ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mais um iniciante!

Ir para baixo 
+4
Ruy
Bruno Garcia
TRC
vithorleal
8 participantes
AutorMensagem
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 7:28 pm

Olá gente, tudo bem?

Então, sou de Campinas (SP) e tô pensando em fazer um curso de arqueria agora nas férias da faculdade em dezembro/janeiro. Aí, fui me interessando por arcos e tudo mais (nunca atirei ainda, mas já tô bem ansioso pra ver como é!). Claro, uma das primeiras coisas que comecei a pesquisar é sobre o arco, acessórios eu vejo depois!

Então, como já disse, sou iniciante. Provavelmente, durante o curso que farei nas férias, receberei várias instruções acerca dos arcos e tudo mais. Pelo que eu me conheço, imagino que o que eu goste mesmo é de arco recurvo (mais especificamente, gamei naqueles reflex-deflex). Só uma dúvida: arco tradicional e recurvo são a mesma coisa? Tradicional quer dizer que é feito de madeira e o recurvo não necessariamente, certo? Tem muita diferença de performance (velocidade de disparo/precisão)?

Voltando, então, aí queria ter alguns conselhos de vocês... Tem arco que presta no Brasil (acho que sim, certo?!) ou a melhor coisa a se fazer é importar? É seguro o processo de importação? Um vendedor importa pra mim ou eu mesmo posso? Outra coisa: primeiro arco não é pra sempre (aliás, duvido que qualquer arco seja pra sempre, mas vcs entenderam!), certo? Mas, digamos que eu pegue gosto pela coisa e tudo mais. O arco de iniciante ficará "muito simples" pra mim muito rápido? Meu medo, é claro, é gastar uma grana preta num arco e, sei lá, depois de 6 meses já sentir a necessidade de trocá-lo. Não pretendo virar atirador olímpico, longe disso!, mas também não é por isso que vou pegar um arco porcaria só porque sou iniciante... Lembro que já tentei tocar violão e meu primeiro violão era tão ruim que desisti... Depois de uns anos peguei um violão +/- bom e hoje toco malemá! Razz

Bom, minhas medidas são as seguintes:

Altura: 1,85m
Envergadura: 1,88m (aprox., medi com uma trena sem auxílio de ninguém... mas deve ser isso +- 3 cm).
Olho dominante: direito
Destro de mão, também.
Peso: 91kg.

Então gente... Já fiz bastante academia e tudo mais, mas até onde pesquisei no fórum, isso é completamente irrelevante pra iniciantes na arqueria. Então, gostaria de saber a respeito da libragem e da altura/comprimento do arco: o que seria o ideal pra mim? 30lbs? 25lbs? Pensando que, provavelmente, minha puxada vai ser maior que 28" (29.5" ~ 30", pelas minhas contas grosseiras!)... O que eu quero fazer com o arco? Nem eu sei, honestamente! Mas é o seguinte: além do quintal, que aqui é até bem grande (dá uns 10m de largura e, da frente da casa até a parede do quintal - tem 2 corredores laterais desobstruídos por onde poderia atirar - tem mais ou menos uns 25m) e moro num condomínio que tem um campinho de futebol que nunca é utilizado por ninguém - campINHO... Não tenho a menor ideia da medida, mas deve ser por aí também, uns 20m~30m. Então, além do quintal eu pretendo praticar target... Field eu não sei, não gosto muito de "caçar" (o que exatamente é Field?!) e não sei se me vejo indo a muitos "fields" por aí! (Apesar de morar em Barão Geraldo - subdistrito de Campinas - que é cheio de lugar assim).

Aí, sobre flechas, querer mesmo é de carbono, né, por causa da durabilidade e da leveza... Mas 70 reais em UMA flecha é meio acima do meu orçamento! Então, não sei se compensaria... 6 flechas tá bom pra um iniciante? Menos, mais? Falando nisso, não tenho um orçamento fechado... Como só pretendo comprar o arco ano que vem (lá pra julho/2014), depois que eu tiver certeza sobre meu gosto pela coisa e tiver mais sossegado no quesito $$$, ainda não pensei nisso direito. Mas fico pensando em algo de no máximo R$1000 SE eu puder parcelar... Se tiver que ser a vista, não sei, mas bem menos (uns R$600~800). Isso, claro, só contando o arco. Aí ainda tem flecha, acessório, mira, rest, etc...

Então gente, deu pra ver que eu tenho várias dúvidas! Será que vocês são bonzinhos de respondê-las?!
Valeu hein!?
AH! Vocês conhecem alguém de Campinas?! Obrigado!


EDIT
Vi o site do MEGASEBA e estava olhando os recurvos... Qual a diferença entre cada punho/lâmina? Eu imagino que as lâminas sejam específicas por conta da libragem só, mas e os punhos? O que é melhor pra um iniciante (objetivamente): madeira (tradicional?) ou aço/alumínio (recurvo)? Ou isso só depende da preferência de cada um? Última dúvida (prometo!): o que é um arco "Take Down"? Vi no site dele o ' ARCO TAKE DOWN BUCK TRAIL LEOPARD 62'' ' e fiquei em dúvida sobre a diferença dele pra um recurvo reflex/deflex comum...


Última edição por vithorleal em Seg Nov 18, 2013 7:40 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Adendos!)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: iniciante   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 9:48 pm

Sua puxada vai ser mais ou menos umas 29,6 polegadas, aqui pelos meus cálculos.
Além da puxada sua altura é grande, se for usar longbow, talvez seja melhor um arco grande.
Se for usar arco com lâminas removíveis, take down, melhor seria lâminas longas.
Se você usar um arco muito pequeno, ficaria desproporcional à sua altura.
Você escreveu: "Já fiz bastante academia e tudo mais, mas até onde pesquisei no fórum, isso é completamente irrelevante pra iniciantes na arqueria"
Academia, esporte, ginástica, qualquer coisa que deixe os músculos do braço fortalecidos, na minha opinião, é primordial.
Arcos compostos têm regulagem de potência, longbows não têm.
Quem não tem preparo físico, teria dificuldade para manter um arco de 40 libras na mira por muito tempo ... a mão treme.
Quem faz academia, segura tranquilo.
Ir para o topo Ir para baixo
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 10:00 pm

Certo...

Não pretendo usar longbow não... Se não for o recurvo "olímpico", seria o takedown, que nada mais é que um recurvo feito de madeira mesmo. Tô parado na academia, mas tenho como fazer uns exercícios aqui em casa mesmo. Vi, inclusive, alguns exercícios próprios e direcionados pra arqueria... Aí vou tentar fazer, ver se quando for fazer aulas isso ajuda.

Outra coisa, o que seriam lâminas "longas"? Tem como eu saber isso quando for comprar o arco? E o quão longa deve ser? Essa medida eu tiro de onde?

Valeu! E, ah, postem mais, pls!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:04 pm

Take down pode ser olímpico ou não, mas todos são arcos recurvos.
As lâminas de take down têm medidas padronizadas: curtas, medias, longas.
Dê uma olhada nos tópicos, tem arco de todo tipo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:06 pm

vithorleal escreveu:
Certo...

Não pretendo usar longbow não... Se não for o recurvo "olímpico", seria o takedown, que nada mais é que um recurvo feito de madeira mesmo. Tô parado na academia, mas tenho como fazer uns exercícios aqui em casa mesmo. Vi, inclusive, alguns exercícios próprios e direcionados pra arqueria... Aí vou tentar fazer, ver se quando for fazer aulas isso ajuda.

Outra coisa, o que seriam lâminas "longas"? Tem como eu saber isso quando for comprar o arco? E o quão longa deve ser? Essa medida eu tiro de onde?

Valeu! E, ah, postem mais, pls!
Take down é o arco que desmonta. Vc tem arcos one piece (uma única peça) e take down (um riser, e duas lâminas). Só isso.
Se quer olímpico, pega um arco que a combinação Lâminas + riser fique em torno de 68'' a 70''. Isso [e especificado na hora de comprar.
Ir para o topo Ir para baixo
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeSeg Nov 18, 2013 11:12 pm

Ah, entendi!

E sobre o resto?? (1º post)

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 5:47 am

vithorleal escreveu:

Então, sou de Campinas (SP)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Converse com o Jener Sato, excelente instrutor, credenciado nos EUA e FITA (Suíça).

vithorleal escreveu:

arco tradicional e recurvo são a mesma coisa?
Existem várias interpretações. Arqueria tradicional pressupõe utilização de materiais mais primitivos, madeira, rest de couro e flechas de madeira.
O recurvo é a geometria do arco. Existem recurvos antigos como os mongóis e os atuais modernos utilizados nas olimpíadas.

vithorleal escreveu:

Mas, digamos que eu pegue gosto pela coisa e tudo mais. O arco de iniciante ficará "muito simples" pra mim muito rápido? Meu medo, é claro, é gastar uma grana preta num arco e, sei lá, depois de 6 meses já sentir a necessidade de trocá-lo.
Não compre nada no primeiro ano. Você mora numa região onde existem vários praticantes e clubes excelentes que dispõem de farto material.
E é exatamente isso. Se comprar agora, sem conhecimento, em alguns meses precisará trocar por um outro, principalmente as lâminas.
Converse com o seu futuro técnico e você terá a melhor orientação possível.

vithorleal escreveu:

Aí, sobre flechas, querer mesmo é de carbono, né, por causa da durabilidade e da leveza...
Existem flechas de madeira, fibra de vidro, alumínio (liga), alumínio-carbono e carbono.
É um mito achar que as hastes de carbono são as melhores. Depende muito do fabricante.
Eu já comprei flechas de carbono piores que as flechas muito mais baratas de alumínio.
Aqui o preço geralmente caminha junto com a qualidade.
Mas, mais uma vez, dependerá do seu nível. Para atirar 10 metros, iniciante, qualquer uma serve, respeitadando obviamente o spine.

Bons futuros tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 8:50 am

vithorleal escreveu:


EDIT
Vi o site do MEGASEBA e estava olhando os recurvos... Qual a diferença entre cada punho/lâmina? Eu imagino que as lâminas sejam específicas por conta da libragem só, mas e os punhos? O que é melhor pra um iniciante (objetivamente): madeira (tradicional?) ou aço/alumínio (recurvo)? Ou isso só depende da preferência de cada um? Última dúvida (prometo!): o que é um arco "Take Down"? Vi no site dele o ' ARCO TAKE DOWN BUCK TRAIL LEOPARD 62'' ' e fiquei em dúvida sobre a diferença dele pra um recurvo reflex/deflex comum...
Os recurvos olimpicos que viu de aluminio uo carbono não são nada recomendados para um iniciante. São arcos intermediarios ou top leva um tempo chegar neles (e bastante treino)
O buck trail e um arco recurvo de caça basicamnete (por isso o tamanho reduzido)
Depois tem o optimo que e um arco para iniciante ou seja para quem esta aprendendo. Se tem lugar de pratica perto nao compra nada vai la e veja porque e muitos casos o arco baisco e emprestado.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 3:37 pm

Entendi, pessoal!

Ok! Eu vou falar com o Sato provavelmente em Dezembro. Não fica tãooo longe de casa (podia ser do lado né! aí eu ia todo dia!), então dá pra ir de boa fazer as aulas. Vou lá conversar com ele nas férias e, conforme for, já me matriculo no curso para iniciantes que, pelas informações que ele me passou por email, dura 2 meses + ou -. E, claro, não vou comprar nada até lá... Talvez, quando o curso começar, eu compre os equipamentos básicos de proteção, tipo protetor de braço, peito e uma luva "bearpaw" de três dedos (mesmo que eu use recurvo olímpico, pareceu pra mim a luva de instintivo mais confortável).

Aí, vejo como funciona lá na Arco CTE aqui em Campinas. Eu imagino que, apesar de o arco ser emprestado, ele é emprestado para as aulas somente. E, provavelmente, depois que o curso terminar (e, se me conheço bem, até durante o mesmo) vou ter vontade de atirar em casa ou no "campo de futebol" que tem aqui no condomínio mas nunca é usado e, o melhor: fica numa baixada, então a segurança é garantida pois não tem circulação de pessoas ou animais por ali. Aí, talvez eu compre um SF Optimo+ mesmo (desse que o megaseba passou aí!). Simples, claro, mas tendo em mente que sou um bebê na arqueria e gastar dinheiro com arcos super caros de início me parece meio ignorante, considerando que provavelmente não irei usufruir de tudo o que o arco pode me dar, bem como gastando menos agora sobra mais pra investir direito num arco mais pra frente quando (e SE) eu aderir ao esporte de verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: aulas   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 4:09 pm

Boas palavras, menino Vithor.
Primeiro as aulas e contato com os diversos tipos de arco.
Depois ... compre aquele equipamento que mais lhe agrade.
Muito certo, é isso mesmo!
Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
MSarri

MSarri


Mensagens : 150
Data de inscrição : 17/09/2012
Idade : 45
Localização : Valinhos

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 5:17 pm

Fala vithorleal,
Meu primeiro contato com arco e flecha foi no CTE do Sato, fiz o curso básico com ele e depois o de composto, vale muito a pena para saber se vai gostar, sem gastar muito dinheiro.
Temos um grupo aqui em Campinas, praticamos aos finais de semana, Eu, o Ottomano e o Rafael_p, aqui do fórum.
O Rafael atira de recurvo, eu e o Otto de composto, mesmo não tendo arco se quiser aparecer um dia para bater papo e acompanhar uns tiros, está convidado.

Forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 5:46 pm

Olha só o fórum ajudando no meu aprendizado! Haha!

Muito bom, MSarri! Então, um dia apareço sim! Onde vocês atiram? E, ah, obrigado pelo convite!

Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 5:57 pm

MSarri escreveu:
Fala vithorleal,
Meu primeiro contato com arco e flecha foi no CTE do Sato, fiz o curso básico com ele e depois o de composto, vale muito a pena para saber se vai gostar, sem gastar muito dinheiro.
Temos um grupo aqui em Campinas, praticamos aos finais de semana, Eu, o Ottomano e o Rafael_p, aqui do fórum.
O Rafael atira de recurvo, eu e o Otto de composto, mesmo não tendo arco se quiser aparecer um dia para bater papo e acompanhar uns tiros, está convidado.

Forte abraço.
Com essa foto no Avatar duvido que alguém aceite seu convite....rsrsrs. Eu teria medo!
Vithorleal, apareça sempre que quiser...
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 5:57 pm

Atiramos em Valinhos cidade Vizinha, proximo ao Caribe Center.

mas vamos de carro pra lá..eu e o Otto que moramos em Campinas, as vezes revezamos as vezes vamos cada um com seu carro..podemos combinar de se encontrar no caminho...tenho um recurvo de 58" de 30 libras sobrando..se quiser eu levo ele pra vc atirar com a gente.
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 6:00 pm

Rafael_p escreveu:
Atiramos em Valinhos cidade Vizinha, proximo ao Caribe Center.

mas vamos de carro pra lá..eu e o Otto que moramos em Campinas, as vezes revezamos as vezes vamos cada um com seu carro..podemos combinar de se encontrar no caminho...tenho um recurvo de 58" de 30 libras sobrando..se quiser eu levo ele pra vc atirar com a gente.
Pronto, agora que não vai mesmo. O Che Guevara fumando charuto convidando!
Ir para o topo Ir para baixo
vithorleal




Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 30
Localização : Campinas (SP)

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 6:06 pm

HAHAHAHAHAHAHA

SENSACIONAL!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/vithorleal
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: iniciante   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 6:35 pm

Mais um arqueiro batizado aqui no forumeiros, hem?
Com o pessoal de Campinas, estará em boas mãos.
Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
MSarri

MSarri


Mensagens : 150
Data de inscrição : 17/09/2012
Idade : 45
Localização : Valinhos

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 9:57 pm

Foto de onde praticamos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Muita calma nessa hora... a foto não foi, não faz mal, outra hora vc conhece o local...kkkk


Última edição por MSarri em Ter Nov 19, 2013 10:26 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: foto   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 10:16 pm

Falhou?
Tente novamente!!
Ir para o topo Ir para baixo
MSarri

MSarri


Mensagens : 150
Data de inscrição : 17/09/2012
Idade : 45
Localização : Valinhos

Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitimeTer Nov 19, 2013 10:29 pm

TRC escreveu:
Falhou?
Tente novamente!!


Blz, tá ai.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mais um iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Mais um iniciante!   Mais um iniciante! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mais um iniciante!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais um Iniciante - Qual arco é mais vantajoso?
» Mais um iniciante...
» mais um iniciante
» Ajuda Mais um iniciante!
» Dúvidas de Mais Um Iniciante.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: