ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)

Ir para baixo 
+11
Alexandre_Ramos
manoel pedro farinha
Bolches
fontes
Erminio
sampaioas
xX_Rizzi_Xx
Valter
Frederico Araújo
TRC
Fire Rider
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 03, 2014 9:18 pm

ola amigo ruy....parabens....vc ajudou muito era justamente o que eu estava
precisando.....muito obrigado....se eu precisar sanar alguma duvida te chamo ok.
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 05, 2014 5:54 pm

Bolches escreveu:
Cara sua iniciativa nesse topico eh surpreendente!!!

Comecei na Arquearia há apenas dois meses, estou apaixonado!!

o grande problema aqui na minha região eh um local para treinar, moro em Cambé colado na cidade de Londrina, eu acredito que temos por volta de umas quinze pessoas que goste de arco e flecha e ja tenha equipamentos, atualmente eu pratico sempre com mais 4 amigos, e o local para a pratica realmente é um grande obstaculo, usamos atualmente um clube de regatas abandonado que fica proximo, vou tentar novamente um vinculo com uma associação daqui da minha cidade, e acabei de ter uma ideia sobre usar uma chacara para fazer um indoor improvisado!! Acha que uma faixa de terreno de 15m por 80mts da pra fazer um indoor??
A chacara em questão é perto de casa, e acredito que com baixo investimento conseguimos deixar ela utilizavel!!!

Abraço e continue provendo ideias!!!
Esse topico esta no meus favoritos!!

Olá,

Com esse espaço eu iria direto para um outdoor. Espaços para prática indoor são necessidade para países com inverno muito rigoroso. Para quem conhece, é impossível atirar várias flechas e seguidamente com temperaturas baixas.
Vejo o Brasil com uma enorme vantagem climática. Temperaturas acima de 10 graus prevalecem durante uma boa parte do ano, senão o ano todo. E é muito mais gostoso atirar próximo à natureza.
Essa foto abaixo é uma área de tiro improvisada no meio das pedanas de tiro esportivo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para minimizar o custo inicial, esses alvos de pneus são fáceis de construir e baratos (eu não gastei absolutamente nada). O único investimento seria a construção de um toldo ou cobertura de telha tipo brasilit para abrigar os atiradores do sol ou da chuva, um local para guardar alguns materiais e possivelmente um sanitário. Para distâncias acima de 30 metros eu já recomendaria construir uma antepara maior (aquela de tela de galinheiro) para não perder as flechas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Se esse clube "abandonado" tiver as instalações apropriadas bastaria montar um  toldo (desses grandes que os farofeiros levam para a praia  Very Happy ).

Deixe o local limpo (livre de lixo, entulhos e grama aparada) e agradável e logo aparecerão mais pessoas para praticar. A primeira impressão é a que fica.

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo ruy....parabens....vc ajudou muito era justamente o que eu estava
precisando.....muito obrigado....se eu precisar sanar alguma duvida te chamo ok.
um abraço.

Estamos aqui para isso mesmo. Divulgar o conhecimento e o esporte.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 05, 2014 10:57 pm

Ola Ruy,

Primeiro queria te parabenizar pelo material postado, realmente de muita qualidade e utilidade.

Gostei bastante do alvo feito de Stramit, pelo que está escrito no projeto ele chega a durar até 3 anos, mesmo com uso frequente, e me parece a melhor estética, sem contar que o alvo fica "reto" sem aquela barriga que costume ficar os alvos de retalhos.
O problema é que não encontrei onde comprar esse Stramit, buscando na internet só achei em sites gringos, você conhece algum lugar que venda no Brasil ou algum material alternativo com as mesmas características?
Ir para o topo Ir para baixo
Alex Lima

Alex Lima


Mensagens : 399
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 44
Localização : Interior SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 06, 2014 8:07 am

Excelente tópico. Deveria ficar fixo.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 06, 2014 9:07 am

Alexandre_Ramos escreveu:
Ola Ruy,

Primeiro queria te parabenizar pelo material postado, realmente de muita qualidade e utilidade.

Gostei bastante do alvo feito de Stramit, pelo que está escrito no projeto ele chega a durar até 3 anos, mesmo com uso frequente, e me parece a melhor estética, sem contar que o alvo fica "reto" sem aquela barriga que costume ficar os alvos de retalhos.
O problema é que não encontrei onde comprar esse Stramit, buscando na internet só achei em sites gringos, você conhece algum lugar que venda no Brasil ou algum material alternativo com as mesmas características?

Olá Alexandre,

Em todos os clubes indoor que frequentei eles utilizavam Stramit. Até mesmo nas anteparas de tiro exterior são utilizados os Stramit. Aguenta muita porrada, sol, chuva e além de tudo é biodegradável e anti chama.
Existem também os mousses de espuma mas mais caros e frágeis também.
O Stramit, para ter uma base, custa em torno de 300 reais para um metro quadrado de alvo por 25 cm de espessura (segura uma flecha de composto até 70#). O único problema é retirar uma flecha de um arco acima de 60#. Existe até uma ferramenta própria para isso.
Os mousses de espuma densa custam em torno de 350 reais para a mesma especificação. Essas espumas geralmente vem com o centro do alvo (onde pegam mais flechas) previamente cortado em cilindro para ser substituído uma vez que deteriora mais rapidamente.

Infelizmente esses materiais são difíceis de serem encontrados no Brasil.
Havia um substituto para Stramit feito com bagaço de cana que estava em fase experimental e não sei se continuaram uma vez que havia problemas técnicos e econômicos também.
Em substituição às espumas, existem os alvos feitos de camadas de neoprene pelo Nacaxe. Devo contactá-lo esta semana para ver a dimensão correta e o custo.
Eu, particularmente, optaria por anteparas móveis ao invés de uma inteira fixa. Se o $ não for muito limitante, iniciaria com 3 alvos de neoprene (são pesados e não podem ser movimentados frequentemente) sobre cavaletes de madeira com rodízios, a 18 metros, 30 metros e 50 metros. E conforme a melhoria dos arqueiros, passaria para os alvos de pneus que são menores e custo zero.

Essa foi a razão pela qual coloquei as anteparas de tela de galinheiro e pneu, ambos recheados com trapos, pois são muito mais fáceis de fabricar e encontrar no Brasil. E são ecológicos também porque utilizam materiais que seriam descartados na natureza.

De qualquer forma existem várias opções. Uma parede feita de anteparas de tela de galinheiro (ou cortina de lona) junto com alvos de pneus à frente. A parede serviria somente para aparar as flechas perdidas.

Na foto que postei anteriormente você pode observar o muro ao fundo protegido com pneus e areia. Esse artifício é muito utilizado para aparar balas de até .40 e tranquilamente serve também para flechas. O único porém é que uma flecha que perfurar a banda do pneu dá um pouco de trabalho para ser removida.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 4:07 pm

Olá,

Iniciado site outdoor, concluído até "Escolha do Terreno".

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 26, 2014 6:53 pm

Arquivo atualizado.
Proteção e segurança de um site outdoor.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 2:30 pm

cheers Prezado Mestre arqueiro Ruy. Só pessoas como você, fazem as propostas prosperarem e torna-se realidade. Francamente sua dedicação a arquearia realmente é notável. Essa proposta de criação de mais um ambiente propicio para a prática de arco e flecha, realmente merece o nosso apoio e aplauso cheers cheers cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 6:44 am

Brutus escreveu:
cheers Prezado Mestre arqueiro Ruy. Só pessoas como você, fazem as propostas prosperarem e torna-se realidade. Francamente sua dedicação a arquearia realmente é notável. Essa proposta de criação de mais um ambiente propicio para a prática de arco e flecha, realmente merece o nosso apoio e aplauso cheers cheers cheers 

"Mestre arqueiro" você exagerou.  Very Happy 

Eu aprendo com e como vocês. Como possuo perfil de educador, acho que tenho no sangue essa prática de difundir conhecimento.
Mas como bem disse, educador e não doutrinador esquerdista ultrapassado.

Nova atualização, complementação sobre segurança em sites outdoor e alvos.
Vou diminuir um pouco o rítmo porque a temporada de outdoor começa somente daqui a dois meses e até lá não tenho muitas fotos e exemplos de casos. Assim que conseguir, completo o material.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 5:44 pm

Nova atualização.
Estudo de casos de sites outdoor - Villeneuve D'Ascq, com fotos e comentários.

O link para download encontra-se na primeira página.
É mais fácil baixar o PDF para depois abrir o material atualizado. No canto superior esquerdo do OneDrive tem a opção "Baixar".
O arquivo tem aproximadamente 14 megas.

Nas próximas semanas terei mais fotos de outros sites.

Bons tiros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeDom Ago 17, 2014 7:36 pm

Para quem teve paciência de acompanhar este tópico, até o final do ano, desde que seja aprovado pela diretoria do clube, colocarei um caso real brasileiro.
Desde a escolha do terreno, adequação, segurança e anteparas de tiros. E principalmente como conseguir adesões e apoio. Um blog  Suspect 
Ir para o topo Ir para baixo
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 20, 2014 1:00 am

Ruy escreveu:
E principalmente como conseguir adesões e apoio.

Esse está sendo nosso principal problema aqui em Bauru-SP, Ruy! =X
Assim que possível, poste isso, POR FAVOR!!!

Parabéns por esse tópico FENOMENAL!!


Único problema, é que eu acho que o link está quebrado! Porque fica dando erro pra acessar! =X
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 20, 2014 8:48 am

Bayker escreveu:
Ruy escreveu:
E principalmente como conseguir adesões e apoio.

Esse está sendo nosso principal problema aqui em Bauru-SP, Ruy! =X
Assim que possível, poste isso, POR FAVOR!!!

Parabéns por esse tópico FENOMENAL!!

Único problema, é que eu acho que o link está quebrado! Porque fica dando erro pra acessar! =X

Nessa guerra entre a Google e a Microsoft, perdemos nós...
Coloquei dois links na primeira página, uma para quem estiver utilizando Windows e outro para quem estiver utilizando Android.
Ambos, faça o download do arquivo antes de abrir.É mais rápido e menos problemático.


Quanto a adesões e apoio, no meu caso, é um clube particular com associados que possuem poder aquisitivo para adquirir material próprio. Por uma lado é mais fácil mas por outro lado dependo do gosto de um público bastante restrito. Diferentemente, uma associação aberta permite ter uma maior clientela apesar do poder aquisitivo menor mas que dependerá do material do clube para praticar.
Perto de outros esportes, o tiro com arco é um esporte relativamente barato. O investimento maior fica por conta do local e a adequação que para um país de dimensões continentais como Brasil não é nenhum empecilho. Obviamente se começar a entrar em competições de alto nível torna-se caro como toda e qualquer outra modalidade.

Uma coisa que aprendi ao longo da minha carreira é que tudo que for fazer, trate-a como um negócio. Faça um plano de negócio que mostre claramente quais os resultados esperados com plano de acompanhamento e correções necessárias.
Dependendo da entidade, o "lucro" pode ser retenção, participação ou qualquer outra figura de mérito mensurável. Mas tudo muito claro e objetivo para que o "investidor" não se sinta lesado ou em dúvida.

Não tenho nenhum exemplo para o caso específico do tiro com arco. Você poderá desenvolver o seu ou aguardar algumas semanas até que eu tenha um exemplo do que enviarei para a diretoria do meu clube. Mas entenda que cada caso é bastante específico.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 20, 2014 1:43 pm

Obrigadão mesmo Ruy!

Aguardarei! XD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 29, 2015 8:32 pm

Uma excelente iniciativa dos arqueiros da ALTA (Londrina PR) e AMAF (Maringá PR), organizando torneio em conjunto e utilizando locais públicos para a prática.

Hoje estive na pequena cidade de Lupionópolis PR em que o recinto utilizado para a Festa do Peão foi cedido pela prefeitura para o torneio de tiro com arco.
O local é ótimo, amplo e coberto. A infraestrutura já está pronta e maximiza o aproveitamento do local e investimento público.
Seguem algumas fotos do local.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)   Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor) - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Locais de prática de tiro com arco
» Locais para prática de tiro com arco
» Locais para prática do tiro com arco [CONTRIBUA]
» Locais para pratica de tiro Prox a Ribeirao
» Locais para a prática de tiro ao alvo com Balestra no Rio de Janeiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: