ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Regulagem Luneta

Ir para baixo 
+5
will_zxt
TCBR00
Daryl__Dixon
Wesley Souza
SujoO
9 participantes
AutorMensagem
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 6:35 pm

Pessoal, quem puder me ajudar ae, pq to bem frustrado....
Hj chegou minha primeira besta, muito boa por sinal. Mas dei 3 tiros com ela, e perdi 3 setas, por ter acertado a parede, amassou.
O problema eh com a bendita da luneta...nao tenho nem ideia de como regular aquilo. Conforme me aproximo ou distancio, ela parece fechar....E os tiros nao acertaram o alvo nem 1x.
O modelo dela eh 4x32, e na mira tem 4 pontinhos...so sei informar isso.
Se alguem puder me ajudar a regular isso...
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 7:11 pm

Wesley Souza escreveu:
Pessoal, quem puder me ajudar ae, pq to bem frustrado....
Hj chegou minha primeira besta, muito boa por sinal. Mas dei 3 tiros com ela, e perdi 3 setas, por ter acertado a parede, amassou.
O problema eh com a bendita da luneta...nao tenho nem ideia de como regular aquilo. Conforme me aproximo ou distancio, ela parece fechar....E os tiros nao acertaram o alvo nem 1x.
O modelo dela eh 4x32, e na mira tem 4 pontinhos...so sei informar isso.
Se alguem puder me ajudar a regular isso...

Vamos por partes:

Primeiro tu tem que aprender olhar pela luneta. " A distância do teu olho da lente deve ser por volta de 5 dedos (varia de cada pessoa). Se olhar muito próximo ou acima desta distância ela fecha, ou seja tu perde o foco. Faça a visada em uma distância de 15 a 20 metros em um objeto, onde tu deve ver com clareza e o visor através da luneta deve estar todo aberto (circulo perfeito).

Seria de bom alvitre tu ter efetuado os primeiros disparos na distância de 1 metro. para perceber se estava regulada. E aos poucos ir afastando o alvo.

As lunetas possuem duas torres de regulagem uma UP/DOWN e outra Left/Right. Se o ponto de impacto estiver acima tu deve ir baixando. Se a Direita gira para left. Normalmente vai precisar ajustar os dois.

Repetindo os passos acima vá regulando e afastando-se do alvo até a distância desejada.

Mais uma pergunta? A luneta está instalada corretamente? Não está torta?
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 7:59 pm

Sujo, vim fazendo isso que vc mencionou, parece q regulou.
Quanto a luneta estar torta, fiquei na duvida, pois visualmente, parece estar bem alinhada, mas na regulagem L/R, tive q ajustar totalmente para L para assim ficar correto, ae fiquei meio na duvida se ta instalado correto mesmo. Mas imagino que nao tenha como errar, pq a instalação é no trilho....enfim.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 8:57 pm

Wesley Souza escreveu:
Sujo, vim fazendo isso que vc mencionou, parece q regulou.
Quanto a luneta estar torta, fiquei na duvida, pois visualmente, parece estar bem alinhada, mas na regulagem L/R, tive q ajustar totalmente para L para assim ficar correto, ae fiquei meio na duvida se ta instalado correto mesmo. Mas imagino que nao tenha como errar, pq a instalação é no trilho....enfim.

Solta os parafusos que prendem a luneta. Veja se ela alinha melhor. Veja ainda se os parafusos que prendem a luneta estão com o mesmo torque, se houver aperto mair em um dos lados acaba deixando a luneta desalinhada com o trilho.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 9:44 pm

Uma coisa:
Você está armando ela com o cocking ou na mão mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 9:49 pm

TCBR00 escreveu:
Uma coisa:
Você está armando ela com o cocking ou na mão mesmo?

Nao mao....
Na corda nao consegui, achei pior
Ir para o topo Ir para baixo
Daryl__Dixon

Daryl__Dixon


Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 108

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 9:51 pm

Wesley Souza escreveu:
TCBR00 escreveu:
Uma coisa:
Você está armando ela com o cocking ou na mão mesmo?

Nao mao....
Na corda nao consegui, achei pior

Você não ta colocando a corda de forma que ela ''cruze'' na hora de puxar, em relação ao puxador? Porque se ela estiver cruzando quando for puxar, é por isso que não consegue, na primeira vez que usei eu fiz isso Evil or Very Mad Tem que botar de forma que a corda fica reta, rente ao seu dedo indicador, é dificil falar por palavras, só vendo...
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 9:59 pm

Wesley Souza escreveu:
TCBR00 escreveu:
Uma coisa:
Você está armando ela com o cocking ou na mão mesmo?

Nao mao....
Na corda nao consegui, achei pior

Eu recomendaria a você fazer isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esse problema pode ser por você estar armando ela torta(puxando um lado mais do que o outro), essas marcações vão fazer com que você arme ela uniforme dos dois lados.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 10:03 pm

A corda pra armar você pode encurtar ela, geralmente vem comprida de fábrica, só desfazer o nó onde prende a pegada e fazê-lo um pouco mais para baixo, daí você vê um comprimento que fique bom, vai ficar mais fácil de armar.
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 10:34 pm

Amanha vou testar essa, das marcações, mas que eu tenha notado, a puxado estava simétrica.
Uma estrategia para verificar a questao da luneta, vou testar isso amanha tmb....se tiver algo errado da forma que pensei, me digam já...
Vou colocar um laser desses de luz vermelha no trilho, o aparelho tem ate um diametro parecido com as flechas.
Com o ponto de luz na parede, vou ir rotacionando as torres U/D, L/R ate que q mira esteja parelha ao ponto vermelho do laser.
Entenderam meu raciocinio? Acho que funciona né? Qlqr coisa me avisem já, valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 10:39 pm

Wesley Souza escreveu:
Amanha vou testar essa, das marcações, mas que eu tenha notado, a puxado estava simétrica.
Uma estrategia para verificar a questao da luneta, vou testar isso amanha tmb....se tiver algo errado da forma que pensei, me digam já...
Vou colocar um laser desses de luz vermelha no trilho, o aparelho tem ate um diametro parecido com as flechas.
Com o ponto de luz na parede, vou ir rotacionando as torres U/D, L/R ate que q mira esteja parelha ao ponto vermelho do laser.
Entenderam meu raciocinio? Acho que funciona né? Qlqr coisa me avisem já, valeu!

Poste uma foto do trilho da luneta em relação ao trilho da flecha, assim dá pra gente debater melhor..
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 11:03 pm

Estao aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 11:13 pm

Pode ser por causa do formato do mount. A maioria deles não é uniforme igual um mount BKL, onde existe um corte para alinhar as paredes do suporte conforme vai apertando o parafuso de fixação. Nos outros mounts, isto não ocorre, gerando leve desvio para um dos lados. Verifique também o " + " da luneta, se está 100% alinhado vertical e horizontalmente. Vendo assim, pela foto parece que a luneta está ligeiramente inclinada para a esquerda, fazendo com que gere desvio no + da luneta, assim podendo ocasionar tiros à direita ao invés de no centro, pelo desvio diagonal. O ideal é tu ter um nível bolha acoplado na luneta.

Amanhã quando testar, não esqueça de acompanhar seu tiro pela luneta, já que tu sabe que o tiro está saindo para a direita, compense a trajetória da flecha, mire à esquerda do alvo e dispare sem tirar a visada da luneta, assim vai ficar mais fácil para regular.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 11:32 am


Outra coisa, qual o tamanho do alvo no qual você está tentando regular o scope?
Qual o tamanho do anteparo? Não está muito pequeno não?

O "bore sight" (ajuste com o laser) só serve para uma regulagem grossa. Não se fie nela para ajustar preciso.

Se o tiro requer que você tenha que usar todos os cliques de ajuste das torres para compensar o erro é sinal de que a luneta não está centralizada.

E tem um procedimento que quase todo mundo esquece antes de começar a regular a luneta. Atenção é importante!

veja quantos cliques as torres tem. É um saco contar, eu sei mas é o certo. Digamos que tenha 80 cliques de ponta a ponta. Deixe em 40 antes de começar a atirar ( no meio ! ) Faça isso tanto para altura quanto para o ajuste lateral. Deixe os dois centralizados em 40.

Aí, certifique-se através de uma inspeção visual de que a luneta não está torta, que os mounts não estão tortos. Que os 2 mounts (anterior e posterior as torres) estão alinhados um com o outro. ( tira a parte de cima do encaixe, tire o tubo e olhe por trás).

Dispare uma flecha a 5 metros no máximo mirando bem no centro do anteparo. Veja onde o tiro pega no anteparo.
Olhe onde o tiro pegou pela luneta ( é bom fazer os disparos exatamente da mesma posição ).

Se a flecha pegar dentro do campo de visão da luneta ajuste nos cliques a cada 3 flechas disparadas.
Se a flecha pegar for do campo de visão da luneta, calce os mounts com papel cartão. Só ajuste os cliques se o tiro já bater dentro do campo de visão do scope.


Quanto ao foco, a distância do olho para a objetiva deve ser aquela que a imagem fica sem manchas pretas junto as laterais que bloqueiam a visão (sinal de que a distância focal do seu olho está errada).


Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 12:42 pm

Nunca pensei que fosse tão dificil dar um tiros de besta.
To apanhando mais que mulher de bandido, triste, kkkk
To seguindo as dicas, o negocio do laser mesmo é furada, nao da certo.
É so na base do tiro, erro e acertos.
Cada flecha q erro pelo menos, sinto que to mais perto do acerto.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 1:55 pm

Wesley Souza escreveu:
Nunca pensei que fosse tão dificil dar um tiros de besta.
To apanhando mais que mulher de bandido, triste, kkkk
To seguindo as dicas, o negocio do laser mesmo é furada, nao da certo.
É so na base do tiro, erro e acertos.
Cada flecha q erro pelo menos, sinto que to mais perto do acerto.

Na verdade ajustar luneta é como andar de bicicleta, onde difícil é a primeira vez, depois é mole.

Siga as dicas acima que não tem erro.

A qualidade do trilho da besta, e ainda mais a qualidade dos mounts e luneta fazem diferença.

Eu já tive luneta que precisou de calço.
Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 3:33 pm

Bom, deixa eu atualizar isso aqui.
Consegui ajustar a mira, na base de instinto e video que o pessoal mandou, agradeço a todos mesmo.

Segundo ponto, sobre a besta.
Por ser a primeira que compro (nunca havia atirado antes) achei ela forte demais, e bem precisa.
Dei uns 20 tiros, todos exatamente onde queria, no centro do alvo, apesar de ser totalmente iniciante, tive um bom desempenho.
Vi aqui no forum pessoal falando mal das bestas de origem asiática. Bom, em qualidade de tiro, força e precisão(apesar de nao conhecer as americanas), acho que elas nao ficam devendo em nada.
Alguns detalhes extras: Na coronha, começou a descascar a cobertura um pedacinho, cerca de 1 cm de diametro (acredito que possa ser apenas o esmalte de acabamento, nada demais). Outra coisa, a corda auxiliar pra armar.....encontrei muito mais dificuldade com ela, do que com a mao mesmo. O suporte pra puxar eh de plastico, um plastico meio seco, machuca mais a mao por segurar ele, do que armar sozinho.
Enfim, valeu a todos pela ajuda, o negocio ficou afiado! kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 4:28 pm

Se achou mais dificuldade para armar com a corda auxiliar, vc deve ter usado ele de maneira errada.

Da uma olhada se vc fez da maneira correta:



teve gente que colocou a corda diretamente na corda da balestra, sem passar pela coronha ai meu amigo fica ruim demais.

Ir para o topo Ir para baixo
Wesley Souza

Wesley Souza


Mensagens : 58
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 35
Localização : Artur Nogueira

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 4:47 pm

dbc785 escreveu:
Se achou mais dificuldade para armar com a corda auxiliar, vc deve ter usado ele de maneira errada.

Da uma olhada se vc fez da maneira correta:



teve gente que colocou a corda diretamente na corda da balestra, sem passar pela coronha ai meu amigo fica ruim demais.


Eu sou um asno!
Sem mais, kkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Daryl__Dixon

Daryl__Dixon


Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 108

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 5:08 pm

Wesley Souza escreveu:
dbc785 escreveu:
Se achou mais dificuldade para armar com a corda auxiliar, vc deve ter usado ele de maneira errada.

Da uma olhada se vc fez da maneira correta:



teve gente que colocou a corda diretamente na corda da balestra, sem passar pela coronha ai meu amigo fica ruim demais.


Eu sou um asno!
Sem mais, kkkkkkkk

Eu tentei explicar por palavras... Mas é fod*.
Eu fiz a mesma coisa que você provavelmente na primeira vez bounce
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 5:21 pm

Wesley Souza escreveu:
dbc785 escreveu:
Se achou mais dificuldade para armar com a corda auxiliar, vc deve ter usado ele de maneira errada.

Da uma olhada se vc fez da maneira correta:



teve gente que colocou a corda diretamente na corda da balestra, sem passar pela coronha ai meu amigo fica ruim demais.


Eu sou um asno!
Sem mais, kkkkkkkk



Eu disse cara filme essa coisas poxa, vc esta nos privando de horas de risadas aspira kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 6:08 pm

Danilo concordo com você, o pessoal não ta colaborando.......... filmem pra gente ver.... ai vai ficar mais fácil de ajudar.... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Daryl__Dixon

Daryl__Dixon


Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 108

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 6:17 pm

henrique40 escreveu:
Danilo concordo com você, o pessoal não ta colaborando.......... filmem pra gente ver.... ai vai ficar mais fácil de ajudar.... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

É exatamente por isso que eu te disse que tenho dúvidas quanto a fazer um video de eu atirando/review, qualquer coisa...  Agora já tenho confirmação do que não fazer. Essa zuera é demais pra mim bounce
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 1:13 pm

Eu tinha certeza que era isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 2:16 pm

Daryl__Dixon escreveu:
henrique40 escreveu:
Danilo concordo com você, o pessoal não ta colaborando.......... filmem pra gente ver.... ai vai ficar mais fácil de ajudar.... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

É exatamente por isso que eu te disse que tenho dúvidas quanto a fazer um video de eu atirando/review, qualquer coisa...  Agora já tenho confirmação do que não fazer. Essa zuera é demais pra mim bounce


Assustemo o guri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não se preocupe com a zueira nós compreendemos bem a situação de um "cabaço'' na coisa, as piadas e as brincadeiras são uma forma de socialização entre os amigos, e outra só vamos zuar se aprontarem algo bem irracional como tentar armar uma balestra ignorando as rondanas e puxando a corda como se fosse um gancho kkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Regulagem Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem Luneta   Regulagem Luneta Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Regulagem Luneta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Regulagem Luneta
» Duvida de regulagem de luneta
» Regulagem de Luneta em Balestra !
» Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta
» 3 Dot Dual Color Optic

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: