ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda ao iniciante...

Ir para baixo 
+4
claudio otoni
rdeyvid
Brutus
will_zxt
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSex Out 17, 2014 4:33 pm

Boa tarde a todos, sou novo aqui no fórum e no esporte. Eu sempre admirei o arco e flecha. Eu mesmo nunca disparei uma flecha com arco. No final do ano passado comprei uma mini-balestra de 80 libras para experimentar e gostei muito, agora quero partir para o arco. Minha dúvida é a seguinte, como nunca tive contato com o arco gostaria de pedir aos mais experientes algumas dicas:
Para quem nunca atirou qual a potência de arco mais indica?
Que tipo de arco seria mais interessante? Composto ou recurvo?
Por fim, tenho verificado vários sites de venda, onde vejo arcos de 29 libras da hoover, sendo indicado para iniciantes. Esta informação procede ou estes arcos não são bons?
Agradeço desde já as dicas.
Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSex Out 17, 2014 5:28 pm

Amigo, seja bem-vindo.

Algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de lhe darem dicas.

1 - Qual o propósito do arco, caça, tiro ao alvo informal ou competição?
2 - Composto ou recurvo é questão de gosto pessoal seu.
3 - A libragem adequada depende do seu tipo físico, etc. Mas sempre é bom começar com algo baixo e ir aumentando gradativamente para não ter problema de lesão, pois é muito comum no início fazermos a postura errada, e se o arco estiver com uma potência elevada, a lesão vai acontecer, e é algo muito sério.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSex Out 17, 2014 7:58 pm

Amigo Flávio R. Martelozo, neste link abaixo tem todas as respostas para suas dúvidas.

http://www.arcobrasil.com/t14034-sugestoes-pessoal

Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 1:46 am

Ola Will e Brutus, obrigado pelas respostas. Respondendo as perguntas. Inicialmente o propósito do arco e para tiro informal, recreação. Minhas duvidas quanto a libragem e justamente pelo fato de nao ter noção da força necessária para puxar um arco de 35 lbs por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 7:34 am

O recomendado é começar com uma libragem ideal para iniciante. Recomendam-se entre 24 á no máximo 30 libras. Por quê? No inicio a sua atenção deverá esta voltada para postura correta; puxada, ancoragem, concentração,  disparo,  etc. Com mais de 30 libras você vai ficar preocupado em armar o arco e a postura correta de tiro ficará prejudicada. Têm também um problema que libragem alta pode ocasionar : lesões nos músculos do ombro e das costas. Resultado. Lesiona-se os músculos, a fisioterapia para ficar curado, vai entorno de seis meses. Tiro com arco não é levantamento de peso. Tiro com arco é técnica.Eu comecei com 24 libras e com o tempo fui aumentando a libragem.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
rdeyvid

rdeyvid


Mensagens : 152
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 30
Localização : Altamira-PA

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 7:56 am

Flávio qual é sua idade?
Brutus falou tudo.... melhor começar com um de 25 libras. comprei um de 30libras e pensei que seria moleza, mas no primeiro encontrei dificuldades em fazer tudo aquilo que nosso amigo Brutus falou, puxada, ancoragem, concentração e disparo. N conseguia ficar muito concentrado pq os braços tremia e tal... mas depois ficou tranquilo. Recomendo ouvir o conselho de nosso amigo experiente aw... sou iniciante e passei por isso, então tenta começar com pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 8:09 am

Amigo rdeyvid. Todos nós somos apenas estudiosos no esporte.A cada dia aprendemos muito com os colegas forumeiros.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
rdeyvid

rdeyvid


Mensagens : 152
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 30
Localização : Altamira-PA

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 8:12 am

Brutus escreveu:
Amigo rdeyvid. Todos nós somos apenas estudiosos no esporte.A cada dia aprendemos muito com os colegas forumeiros.

Very Happy cheers  kkkk vdd, se aprende muitoooo
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 12:33 pm

Brutus escreveu:
O recomendado é começar com uma libragem ideal para iniciante. Recomendam-se entre 24 á no máximo 30 libras. Por quê? No inicio a sua atenção deverá esta voltada para postura correta; puxada, ancoragem, concentração,  disparo,  etc. Com mais de 30 libras você vai ficar preocupado em armar o arco e a postura correta de tiro ficará prejudicada. Têm também um problema que libragem alta pode ocasionar : lesões nos músculos do ombro e das costas. Resultado. Lesiona-se os músculos, a fisioterapia para ficar curado, vai entorno de seis meses. Tiro com arco não é levantamento de peso. Tiro com arco é técnica.Eu comecei com 24 libras e com o tempo fui aumentando a libragem.  
Olá Brutus, muito obrigado pela dica, acho que já sei por onde começar. Gostaria de dizer que vocês são muito acolhedores e estou contente de trocar estas ideias com vocês, está sendo bastante esclarecedor.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 12:36 pm

rdeyvid escreveu:
Flávio qual é sua idade?
Brutus falou tudo.... melhor começar com um de 25 libras. comprei um de 30libras e pensei que seria moleza, mas no primeiro encontrei dificuldades em fazer tudo aquilo que nosso amigo Brutus falou, puxada, ancoragem, concentração e disparo. N conseguia ficar muito concentrado pq os braços tremia e tal... mas depois ficou tranquilo. Recomendo ouvir o conselho de nosso amigo experiente aw... sou iniciante e passei por isso, então tenta começar com pouco.
Olá rdeyvid, eu tenho 38 anos, e estava pensando em começar com um arco de 30 lbs, mas acredito que irei dar um pulo na RD Arqueria aqui de Curitiba, alugar um arco e ver se dou conta de um de 30 lbs. Obrigado pela dica. Está sendo muito bom trocar ideias com vocês.
Ir para o topo Ir para baixo
rdeyvid

rdeyvid


Mensagens : 152
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 30
Localização : Altamira-PA

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 12:44 pm



Sim, ótima ideia!!!!! é o melhor a fazer.... acredito que sim, um de 30 lbs vai se encaixar bem! sempre que precisar pode contar com a gente...
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 12:49 pm

will_zxt escreveu:
Amigo, seja bem-vindo.

Algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de lhe darem dicas.

1 - Qual o propósito do arco, caça, tiro ao alvo informal ou competição?
2 - Composto ou recurvo é questão de gosto pessoal seu.
3 - A libragem adequada depende do seu tipo físico, etc. Mas sempre é bom começar com algo baixo e ir aumentando gradativamente para não ter problema de lesão, pois é muito comum no início fazermos a postura errada, e se o arco estiver com uma potência elevada, a lesão vai acontecer, e é algo muito sério.
Olá Will, obrigado pelas boas vindas. O propósito do arco é tiro ao alvo informal, pelo menos pra começar. A questão de ser recurvo ou composto basicamente se resume à manutenção, pois não sei se aqui em Curitiba encontro assistência para equipamentos complexos. Esteticamente acho o arco composto mais bonito, mas pelo menos agora no começo eu penso mais na simplicidade. Obrigado pelo retorno.
Ir para o topo Ir para baixo
claudio otoni

claudio otoni


Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 20, 2014 6:26 pm

Flávio também sou iniciante e até a pouco tempo estava com a mesma dúvida. Se possível antes de comprar um arco recomendo que procure uma academia ou stand. Além de poder conversar com arqueiros experientes é importante receber orientações com alguém do ramo para evitar problemas (vícios) de postura ou futuras lesões. Não sei de que cidade vc é, mas se perguntar aqui com certeza algum membro do fórum vai poder te indicar alguém.
Claro que ficamos ansiosos para comprar logo o arco, mas seria mais produtivo que treinasse um pouco antes, até porque vai precisar de saber medidas e parâmetros para a escolha de um arco adequado para vc...
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 20, 2014 7:45 pm

Claúdio da uma olhadinha neste link.

http://www.arcobrasil.com/t14034-sugestoes-pessoal

Vai tirar muita dúvida. scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
claudio otoni

claudio otoni


Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 20, 2014 8:50 pm

Brutus, ótimo link.
Para quem está começando tem muita informação interessante...
Valeu pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeQua Out 22, 2014 10:09 am

claudio otoni escreveu:
Flávio também sou iniciante e até a pouco tempo estava com a mesma dúvida. Se possível antes de comprar um arco recomendo que procure uma academia ou stand. Além de poder conversar com arqueiros experientes é importante receber orientações com alguém do ramo para evitar problemas (vícios) de postura ou futuras lesões. Não sei de que cidade vc é, mas se perguntar aqui com certeza algum membro do fórum vai poder te indicar alguém.
Claro que ficamos ansiosos para comprar logo o arco, mas seria mais produtivo que treinasse um pouco antes, até porque vai precisar de saber medidas e parâmetros para a escolha de um arco adequado para vc...
Olá Claúdio, obrigado pela dica, aqui em Curitiba encontrei dois stands aparentemente renomado, a RD Arqueria e a Yellowball. Ainda não tive tempo de procurá-los mas com certeza irei fazer isso antes de comprar um arco. Se alguém aqui do fórum souber de outros locais aqui em Curitiba por favor me indiquem. Obrigado pela resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
FGBarreto




Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2013

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeQua Out 22, 2014 10:43 pm

Boi noite Flavio,
Lá na RD você pode ir tranquilo. Fala com o Eduardo ou Raul, que com toda certeza será muito bem
atendido. Sempre que posso estou lá.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeQui Out 23, 2014 7:45 am


Para quem faz opção para arco recurvo e já comprou o arco e recebeu o arco e quer atirar, mesmo sem ter um instrutor, temos um tópico importante que vai ajudar muito. Esse tópico é fixo e foi postado pelo Andrius Louis. Neste tópico tem as noções básicas que você precisa para dar o primeiro tiro em seu arco recurvo. O tópico chama-se: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Acesse o link abaixo.
http://www.arcobrasil.com/t7061-guia-para-o-iniciante-no-tiro-com-arco-recurvo

http://www.arcobrasil.com/t7061-guia-para-o-iniciante-no-tiro-com-arco-recurvo
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Amil Jr

Amil Jr


Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/09/2014
Idade : 46
Localização : CURITIBA

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSex Out 24, 2014 2:22 pm

Blza Flavio..sou de Curitiba também e pratico na Yelowball...o lugar é excelente e o Chin (instrutor) muito atencioso...vc mora em que lugar de CTBA...se quiser me add ai no facebook (https://www.facebook.com/amil.junior.9) e conversamos mais sobre as aulas lá na YB...abraço!...
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 8:30 am

FGBarreto escreveu:
Boi noite Flavio,
Lá na RD você pode ir tranquilo. Fala com o Eduardo ou Raul, que com toda certeza será muito bem
atendido. Sempre que posso estou lá.
Abraço
Bom dia FGBarreto. Obrigado pela dica. Quando tiver um tempo irei visitá-los. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 8:33 am

Amil Jr escreveu:
Blza Flavio..sou de Curitiba também e pratico na Yelowball...o lugar é excelente e o Chin (instrutor) muito atencioso...vc mora em que lugar de CTBA...se quiser me add ai no facebook (https://www.facebook.com/amil.junior.9) e conversamos mais sobre as aulas lá na YB...abraço!...
Ola Amil, legal, vai ser bom tem trocar ideias com alguém que já pratica. Vou procurá-lo no endereço do face. Obrigado pela atenção. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeSeg Out 27, 2014 8:35 am

Brutus escreveu:

Para quem faz opção para arco recurvo e já comprou o arco e recebeu o arco e quer atirar, mesmo sem ter um instrutor, temos um tópico importante que vai ajudar muito. Esse tópico é fixo e foi postado pelo  Andrius Louis. Neste tópico tem as noções básicas que você precisa para dar o primeiro tiro em seu arco recurvo. O tópico chama-se: Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo. Acesse o link abaixo.
http://www.arcobrasil.com/t7061-guia-para-o-iniciante-no-tiro-com-arco-recurvo

http://www.arcobrasil.com/t7061-guia-para-o-iniciante-no-tiro-com-arco-recurvo
Bom dia Brutus. Dei uma olhada no conteúdo, são dicas muito boas. Obrigado pela atenção. Devo dizer que todos vcs aqui do forum são muito hospitaleiros, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre arcos: Custo benefício   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 10:27 pm

Boa noite pessoal do fórum. Sobre minhas dúvidas iniciais a ajuda dos senhores foi muito esclarecedora, estou contente e fico agradecido pela forma como fui recepcionado, porém outras dúvidas são geradas conforme o conhecimento avança. A dúvida da vez é: Que arco comprar?
Vi um post de um colega, Mamute, sobre diversos fabricantes. Após analisar os tópicos três arcos me chamaram atenção: O Ragim Matrix, SF Optimo e o Velox. Alguém pode me dar um retorno sobre estes arcos? Sei que a escolha da marca é um tanto pessoal, mas sobre a qualidade deles. Grato..
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 10:38 pm

Por experiência própria eu compraria pela ordem.

1º- Ragim Matrix
2º-SF Optimo.
3º-arcos da Velox.

Já esta decidido a modalidade que vai praticar?FIELD,INDOOR,ETC.?
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitimeQua Nov 05, 2014 7:19 am

Brutus escreveu:
Por experiência própria eu  compraria pela ordem.

1º- Ragim Matrix
2º-SF Optimo.
3º-arcos da Velox.

Já esta decidido a modalidade que vai praticar?FIELD,INDOOR,ETC.?
Boa pergunta, ainda não, mas provavelmente indoor. Toda semana estou em Itapoa-SC. O local que fico la dispõe de um quintal com aproximadamente 15m, talvez um pouco mais. Pretendo praticar por lá tb. Obrigado pela dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda ao iniciante... Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda ao iniciante...   Ajuda ao iniciante... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda ao iniciante...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda ao iniciante
» ajuda pra iniciante
» ajuda (iniciante)
» Ajuda com um iniciante
» ajuda iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: