ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flecha -qual peso utilizar

Ir para baixo 
+7
dbc785
Antonio Amaral
Alexandre_Ramos
Ruy
TRC
Bruno Garcia
Brutus
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeQua Set 03, 2014 8:31 pm

Só para alimentar a preguiça vai abaixo parte do tópico do Mamute, na parte do FOC:

Mamute-sc escreveu:
5 - CENTRO DE EQUILÍBRIO DA FLECHA OU WEIGHT FORWARD OF CENTER (FOC)

descobriu-se, durante os testes realizados na década de 90, que havia alguma relação entre a posição de equilíbrio da flecha e o grau de penetração da mesma no animal, mas isso só conseguiram verificar quando passou-se a comercializar em larga escala as flechas de carbono

não precisa coçar a cabeça, vou explicar calmamente para que qualquer um possa entender o que isso significa

primeiro vou explicar o que é FOC, FOC nada mais é do que a distância percentual entre o centro de equilíbrio da flecha e o meio da flecha, isto é fácil calcular, basta seguir a explicação, você sabe encontrar o meio da flecha facilmente, certo?, basta medir do nock até a ponta da broadhead e dividir essa medida por 2, isso será o meio da flecha, e o centro de equilíbrio?, também é fácil descobrir qual é, basta colocar a flecha num apoio bem fino (muitos costumam dizer que seria no fio da navalha), você vai mudando a posição da flecha nesse fio até ela ficar equilibrada, isso é, ficar sem pender para nenhum dos lados

fiz esse desenho tosco para facilitar o entendimento
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


onde:
CT = Comprimento Total da flecha, o centro da flecha seria metade de CT ou 0,5 CT
CE = Comprimento de Equilíbrio, ou distância do nock até o fio da navalha na posição de equilíbrio da flecha

portanto, FOC seria  [(CE/CT) -0,5]*100 ou seja, o comprimento de equilíbrio (CE) dividido pelo comprimento total da flecha (CT) menos 0,5 e com o resultado multiplicado por 100 para dar resposta em porcentagem, como exemplo, imaginem uma flecha de 31" (78,7cm) (já com nock, brodhead, vanes, etc, completinha pronta para atirar) que eu coloque no fio da navalha e meça que a distância do nock até o fio da navalha seja 54,5cm, o FOC será:

FOC = [(54,5/78,7)-0,5]*100 = [0,69 - 0,5] * 100 = 0,19*100 ou 19%

pronto, agora que todos sabem como se determina o FOC vem a pergunta "PRA QUE SERVE TUDO ISSO", é que fazendo testes de penetração testando várias pontas e hastes, descobriram que quanto maior o FOC, para um mesmo peso total da flecha, maior era a penetração da flecha no animal e determinaram que FOC:

1 - até 12" seria definido como normal
2 - de 12% até 19% seria definido como FOC alto
3 - acima de 19% seria definido como FOC extremo

mas pensem fisicamente como se aumenta o FOC, você precisa ter um peso pequeno da haste+nock+vanes e um peso grande da broadhead e FOC extremo só se conseguiu (embora muitos estejam empenhados em conseguir com materiais diferentes) utilizando hastes de carbono que tem o spine necessário com um baixo peso, portanto o peso final seria conseguido com uma broadhead "maior"

fisicamente é como se a maior força na flecha fosse exercida na ponta e não na traseira, e de uma maneira bem simplista, FOC alto é como se a broadhead continuasse a puxar a flecha depois que batesse no animal, ao contrário, um FOC baixo seria como se a traseira empurrasse a flecha para dentro e dessa forma permitisse que a flecha saísse de seu eixo e perdesse energia

como exemplo descrevo um teste feito por Ashby, atirando num bufalo com 2 configurações de flecha e um arco long bow de 54libras
1- FOC 10.3%, 724 grains, Momento de 0,421 libras/s, Energia Cinética de 27.58
2- FOC 25.7%, 724 grains, Momento de 0,421 libras/s, Energia Cinética de 27.58

portanto a única variação entre as flechas foi o FOC, como resultado ele obteve 39,3% a mais de penetração

outro exemplo com um recurvo de 40libras
1- FOC 11.8%, 623 grains, Momento de 0,349 libras/s, Energia Cinética de 21.96
2- FOC 31.9%, 620 grains, Momento de 0,349 libras/s, Energia Cinética de 21.85

novamente a única variação entre as flechas foi o FOC, como resultado ele obteve 70,2% a mais de penetração

fiquei impressionado com os resultados

porque tentei passar a todos, de uma maneira simples de ser entendida, todo esse estudo sobre caça a animais de grande porte, porque sempre que sairmos para caçar devemos ser responsáveis, buscando o mínimo sofrimento para os animais, fazendo uma caçada justa, animais de grande porte são o extremo de uma caçada e tudo que se usa nesse tipo de caçada pode ser empregado na caçada de animais menores, lógico que aí o tamanho menor facilita a obtenção do resultado, procurem sempre estar preparados para o que se proprõem a fazer, treine com a configuração de arco e flecha que escolheu para caçar e só saia atrás do seu objetivo quando tiver certeza de que está pronto para tal

o que vejo em sites de outros países, onde a caça é liberada, é uma enorme preocupação do arqueiro em não fazer um abate ruim, principalmente no pessoal que usa arcos recurvos, eles pensam muito em não dar sofrimento aos animais e em não prejudicar TODOS os outros caçadores por uma falha dele, que denigra a imagem dos mesmos

pensem seriamente nisso e por favor, aos que tem experiência em caça, coloque aqui suas experiências e os que ainda tem dúvidas podem perguntar, vamos tentar responder a medida do possível e lembrem-se que aqui todos estamos aprendendo juntos

-------------------------------edit 12/02/2011------------------------
encontrei essa figura menos tosca para quem ainda não entendeu como calcular o FOC

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

temos que o comprimento dessa felcha é 30" (portanto sua metade é 15") e a distância do meio da flecha até o ponto de equilíbrio é 3", portanto a distânica do nock até o ponto de equilíbrio é 15"+3"=18", vamos aos cálculos

FOC = [(18/30)-0,5] * 100 = 10%

fácil né  Wink

Resolvi fazer um teste real da configuração de uma flecha para caça de um animal de grande porte, escolhi um Bufalo porque seria o menor na tabela de Energia Cinética e meus conhecimentos ainda são poucos para me aventurar (e passar vergonha)

como não tenho a flecha em mão vou usar um pouco de conhecimento de física/matemática para calcular o centro de massa da mesma (seria o mesmo que calcular o ponto onde colocar a navalha para achar a posição de equilíbrio), essa parte vai sem explicação porque não é necessária e se alguém realmente precisar "sem" ter a flecha em mãos eu posso fazer os cáculos aproximados

outra coisa que tenho em mãos é a tabela da Easton para cálculo do spine da flecha (retirado do catálogo da Lancaster Archery doado pelo amigo João Paulo), bom para incrementar um pouco e testar se estou entendendo um pouco do assunto de cálculo de spine (conto com a ajuda dos Mestres aqui para me corrigir, Rafael, Henrique, Samuel, Amaral, pode corrigir que estou interessado em aprender), mas podem entrar direto no programa de qualquer fabricante de flechas

vou escolher um arco para dar um pouco de trabalho, por isso vou optar pelo Oneida com overdraw de 4", configurado para 60 libras

na tabela da Easton Hunting encontro que para overdraw de 4" preciso acrescentar 9libras no peso da puxada, outra coisa que encontro é que para pontas com peso maior que 100gr devo somar mais 3 libras para cada 25gr que exceder 100gr

como não sou bobo e li o que escrevi aí atrás, vou usar uma Broadhead Grissly Stick 1 1/8"x 2 5/8" com 315 grains de peso, com isso posso calcular quanto devo acrescentar no peso da puxada por esse peso extra na ponta, portanto temos

(315-100) / 25 = 8,6, arredondo para 9 e faço 9x3 = 27libras

portanto terei que encontrar uma flecha para: 60+9+27 = 96 libras onde 60 peso da puxada do arco, 9 peso extra devido ao overdraw e 27 é o peso extra devido ao excesso da ponta

procuro na tabela da Easton um spine de arco com single Cam, peso de puxada de 96 libras e comprimento da haste de 30" (não preciso pegar uma haste de 31" porque estou usando overdraw)

o resultado me dá flechas do grupo M (spine de .300) onde encontro as possíbilidades que seguem
XX75 com 14,6 gr por polegada
ACCPro com 10,4 gr por polegada
Axxis Full Metal com 17,2 gr por polegada

mais uma vez, como li o que escrevi ai atrás, vou escolher a ACCPro com 10,4gr por polegada para conseguir um maior FOC possível, e porque isso acontece, porque eu vou ter uma haste mais leve e o centro de gravidade dessa felcha pronta vai mais em direção da broadhead, aumentando o FOC

portanto, meu conhecimento de leigo (me corrijam por favor) me diz que tenho que utilizar (procurados no catálogo da Lancaster):

haste de 30" (10,4 gr/pol) = 312gr
insert p/ broadhead = 23gr
Broadhead Grissly Stick = 315gr
nock = 7,5gr
insert p/ nock = 10gr
4 vanes+cola = 30gr (usei 4 porque não tenho experiência e acho que vai estabilizar melhor, mas testaria com apenas 3)

peso total da flecha = 697,5gr

bom 2 ítens garantidos então, ponta com 2 lâminas e peso da flecha acima de 600gr, portanto estamos no caminho certo

o próximo passo seria calcular a Energia Cinética e verificar se o arco é suficiente para atirar essa flecha, lebrando que EC = m * V2 / 450240, onde:
m = peso da flecha em grains
V = velocidade da flecha em FPS (pés por segundo)
EC = Energia Cinética ( olhem esse tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e verão que preciso de 80 pés/libras para conseguir derrubar um bufalo sem muto sofrimento, porque vou utilizar essa fómula, para calcular que velocidade é preciso desenvolver nessa flecha para conseguir a energia necessária, substituindo os valores já conhecidos temos

80 = 697,5*V2 / 450240, usando a calculadora descubro que para isso preciso ter uma velocidade mínima de 227FPS, que é uma velocidade baixa para um composto

transformando essa velocidade em metros por segundo (227*0,3) teria 68m/s, aí vem a pergunta, porque fiz isso?, porque raríssimas pessoas tem um medidor de velocidade em casa e com essa velocidade em metros por segundo podemos fazer um teste simplista, mas eficiente

ninguém vai atirar num bufalo com um arco a 68 metros de distância, o tiro será em 20 ou 25 metros, sabemos que o arrasto tira a velocidade da flecha, então o que sugiro é que eu pegue a flecha e a artire com o Oneida em um alvo a 68 metro de distância, ao soltar a flecha e fala "UM MILHÃO E UM", se aflecha bater no alvo (em qualquer parte) antes que eu diga um milhão e um, beleza, significa que o arco consegue desenvolver a energia mínima necessária, se bater antes de eu terminar de dizer um milhão e um, melhor ainda, vai ter energia sobrando, se bater depois.... bem é melhor mudar de arco e começar tudo de novo

feito isso, eu começo a treinar tiro ao alvo com essa flecha e esse arco numa distância que acho razoável para a caçada (20 a 30 metros), aí eu treino até conseguir atirar no centro, sem que a flecha fique torta no alvo, isso é com a rabeira para cima ou para baixo ou para qualquer um dos lados, é necessário bater retinha, caso contrário precisa fazer regulagem até conseguir

feito isso beleza, já estamos prontos para a caçada, mas será que teremos energia de penetração suficiente?, bom vamos calcular o momento e o FOC da flecha para ver o que temos

como lemos noa post anteriores, Momento = m*V/32, onde m (peso da flecha) entra em libras, V (velocidade da flecha) entra em FPS e 32 é a aceleração da gravidade em FPS/s2

vou utilizar a velocidade encontrada pela fómula da Energia Cinética, ela é mínima, provavlemente ao fazer os teste eu consiga velocidades maiores, mas vou utilizar essa mínima para ver como estamos de penetração

M = [(697,5/7000) * 227] / 32 = 0,70 libras/s2, é uma energia considerável, lembrem-se que um revolver .38 tem 0,53 de momento e uma magnum .357 tem 0,88, provavelmente o Oneida com essa flecha atinja uma velocidade de 260 a 270 FPS, que daria a mesma energia que o Magnum, mas mesmo a energia de 0,70 é suficiente para derrubar o animal

e o FOC, como está, se eu tivesse a flecha em mãos seria facinho colocá-la sobre alguma lãmina para encontrar o seu centro de massa, mas como a flecha ainda é fictícia eu vou utilizar uma fórmula matemática para calcular esse ponto, aproximadamente é claro, já que preciso "chutar" o centro do peso de todos os componentes (nock, inserts, vanes, haste, broadhead), fazendo os cáculos aproximados eu encontraria o centro de massa a aproximadamente 22polegadas do nock

dai eu teria um FOC de

FOC = [ (23,2"/32,8") - 0,5 ] * 100 = 20,73% (onde 32,8" seria o comprimento total da flecha com nock e broadhead)

para esse comprimento de flecha posso dizer que esse FOC está excelente

vejam que não é tão complicado fazer os cáculos e isso te mostra com antecedência se vai conseguir realizar seu objetivo, lembre-se que todos esses cálculos não adiantarão nada se você errar o tiro, portanto treine muito antes se ir a uma caçada, não temos o direito de provocar dor desnecessária em um animal, ainda mais por causa de nossa incompetência

espero que todos tenham gostado, pode ter certeza de que nunca vi um calculo exposto como apresentei aqui, minha intenção é que as pessoas que querem caçar busquem sempre fazê-lo com um mínimo de sofrimento ao animal, estou a berto a perguntas e por favor, corrijam-me onde eu errei pois como disse tudo isso aqui é teórico, nunca atirei em um animal e nem sei se calculei direito o spine da flecha
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeQua Set 03, 2014 8:35 pm

Não é toa que o nosso General é o grande Mamute.Que excelente contribuição.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeQui Set 04, 2014 11:47 am

Tenho escrito muita coisa no celular e me ferrado, cai a conexão e perco o que digitei, aí já viu né escrever tudo novamente com a habitual falta de tempo.......

Mas vamos a un resumo (e lembrando que não deu tempo para ler as últimas 5 ou 6 mensagens

1o. Alterei o nome e a seção do tópico (o autor pode alterar para um nome que melhor lhe agrade), mas serve como reclamação para TODOS, utilizem um nome de tópico que facilite encontrarmos depois, e o mesmo serve para a seção em que cria o tópico, e por favor, parem de utilizar a DISCUSSÃO GERAL para escrever sobre dúvidas técnicas

Mas vamos ao problema ( todos já se colocaram muito bem, vai uma pincelada final)

Todos os arcos precisam de um peso mínimo para que a energia acumulada não danifique o equipamento (arcos composto 5 grains por libra, recurvos olímpicos depende do fabricante e arcos tradicionais fabricados com lâminas de madeira coladas em torno de 10 grains por libra), porque arcos tradicionais com lâminas de madeira coladas é pior? Por causa da qualidade da cola e do processo construtivo, claro que o aumento da qualidade dos produtos utilizados e a melhoria no processo construtivo tendem a melhorar a relação, mas aí vai de cada fabricante

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeQui Set 04, 2014 11:54 am

Continuando

O grande problema é que se associa o peso da flecha com a quantidade de libras para puxar a corda, no fundo estamos associando um peso com uma energia e isso gera muita confusão na cabeça das pessoas, mas fazer o que, relacionaram que o peso total da flecha (shaft+ponta+penas+nock+inserts+wrap+o escambau que você quiser colocar na sua flecha) tem que ter relação com o esforço acumulado no seu arco e ponto final. Uma dica básica é SEU ARCO ESTÁ VIBRANDO ALÉM DO NORMAL DEPOIS DO TIRO? pode procurar que vai encontrar algum problema, e não continue atirando se não pode ferrar seu equipamento
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeQui Set 04, 2014 12:06 pm

Aí vem a pergunta, COMO AUMENTAR O PESO DA FLECHA se o arco "precisar", pode ser com um tubo de silicone colocado no miolo do shaft de carbono ou aluminio, pode ser com aumento do peso da ponta (se o spine dinâmico permitir) mas aí você começa a ter novos problemas, FOC alto dá uma péssima qualidade de tiro, só se justifica se for fazer Big Game, caso contrário, por experiência própria fuja dessa opção

O ideal é quando comprar suas flechas já verificar se tudo está de acordo, pois se o peso da flecha estiver bom mas o spine dinâmico estiver ruim nem precisa comprá-las, vai estar jogando dinheiro fora ou pior ainda, vai ficar tão frustrado em não acertar o alvo (e spine dinâmico errado provoca isso) que vai passar raiva e o que era para ser diversão passará a ser atormentação
Ir para o topo Ir para baixo
Fabiano Probst

Fabiano Probst


Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 42
Localização : Cachoeirinha RS

Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitimeSex Out 10, 2014 6:49 pm

Só para tranquilizar os amigos.
não atrapalharam a venda, sei disso pois fui eu quem comprei.

agora estou na luta para comprara as flechas corretas para não danificar o Arco

pensei em comprar essas:

Spine 400, cortadas a 29,5 polegadas, com pontas de 125 grs

só para lembrar o arco é um Samick Phoenix II (62" 55# 28@)

será que pode dar problema?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha -qual peso utilizar    Flecha -qual peso utilizar       - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flecha -qual peso utilizar
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Ponta de caça - Qual utilizar para Porcos do mato?
» qual flecha devo comprar e onde encontrar tal flecha?
»  Qual flecha??
» Insert e Screw-in point
» Como aumentar o peso de uma flecha ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: