ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.

Ir para baixo 
+2
TCBR00
gabrielecc
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 8:49 am

Bom dia, Senhores.

Comprei uma corda auxiliar pra armar a minha balestra de 120lbs (Sim, sou frango).

Percebi que o serving fica um pouco danificado e quando estou puxando ele tira um pouco da cera, por estar em contato.

Gostaria de saber se esta situação é normal.

Pergunta 2: Qual o tamanho de seta é recomendado, 16 ou 14?

o Modelo da minha balestra é Man Kung 120 lbs.

Agradecido desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 9:19 am

Bom dia
Primeiro de tudo, não passar cera no serving, de nada adianta e só vai impregnar o gatilho de cera e sujeira(pois a sujeira gruda nela fácil). O melhor é passar silicone spray, daí preserva bem o serving, pois vai suavizar esse atrito alto que tem. O serving deve estar se desgastando devido à cera que, na verdade, pode estar gerando mais atrito, quando a intenção é passar algo que lubrifique o trilho.
Segundo o fabricante, a flecha recomendada é de 14". (http://www.archery-manufacturer.com/crossbows/MK-120.htm)
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 9:43 am

TCBR00 escreveu:
Bom dia
Primeiro de tudo, não passar cera no serving, de nada adianta e só vai impregnar o gatilho de cera e sujeira(pois a sujeira gruda nela fácil). O melhor é passar silicone spray, daí preserva bem o serving, pois vai suavizar esse atrito alto que tem. O serving deve estar se desgastando devido à cera que, na verdade, pode estar gerando mais atrito, quando a intenção é passar algo que lubrifique o trilho.
Segundo o fabricante, a flecha recomendada é de 14". (http://www.archery-manufacturer.com/crossbows/MK-120.htm)

Amigo, não passo cera no serving e sim no trilho e na corda. Digo que, quando acontece a puxada, o serving acaba puxando a cera que está no trilho. O serving não está danificado por causa da cera e sim por causa do gancho da corda auxiliar, devido a força que é gerada. Sou leigo no assunto, mais acredito que a cera que comprei foi feita unicamente para crossbow, e vi a maneira correta de passar, pode ser que o silicone é melhor, porém, a cera vai diminuir o atrito e não aumentar.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:07 am

então acho q vc deve comprar um rope cocking,aquela cordinha pra armar,vai ser melhor do que o gancho que veio nela.....
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:11 am

liliu escreveu:
então acho q vc deve comprar um rope cocking,aquela cordinha pra armar,vai ser melhor do que o gancho que veio nela.....

É esse gancho que está danificando.

Mesmo modelo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:15 am

Tem várias discussões sobre essa questão de cera ou silicone.
Aqui uma seleção das mais movimentadas:

Idea [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:18 am

depende a linha que está sendo usada no serving tbm.....ou é original?
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:21 am

liliu escreveu:
depende a linha que está sendo usada no serving tbm.....ou é original?

Original,
Ele não danifica o "centro" do serving, onde fica em contato com o trilho. Ele danifica as laterais onde tem contato com a corda auxiliar.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:28 am

mas issso é imposssível,então vc n está colocando o armador no serving e sim na corda........vc tem q colocar ele no serving e puxar...........
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:38 am

liliu escreveu:
mas issso é imposssível,então vc n está colocando o armador no serving e sim na corda........vc tem q colocar ele no serving e puxar...........

Exatamente isso, eu coloco o armador no serving. Só que o serving ta danificando por causa do armador. É normal?.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:41 am

vc está se confundindo....a quanto tempo vc está com o serving original? por que pode ser q n seja o armador e sim um processo natural,pois todo serving se desgasta,devido o arrasto com o trilho e o contado com o gatilho.......n creio ser o armador.....
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:42 am

O serving tem atrito com o trilho, certo? Se você passa cera no trilho, o serving acaba por pegar a cera, isso é automático, a cera não foi feita para o trilho, os fabricantes chineses recomendam, mas os americanos dizem o contrário.
Se o rope cocking está danificando o serving, então eu diria que pode ser por dois motivos: Ele tem alguma rebarba nos ganchos, que está cortando a corda. Ou..
O modelo da sua besta possui o arco abaixo do trilho, e a corda fica forçada sobre o trilho. Quando você põe o cocking, ele acaba forçando ainda mais a corda pra baixo(para o trilho), o que pode também estar gerando esse problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 2   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:48 am

exatamente,eu ia dizer isso mas ia esperar ele me responder,por que se por exemplo ele tá com a o serving original a uns 9 meses e sendo recurva eu diria q mesmo sem passar cera no trilho seria bem provável o serving se desfazer,já q as recurvas tbm tem maior pressão sobre as lâminas e consequentemente sobre o gatilho qndo a corda é armada,.......mas tbm pode ser alguma rebarba no armador como disse o tcbroo
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:55 am

liliu escreveu:
exatamente,eu ia dizer isso mas ia esperar ele me responder,por que se por exemplo ele tá com a o serving original a uns 9 meses e sendo recurva eu diria q mesmo sem passar cera no trilho seria bem provável o serving se desfazer,já q as recurvas tbm  tem maior pressão sobre as lâminas e consequentemente sobre o gatilho qndo a corda é armada,.......mas tbm pode ser alguma rebarba no armador como disse o tcbroo

Estou com a balestra a 2 semanas, o AMERICANO recomendou passar cera no trilho sim, vi no canal do fabricante da cera.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:57 am

TCBR00 escreveu:
O serving tem atrito com o trilho, certo? Se você passa cera no trilho, o serving acaba por pegar a cera, isso é automático, a cera não foi feita para o trilho, os fabricantes chineses recomendam, mas os americanos dizem o contrário.
Se o rope cocking está danificando o serving, então eu diria que pode ser por dois motivos: Ele tem alguma rebarba nos ganchos, que está cortando a corda. Ou..
O modelo da sua besta possui o arco abaixo do trilho, e a corda fica forçada sobre o trilho. Quando você põe o cocking, ele acaba forçando ainda mais a corda pra baixo(para o trilho), o que pode também estar gerando esse problema.

A balestra é desse tipo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 3   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 10:59 am

então faz o seguinte...faz outro serving ....para de passar cera no serving e no trilho e passe só na parte normal da corda,deixe o serving sem cera,tente olhar o armador em busca de  rebarbas de material plástico,se fizer tudo isso e n melhorar é por que é como o tcbrroo falou,a lâmina dela deve estar bem abaixo( o q nas recurvas é assim mesmo).....mas deve estar bem mais baixo q o normal fazendo com que o serving se aperte e esfreue masi no trilho.......
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:09 am

liliu escreveu:
então faz o seguinte...faz outro serving ....para de passar cera no serving e no trilho e passe só na parte normal da corda,deixe o serving sem cera,tente olhar o armador em busca de  rebarbas de material plástico,se fizer tudo isso e n melhorar é por que é como o tcbrroo falou,a lâmina dela deve estar bem abaixo( o q nas recurvas é assim mesmo).....mas deve estar bem mais baixo q o normal fazendo com que o serving se aperte e esfreue masi no trilho.......

O serving está perfeito, sem nenhum problema. O problema é a lateral do serving onde entra em contato com o armador. Isto está danificando. Acredito que devido a força que o armador gera.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:12 am

gabrielecc escreveu:
liliu escreveu:
exatamente,eu ia dizer isso mas ia esperar ele me responder,por que se por exemplo ele tá com a o serving original a uns 9 meses e sendo recurva eu diria q mesmo sem passar cera no trilho seria bem provável o serving se desfazer,já q as recurvas tbm  tem maior pressão sobre as lâminas e consequentemente sobre o gatilho qndo a corda é armada,.......mas tbm pode ser alguma rebarba no armador como disse o tcbroo

Estou com a balestra a 2 semanas, o AMERICANO recomendou passar cera no trilho sim, vi no canal do fabricante da cera.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Amigo, isso mostrado no vídeo(o que ele passa no tirlho) não é cera(está longe de ser), é um lubrificante PRÓPRIO para trilhos, Horton Lube Rail no caso, é tipo um gel.
0:45, veja:
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:17 am

seu problema é o armador mesmo....tenta ver as rebarbas,se n achar passa uma fita nele........
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:19 am

TCBR00 escreveu:
gabrielecc escreveu:
liliu escreveu:
exatamente,eu ia dizer isso mas ia esperar ele me responder,por que se por exemplo ele tá com a o serving original a uns 9 meses e sendo recurva eu diria q mesmo sem passar cera no trilho seria bem provável o serving se desfazer,já q as recurvas tbm  tem maior pressão sobre as lâminas e consequentemente sobre o gatilho qndo a corda é armada,.......mas tbm pode ser alguma rebarba no armador como disse o tcbroo

Estou com a balestra a 2 semanas, o AMERICANO recomendou passar cera no trilho sim, vi no canal do fabricante da cera.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Amigo, isso mostrado no vídeo(o que ele passa no tirlho) não é cera(está longe de ser), é um lubrificante PRÓPRIO para trilhos, Horton Lube Rail no caso, é tipo um gel.
0:45, veja:


Respeito a sua opinião, mas vou continuar passando no trilho.  Very Happy

Cera lubrificante, RAIL LUBE. Mesma coisa em ambas situações. Acho que estamos falando do mesmo "lubrificante".

Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:22 am

liliu escreveu:
seu problema é o armador mesmo....tenta ver as rebarbas,se n achar passa uma fita nele........

Uma fita isolante ja resolve?.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:23 am

sim,vai servir
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielecc

gabrielecc


Mensagens : 113
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 30
Localização : Florianópolis.

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:29 am

liliu escreveu:
sim,vai servir

Estava pensando em colocar um tipo de esponja fina e fechar com fita isolante.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: 1   DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 11:30 am

sim,desde que n tire a cava do ganchinho tá bom......mas se der tbm funciona ..........
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 1:21 pm

Tenho pesquisado bastante sobre balestras pois estou em minha primeira, mas segundo pesquisas e instrução de um dos maiores conhecedor do assunto a diferença sim entre a cera de passar na corda e a cera de passar no trilho que na verdade parece parece mais vaselina do que cera, e segundo ele a cera deve sim ser passada no serving limpo, esfregada bem com os dedos polegar e indicador para penetrar nos fios e depois esfregar com um pano limpo para retirar o excesso externo, porque a função da cera não é lubrificaras sim impermeabilizar, unir e evitar o ressecamento dos fios, por isso não se passa a mesma cera nos trilhos porque a função dessa é agarrar e não lubrificar, nos trilhos um silicone ja resolve o problema da lubrificação, agora esse dano no serving por causa da corda de armar, o ideal seria voce postar uma foto, mas eu acho que o problema é que o serving foi mal feito, não esta bem apertado e como na hora de armar na região onde esta o gancho do cook faz quina esta abrindo o serving, isso acontece em compostos na região do looping tambem, quando o serving não esta bem apertado, não é nada tão grave assim se for isso e facil de resolver, mas o ideal seria voce postar uma foto, que embora eu tenha quase certeza que é isso, vendo seria bem melhor de dar uma soluçăo para o seu problema
Abç
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.    DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DUVIDAS SOBRE CORDA AUXILIAR.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre corda auxiliar (Rope cocking)
» Corda para arco composto
» Balestra hoover spider 175 (160lb) , opinião ?
» corda auxiliar para armar balestra?
» corda muitas duvidas....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: