 am

Realmente se alguém quiser contribuir com um post ensinando como realizar os cortes de maneira correta seria muito bom, tipo um tutorial de como limpar o javali.
Ir para o topo Ir para baixo
diogodlopes

diogodlopes


Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 35
Localização : Santa Cruz

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 11:15 am

Acho que vai de cada um a maneira de limpar. Eu sempre limpei amarrado pela cabeça.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 11:45 am

Vidor escreveu:
ENIO MONTARDO escreveu:
Vidor escreveu:
É Elcio, Eu já fui açougueiro e hoje tenho alguns interesses na área rural com umas criazinhas de catetos e javas devidamente autorizada pelo Ibama, daí é fácil, a gente lida com isso direto, mas realmente pra quem é "Guri de apartamento", é um pouco mais complicado, a poucos dias vi aqui no forum um amigo com o Javali pendurado com a cabeça pra cima na hora de limpar, mas nada que não dê para ajeitar.

Vou ver se faço umas fotos e posto a maneira correta de limpar, mas agora só ano que vem, todos ja foram abatidos para as festas de fim de ano, hora e faturar, heheheh

Qual o problema de courear com a cabeça para cima??????

Tem só uma maneira correta de TRANSAR????

Quando meu Pai falou: Filho estude, devia ter dado atenção a Ele, hoje depois  3 faculdades, a última feita exatamente em veterinária para aprender a lidar com javali, mestrado, fora o curso no Colégio Agrícola, etc.. tem coisas que não aprendi, acho que essa aula fui tomar cerveja;

Alguém pode me explicar qual a relação de limpar um Javali de cabeça pra baixo ou pra cima com a maneira correta de Transar???  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Como vou aprender a fazer arcos se não sei sequer uma coisa simples destas? Acho que vou entrar em depressão.
Calma meu amigo.
O que eu disse foi: NÃO EXISTE VERDADE ABSOLUTA!
Em termos de caçada você se vira do jeito que dá, especialmente caçada com arco.
Uma coisa é carnear,courear qualquer animal em um recinto fechado,com mesa,serra elétrica,luz, ajudantes,agua em abundância talha para pendurar,ganchos e o cambáu.
Outra bem diferente disso é tu abater á noite...arrastar sozinho um javaporco de 100 kg e te virar sozinho sem os equipamentos de uma sala de abate...então vamos aos fatos:

1 O abate é geralmente a noite no mato e bem longe
2 tu está só, a pé e apenas com uma corda,uma faca,uma chaira , luz de lanterna e a mochila.
3 como fazer???????

1 ABATA...EVISCERE NO LOCAL DA MORTE ( são 20 kg menos de buchada)
2 PASSE A CORDA PELA BOCA ABRAÇANDO AS PRESAS
3 ARRASTE ATÉ A ÁGUA MAIS PRÓXIMA E LAVE BEM TOMANDO O CUIDADO DE RETIRAR O PERITÔNIO.
4 PENDURE (DUAS ROLDANAS PEQUENAS E UMA CORDA RESOLVEM BEM)  TANTO FAZ DE CABEÇA PARA BAIXO OU NÃO...JÁ ESTÁ EVISCERADO MESMO
5 COUREAR...DESOSSAR , METER NA MOCHILA E MARCHAR UM OU 2 KM COM  UNS 60 KG DE CARNE NO LOMBO.
Claro,isso normalmente é o que eu faço....e a relação com TRANSAR é que cada um faz do jeito que lhe agrada mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  ESSE FOI Á NOITE,MAS CANSEI TANTO ARRASTANDO ELE POR 300 MTS ATÉ A AGUA QUE VOLTEI NO OUTRO DIA CEDO PARA TERMINAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
frederico mattis

frederico mattis


Mensagens : 397
Data de inscrição : 22/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio Grande do Sul

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 12:44 pm

Concordo contigo Enio.

No mato sempre é mais difícil tratar do bicho abatido, principalmente quando o java pesa mais de 50 kg.

Tu tem que acabar se virando com o que tem. O importante é tentar não desperdiçar anda.

Quanto a pendurar pela cabeça ou pelos pés?????? Acho que tanto faz, já fiz das duas formas e o resultado sempre foi o mesmo.

Já vi, tratar no chão mesmo, mas ai requer um pouco mais de habilidade.

Quanto a tirar as vísceras do animal no local, fazemos quando temos que carregar muito, ou o bicho é muito pesado. Isso alivia muito no transporte.

Isso é um costume na Europa.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 12:57 pm

Diogo, simples, questão de conservação posterior da carne, quando Vc sangra um animal e pendura-o de cabeça pra cima, a tendencia do sangue é ficar nas veias/artérias, e como a parte posterior (pernil, lombo) estão em baixo, o sangue vai ficar dentro da carne, já se ficar de cabeça pra baixo o sangue vai escorrer naturalmente no sentido do sangramento "esgotando" as veias.

Uma carcaça com pouco ou quase nada de sangue nas veias, vai ficar no congelador por um longo período sem que fique rança ou com cheiros desagradáveis, inclusive quando matar, na parte interna da paleta e internamente no pernil, nas partes internas da costela, pescoço, é só olhar tem um monte de veias fáceis de achar, tem diâmetros de 2 a 3mm em média, (Parece nervos) embora brancas sem sangue, retire-as, são elas que causam cheiro e gosto ruim na carne se deixar por um período maior no freezer, já se for comer de imediato não precisa destes cuidados, se fizer salame sem esses cuidados, vai rançar em 30 dias.

É por isso que Vc jamais verá em um açougue, ou frigorifico uma carcaça dependurada pela cabeça, dê uma olhada, todos sem exceção abatem desta forma, vou ver se acho um trabalho sobre preservação de carne feito pelo IFPR aqui de Medianeira para a Frimesa e posto aqui.

.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 19, 2014 1:07 pm

Vidor escreveu:
Diogo, simples, questão de conservação posterior da carne, quando Vc sangra um animal e pendura-o de cabeça pra cima, a tendencia do sangue é ficar nas veias/artérias, e como a parte posterior (pernil, lombo) estão em baixo, o sangue vai ficar dentro da carne, já se ficar de cabeça pra baixo o sangue vai escorrer naturalmente no sentido do sangramento "esgotando" as veias.

Uma carcaça com pouco ou quase nada de sangue nas veias, vai ficar no congelador por um longo período sem que fique rança ou com cheiros desagradáveis, inclusive quando matar, na parte interna da paleta e internamente no pernil, nas partes internas da costela, pescoço,  é só olhar tem um monte de veias fáceis de achar, tem diâmetros de 2 a 3mm em média, (Parece nervos) embora brancas sem sangue, retire-as, são elas que causam cheiro e gosto ruim na carne se deixar por um período maior no freezer, já se for comer de imediato não precisa destes cuidados, se fizer salame sem esses cuidados, vai rançar em 30 dias.

É por isso que Vc jamais verá em um açougue, ou frigorifico uma carcaça dependurada pela cabeça, dê uma olhada, todos sem exceção abatem desta forma, vou ver se acho um trabalho sobre preservação de carne feito pelo IFPR aqui de Medianeira para a Frimesa e posto aqui.

   .

Vidor,tu tens criação de javali?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como limpar um javali??? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como limpar um javali???   Como limpar um javali??? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como limpar um javali???
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» como tirar gosto ruim da carne de javali?
» como limpar uma balestra 120 lbs hoover
» Catch Dogs - Método legítimo de caça ou crueldade desnecessária?
» como limpar o corpo e o arco de uma balestra man kung
» Como rastrear um javali

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: