ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 8:14 pm

Eae gente,

tava ensaiando pra faze um arco a um tempinho atras, e agr consegui um pedaço de assoalho de Ipê  ( DE GRATIS HEHE ) e criei esse post pra futuras duvidas que venham a surgir e estou aberto a sugestoes  Smile 


Segue o meu projeto:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Provavelmente vo começa a desbasta a madeira semana que vem, e entao crio um otro tópico com o resultado final...

Mais uma vez digo, fiquem a vontade de postar qualquér tipo de comentário / sugestão .

Vlw

PS: Minha altura é +- 1,80 então acho que o tamanho do arco esta adequado não ?
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 8:29 pm

Boa sorte! Aliás, do que será o backing?
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 8:50 pm

cara se vai precisar fazer um backing bom ou com fv ou com bambu pq como a tabua e de assoalho não deve respeitar o sentido da madeira então cola um backing bom pra não estourar e vc ficar com cara de bunda
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 9:11 pm

Ainda to pensando no backing, vi esse site aki e fique "tentado" a experimentar o de papel ( usaria papel pardo e cola, fazendo umas 6 camadas ) ou então uma misturinha de vibra de vidro ( akela q vem uma redinha enrolada) com courinho ( tb em camadas)...

Quanto a qualidade ma madeira, fiquei imprecionado pois as o corte é ( quase) perfeitamente paralelo as fibras da madeira...



Ahh, o backing de bamboo ja ta eliminado, pois pelo que vi é bem trabalhoso ( de encontrar o bamboo e de aplicar )  e eu n tenho nenhuma pratica com madeiras, muito menos em fazer arcos, então fica pra próxima...
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 9:19 pm

jonnyosbourne escreveu:
Ainda to pensando no backing, vi esse site aki e fique "tentado" a experimentar o de papel ( usaria papel pardo e cola, fazendo umas 6 camadas ) ou então uma misturinha de vibra de vidro ( akela q vem uma redinha enrolada) com courinho ( tb em camadas)...

Quanto a qualidade ma madeira, fiquei imprecionado pois as o corte é ( quase) perfeitamente paralelo as fibras da madeira...



Ahh, o backing de bamboo ja ta eliminado, pois pelo que vi é bem trabalhoso ( de encontrar o bamboo e de aplicar )  e eu n tenho nenhuma pratica com madeiras, muito menos em fazer arcos, então fica pra próxima...
qualquer coisa compra uma lamina pronta de fv na rd arqueria as vezes compensa
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 9:39 pm

Esse 1 arco pretendo fazer bem artesanal e homemade, + gostei dessa idéia da lamina de fv, n sabia onde vendia... Talvez adote elas para um futuro projeto hehehe

Vlw pela ideia
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 10:04 pm

Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 10:26 pm

carlos ferreira escreveu:
Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
60 lb em um long não e tanto e acho que se a pessoa ja atirar a algum tempo não haverá problemas os arcos ingleses antigos tinham 120 lbs
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 11:03 pm

fishingwithabow1 escreveu:
carlos ferreira escreveu:
Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
60 lb em um long não e tanto e acho que se a pessoa ja atirar a algum tempo não haverá problemas os arcos ingleses antigos tinham 120 lbs

Vishh, tipo, se eu usar FV vai ser a q é uma redinha, n sei se a diferença será tanta, + so iniciante em arquearia ( apesar de ja ter "brincado" varias vezes com arcos ) esperava algo em torno de 40lb...   Acho q o geito é faze como no projeto e dps se necessário ir desbastando aos poucos...

Tem algum problema / contra indicação de começa com uma libragem alta?
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 11:27 pm

jonnyosbourne escreveu:
fishingwithabow1 escreveu:
carlos ferreira escreveu:
Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
60 lb em um long não e tanto e acho que se a pessoa ja atirar a algum tempo não haverá problemas os arcos ingleses antigos tinham 120 lbs

Vishh, tipo, se eu usar FV vai ser a q é uma redinha, n sei se a diferença será tanta, + so iniciante em arquearia ( apesar de ja ter "brincado" varias vezes com arcos ) esperava algo em torno de 40lb...   Acho q o geito é faze como no projeto e dps se necessário ir desbastando aos poucos...

Tem algum problema / contra indicação de começa com uma libragem alta?
sim potencia voce regulara no tiller não se preocupe com isso agora
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 4:54 pm

fishingwithabow1 escreveu:
carlos ferreira escreveu:
Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
60 lb em um long não e tanto e acho que se a pessoa ja atirar a algum tempo não haverá problemas os arcos ingleses antigos tinham 120 lbs





OQUEEE? EXPERIMENTE ARMAS UM LONGBOW COM MAIS DE 60# PRA TU VER! DIVERSOS E DIVERSOS DISPAROS! TU VAI FICAR RENDIDO RAPÁZ!Shocked Shocked 
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 5:26 pm

boconcelob escreveu:
fishingwithabow1 escreveu:
carlos ferreira escreveu:
Cara o projeto ta lagal, mais achei que vai ficar quase impossivel de armar esse arco, olha só a parte final da madeira vai ficar com 10mm, mais 3camadas de fibra de vidro, vai pra quase 15mm considerando a duresa do ipe e a rigides q a fv adiciona, n sei se estou falando besteira, mais esse arco deve ficar com umas 60lbs e olhe la!!

Alguem mais esperiente me corrija por favor se eu estiver errado!
60 lb em um long não e tanto e acho que se a pessoa ja atirar a algum tempo não haverá problemas os arcos ingleses antigos tinham 120 lbs





OQUEEE? EXPERIMENTE ARMAS UM LONGBOW COM MAIS DE 60# PRA TU VER! DIVERSOS E DIVERSOS DISPAROS! TU VAI FICAR RENDIDO RAPÁZ!Shocked Shocked 
cara eu atiro com um recurvo de 50 lb e to tranquilo 60 sei que e pesado mas para quem atira ja tem um tempinho não e tão forte assim tem gente que atira com arcos muito mais pesados que isto, mas como ele e iniciante e bom não ser pesado mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 9:36 pm

Cara, faz o molde e corta a madeira, ai quando estiver pronto vc vai desbastando a madeira, eu no meu caso, faria o segunte, deicharia bem mais fino, com 5mm, ai faria duas camadas de fv e estaria, se ficar fraco colocaria mais duas, cara como.vc é iniciante, o ideal seria um arco de no maximo 30lb, se vc pegar um arco de 40 libras e fizer ancoragem.e puxada errada, vc pode se lesionar, e se a.postura n for boa ai q é pior ainda!! Faz.um arco fraco, lembre-se q é apenas seu primeiro arco, e daki a pouco vai.querer fazer, recurvos, long bow e tudo mais! Então.faz um arco fraco, a intenção é se divertir e n ficar puto por n consegui puxar seu arco!

N queira dar uma de hercules, 60lb.é muitaaaaaaaaa libra!
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 2:25 pm

To tendo problemas nas costas por causa das bestas, mais de 45# eu não arrisco shuahsau! Prefiro preervar as costas e atirar por mais um tempinho! Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 2:35 pm

eu comecei atirando comum arco recurvo 25 lb hoje to com um de 50lb agora estou comprando um horsebow de 50 também vai de vagar que vale a pena começa com 30 daqui a pouco 40 e depois se voce achar que estiver pronto passa 50,60,70 e assim vai
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeQua Ago 07, 2013 10:11 pm

Uma duvidasinha, na vdd 2...

Pra faze a forma basica do arco uso uma tico tipo ou serra de arco ?

E pra afina as laminas, n tenho plaina, o que posso usa ??
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 10:48 am

Ta aí uma dúvida que eu também tenho. Como aonde moro não tem lâmina certa pra arco em nenhuma madeireira que procurei, vou fazer as lâminas com laminado pra móveis, onde a chapa mais grossa que consigo tem 0.5mm. Penso em fazer três camadas desse laminado, uma de fibra de vidro e mais três de laminado, e prensar. Não vai ter espessura diferenciada, mas é um teste que preciso fazer, é a única solução acessível que me vem a mente.

Edit: Sobre afinar, tenta lixando. Vai dar um trabalho muito maior, mas é uma solução. E acho que uma plaina nem é muito cara. Você tem espaço pra trabalhar no arco? Isso faz muita poeira.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 12:12 pm

Tanto no Tillering como para dar forma, procure utilizar Plaina e raspilha! Sem isso, acho que serra serve, há alguns videos dos meliantes usando serra Fita!



Porém, os caras usam laminas que são coladas e introduzidas na forma!
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 11:18 pm

Espaço tenho sim, e meu pai disse q tem uma raspilha (só falta acha agora kkk)

+ talves eu compre uma plaina manual, vi umas por 30 conto, acho q vale a pena o investimento....
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitimeSeg Ago 12, 2013 1:23 am

Ja Dei a forma basics do Arco (falta só corta e cola a empunhadura) ...
Porra madeira dura, acho q vo ter q afina pra +- 0,7mm pra mim consegui umas 30 lb...

Tava pensando esquentar a madeira no fogo pra "molda" na forma do arco como ja vi em vídeos,o q vcs acham?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow    Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu ( primeiro ) projeto de Flatbow
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projeto de Férias - American Flatbow laminado
» Primeiro projeto - Inicio
» primeiro projeto quase concluido - RECURVE TAKEDOWN
» Projeto de minha besta caseira
» flatbow homemade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: