ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas no meu primeiro arco

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQua Dez 04, 2013 8:39 pm

Boa noite pessoal.

Estou fazendo meu primeiro arco e escolhi a madeira Ipê Cumaru. Já li em alguns sites que comentam que os arcos em ipê ficam mais finos que de outras madeiras, por ele ser mais duro.

Mas estou preocupado, pois já estou achando fino demais. A parte mais fina da lâmina já está com 3/8", só que quando puxo no tiller até 18", está marcando 34lbs.

O problema é que estou começando a ouvir um pequeno barulho quando puxo até 20" (isso que o arco não está nem com a corta curta ainda).

Vai uma foto em anexo. Vocês podem me dar vossas opiniões?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 8:08 am

eaarsand escreveu:
Boa noite pessoal.

Estou fazendo meu primeiro arco e escolhi a madeira Ipê Cumaru. Já li em alguns sites que comentam que os arcos em ipê ficam mais finos que de outras madeiras, por ele ser mais duro.

Mas estou preocupado, pois já estou achando fino demais. A parte mais fina da lâmina já está com 3/8", só que quando puxo no tiller até 18", está marcando 34lbs.

O problema é que estou começando a ouvir um pequeno barulho quando puxo até 20" (isso que o arco não está nem com a corta curta ainda).

Vai uma foto em anexo. Vocês podem me dar vossas opiniões?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado desde já.
Uma alternativa é fazer um backing com fibra de vidro ou bambu pra ter certeza que não vai quebrar, e ainda vai ter a vantagem de ficar com mais potência!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 8:32 am

Olá eaarsand, tudo joia?

Cara, seu bow ta ficando bem bonito, mas ta com uns probleminhas... =\

Não da pra ter certeza de como vc ta fazendo, pois não tem uma foto frontal dele, mas me parece que é um modelo parecido com um flatbow....

Enfim, coloquei uma imagem aqui embaixo...  repare que a parte que está tendo mais stress no bow, é a parte em azul...  quando vc puxa ele, é nessa parte que o seu arco está trabalhando.

Na parte em vermelho, nas pontas ele está estacionário...  ele devia trabalhar mais essa área, mas como vc deixou ela mais grossa, ela só está sendo carregada, e acrescentando esforço para a parte em azul, até por isso ele não está tão potente.

A linha curva vermelha é mais ou menos como a curvatura dele deveria estar.  

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acho que é isso, qualquer coisa da um grito ai...  Wink

Abraços!


Última edição por elisonj em Qui Dez 05, 2013 1:32 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 10:53 am

Pessoal, obrigado pelas dicas.

Eu gostaria de tentar fazer o arco sem backing... mas se não tiver alternativa, posso ir atrás disso.

O modelo é Flatbow sim, esqueci de bater uma foto em outro ângulo.

elisonj, eu achei bonito o modelo com as pontas mais grossas (não lembro onde vi). Você acha que eu devo retirar essas pontas e afinar mais, deixando tudo continuo até o Knock da corda?

Não preciso que meu primeiro arco tenha 50#, mas seria legal no mínimo 30-35#.

Abraço e obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 1:31 pm

Então... ainda seria melhor vendo as fotos dele de frente ou de costas.... rsrsrs...

Mas o que da pra vc fazer, é afinar lateralmente as pontas dele um pouco mais, e nessa parte que vc deixou mais grossa, tentar arredondar mais ela... assim vc retira um pouco da madeira e mantem o formato do arco que vc queria.

Estilo assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abs!
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 1:40 pm

elisonj, obrigado pela dica. Vou dar mais uma mexida nele e assim que tiver novidades, posto os resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 6:26 pm

Pessoal, boa tarde.

Fui começar a terapia de sexta-feira final de tarde (ehehehe), e descobri de onde veio os pequenos barulhos. Ao puxar o arco até 18", uma pequena rachadura na madeira fica aparente. Ela começa na lateral da lâmina e vai pra cima (back) até a metade da largura da lâmina e uns 2 cm no comprimento. Tudo isso bem próximo ao handle.

Existe alguma forma de contornar essa situação ou estou trabalhando em um pedaço de lenha?

Obrigado.
Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 8:45 pm

Viiiixxeee... ai a coisa complica hein? =\

Acho que vc não vai conseguir fugir de um backing. Agora nesse caso da lamina rachada pode ser uma das únicas soluções... Ou pelo menos a mais viável.

Vc poderia usar um reforço também nessa área, mas acho q não ficaria muito bonito.

E como vc ainda está no tillering, seria um tiro no escuro. Aliás, mesmo com o backing não seria mto fácil contornar o estrago... Mas vale tentar.

Vai mantendo a gente informado. Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSeg Dez 16, 2013 8:35 am

Pessoal, bom dia.

Tentei fazer um "fix" ali no local onde apareceu a rachadura. Como é meu primeiro arco, não estou afim de investir em um backing completo e, com uma rachadura assim, é mais certo que ele falhe do que dê certo.

Incrivelmente, esse remendo que eu fiz com tecido aparentemente resolveu o problema. Fiz duas camadas: uma longitudinal (seguindo o sentido das fibras da madeira) que passa por cima da rachadura com sobra de 3 cm além, pra cada lado, e depois outra camada que "rodeia" a lâmina. Fiz isso na segunda-feira passada e deixei secando por 5 dias (até sexta-feira), quando comecei a trabalhar nele novamente.

Não se ouve mais os barulhos que antes se ouvia... continuei trabalhando e consegui puxar ele até 33# @ 24" (não quis exagerar mais que isso pra não arriscar). Talvez não fique um arco perfeito, mas se eu conseguir pelo menos finalizar ele, já vou ficar feliz e o ganho de experiência é imensurável.

Estou postando fotos da gambiarra e do tillering até o momento.

O único problema que percebi agora é que, como eu passei o tecido e cola no local do problema, não vou conseguir mais fazer o tiller ali naquele local. Como provavelmente será o limb mais forte, decidi que ele será o upper limb.

Ah sim, também reduzi em 2" o tamanho da parte "grossa" das pontas do arco... pra ajudar ele a trabalhar mais, como nosso amigo sugeriu.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ah sim, antes que perguntem. Ali na gambiarra, vocês irão ver uma leve depressão no tecido. Como eu achei que o arco estava perdido, eu "cavoquei" um pouco pra ver se a rachadura ia muito fundo... depois que eu decidi tentar arrumar. Mas acredito que aguente... ipê é uma madeira muito forte, mais do que eu imaginava.

Abraço a todos e posto novidades quando tiver.
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSáb Dez 21, 2013 11:26 am

Pessoal, bom dia.

Aparentemente consegui finalizar o tiller do arco. Estou conseguindo 33# @ 28". O limb onde fiz a gambiarra ficou meio torto... estou vendo ainda como arrumar isso. Mas confesso que estou com medo de mexer mais. Aparentemente seria finalizar os knocks das pontas, lixar, passar um daqueles óleos malucos e selar.

Eu ainda insisti em fugir de um backing completo.... não acho que valhe a pena usar isso num arco que está danificado.

Seguem fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aguardo opiniões.
Obrigado e boas festas a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSáb Dez 21, 2013 7:37 pm

hummm!!!!vai quebrar...com o uso...mas esta muito bom....como o pessoal acima disse
use um backing de bamboo....num outro arco...deixe esse bem na sua frente quando
estiver fazendo outro...isso estimula para o proximo...e assim que faço..rsrsr...temos
que sempre tentar nos superar ok...
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeDom Dez 22, 2013 9:56 am

eaarsand escreveu:
Pessoal, bom dia.

Aparentemente consegui finalizar o tiller do arco. Estou conseguindo 33# @ 28". O limb onde fiz a gambiarra ficou meio torto... estou vendo ainda como arrumar isso. Mas confesso que estou com medo de mexer mais. Aparentemente seria finalizar os knocks das pontas, lixar, passar um daqueles óleos malucos e selar.

Eu ainda insisti em fugir de um backing completo.... não acho que valhe a pena usar isso num arco que está danificado.

Seguem fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Aguardo opiniões.
Obrigado e boas festas a todos.

Dá pra ver nitidamente a torção na lâmina danificada (3ª foto) acredito que sem o backing não é seguro usar esse arco, bom mesmo é fazer outro!!!
Ir para o topo Ir para baixo
eaarsand




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2013

Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitimeSeg Jan 20, 2014 2:05 pm

Boa tarde pessoal.

Bom... apesar dos pesares... decidi ir até o fim com o projeto e finalizei o arco. Ajeitei os nocks pra corda, fiz a corda com uma linha de polyester de 0.5mm (8 strands), lixei tudo e passei um tecido na empunhadura pois as lojas de couro estavam tudo de férias aqui na cidade.

Foram efetuados em torno de 50 disparos. O arco se comportou muito bem, melhor do que eu esperava. Não ouvi barulhos nem estalos.

Ele apenas ficou mais fraco do que o planejamento inicial, devido a falha que apareceu na madeira que eu decidi deixar mais fraco.

Provavelmente vou efetuar mais uns disparos e aposentar ele como modelo, já que já estou com um segundo sendo construído nos mesmos moldes, até o momento sem falhas.

Obrigado a todos que deram suas opiniões e suporte.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas no meu primeiro arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas no meu primeiro arco   Dúvidas no meu primeiro arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas no meu primeiro arco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeiro Arco recurvo de Kombi (dúvidas)
» Talvez meu primeiro arco duvidas
» Meu Primeiro Arco - dúvidas e esclarecimentos
» Primeiro arco e algumas dúvidas
» Primeiro arco, dúvidas de como escolher um.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: